domingo, 29 de agosto de 2021

Gestão Empresarial - Desafios e Exercícios

 

GESTÃO EMPRESARIAL

 

Definições e Conceitos de Gestão

 

DESAFIO

 

Um microempresário tem observado um crescimento de sua empresa em um ritmo mais rápido do que havia previsto nos últimos anos. Apesar do sucesso, e possivelmente por conta desse crescimento acelerado, a empresa vem cometendo uma série de falhas, desperdícios de tempo e dinheiro em alguns dos projetos que vêm desenvolvendo. Para evitar esses problemas, e com o objetivo de maximizar os resultados, o microempresário, por meio de uma indicação de outra empresa, resolve contratar seus serviços de consultoria com o propósito de organizar os processos gerenciais de forma que possa atingir os resultados com mais eficiência. Exemplifique como você poderia implementar um processo para a resolução dos problemas apresentados pela empresa com base nos princípios fundamentais da gestão.

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Para evitar os desperdícios e as falhas na empresa, você implementa um gerenciamento mais eficiente com base em resultados. Para isso, utiliza-se da implementação dos princípios fundamentais da gestão, mediante planejamento, organização, direção/liderança e controle.

Ao observar que a empresa não possui processos gerenciais bem definidos, o primeiro (planejamento) passo é analisar a conjuntura, com a finalidade de projetar o futuro, estabelecendo os objetivos a serem cumpridos e determinar em quais atividades a empresa irá se concentrar, com intuito de alocar os recursos necessários para o atingimento das metas com maior eficiência. Para isso, será necessário (organização) reunir e coordenar os recursos "humanos, financeiros, físicos, e outros necessários" para atingir metas, além de especificar as responsabilidades, levantar e alocar recursos e estabelecer as condições necessárias para obter o sucesso. Com isso em vista (liderança/direção), é necessário motivar os funcionários para que apresentem alto desempenho a favor da organização. Porém, isso não garantirá o sucesso se (controle) os gestores não monitorarem os recursos da empresa, corrigindo possíveis desvios ou ajustando os rumos necessários para o atingimentos das metas com a maior eficiência possível. Como se pode observar, a implementação dos princípios fundamentais da gestão pode auxiliar as empresas a mitigar os riscos e a evitar as possíveis falhas e desperdícios, implementando um gerenciamento mais eficiente.

 

MINHA RESPOSTA

Implementaria um gerenciamento com eficiência baseada em resultados utilizando os princípios fundamentais da gestão, que são o planejamento, organização, liderança e controle; objetivando combater os desperdícios e as falhas que a empresa apresenta. Os processos gerenciais da empresa não estão bem definidos, e para organizá-los realizaria o planejamento que analisa a conjuntura, projeta o futuro, determina os objetivos a serem cumpridos e decide em quais atividades a empresa irá se concentrar, com a finalidade de direcionar os recursos necessários para atingir as metas com mais eficiência. Para realizar a organização, reuniria e coordenaria os recursos humanos, financeiros, físicos, e outros que sejam necessários para atingir as metas, apontando as responsabilidades, conseguindo e destinando recursos e estabelecendo as condições necessárias para o sucesso. Através da liderança, motivaria os funcionários para que apresentem alto desempenho; e com controle, monitoraria os recursos da empresa, para corrigir possíveis desvios ou otimizar as ações necessárias para que atinja as metas planejadas com a maior eficiência possível. Em geral, a implementação dos princípios fundamentais da gestão auxiliam as empresas para a resolução dos problemas, diminuindo os riscos, evitando as possíveis falhas e desperdícios, e proporcionando um gerenciamento mais eficiente.

 

EXERCÍCIOS

1) Para que um gestor consiga atingir os melhores resultados em sua empresa evitando possíveis falhas, desperdícios de tempo e fazendo o uso adequado dos recursos financeiro, humano, material, essa empresa deve possuir uma gestão com:

 

a)

Eficácia.

 

RESPOSTA INCORRETA

Uma gestão eficaz significa que o gestor utilizou o maior número de recursos possíveis para atingir os objetos.

 

b)

Eficiência.

 

RESPOSTA CORRETA

Uma gestão eficiente significa que o gestor utilizou o menor números de recursos possíveis para atingir os objetos.

 

Enviada em

11/06/2020 04:40

c)

Planejamento.

 

RESPOSTA INCORRETA

Planejamento é a tomada de decisões sistemáticas sobre as metas e atividades realizadas pelo gestor.

 

d)

Liderança.

 

RESPOSTA INCORRETA

A liderança é um dos princípios que envolve os esforços do gestor para estimular seus funcionários e para fazê-los apresentar alto desempenho.

 

e)

Controle.

 

RESPOSTA INCORRETA

O controle refere-se a monitorar o desempenho e realizar as mudanças necessárias.

 

2) O conceito de liderança passou por mudanças importantes nas organizações. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

 

a)

Liderança pode ser definido como o processo de trabalhar com pessoas e recursos para atingir metas organizacionais.

 

RESPOSTA INCORRETA

O processo de trabalhar com pessoas e recursos para atingir metas organizacionais está ligado à gestão como uma forma mais abrangente, pois utiliza recurso e pessoas para atingir os resultados.

 

b)

Um bom gestor lidera sua equipe, estimulando-a a realizar suas funções básicas, começando por estimular os colaboradores a comparecerem no trabalho no horário certo – este é o entendimento já ultrapassado de liderança. Hoje, liderar é ser capaz de mobilizar pessoas para que se sintam estimuladas a contribuir com ideias.

 

RESPOSTA INCORRETA

A evolução do conceito de liderança está justamente em ir além das atividades básicas do dia a dia. Liderar, atualmente, é uma função que deve ser considerada a mais complexa da gestão: motivar os colaboradores para que participem mais fortemente de todas as etapas organizacionais, sugerindo e pensando junto com os gestores.

 

c)

A função de gestão que envolve os esforços do gestor para estimular seus funcionários e para fazê-los apresentar alto desempenho.

 

RESPOSTA CORRETA

O conceito de liderança envolve os esforços do gestor para estimular seus funcionários e para fazê-los apresentar alto desempenho, assim como abrange motivar os funcionários e se comunicar com eles tanto individual quanto coletivamente.

 

Enviada em

11/06/2020 04:42

d)

Liderança é a função de gestão que se refere a monitorar o desempenho e realizar as mudanças necessárias.

 

RESPOSTA INCORRETA

Monitorar o desempenho e realizar as mudanças necessárias são funções da liderança, porém o controle envolve, necessariamente, monitoramento das ações na organização.

 

e)

A liderança deve estimular os colaboradores a controlarem uns aos outros, incentivando a competição e garantindo que todos se sintam motivados a serem melhores.

 

RESPOSTA INCORRETA

A liderança não envolve controle dos colaboradores por eles mesmos. A relação dentro da equipe deve ser fundada em um sentimento de coletividade, entendimento que deve partir do gestor, ao estimular que todos possam dar ideias e colaborar nos processos.

 

3) Sobre planejamento, indique a alternativa correta.

 

a)

Implementar é a última etapa do processo de planejamento, já que é a prática de tudo o que foi planejamento.

 

RESPOSTA INCORRETA

A implementação é a penúltima etapa do planejamento, pois, após a implementação, é fundamental que seja feita a sexta e última etapa: monitoramento e controle, para que se tenha total controle sobre como o projeto planejado está se desenvolvendo.

 

b)

A elaboração de metas está presente na etapa 2 do planejamento. As metas devem obedecer quatro princípios fundamentais: devem ser específicas, mensuráveis, factíveis e relevantes.

 

RESPOSTA INCORRETA

As metas devem seguir cinco princípios fundamentais: na sentença, faltou citar que elas precisam ser limitadas no tempo.

 

c)

Há diversos tipos de planos, mas os planos de contingência, por exemplo, não são mais utilizados atualmente.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os planos de contingência especificam as medidas necessárias quando os planos iniciais dão errado ou quando algo externo exige uma mudança radical. Desastres naturais ou ataques terroristas são exemplos disso, mas também são utilizados em situações comuns, como alteração acima do normal no preço do petróleo, por exemplo. Ou seja, eles são, sim, muito utilizados e estão cada vez mais presentes.

 

d)

A análise conjuntural é o primeiro passo do planejamento, uma vez que, se for bem feita, será capaz de prever pendências futuras (por conta da análise dos erros passados) e auxiliar nas tomadas de decisão.

