FELICIDADE – AVA
Felicidade
DESAFIO
Neste desafio você deverá enfrentar a seguinte questão: se para o
Utilitarismo Clássico o que importava era a felicidade de uma maioria, como em
uma situação poderíamos auferir se o sacrifício de uma pessoa não iria trazer
mais infelicidade? E ainda, se a vida de um número maior de pessoas valeria
mais que uma vida apenas?
Suponhamos que o líder de um país extremamente querido e carismático
estivesse preso por um grupo de extremistas e estes apenas não iriam bombardear
o país se em troca pudessem sacrificar a vida do chefe de Estado.
Qual seria a saída e por que a Teoria Utilitarista não funcionaria nesse
caso?
Para cumprir o desafio você deverá escrever um texto dizendo que o Utilitarismo
não poderia ser considerado uma teoria ética:
Orientação de resposta do aluno:
Para realizar este desafio, você
deverá atender aos seguintes itens:
1 - dizer o que é o Utilitarismo.
2 - mostrar qual a sua finalidade.
3 - relacionar a teoria com o caso e realizar uma crítica à ideia central
desta.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O Utilitarismo é uma teoria que, em sua composição clássica, informa-nos
que será justa a atitude que conseguir proporcionar felicidade a um maior
número de pessoas em detrimento da infelicidade. Seu fim, portanto, seria o de
alcançar essa maior felicidade para um número de pessoas superior àquelas,
porventura, infelizes com a atitude.
Algumas objeções como o valor da felicidade individual, a maneira como
as pessoas se consideram felizes, ou seja, a subjetividade da felicidade, bem
como o cálculo do que seria a felicidade e a maneira como se portar perante os
"excluídos" são problemas que o Utilitarismo traz consigo.
Assim, na questão proposta podemos supor que, de acordo com a Teoria
Utilitarista, o correto seria sacrificar o chefe de Estado para que fosse salvo
um número maior de indivíduos. Contudo, aí iniciam-se os problemas:
Se o chefe era muito querido, será que a comoção de sua morte seria, de
fato, menor que a felicidade dos que supostamente sobreviveriam?
A vida do chefe de Estado, que vive para seu povo, não estaria
injustamente sacrificada, uma vez que ele sempre viveu para o seu povo?
Uma vida é menos vida do que cem vidas? Quais as garantias de que,
subjetivamente, as pessoas salvas não sofreriam eternamente com o peso da morte
do chefe de Estado.
As questões se multiplicam, mas é importante que tenhamos em mente que a
felicidade é um bem subjetivo, que, parece-nos, não pode ser meramente
quantificado. Dai um dos problemas que a Teoria Utilitarista enfrenta, ou seja,
a sua própria superficialidade. De outro lado, aceitar o sofrimento de poucos
poderia justificar a felicidade de um número maior, isso seria compactuar com o
nascimento de pensamentos racistas.
A solução para o caso talvez fosse a negociação. Se não houvesse acordo,
talvez o sacrifício do chefe de Estado fosse a melhor saída, mas não sob o
argumento de uma vida ser menos que cem, mas que talvez o seu povo se unisse em
prol de sua atitude.
MINHA RESPOSTA
O Utilitarismo é uma teoria que, em sua
composição clássica nos informa que uma atitude será justa se proporcionar
felicidade a um maior número de pessoas em detrimento da infelicidade, isto é,
uma atitude que alcance essa maior felicidade para um número de pessoas
superior às que porventura ficariam infelizes. Os problemas que o Utilitarismo
traz são a subjetividade da felicidade, bem como o cálculo do que seria a
felicidade e a maneira como se portar perante os "excluídos", ou
seja, algumas objeções como o valor da felicidade individual e a maneira como
as pessoas se consideram felizes. Relacionando a Teoria Utilitarista com o caso
proposto, o correto seria sacrificar o chefe de Estado para que fosse salvo um
número maior de indivíduos, porém isso poderia ocasionar problemas futuros, se
fizermos estes questionamentos: Se o chefe era muito querido, será que a
comoção de sua morte seria, de fato, menor que a felicidade dos que
supostamente sobreviveriam? ; A vida do chefe de Estado, que vive para seu
povo, não estaria injustamente sacrificada, uma vez que ele sempre viveu para o
seu povo?; Uma vida é menos vida do que cem vidas? Quais as garantias de que,
subjetivamente, as pessoas salvas não sofreriam eternamente com o peso da morte
do chefe de Estado. São múltiplos questionamentos, porém é importante ter em
mente que a felicidade é um bem subjetivo, e não pode ser meramente
quantificado. Essa própria superficialidade da Teoria Utilitarista é um dos
problemas que a teoria enfrenta. Ressalta-se também que essa aceitação do
sofrimento de poucos para justificar a felicidade de um número maior, poderia
ocasionar a compactuação de pensamentos racistas. Uma boa tentativa para
solucionar o caso seria a negociação, e se não chegar à um acordo, talvez fosse
melhor o sacrifício do chefe de Estado, mas não sob o argumento de uma vida ser
menos que cem, e sim, o povo se unindo em prol daquela atitude.