 

RESPOSTA CORRETA

Das seis etapas do processo de planejamento, a análise conjuntural é a primeira delas, coletando, interpretando e sintetizando informações relevantes ao assunto tratado para que se possa, com a análise do passado e do presente, prever tendências futuras.

 

Enviada em

11/06/2020 04:46

e)

Planejar é uma função restrita ao gestor, pois é de extrema responsabilidade estabelecer um planejamento. Por isso, os colaboradores devem aguardar as ordens do seu gestor, participando unicamente da etapa de implementação do planejamento.

 

RESPOSTA INCORRETA

Envolver os colaboradores nas cinco primeiras etapas do planejamento tem impacto positivo direto na última etapa, a implementação. Os funcionários saberão do processo desde o início, acompanharão cada tomada de decisão e, assim, se sentirão mais comprometidos e motivados a colocar em prática ideias que ajudaram a desenvolver.

 

4) A função de escolher os objetivos da organização e as linhas de ação mais apropriadas para atingir os objetivos estabelecidos pelo gestor da melhor maneira possível. Essa problemática está ligada diretamente a qual fundamento da gestão?

 

a)

Controle.

 

RESPOSTA INCORRETA

O controle refere-se à função de monitorar o desempenho e realizar as mudanças necessárias, e não está ligado a uma tarefa de determinar estratégia do negócio.

 

b)

Planejamento.

 

RESPOSTA CORRETA

O planejamento está ligado à tomada decisões sistemáticas sobre as metas e atividades a serem cumpridas por uma pessoa, por um grupo, por uma unidade ou pela empresa como um todo.

 

Enviada em

11/06/2020 04:49

c)

Liderança.

 

RESPOSTA INCORRETA

A liderança abrange função de motivação dos funcionários, uma vez que, com os objetivos definidos, o líder deve motivar as pessoas para atingi-los.

 

d)

Alocar recursos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Alocar os recursos é uma tarefa da função de organização, no entanto escolher os objetivos da organização está mais ligado a uma tarefa de decisão.

 

e)

Monitoramento.

 

RESPOSTA INCORRETA

O monitoramento é uma tarefa da função de controle, no entanto escolher os objetivos da organização está mais ligado a uma tarefa de preparação.

 

5) Momento em que um gerente se preocupa em estabelecer um sistemas de medição e monitoramento preciso para avaliar e mensurar os indicadores de desempenho da organização. Ao estabelecer esse processo, ele está preocupado em:

 

a)

Liderar.

 

RESPOSTA INCORRETA

Liderar abrange estimular os funcionários tanto de forma individual quanto coletivamente. Ao estabelecer um sistemas de medição e monitoramento, o gerente está preocupado com a realização das metas.

 

b)

Organizar.

 

RESPOSTA INCORRETA

Organizar abrange especificar as responsabilidades dos cargos, agrupar funções em unidades de trabalho, levantar e alocar recursos.

 

c)

Controlar.

 

RESPOSTA CORRETA

Ao exercer o controle, os gestores garantem que os recursos da empresa sejam alocados de maneira eficiente conforme o planejado.

 

Enviada em

11/06/2020 04:51

d)

Gerir.

 

RESPOSTA INCORRETA

Gerir é a forma de trabalhar com pessoas e recursos para atingir as metas organizacionais.

 

e)

Planejar.

 

RESPOSTA INCORRETA

Planejar é o momento em que os gerentes estabelecem o plano de negócio.

 

Características para uma Gestão Empresarial Eficaz

 

DESAFIO

 

Antonio é dono de uma fábrica de cadeiras que, atualmente, está enfrentando algumas dificuldades. A operação não está conseguindo atender aos pedidos em volume, prazo e qualidade adequados, fazendo com que grande parte dos pedidos apresente atrasos, além de um grande número de produtos defeituosos.

Como consequência, a empresa apresenta elevados custos de produção e resultados abaixo do esperado. Ciente da necessidade de mudar este cenário, Antonio contrata você como seu novo gerente geral, na intenção de que sua experiência possa viabilizar a adequada gestão do negócio. Você sabe que a gestão eficaz está fortemente relacionada à condução eficiente da operação e, por isso, inicia seu trabalho investigando melhor os setores relacionados à produção. Em suas primeiras análises sobre o cenário atual, você percebe que:

 

A)Considerável parte dos funcionários não possui competências necessárias para o desempenho de suas atividades, além de estarem desmotivados, o que potencialmente está colaborando para problemas como baixa qualidade dos produtos e o atraso nas entregas.

 

B)A estratégia organizacional não é suficientemente conhecida pelas pessoas, provocando desalinhamento entre ações e objetivos, colaborando para a execução de atividades de forma isolada, sem uma visão do todo (organização e mercado), e a tomada de decisões é feita sem o devido cuidado e integração, chegando ao ponto de decisões sequenciais serem totalmente opostas.

 

Com base no cenário apurado, você precisa traçar um plano para ação, visando eliminar o mais rápido possível os problemas verificados.

Em sua opinião, quais são os dois fatores que necessitam de tratamento prioritário para que a gestão da empresa de Antonio possa ser mais eficaz?

O que você pretende fazer para viabilizar a melhoria desses fatores?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Os dois principais fatores a serem trabalhados, de forma prioritária, são o capital humano e a comunicação, ambos necessários para uma operação eficiente e indispensáveis para uma gestão eficaz. Afinal, o conhecimento das organizações está depositado nas pessoas, e suas competências individuais formam a base das competências organizacionais.

Além disso, a comunicação consiste em um instrumento indispensável para que a estratégia seja conhecida por todos, visando interações adequadas e permitindo a geração e compartilhamento de conhecimentos e informações necessárias para uma tomada de decisão segura e geradora de resultados adequados. As potenciais ações para o desenvolvimento de pessoas e da comunicação poderão incluir questões que buscam:

• Promover adequações no ambiente, para que se torne mais motivador e propício para a aprendizagem, e ampliação de conhecimentos, além de incentivar questões como criatividade e comprometimento.

• Tornar os objetivos organizacionais mais conhecidos por todos, permitindo o alinhamento das atividades e, também, dos objetivos pessoais e organizacionais, para que as pessoas possam perceber a importância de sua participação e como podem contribuir para a geração de resultados apropriados aos objetivos.

• Desenvolver a comunicação empresarial, para que se torne um processo adequadamente estabelecido e continuamente melhorado, permitindo que se atinja uma visão estratégica e abrangente por parte dos colaboradores, auxiliando na tomada de decisões, para que sejam seguras e devidamente alinhadas.

• Promover o desenvolvimento das pessoas e suas competências, garantindo que possuam as competências necessárias para o bom desempenho de suas atividades e, também, identificando e valorizando diferenças, para que sejam articuladas de forma a se complementar e gerar benefícios para a organização.

• Tornar a operação mais eficiente, através da otimização dos recursos, buscando sua utilização mínima na realização das tarefas (fazer mais com menos), permitindo a produção com menores custos (o que colabora, em muito, para a obtenção de bons resultados).

 Apurar e monitorar a eficácia da operação, verificando qual a produção atual e qual a necessária para o atendimento dos pedidos, para que seja possível traçar planos que permitam o atingimento de um nível de produção adequado para o atendimento da demanda.

Afinal, uma empresa formada por pessoas competentes, que interagem através de um processo de comunicação efetivo, possui maiores chances de atingir eficiência operacional, tornando a gestão da empresa mais viável e potencialmente eficaz, focada na geração de bons resultados.

 

MINHA RESPOSTA

Os dois fatores prioritários são a capacitação e motivação de parte dos funcionários para resolver os problemas como baixa qualidade dos produtos e o atraso nas entregas; e o alinhamento da estratégia organizacional desde o nível operacional até o nível estratégico para resolver o problema dos elevados custos de produção e resultados abaixo do esperado. Os profissionais qualificados devem capacitar os funcionários que não tem competências necessárias para o desempenho de suas atividades. O capital humano é um diferencial competitivo para as organizações e as pessoas são as detentoras da aprendizagem e do conhecimento. A ação desses colaboradores deve ser incentivada, promovendo seu desenvolvimento profissional dentro de um ambiente participativo e acolhedor. Os colaboradores devem ser envolvidos desde o planejamento até a implementação, pois saberão do processo desde o início, acompanharão cada tomada de decisão e, assim, se sentirão mais comprometidos e motivados a colocar em prática ideias que ajudaram a desenvolver. Isso também motiva os colaboradores para que participem mais fortemente de todas as etapas organizacionais, sugerindo e pensando junto com os gestores. Todas as pessoas integrantes de uma organização, desde o nível operacional até o nível estratégico, precisam estar alinhadas com a estratégia organizacional, conhecendo sua missão, visão e valores, percebendo como podem contribuir para o alcance dos objetivos traçados a partir deles; pois os valores da organização e das pessoas precisam estar conectados. E todo esse processo é viabilizado por meio da comunicação que é um importante elemento, determinante para a condução dos relacionamentos e interações, permitindo o desempenho das atividades e o desenvolvimento dos profissionais. Logo, o estabelecimento de um processo de comunicação efetivo e seu contínuo desenvolvimento representa um fator relevante para a gestão eficaz das organizações. Essas ações viabilizam a melhoria dos fatores visando eliminar o mais rápido possível os problemas verificados.

 

EXERCÍCIOS

 

1) Sobre o conceito de gestão, é verdadeiro afirmar que:

 

a)

A gestão é uma demanda presente apenas nas grandes organizações.

 

RESPOSTA INCORRETA

A gestão constitui um fator de grande importância na direção de qualquer organização, seja qual for o seu porte ou segmento.

 

b)

A gestão é aplicável apenas a alguns tipos específicos de negócios.

 

RESPOSTA INCORRETA

A gestão corresponde a uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos.

 

c)

Gestão deriva da administração, que consiste na aplicação de um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos.

 

RESPOSTA CORRETA

Isso é realizado no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais.

 

Enviada em

11/06/2020 10:36

d)

Gestão e administração correspondem a conceitos totalmente distintos.

 

RESPOSTA INCORRETA

A gestão surgiu como consequência da administração.

 

e)

A administração encarrega-se do planejamento, deixando organização, direção e controle a cargo de outras funções organizacionais.

 

RESPOSTA INCORRETA

A administração consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos de forma a alcançar objetivos.

 

2) Sobre o papel do gestor, é correto considerar que:

 

a)

O gestor dedica-se, exclusivamente, às funções de planejamento e organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

O gestor ou administrador tem a responsabilidade de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos de forma a alcançar objetivos.

 

b)

Ao administrar uma organização, o gestor impõe as normas e estratégias pré-estabelecidas.

 

RESPOSTA INCORRETA

A gestão deve partir da própria organização, de sua relação integrada com os diversos agentes que dela participam ou que com ela se relacionam.

 

c)

O gestor é o único agente organizacional capaz de promover mudanças à realidade da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

A realidade da organização está fortemente conectada a seus participantes, podendo ser modificada a partir do momento em que eles tomam consciência de sua relevância na realização das atividades e na geração de resultados.

 

d)

O papel do gestor inclui tomada de decisões, coordenação de diversas atividades, condução de processos, avaliação de desempenho e busca de diferentes recursos.

 

RESPOSTA CORRETA

O gestor deve lidar com esses diversos elementos, fazendo com que, através deles, sejam gerados os melhores resultados.

 

Enviada em

11/06/2020 10:38

e)

A tarefa de administrar é uma exclusividade do gestor.

 

RESPOSTA INCORRETA

Administrar não é uma exclusividade do gestor, pois há na organização outros profissionais incumbidos de funções distintas e diversificadas, relevantes para a condução da gestão.

 

3) No contexto da administração, alguns elementos se destacam, integrando a base para uma gestão eficaz. Um desses elementos é o capital humano, sobre o qual podemos dizer que:

 

a)

Os gestores são os únicos agentes capazes de agregar conhecimento à organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

A agregação de conhecimento provém do capital humano, que corresponde a um componente crucial para o crescimento e evolução de qualquer empresa.

 

b)

As pessoas são as detentoras do conhecimento organizacional.

 

RESPOSTA CORRETA

O saber da uma empresa é construído por seus colaboradores, vindo deles e criado por eles nas relações do dia a dia.

 

Enviada em

11/06/2020 10:44

c)

O capital humano é bastante relevante, mas não chega a gerar vantagem competitiva.

 

RESPOSTA INCORRETA

O capital humano, atuando como detentor da aprendizagem e do conhecimento empresarial, possui a capacidade de gerar diferencial competitivo às organizações.

 

d)

Uma gestão eficaz deve identificar e eliminar as diferenças apresentadas pelo capital humano.

 

RESPOSTA INCORRETA

As diferenças devem ser valorizadas em prol do enriquecimento do ambiente de trabalho e da maior oportunidade de processos criativos.

 

e)

A gestão dos recursos humanos tem um único propósito: recrutar e selecionar profissionais competentes, capazes de colaborar para o sucesso da organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

A gestão dos recursos humanos inclui o conhecimento e atuação sobre o processo de aprendizagem e suas respectivas dificuldades, agindo em prol do desenvolvimento dos profissionais.

 

4) Ainda sobre a importância do capital humano no contexto da gestão, é verdadeiro afirmar que:

 

a)

Competências técnicas, conceituais e humanas são vitais para que um profissional realize seu trabalho eficazmente.

 

RESPOSTA CORRETA

Essas competências formam um perfil completo, extremamente valioso e que muito colabora para a condução de uma gestão eficaz.

 

Enviada em

11/06/2020 10:45

b)

O comportamento dos indivíduos nas interações grupais é um fator facilmente administrável.

 

RESPOSTA INCORRETA

O comportamento humano é um fator complexo e fortemente afetado pela cognição, tendo em vista que as pessoas baseiam sua visão de mundo mais em suas percepções do que na realidade concreta.

 

c)

O desenvolvimento das competências de cada pessoa cabe, exclusivamente, a elas mesmas.

 

RESPOSTA INCORRETA

A gestão eficaz percebe a necessidade e a importância da atuação da organização no sentido de promover o desenvolvimento de pessoas e de suas competências.

 

d)

As técnicas tradicionais de ensino/aprendizagem oferecem ao gestor um conjunto de ferramentas suficientes para o desenvolvimento das competências do capital humano.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para o adequado desenvolvimento das competências, o gestor utiliza-se da aprendizagem vivencial, que corresponde a uma técnica alternativa, capaz de promover um maior comprometimento e a ampliação do potencial criativo, entre outras vantagens.

 

e)

A relação entre as pessoas e o ambiente gera uma influência unilateral, na qual as pessoas influenciam o ambiente.

 

RESPOSTA INCORRETA

Essa relação produz uma influência mútua, na qual as pessoas influenciam e se deixam influenciar pelo ambiente de trabalho e, por isso, é importante que a gestão também se preocupe com a boa condução das interações intra e intergrupais.

 

5) A comunicação é outro importante fator que integra a base para uma gestão eficaz. Sobre ela, é verdadeiro afirmar que:

 

a)

O alinhamento entre pessoas e estratégia organizacional é viabilizado pela comunicação, sendo um fator relevante apenas nos níveis hierárquicos mais elevados.

 

RESPOSTA INCORRETA

Todos os integrantes de uma organização, desde o chão de fábrica até a alta direção, precisam estar alinhados com a estratégia organizacional, percebendo que são importantes agentes para o atingimento dos objetivos estratégicos.

 

b)

O papel da comunicação está focado no fornecimento de adequadas instruções de trabalho.

 

RESPOSTA INCORRETA

A comunicação é responsável por muitos outros fatores, como o adequado conhecimento, por parte de todas as pessoas integrantes da empresa, sobre a missão, visão e valores da organização, para que, a partir delas, possam desempenhar suas atividades de maneira a colaborar com a estratégia.

 

c)

As pessoas aderem à filosofia empresarial mesmo que seus valores não estejam alinhados aos valores da organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

O alinhamento de valores é essencial para o estabelecimento e adesão da filosofia empresarial: as pessoas precisam perceber que os valores da empresa são condizentes com os seus.

 

d)

A comunicação auxilia nas interações empresarias, mas não se relaciona com o processo decisório.

 

RESPOSTA INCORRETA

A comunicação também auxilia no processo decisório, colaborando para o adequado entendimento de situações e problemas, avaliação de variáveis, alternativas e resultados possíveis.

 

e)

A comunicação é uma competência essencial no mundo corporativo, ocupando lugar de destaque entre as competências essenciais de um profissional eficaz.

 

RESPOSTA CORRETA

Uma comunicação adequadamente desenvolvida permite aos profissionais adquirirem uma visão estratégica de negócios e uma percepção abrangente do mercado.