EXERCÍCIOS
1)
Assinale a
alternativa INCORRETA em relação ao pensamento utilitarista:
a)
A moralidade
da ação depende apenas das consequências dela.
RESPOSTA
INCORRETA
Exatamente aí
reside a questão do Utilitarismo, que se alia à consequência do agir.
b)
O importante
nas consequências é perceber a felicidade que elas poderão proporcionar para um
maior número de pessoas.
RESPOSTA
INCORRETA
O que importa
na consequência da ação para o Utilitarismo é o alcance de felicidade perante
um maior ou menor número de pessoas.
c)
A maior soma
de felicidade sobre a infelicidade não determina diferença entre as pessoas.
RESPOSTA INCORRETA
No
Utilitarismo, a felicidade não importa em distinções.
d)
A felicidade
não pode ser vista como medida de igualdade, pois cada um é diferente.
RESPOSTA
CORRETA
Em verdade,
para essa teoria, a questão da felicidade liga-se à soma do número de pessoas
felizes, e não propriamente à maneira como a felicidade se expressa
individualmente.
Enviada em
12/04/2020
12:02
e)
A felicidade é
vista como fim e não como meio.
RESPOSTA
INCORRETA
Dentro da
teoria Utilitarista, a felicidade é vista como fim e não como meio.
2)
Leia as
alternativas abaixo e assinale a afirmativa INCORRETA:
a)
Para os
utilitaristas clássicos, a felicidade estava ligada ao prazer.
RESPOSTA
INCORRETA
A felicidade
na acepção clássica do Utilitarismo estava associada ao prazer.
b)
O prazer para
os utilitaristas seria a união de questões corporais e intelectuais.
RESPOSTA
INCORRETA
Os
utilitaristas acreditam nessa ideia de que o prazer está ligado às questões ali
levantadas: corporais e intelectuais.
c)
Uma crítica ao
Utilitarismo seria o de uma ditadura da maioria.
RESPOSTA
INCORRETA
Realmente
alguns críticos dizem que o Utilitarismo privilegia a maioria em detrimento da
singularidade.
d)
O Utilitarismo
não leva em consideração os direitos individuais.
RESPOSTA
INCORRETA
De fato, no
Utilitarismo, as vontades individuais não são o objeto de ocupação e de
fundamentação da teoria.
e)
O Utilitarismo
considera os direitos individuais, uma vez que procura a felicidade para todos.
RESPOSTA
CORRETA
Ao contrário,
na Teoria Utilitarista, não importam as vontades particulares. A maioria
determina a ação.
Enviada em
12/04/2020
12:06
3)
Leia as
alternativas abaixo e assinale a afirmativa CORRETA:
a)
A felicidade é
uma questão de momentos fugazes.
RESPOSTA
INCORRETA
A felicidade
seria obra de uma vida inteira.
b)
Para Kant a
vida boa é medida pelas ações médias.
RESPOSTA
INCORRETA
Este autor
pensa a ideia ética e de felicidade em relação ao cumprimento de deveres.
c)
Para
Aristóteles, felicidade é obra de uma vida inteira.
RESPOSTA CORRETA
Em sua
concepção, a felicidade é construída ao longo da formação de ações médias e
duradouras.
Enviada em
12/04/2020
12:08
d)
A felicidade
não comporta um estágio subjetivo.