 

Enviada em

11/06/2020 10:50

 

Atuando na gestão do desempenho

 

DESAFIO

 

Fantástica é uma fábrica de chocolates. A área de marketing descobriu que os clientes – atacadistas e varejistas – estavam insatisfeitos com o fornecimento dos produtos, pois os pedidos chegavam incompletos e com atraso, ou danificados, por descuido no transporte e no trabalho de carga e descarga dos caminhões.

A empresa já era reconhecida por sua qualidade nos produtos, e, no último planejamento estratégico, havia definido que teria foco no objetivo estratégico de rapidez e qualidade no atendimento aos clientes. A meta era, ao receber um pedido grande, com inúmeros itens, entregá-lo por completo e sem danos, dentro de 24 horas, em Salvador, Campinas e Porto Alegre.

A empresa tinha a prática de entregar o que houvesse em estoque. O restante ficava pendente, esperando que os itens fossem produzidos e colocados nos depósitos para então serem entregues. Porém, isso aumentava o trabalho e os custos. Diante dessa situação, o setor de logística, responsável pelo atendimento dos pedidos, e o setor de marketing travaram um embate.

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O problema continua sem solução e a empresa não tem recursos atuais para ampliar estoques ou ter entregas mais frequentes, com mais depósitos, mais caminhões, mais funcionários na carga e descarga, e aumentar o volume de produção das fábricas.

O dono da fábrica, sem saber o que fazer, contrata você, dando-lhe a missão de compreender o que está acontecendo e encontrar alternativas para mudar a situação.

 

Pensando em suas primeiras ações, responda às seguintes questões:

a) Qual a análise interna da empresa, neste momento, com relação às áreas envolvidas no problema?

b) Que informações precisam ser levantadas e que ações podem ser implementadas?

c) Como essas ações devem ocorrer e que resultados podem promover?

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

 

a) Primeiro os gestores precisam reconhecer que a responsabilidade é de todos na execução da estratégia. Os objetivos das áreas de marketing e logística estão se mostrando como “competindo entre si”, e o setor financeiro parece não colaborar com uma solução, trazendo apenas mais um problema.

 

  1.  

 

b) O marketing precisa aprimorar suas relações com os clientes para conseguir ter previsões de vendas e informar a produção e logística. Ter contatos mais frequentes com os clientes, realizar um estudo do histórico dos pedidos já feitos para buscar um padrão. Talvez um ajuste na variedade de itens deva ser estudado pela área de marketing.

A produção precisa verificar se a fábrica está em seu maior nível de eficiência ou se há espaço para melhorias e expansão. Isso pode ser verificado analisando a capacidade das máquinas e o quanto cada colaborador produz. Diminuir os desperdícios e retrabalhos na produção pode aumentar o volume.

Já a logística precisa avaliar o atual processo de distribuição e buscar um contrato com um grande distribuidor, fazendo a terceirização dos estoques e entregas por meio de um contrato que possa minimizar as perdas e ressarcir a empresa e/ou clientes por isso.

A área financeira pode avaliar a capacidade da empresa em adquirir um empréstimo para investir na ampliação da estrutura física, caso nenhuma das ações realizadas pelos demais setores desse resultado positivo.

 

c) De maneira conjunta, os setores devem estabelecer prazos para a realização das avaliações iniciais. Feito isso, devem decidir quais ações tomar para que não sejam conflitantes, pelo contrário, devem ser complementares.Por exemplo, o marketing faz um ajuste na variedade de itens. Esse novo mix de produtos passa a ser produzido de forma eficiente e sem desperdícios.

Assim, quando o pedido completo chega para ser distribuído, será feito mais rápido que costumava ser. Com isso, a empresa consegue atingir o objetivo de qualidade e rapidez, embora tenha reduzido o mix de produtos (variedade de produtos).

 

  1. ​​​​​​​

 

Isso tudo precisa acontecer de forma coordenada e com comunicação transparente entre as áreas, visando o atingimento da estratégia da empresa, além de realizar o monitoramento de cada etapa e avaliação das ações e dos resultados.

 

MINHA RESPOSTA

A empresa tem necessidade de uma previsão de vendas e de quantidade de pedidos para entrega dentro de 24 horas, não podendo passar dessa quantidade prevista, pois a mesma não tem recursos para ampliar estoques ou fazer entregas mais frequentes. Quanto à quantidade de itens diferenciados deve ser mantido para não correr o risco da concorrência ganhar o mercado, porém os estoques e as entregas serão trabalhados de acordo com a capacidade atual da empresa, e a previsão média dos pedidos baseados em estatísticas. Todas essas ações precisam de uma previsão, organização, direção, coordenação e controle. O primeiro passo é definir a estratégia e depois fazer o planejamento das áreas funcionais, políticas, planos operacionais, definição de metas e objetivos operacionais, projetos específicos se for necessário e a estrutura organizacional atingindo os níveis estratégicos, táticos e operacionais da empresa. Neste caso, as informações que precisam ser levantadas são a média de pedidos e de itens diferenciados que serão realizados diariamente, a quantidade de material necessário para produção e armazenagem de estoque, e a logística de entrega dos produtos aos clientes. Só pode entregar no prazo de 24 horas os itens que tem no estoque para ter eficiência e garantia que o recebimento por parte do cliente será completo e sem danos. Os pedidos restantes terão que ser avisados do prazo de entrega correto e sem danos dos itens, pois o não cumprimento dos prazos estabelecidos com os clientes afetará a imagem e o crescimento futuro. Também pode ser realizada uma parceria com fornecedores para que consiga atender a clientela. As ações devem acontecer de modo sistemático, coerente, persistente, planejado e abrangente em toda a organização. Define-se a visão do futuro, critérios, faz-se a implantação da estratégia, a medição do desempenho organizacional por meio de indicadores, a avaliação dos resultados medidos, as recompensas pelo bom desempenho e os ajustes naquilo que não foi bom. Nesse caso, essas ações devem sanar os problemas de insatisfação dos clientes quanto ao fornecimento dos produtos e a otimização da produção para os estoques dentro do prazo estipulado para não aumentar o trabalho e nem os custos.

 

EXERCÍCIOS

1) É possível dizer que gestão de desempenho organizacional é:

 

a) Um processo pelo qual as ações acontecem de modo sistemático e coerente, abrangendo apenas os indicadores financeiros da organização. Parte-se da definição de visão do futuro, definem-se critérios financeiros e faz-se a medição.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Um processo pelo qual as ações acontecem de modo aleatório abrangendo parte da organização. Parte-se da definição de visão do futuro e definem-se critérios de medição e avaliação.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Uma ação pontual, coerente, persistente, planejada e que abrange algumas áreas específicas da organização. Parte-se da definição do mercado e definem-se critérios de avaliação.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Um processo com ações sequenciais, ou seja, uma só acontece depois da outra, e em uma parte da organização por vez, medindo os resultados isoladamente.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Um processo pelo qual as ações acontecem de modo sistemático, coerente, persistente, planejado, abrangendo toda a organização, partindo da definição da visão do futuro e buscando a melhoria dos processos.

 

RESPOSTA CORRETA

O processo de gestão do desempenho em uma organização deve preocupar-se não só com o que é feito, mas também com o modo como é feito, e isso requer acompanhamento constante e contínuo. Parte-se da definição de visão do futuro, definem-se critérios, faz-se a implantação da estratégia, da medição, da avaliação e das recompensas. Os aspectos que devem ser considerados são tantos os financeiros, quanto os não financeiros, como necessidades e interesses dos clientes.

 

Enviada em 12/06/2020 03:48

 

2) Qualidade está relacionada com o "fazer bem-feito da primeira vez". O moderno enfoque de qualidade, entende qualidade:

 

a) a partir das necessidades e dos interesses dos clientes que desejam produtos e serviços sem deficiências.

 

RESPOSTA CORRETA

Qualidade busca por padrões superiores de desempenho, ou seja, a aplicação dos melhores talentos e recursos para produzir sempre os resultados mais elevados tendo como referência e ponto de partida os clientes. Assim, a responsabilidade é de todos na organização.

 

Enviada em 12/06/2020 03:50

 

b) como estar em conformidade com as normas técnicas.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) como responsabilidade exclusiva da área de produção.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) como algo que é definido pela alta administração das organizações.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) em conformidade com a legislação específica.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

3) Produtividade , na administração, é considerada como a relação entre __________ e __________. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

 

a) os recursos empregados - os resultados alcançados.

 

RESPOSTA CORRETA

A produtividade é considerada como a relação do produto/serviço produzido/prestado e o custo dos insumos para produzi-lo/realizá-lo. A administração da produtividade é um processo de gestão que procura incessantemente por melhores métodos de trabalho e processos de produção/prestação de serviço, com o objetivo de obter melhorias com o menor custo possível e é claro, sem deixar de lado a qualidade. É um quesito que se avalia de forma interna na organização.

 

Enviada em 12/06/2020 03:51

 

b) as necessidades do mercado - os recursos empregados

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) as normas técnicas - os recursos empregados

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) os interesses dos clientes - as necessidades dos clientes

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) a conformidade com especificações - os resultados alcançados

 

RESPOSTA INCORRETA

 

4) O foco no desempenho excelente, de acordo com Charam (2011, 2014, 2016), dá-se por meio de três fatores fundamentais, que são:

 

a) Disciplina, liderança e cultura organizacional voltados para o desempenho.

 

RESPOSTA CORRETA

Empresas excelentes monitoram seu desempenho de modo sistemático, coerente, persistente, planejado, abrangendo toda a organização, em diferentes níveis e com diferentes responsabilidade. A partir das avaliações, essas empresas buscam constante melhorias nos processos, tendo consciência de que todas as ações geram aprendizado. A atenção deve estar voltada para "como as coisas são feitas", não apenas para "o que é feito".

 

Enviada em 12/06/2020 03:55

 

b) Cultura organizacional voltada para punição dos erros, hierarquia rígida, liderança.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Foco em normas técnicas, liderança forte, disciplina.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Cultura organizacional voltada para o controle, liderança, estratégia bem definida.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Hierarquia rígida, estratégia bem definida, controle rígido.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

5) O primeiro passo para uma empresa atuar na gestão do desempenho é a definição ____________. Selecione a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

 

a) da estratégia organizacional

 

RESPOSTA CORRETA

Como saber se está indo bem ou mal se não se sabe para onde está indo, se não se sabe onde e como se quer estar no futuro? Embora se pense que a gestão do desempenho se resume a acompanhar os indicadores, o processo inicia antes e é de responsabilidade, especialmente, dos gestores, mesmo sendo feita por todos. Entretanto, a definição da estratégia organizacional é uma atribuição da administração central (presidência) da empresa.

 

Enviada em 12/06/2020 04:09

 

b) dos indicadores organizacionais.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) das áreas que serão monitoradas.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) das metas de cada área individualmente.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) das políticas de recompensas e punições.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

Gestão Estratégica

 

DESAFIO

Ao implantar a gestão estratégica, os líderes deverão ter consciência de que a revisão das estratégias será contínua, visto que o cenário econômico e social se altera. Assim, poderão existir algumas reformulações, caso haja necessidade.  

Para este Desafio, imagine o cenário a seguir:

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/609395769_1554839904e650f646edb5428cde1bd706883cca861ffd2e76.png
​​​​​​​

Tendo em vista o ramo do negócio, que ações você sugeriria, por meio da gestão estratégica, para tentar alcançar essa nova meta? Cite, pelo menos, duas estratégias.​​​​​​

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Nesse caso, é possível mencionar diversas estratégias, como investir em um projeto de pães e doces sem glúten, atraindo, assim, novos clientes; investir no processo de vendas, através da busca por leads e do contato com clientes e prospects, automatizando sistemas, contratando colaboradores com competências essenciais para desenvolver o Marketing da organização; utilizar aplicativos e plataformas para melhorar a comunicação com os consumidores, aplicando a inovação; contratar confeiteiros e padeiros que desenvolvam novas receitas que agradem o público-alvo; dentre outras.

MINHA RESPOSTA

Para o novo ano, em que a meta é praticamente dobrar o faturamento da confeitaria, e não pretende alterar radicalmente a operação, investiria em estratégias como: um projeto de produtos sem glúten, como pães e doces, para atrair novos clientes desse mercado; contrataria padeiros e confeiteiros que idealizem e façam receitas novas para satisfazer o publico alvo e atrair novos clientes; utilizaria como inovação a criação de plataformas para os computadores/notebooks e aplicativos para smartphones, com intuito de melhorar a comunicação com os clientes; etc.

 

EXERCÍCIOS

 

1) Qual das alternativas a seguir apresenta uma das definições referentes à gestão estratégica?

 

a) Ocupa-se dos interesses dos acionistas em conexão com os relacionamentos entre a direção executiva das empresas e os conselhos de administração.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas. Abrange os relacionamentos entre donos, conselho de administração, diretoria e órgão de controle.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Processo continuo que abrange os esforços dos líderes estratégicos para harmonizar a empresa ao seu ambiente interno e externo, criando vantagens competitivas.

 

RESPOSTA CORRETA

A gestão estratégica também pode ser considerada um processo contínuo, que abrange os esforços dos líderes estratégicos para harmonizar a empresa ao seu ambiente interno e externo, criando vantagens competitivas. Tais vantagens proporcionam à organização usufruir das oportunidades e de minimizar ameaças presentes no ambiente.

 

Enviada em 12/06/2020 08:16

 

d) Constitui-se pelo tratamento pautado em princípios de justiça e isonomia por parte de todos os stakeholders, sejam eles sócios ou diretores.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Possibilita que os acionistas atinjam uma melhor confiabilidade dos relatórios exibidos pelos líderes no mercado.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

2) A gestão estratégica é realizada através de algumas etapas, a fim de cuidar do que foi planejado e do que está sendo implementado, assegurando que os propósitos definidos sejam conquistados de maneira coerente. Quais são essas etapas?

 

a) Formulação da estratégia, implementação da estratégia e idealização da estratégia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Implementação da estratégia, estudo da estratégia e execução da estratégia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Implementação da estratégia, formulação da estratégia e execução da estratégia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Análise estratégica, formulação da estratégia e implementação da estratégia.

 

RESPOSTA CORRETA

A gestão estratégica organiza os atributos de cada setor da organização, a fim de guiá-la à integração dos esforços exprimidos pelos diversos especialistas distribuídos por toda a empresa. Para isso, há a necessidade realizar algumas etapas, como a análise, a formulação e a implementação da estratégia.

 

Enviada em 12/06/2020 08:18

 

e) Análise estratégica, idealização da estratégia e implementação da estratégia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

3) Na gestão estratégica, quando a empresa realiza a formulação de sua estratégia, ela precisa atentar-se aos níveis para realizar o desenvolvimento de forma correta e coerente com as suas características. Qual é o nível que se preocupa em expandir as vantagens competitivas por todas as áreas que constituem o negócio?

 

a) Nível funcional.

 

RESPOSTA CORRETA

O nível funcional é responsável por distribuir, às diversas áreas funcionais que constituem o negócio, os valores originados da imagem que a organização passa ao público-alvo. Essas funções são unidas por meio de uma estrutura conhecida como cadeia de valores, em que todas elas serão capazes de gerar valor para o consumidor.

 

Enviada em 12/06/2020 08:23

 

b) Nível internacional.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Nível empresarial.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Nível de negócios.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Nível estratégico.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

4) Quais são os pilares da governança corporativa que irão proporcionar benefícios para a gestão estratégica na organização?

 

a) Equidade, gestão sistemática e prestação de contas.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Estratégia, gestão sistemática, responsabilidade corporativa e prestação de contas.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Transparência, estratégia, responsabilidade corporativa e equidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Equidade, estratégia, transparência e responsabilidade corporativa.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

 

RESPOSTA CORRETA

A governança corporativa pode ser vista como ferramenta da gestão estratégica, visto que seus principais atributos são a transparência, a responsabilidade corporativa, a prestação de contas e a equidade. Essas condutas fazem com que as informações corram dentro da empresa, transformando suas concepções e recomendações práticas e objetivas, a fim de preservar e otimizar o valor da empresa, colaborando para a sua sustentabilidade e longevidade.

 

Enviada em 12/06/2020 08:26

 

5) Como a governança corporativa, aliada à gestão estratégica, pode beneficiar a organização?

 

a) Conseguirá ajudar no desenvolvimento da gestão estratégica, visto que esta desenvolve o planejamento estratégico nas empresas.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Poderá auxiliar a gestão estratégica, pois tem a excelência em suas diretrizes e busca apresentar informações com qualidade e confiabilidade superiores.

 

RESPOSTA CORRETA

As organizações podem equiparar a governança corporativa à gestão estratégica e averiguar os resultados positivos destas na administração dos seus recursos e na conquista de investidores, pois, em suas diretrizes, estão a excelência e a busca constante por informações com qualidade e confiabilidade.