RESPOSTA
INCORRETA
De fato, fora
comprovado que a felicidade é mais um estado interno composto por questões
materiais.
e)
O Utilitarismo
é uma teoria próxima ao Aristotelismo.
RESPOSTA
INCORRETA
A proposta
aristotélica tem a ideia de felicidade como uma questão de ações diuturnas na
busca pelo meio termo.
4)
Qual
alternativa NÃO corresponde a elementos que influem na construção da
felicidade:
a)
Liberdade.
RESPOSTA
INCORRETA
Sem essa
dimensão, seria mesmo impossível caminhar em direção à felicidade.
b)
Sentido
existencial.
RESPOSTA
INCORRETA
Possuir um
sentido existencial afasta sentimentos depressivos e eleva o espírito, criando
caminhos para a felicidade.
c)
Pulsões.
RESPOSTA
CORRETA
Esta
característica não significa que desembocará em alguma maneira de felicidade.
Enviada em
12/04/2020
12:11
d)
Autonomia.
RESPOSTA INCORRETA
Este é um
traço importante para a felicidade, poder reger-se por si mesmo.
e)
Retidão no
traço da vida.
RESPOSTA
INCORRETA
Como nos fala
Ricœur: "a felicidade é dada pela consciência da direção que damos às
nossas vidas".
5)
Assinale a alternativa
que NÃO corresponde a uma característica que comporia esse bem estar subjetivo:
a)
Prazeres
carnais.
RESPOSTA
INCORRETA
Esta é também
uma dimensão que compõe a felicidade.
b)
Amizade.
RESPOSTA
INCORRETA
Esta é um dom,
conforme nos ensinam Epicuro e Aristóteles.
c)
Contemplação.
RESPOSTA
INCORRETA
Esta é uma
característica aventada por Aristóteles como relacionada ao sentimento de
felicidade.
d)
Prazeres do
espírito.
RESPOSTA
INCORRETA
Como nos
permite reconhecer Epicuro, estes seriam elementos que compõem a felicidade.
e)
Saudosismo.
RESPOSTA
CORRETA
Esta
característica, ao contrário, traz sentimentos passados que podem ser mais
negativos que positivos.
Enviada em
12/04/2020
12:13
O sentido da busca humana
DESAFIO
O desejo de ser feliz acompanha o ser humano, independentemente do
modo como cada um compreende a si mesmo. Você percebe que, para cada lugar que olha, há pessoas fazendo
coisas, buscando, construindo, empreendendo, sonhando e realizando. Essa busca por
realização para o cristianismo é possível aqui e agora e pode atingir, um dia,
a plenitude eterna.
Imagine que você é um atleta e celebrou seu primeiro contrato
com um clube. Seu desejo é progredir na carreira esportiva, ser
respeitado e tornar-se um atleta de excelência em sua modalidade
esportiva.
O que você faz para atingir seus
objetivos?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Em posse da finalidade (objetivo) de vida, devo procurar os meios
adequados, como, por exemplo, empenhar-me nos treinos, dedicar-me
especialmente às questões em que tenho mais dificuldade e esforçar-me
naquilo que tenho facilidade, cuidar da alimentação, estudar a minha
modalidade esportiva, sacrificar-me se necessário for fazendo todo o
esforço possível para alcançar a realização (excelência).
MINHA RESPOSTA
Primeiro, defino os objetivos nos
âmbitos familiar, profissional, social e pessoal. Depois de saber os grandes
objetivos, identifico quais metas devem ser completadas para alcançá-los, sendo
que cada conquista me coloca próximo da realidade. Na carreira esportiva, por
exemplo, talvez queira passar de atleta para treinador, ser professor, mas,
isso a longo prazo. Para alavancar a carreira, devo manter o foco considerando
os pontos fortes e habilidades profissionais naturais e que são exigidos ou vistos
como referenciais. Também avaliar os pontos fracos e sempre procurar corrigir
os erros para buscar um melhor desempenho. Sempre respeitar os adversários e
realizar as competições de forma justa e ética. O foco também consiste em
pensar nos resultados finais da realização, nos benefícios que serão alcançados
e no crescimento pessoal e profissional adquirido nesse trajeto. Para isso,
conversaria com pessoas mais experientes que passaram por situação semelhante e
entender quais foram suas principais superações, riscos, momentos de altos e
baixos da carreira. Além disso, outras pessoas do mesmo ramo esportivo podem
servir de inspiração e ser um apoio emocional na hora de seguir em frente,
assim como o âmbito familiar, profissional e social. Por fim, partindo para
aspecto religioso, e como cristão que sou, amar a Deus, como princípio e fim de
todas as coisas; amar aos demais seres humanos que cada um tem o privilégio de
conviver e conhecer; amar o Universo, obra do Criador; e amar a si mesmo.