 

Enviada em 12/06/2020 08:30

 

c) Conseguirá ajudar no desenvolvimento da gestão estratégica, pois, dentre suas principais características, está a análise, a formulação e a implementação da estratégia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Poderá auxiliar na gestão estratégica, visto que seus níveis de negócios –funcional, empresarial e internacional – ajudarão na conquista dos objetivos.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Conseguirá auxiliar na gestão estratégica; todavia, organiza os atributos de cada setor, auxiliando de forma a guiar à integração dos esforços exprimidos pelos especialistas distribuídos por toda a empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

Gestão por Competências

 

DESAFIO

 

Sabe-se que a Gestão por competências é um modelo que vem sendo cada vez mais adotado pela área de Gestão de pessoas como forma de gerenciamento nas empresas. Todavia, não somente a área deve ser responsável pelo desenvolvimento de seus funcionários; cada gestor deve estar focado para o desafio constante de desenvolver as competências individuais em suas equipes, como forma de alinhamento com as competências organizacionais (informações levantadas a partir do mapeamento de competências).

Considere as informações a seguir, referentes a uma empresa da área de consultoria em Gestão de pessoas:

MISSÃO - Prestar serviços personalizados que potencializam o desenvolvimento do cliente em suas competências técnicas e comportamentais.

VISÃO - Ser uma empresa referência na prestação de serviços na área de Gestão de pessoas de modo a atender às necessidades específicas de nossos clientes.

VALORES - Satisfação do cliente, qualidade, eficiência, ética, aprimoramento, inovação, integridade, comunicação, transparência.

EXTRAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS - Planejamento, foco no cliente e em resultados, inovação, visão sistêmica e comunicação. Os itens listados anteriormente resumem as estratégias da empresa e a forma como ela se posiciona frente aos seus concorrentes e ao mercado como um todo, sendo que as competências organizacionais podem ser entendidas como as competências essenciais para a "sobrevivência" do negócio e vão ao encontro dos objetivos da organização.

Levando em consideração que o grande desafio dos gestores é a identificação e a mensuração dos valores agregados dos funcionários e a partir do elementos expostos acima, responda:

A. Quais são as vantagens para a empresa no desenvolvimento das competências individuais?

B. E a contribuição para as pessoas?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

A. Existem vantagens tanto para a empresa quanto para as pessoas que trabalham nela, pois as pessoas passam a saber exatamente o que seu gestor ou empresa esperam delas, assim como "o porquê" e "o quê" podem melhorar, de modo a estarem alinhadas às competências organizacionais e adequando-se às realidades da empresa e suas equipes. A empresa, em contrapartida, é correspondida pelas pessoas por meio da agregação de valor, o que traz para a organização vantagem competitiva, pois a união das competências individuais das pessoas colocará a organização em uma posição diferente das demais, principalmente de seus concorrentes. Essa composição de várias competências individuais de todos os envolvidos no negócio apresenta um valor consistente e diferenciado da organização para seu nicho de mercado e clientes.

B. É bem possível que, também, os funcionários estejam mais envolvidos, comprometidos e motivados em seus trabalhos, pois não há dúvidas do que eles podem fazer para alcançarem seus objetivos e metas e, assim, seus trabalhos sejam reconhecidos.

 

MINHA RESPOSTA

A. Com o desenvolvimento das competências individuais, a gestão de pessoas passa a orientar melhor suas ações, planejamentos e políticas. A área passa a recrutar com mais clareza e precisão; avalia os funcionários com maior embasamento; e desenvolve um plano de remuneração mais justo; tudo isso de acordo com as competências individuais elencadas e relacionadas aos objetivos e metas organizacionais. As organizações alcançam vantagens competitivas por meio das pessoas, que são possuidoras ou têm necessidade de desenvolver competências individuais, e assim entende-se como um valor é agregado à organização na medida em que cada competência individual está presente ou desenvolvida, pois é por meio dela ou da soma delas que a empresa vai direcionar suas estratégias e alcançar seus objetivos. B. O desenvolvimento das competências individuais contribui para as pessoas, à medida que as pessoas contribuem ao patrimônio de conhecimentos da organização permitindo manter suas vantagens competitivas no tempo, porque mesmo que se passe anos, os funcionários sempre estarão bem orientados na execução de suas atividades, no seu desenvolvimento e nas possibilidades de carreira dentro da empresa. Com isso, define expectativas claras de desempenho, permitindo que tomem decisões melhores e trabalhem com mais eficiência; oferece uma visão da estratégia geral de sua equipe, departamento e organização, elevando a motivação; permite que sejam mais proativos além de suas funções individuais, aprendendo competências adicionais que são valorizadas pela organização; e aumenta o potencial de satisfação no trabalho; entre outras.

 

EXERCÍCIOS

 

1) Competência individual é:

 

a) Um tipo de competência reconhecida pelos clientes como diferenciais em relação aos competidores e confere vantagem competitiva à organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Um conjunto de conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e atitude (saber ser) e a capacidade de entrega de uma pessoa.

 

RESPOSTA CORRETA

A Competência individual é um conjunto de conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e atitude (saber ser) e a capacidade de entrega de uma pessoa, assim é possível compreender a aplicação prática da competência de forma a gerar valor para a organização.

 

Enviada em 12/06/2020 11:34

 

c) Saber ser e saber mobilizar o repertório individual em diferentes contextos.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Um tipo de competência que a organização precisa para trabalhar alinhada com: Missão, Visão, Valores e Estratégia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Elemento fundamental para a sobrevivência da organização e central em sua estratégia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

2) "Aparecem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na organização." A sentença se refere às:

 

a) Competências de unidade de negócio.

 

RESPOSTA INCORRETA

A sentença se refere às Competências organizacionais que, além de aparecerem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na organização, estariam presentes em todas as áreas da organização, em formas e intensidades diferentes.

 

b) Competências de suporte.

 

RESPOSTA INCORRETA

A sentença se refere às Competências organizacionais que, além de aparecerem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na organização, estariam presentes em todas as áreas da organização, em formas e intensidades diferentes.

 

c) Competências distintas.

 

RESPOSTA INCORRETA

A sentença se refere às Competências organizacionais que, além de aparecerem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na organização, estariam presentes em todas as áreas da organização, em formas e intensidades diferentes.

 

d) Competências essenciais.

 

RESPOSTA INCORRETA

A sentença se refere às Competências organizacionais que, além de aparecerem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na organização, estariam presentes em todas as áreas da organização, em formas e intensidades diferentes.

 

e) Competências organizacionais.

 

RESPOSTA CORRETA

Além de aparecem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na organização, estariam presentes em todas as áreas da organização, em formas e intensidades diferentes.

 

Enviada em 12/06/2020 11:37

 

3)

Para a Gestão de competências, o conceito de agregação de valor traz grande colaboração e entendimento quanto às vantagens desse modelo de gerenciamento. Por esse conceito é possível entender que:

 

a)

Trata-se de algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que, de alguma forma, permanece mesmo quando a pessoa não está mais presente na empresa.

 

RESPOSTA CORRETA

A agregação de valor vai muito além do atingimento de metas ou resultados financeiros, trata-se da melhora nos processos internos da empresa.

 

Enviada em

12/06/2020 11:44

b)

Os gestores devem realizar um acompanhamento do desempenho das pessoas, e da capacidade de entrega de cada uma.

 

RESPOSTA INCORRETA

Trata-se de algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que, de alguma forma, permanece mesmo quando a pessoa não está mais presente na empresa. A agregação de valor vai muito além do atingimento de metas ou resultados financeiros, trata-se da melhora nos processos internos da empresa.

 

c)

Trata-se da influência mútua entre competências organizacionais e individuais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Trata-se de algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que, de alguma forma, permanece mesmo quando a pessoa não está mais presente na empresa. A agregação de valor vai muito além do atingimento de metas ou resultados financeiros, trata-se da melhora nos processos internos da empresa.

 

d)

É possível visualizar esse conceito no momento em que os funcionários são estimulados a dar as suas opiniões durante o momento do brainstorming.

 

RESPOSTA INCORRETA

Trata-se de algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que, de alguma forma, permanece mesmo quando a pessoa não está mais presente na empresa. A agregação de valor vai muito além do atingimento de metas ou resultados financeiros, trata-se da melhora nos processos internos da empresa.

 

e)

Trata-se do conjunto das capacidades técnicas e comportamentais de cada pessoa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Trata-se de algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que, de alguma forma, permanece mesmo quando a pessoa não está mais presente na empresa. A agregação de valor vai muito além do atingimento de metas ou resultados financeiros, trata-se da melhora nos processos internos da empresa.