EXERCÍCIOS
1)
Qual é a
principal característica do ser humano no período clássico?
a)
É um animal
racional.
RESPOSTA
CORRETA
O período
clássico definiu o ser humano como portador do logos. Isso significa que ele é
portador da capacidade de pensamento e fala. Não significa que ele seja um ser
não natural e absolutamente distinto dos demais animais ou estrangeiro. Ele
também não é um ser divido como eram os deuses; no máximo seria um semideus.
Esse raciocínio permitiu a Aristóteles dizer que o homem é um animal racional.
Mais tarde, no período medieval, o ser humano será visto também como ser
racional, mas fruto da criação de Deus. Já a noção do homem como paixão inútil
pertence à pluriversidade contemporânea, especialmente com Jean-Paul Sartre
(1905-1980).
Enviada em
13/04/2020
09:40
b)
É um
estrangeiro em terra distante.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
É imagem e
semelhança de Deus.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
Ele é um ser
divino.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
É uma paixão
inútil.
RESPOSTA
INCORRETA
2)
O período
moderno é marcado pelo predomínio de qual característica antropológica?
a)
Capacidade de
fala.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
Capacidade de
raciocínio religioso.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
Capacidade
racional.
RESPOSTA
CORRETA
O período
moderno é marcado pelo racionalismo. A capacidade racional será valorizada
acima de tudo. Autores como René Descartes, o pai da Modernidade, aceitarão
como verdadeiro apenas o que tiver passado pelo crivo da razão. A capacidade de
fala é valorizada junto com a capacidade racional no período clássico. A capacidade
de raciocínio religioso não diz respeito ao tipo de racionalidade presente na
Modernidade. A capacidade física é valorizada especialmente em jogos olímpicos,
como, por exemplo, na Grécia Antiga. Por fim, a capacidade afetiva só
encontrará espaço na reflexão antropológica no período contemporâneo.
Enviada em
13/04/2020
09:54
d)
Capacidade
física.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
Capacidade
afetiva.
RESPOSTA
INCORRETA
3)
Em termos
antropológicos, como é possível caracterizar mais adequadamente o período contemporâneo?
a)
Período
religioso.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
Período
racionalista.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
Período
personalista.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
Período
teleológico.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
Período
pluriversal.
RESPOSTA
CORRETA
O período contemporâneo
guarda em si as mais diversas concepções antropológicas, de sorte que fica
impossível identificar uma característica preponderante. O período clássico em
parte e praticamente todo o período medieval poderiam ser caracterizados como
religiosos, não o contemporâneo. O período racionalista se aplica à modernidade
como característica preponderante. O personalismo é uma das características
presentes no período contemporâneo, mas não esgota a caracterização do período.
Por fim, o período antigo e o medieval comportam uma visão teleológica, mas não
o contemporâneo.
Enviada em
13/04/2020
09:56
4)
Em que
consiste a busca pela felicidade de acordo com os conhecimentos teológicos e
antropológicos?
a)
Consiste na
busca egoísta e hedonista que algumas pessoas ligadas ao estudo e não
religiosas empreendem.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
Consiste na
busca pela sabedoria espiritual dentro da religião e das ciências ligadas às
novas tecnologias.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
Consiste na
busca pela realização do ser humano e, para o cristianismo, possui uma dimensão
também eterna.