 

4) A respeito do Mapeamento de competências, é CORRETO afirmar que:

 

a) Uma das desvantagens é que com a aplicação do Mapeamento, a organização não sabe exatamente o que esperar de seus funcionários.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Tem o intuito de definir todas as competências necessárias para a implantação do modelo de gerenciamento chamado Gestão por competências.

 

RESPOSTA CORRETA

A respeito do Mapeamento de competências, é correto afirmar que ele tem o intuito de definir todas as competências necessárias para a implantação do modelo de gerenciamento chamado Gestão por competências. Assim, a organização saberá exatamente o que esperar de seus funcionários, e estes, por sua vez, estarão alinhados às competências organizacionais.​​​​​​​

 

Enviada em 12/06/2020 11:46

 

c) Sua etapa final se refere ao cruzamento das informações apuradas, como forma deidentificar erros no Mapeamento e haver tempo de correção.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) As etapas não levam em consideração as competências individuais, pois, com o mapeamento das competências organizacionais, basta exigir essas competências aos funcionários.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) A primeira etapa se trata da identificação das competências necessárias para a execução de cada tarefa específica.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

5) Para que o modelo de Gestão de competências de uma empresa seja colocado em prática e tenha a manutenção necessária para a mudança, é muito importante o papel do gestor nesse processo. A respeito disso é possível afirmar que:

 

a) Cabe ao gestor somente planejar os recursos e programas de treinamento de acordo com as necessidade da organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) O gestor deve estar, constantemente, relembrando à equipe quais são as estratégias da empresa e ressaltar que caso elas não sejam atingidas, todos os membros serão dispensados de seus cargos.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) O gestor tem um papel fundamental no desenvolvimento das competências individuais dos membros de sua equipe e isso pode ser feito, principalmente, pelo acompanhamento do desempenho de cada indivíduo e de sua capacidade de entrega.

 

RESPOSTA CORRETA

O gestor tem um papel fundamental no desenvolvimento das competências individuais dos membros de sua equipe e isso pode ser feito, principalmente, pelo acompanhamento do desempenho de cada indivíduo e de sua capacidade de entrega. Ao mesmo tempo, deve estar alinhado a esse modelo de gestão e orientado quanto às estratégias e competências organizacionais estabelecidas na implantação do modelo e na sua avaliação contínua.

 

Enviada em 12/06/2020 11:47

 

d) Cabe ao gestor selecionar as pessoas com as melhores competências técnicas e comportamentais para, assim, economizar recursos em treinamentos.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) O gestor deve definir e adaptar os planos de ação para que as estratégias da empresa sejam alcançadas, mesmo que, para isso, seja necessário a admissão ou demissão dos membros de sua equipe.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

Gestão da Inovação

 

DESAFIO

 

Sabe-se que a gestão da inovação pode melhorar a competitividade das empresas e ampliar sua participação de mercado com novas ofertas. Geralmente, a inovação está atrelada à introdução e ao desenvolvimento de novas tecnologias e à capacidade de distinguir oportunidades e criar formas de explorá-las. Entretanto, a inovação não se relaciona apenas com a abertura de novos mercados; ela também serve para implementação de novas formas de servir aos mercados já estabelecidos e maduros.

Veja, a seguir, a situação da empresa Entregas Express.

https://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/303965501_158517213621bc515d707a2763eb6a200b4af4410b31e3e980.jpg​​​​​​​

Diante do cenário apresentado, o gestor da Entregas Express contratou você para ajudá-lo a implementar a gestão da inovação na sua empresa. Para isso, é importante que o gestor compreenda os diferentes tipos de inovação que podem ser estimulados na sua empresa, que, apesar de madura, pode, sim, inovar.

Com base no contexto da Entregas Express apresentado, e sabendo que é importante que o gestor compreenda os diferentes tipos de inovação, explique a ele os tipos de inovação (de acordo com o objeto, o grau de novidade e a origem da fonte) e como eles se relacionam ao contexto da empresa.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

É importante que a Entregas Express compreenda que a inovação pode ser classificada de diversas formas:

De acordo com o objeto: A inovação pode acontecer nos produtos e nos serviços da empresa, nos processos de produção, distribuição e marketing e, ainda, na gestão organizacional e no modelo de negócios da empresa. Por ser uma empresa já consolidada, a Entregas Express pode analisar a possibilidade de inovar em algum serviço oferecido, trazendo mais agilidade à experiência do consumidor, ou, ainda, nos seus processos internos de gestão e marketing. No caso da inovação em serviços, uma possibilidade é firmar parcerias para entrega de documentos como passaportes, carteira de trabalho e títulos de eleitor. A Entregas Express poderá ser um intermediário na relação entre o Governo Federal e a sociedade.

- De acordo com o grau de novidade: A inovação pode ser incremental (melhoria de produtos e processos existentes), semirradical (mudança significativa no modelo de negócio ou na tecnologia utilizada pela empresa) e radical (oferta de produtos e processos de maneira totalmente nova). A Entregas Express pode começar seu processo de inovação buscando fazer melhorias incrementais e posteriormente criar uma estrutura e alianças estratégicas para investir em inovações mais radicais. Essas melhorias podem começar na estrutura organizacional da empresa para reduzir custos e otimizar suas atividades.

- De acordo com a origem da fonte: A inovação pode ser fechada (desenvolvida com base científica e tecnológica da empresa, apresentando apenas uma entrada e uma saída para o mercado) ou aberta (desenvolvida a partir da união de competências internas e ideias externas, tendo várias entradas originadas colaborativamente com os stakeholders e uma saída para o mercado). Como a Entregas Express já tem a intenção de fazer alianças com outras empresas para estimular o desenvolvimento da inovação, ela poderá optar pela inovação aberta, inclusive cocriando produtos e serviços junto com os seus clientes e fornecedores. Um primeiro passo pode ser a criação de parcerias com universidades, para desenvolver tecnologias de automatização das operações nos centros de distribuição da Entregas Express, como a movimentação de mercadorias e a separação dos pedidos.

 

MINHA RESPOSTA

No Manual de Oslo, a inovação se caracteriza em quatro tipos: • De produto: bens ou serviços novos ou substancialmente melhorados. • De processo: método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. • De marketing: método de marketing novo (ou com alterações significativas) no conceito de um produto, na embalagem, em relação ao posicionamento no mercado, na promoção ou definição de preços. • Organizacional: novo método organizacional na gestão da empresa, na organização do local de trabalho ou nas interações externas; o foco é melhorar a performance da organização. Davila, Epstein e Shelton (2007) sugerem que a inovação pode ser classificada como: • Incremental: melhoria dos produtos e processos existentes. • Semirradical: mudança significativa no modelo de negócio ou na tecnologia utilizada pela empresa, o que não seria alcançado com a inovação incremental. • Radical: oferta de produtos e processos de maneira totalmente nova (para o mundo ou para a empresa), causando alterações no setor. A empresa Entregas Express que atua no ramo de entrega de encomendas e correspondências, é madura e consolidada no mercado, e deseja se atualizar e buscar melhoria tanto em seus produtos como em seus processos internos de gestão. Nesse contexto, se relaciona no Manual de Oslo quanto ao produto e serviço para ser substancialmente melhorado; e no método de marketing, para se manter no mercado e conquistar mais clientes, com promoções e preços atraentes. Como estratégias para fidelizar clientes pode avaliar qual tipo de cliente tem maior valor para a organização, os mais frequentes, que gastam pouco, ou os que são esporádicos, mas gastam muito. Além disso, a divisão de clientes em grupos possibilita a criação de ofertas personalizadas, o que pode contribuir para que o cliente que recebeu a oferta se interesse em melhorar seu relacionamento com a marca, aproximando-se dela. Na classificação de Davila, Epstein e Shelton (2007), a Entregas Express se relaciona com a inovação Incremental, pois a empresa é madura e consolidada e por isso, precisa de melhoria dos produtos e processos existentes.

 

EXERCÍCIOS

1)

A inovação começou a ganhar importância no século XX, impulsionada pelas teorias de Joseph Schumpeter, economista austríaco que desenvolveu conceitos sobre o importante papel da inovação originada no interior da empresa, a partir da ideia da chamada “destruição criadora”. Sobre o conceito de inovação, é correto afirmar:​​​​​​​

 

a) A inovação provoca uma alteração no estado de equilíbrio econômico, avançando para um processo de expansão, caracterizando um processo essencialmente externo à empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) A abertura de novos mercados, a criação de produtos e serviços, novos métodos de produção ou marketing, o uso de novas tecnologias, etc., são indicadores de inovação.

 

RESPOSTA CORRETA

É correto afirmar que a inovação provoca uma alteração no estado de equilíbrio econômico, avançando para um processo de expansão, caracterizando um processo tanto interno quanto externo à empresa. A abertura de novos mercados, a criação de produtos e serviços, novos métodos de produção ou marketing, o uso de novas tecnologias, etc., são indicadores de inovação.

 

A inovação é orientada pela habilidade de fazer relações, visualizar oportunidades e tirar vantagem destas, com base em avanços em produtos, processos, modelo de negócio, etc. A inovação não se relaciona apenas com a abertura de novos mercados; ela exige a implementação de novas formas de servir àqueles já estabelecidos e maduros. O processo de inovação nasce no momento em que se realiza uma ação, inspirada por uma ideia, resultando na inserção de algo novo na oferta, na experiência do cliente, no marketing, nos processos internos, etc.

 

c) A inovação é orientada pela habilidade de fazer relações, visualizar oportunidades e tirar vantagem destas com base em avanços tecnológicos totalmente radicais.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) A inovação se relaciona apenas à abertura de novos mercados, não sendo produtiva a implementação de novas formas de servir àqueles mercados já estabelecidos e maduros.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) O processo de inovação nasce no momento em que se realiza uma ação, inspirada por uma ideia, resultando na inserção de um novo produto no mercado.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

2) A inovação pode ser classificada segundo o objeto, o grau de novidade e a origem da fonte. Sobre os tipos de inovação, é correto afirmar:​​​​​​​

 

a) Segundo o Manual de Oslo, os tipos de inovação se referem ao grau de novidade, ou seja, ela pode ser feita em produtos, processos, marketing e de forma organizacional.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) A inovação, de acordo com o objeto, pode ser classificada em fechada (a inovação advém de fontes internas) ou aberta (gerada a partir de fontes internas e externas).

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) A inovação incremental se refere a mudanças significativas no modelo de negócio ou na tecnologia utilizada pela empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) A inovação semirradical envolve a melhoria dos produtos e dos processos da empresa, geralmente com a adoção de alguma tecnologia nova.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) A inovação radical envolve a oferta de produtos ou a mudança de processos de maneira totalmente nova, causando alterações no setor a que pertencem.

 

RESPOSTA CORRETA

Segundo o Manual de Oslo, os tipos de inovação se referem ao objeto, ou seja, ela pode ser feita em produtos, processos, marketing e de forma organizacional. A inovação, de acordo com a sua origem, pode ser classificada em fechada (a inovação advém de fontes internas) ou aberta (gerada a partir de fontes internas e externas).

 

A inovação incremental envolve a melhoria dos produtos e dos processos da empresa. A inovação semirradical se refere a mudanças significativas no modelo de negócio ou na tecnologia utilizada pela empresa. A inovação radical envolve a oferta de produtos ou a mudança de processos de maneira totalmente nova, causando alterações no setor a que pertencem.

 

3) O conhecimento sobre a relação da inovação para o aumento da competitividade das empresas tem sido cada vez maior no meio acadêmico e empresarial. Sobre a importância da inovação, é correto afirmar:

 

a) A falta de inovação pode ser considerada como um obstáculo ao crescimento apenas para empresas que atuam no ramo da tecnologia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) A inovação deve ser tratada como um evento isolado, e não como um processo que precisa ser gerenciado.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) A inovação e a vantagem competitiva não são exclusivas de empresas que fazem uso de altas tecnologias, havendo diversas “inovações escondidas”.

 

RESPOSTA CORRETA

A falta de inovação pode ser considerada como um obstáculo ao crescimento das empresas em qualquer ramo de atuação. A inovação deve ser tratada como um processo que precisa ser gerenciado, e não um evento isolado. A inovação e a vantagem competitiva não são exclusivas de empresas que fazem uso de altas tecnologias, havendo diversas “inovações escondidas”.

 

As atividades inovadoras das empresas nem sempre estão refletidas nos indicadores tradicionais, como investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento) ou patentes concedidas. Mesmo em setores mais burocráticos, como o setor público, é possível inovar.

 

Enviada em 13/06/2020 12:50

 

d) As atividades inovadoras das empresas devem refletir nos indicadores tradicionais, como investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento) ou patentes concedidas.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Existem segmentos mais propícios à inovação, o que gera impossibilidade de inovar em setores mais burocráticos, como o setor público.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

4) Sabendo que a inovação é um processo que envolve diferentes etapas, ao formularem e implementarem estratégias em inovação, as empresas não podem ignorar os sistemas em que estão inseridas. Com relação aos sistemas interativos de inovação, é correto afirmar:​​​​​​​

 

a) A inovação pode ser concebida em um processo colaborativo que envolve diferentes stakeholders, como governo, universidades, clientes, concorrentes, etc.

 

RESPOSTA CORRETA

A inovação pode ser concebida em um processo colaborativo que envolve diferentes stakeholders, como governo, universidades, clientes, concorrentes, etc. Um sistema de inovação nacional depende de como os atores e as instituições (governo, agências governamentais, universidades, institutos de pesquisas públicos ou privados e outras instituições) interagem entre si, gerando conhecimentos inovadores em determinado país. O sistema de inovação de qualquer país é formado por diversas instituições que afetam o modo como o conhecimento é adquirido, gerado, disseminado e aplicado.

 

As redes de inovação e as alianças estratégicas entre as organizações têm sido importantes para inovação e criatividade, podendo ser geridas por meio de uma governança mais hierárquica ou mais distribuída entre os atores. A Lei da Inovação, também conhecida como Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem o objetivo de estimular as parcerias entre instituições acadêmicas e o setor produtivo brasileiro.

 

Enviada em 13/06/2020 12:57

 

b) Um sistema de inovação nacional depende exclusivamente da capacidade das empresas de desenvolverem e aplicarem conhecimentos inovadores.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) O sistema de inovação de qualquer país é formado por empresas que afetam o modo como o conhecimento é adquirido, gerado, disseminado e aplicado.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) As redes de inovação e as alianças estratégicas entre as organizações com governança hierárquica têm sido importantes para inovação e criatividade.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) A Lei da Inovação, também conhecida como Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem o objetivo de estimular as parcerias entre diferentes países.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

5) A gestão do conhecimento vem sendo percebida como relevante para a sobrevivência das organizações e para a capacidade de inovar. Sobre a relação entre tecnologia e gestão do conhecimento, é correto afirmar:​​​​​​​

 

a) Diversas pesquisas apontam que a gestão do conhecimento é necessária para desenvolver capacidades organizacionais, sendo este um processo relativamente simples.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) A relevância da gestão do conhecimento se concentra basicamente no nível estratégico da organização, dando suporte ao planejamento e ao direcionamento gerencial.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) As novas tecnologias de informação e comunicação têm surgido como forma de gerar conhecimento tácito, como no CRM – Customer Relationship Management.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Embora a tecnologia proporcione suporte para gestão do conhecimento, os fatores ligados a características humanas também influenciam na geração de conhecimento.

 

RESPOSTA CORRETA

Diversas pesquisas apontam que a gestão do conhecimento é necessária para desenvolver capacidades organizacionais, mas identificá-lo, encontrá-lo e alavancá-lo permanece um processo complexo. A relevância da gestão do conhecimento perpassa os níveis operacionais, táticos e estratégicos, uma vez que o emprego de processos de gestão do conhecimento pode adicionar valor às operações rotineiras (aplicação de conhecimentos para solução de problemas do dia a dia), à execução de ações gerenciais e ao planejamento e ao direcionamento estratégico, favorecendo a inovação em todos os níveis.

 

As novas tecnologias de informação e comunicação têm surgido como forma de extrair conhecimento explícito, como no CRM – Customer Relationship Management. Embora a tecnologia proporcione suporte para gestão do conhecimento, os fatores ligados às características humanas também influenciam na geração de conhecimento. Embora seja recomendável dispor de tecnologias para gestão do conhecimento, é preciso criar um ambiente favorável ao compartilhamento de conhecimento tácito.

 

Enviada em 13/06/2020 01:32

 

e) Embora seja recomendável dispor de tecnologias para gestão do conhecimento, é preciso criar um ambiente favorável ao compartilhamento de conhecimento explícito.

 

RESPOSTA INCORRETA

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