RESPOSTA
CORRETA
A busca pela
felicidade está no âmbito da experiência de ser, e não de possuir coisas. As
posses são meios que podem ou não ajudar nesse processo. Para o cristianismo, a
felicidade pode estar presente na vida terrena e cronológica, mas se estende e
ganha plenitude na eternidade. Assim, ela não é uma busca individual e egoísta;
todos os seres humanos são chamados à vida feliz. Buscar a sabedoria faz parte
do caminho da felicidade, mas a busca pela felicidade é maior do que a busca
por sabedoria, e esta pode ser buscada em muitos aspectos da existência humana,
não se circunscrevendo a religiões e tecnologias. A felicidade não é um prêmio
concedido por Deus a determinado grupo de pessoas, mesmo que sejam religiosas e
estudem as sagradas escrituras. O cristianismo é universal e a salvação e a
felicidade são para todos. Por fim, ela não consiste no sucesso econômico e
independe da idade, pelo fato de ser mais abrangente que as posses e
estender-se para a eternidade.
Enviada em
13/04/2020
10:33
d)
Consiste no
prêmio que Deus concede aos religiosos que se consagraram ao estudo das
sagradas escrituras durante toda a vida.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
Consiste no
sucesso econômico empreendido durante a juventude para gozar das posses durante
a velhice.
RESPOSTA
INCORRETA
5)
O fato de Deus
ter criado o ser humano à sua imagem e semelhança implica que este seja
racional e aberto à fé. Aceitar Cristo implica:
a)
deixar de
fazer as coisas que são importantes para o mundo, como o exercício da
profissão, e tornar-se pregador do evangelho.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
crer que Jesus
é o senhor e viver como se o mundo fosse um inferno necessário para a
purificação humana para atingir, no fim de tudo, a eudaimonia.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
em mudança
alguma, pois é apenas uma questão de ciência.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
pautar a vida
e as ações nos valores ensinados por ele, presentes nas sagradas escrituras e
na tradição cristã, vivendo, acima de tudo, o amor.
RESPOSTA
CORRETA
A essência do
cristianismo encontra-se no amor de Deus aos seres humanos. Aceitar Cristo
significa conformar a própria vida àquilo que ele ensina e que está presente
nas sagradas escrituras e na tradição cristã. Por isso, não há necessidade
alguma de deixar de fazer as coisas importantes que pertencem ao mundo, como a
profissão, e tornar-se pregador. O mundo foi criado por Deus e, portanto, é
obra de suas mãos e das mãos humanas. Nesse sentido, ele não é um tormento que
assume o papel de purificatório da vida cristã em vista da eudaimonia, que é um
conceito filosófico e pode ser alcançada nesse mundo temporal, ao passo que o
cristianismo a pensa num âmbito eterno. Aceitar Cristo é graça e ato de fé, não
é verdade científica e nem mesmo as verdades científicas implicariam alguma
mudança na vida dos seres humanos. Por fim, dedicar-se aos estudos sempre é bom,
oportuno e necessário, entretanto, na perspectiva cristã, o amor e a adesão ao
Mestre possuem um aspecto universal, e não apenas particular.
Enviada em
13/04/2020
10:43
e)
dedicar-se ao
estudo antropológico, filosófico e teológico para tornar-se sábio como ele e
fazer o bem a si mesmo.
RESPOSTA
INCORRETA
Grupos, comportamentos e agressividade
DESAFIO
Assim como a família, o professor tem um papel importante na formação
humana dos estudantes, especialmente durante os anos da educação infantil.
Nesta etapa educacional, a forma como o professor lida com os
conflitos poderá ser repetida pelos alunos. O psicólogo e especialista em
educação Albert Bandura já demonstrou que, entre crianças, é possível ocorrer
uma aprendizagem por observação. Isto envolve adquirir habilidades, estratégias
e crenças, observando os outros, especialmente os adultos.
Como futuro professor, como você agiria
com um aluno agressivo e que constantemente chama a atenção para si? Antes de responder
a esta indagação, considere que seus alunos serão crianças das séries iniciais
da educação infantil e lembre-se de que seus alunos observam seu comportamento
enquanto professor. Elabore pelo menos um parágrafo dissertando sobre a
questão.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O professor deve evitar condutas agressivas, a fim de não replicá-las em
seus alunos. Quanto ao estudante de comportamento agressivo, uma alternativa a
ser adotada é aquela de manter uma aproximação maior com ele, oferecendo-lhe a
possibilidade de conversar francamente sobre suas atitudes e sentimentos. Desse
modo, o professor poderá chegar ao cerne das causas do comportamento agressivo
do aluno.
O tema poderá também ser tratado com toda a classe, evidenciando, por
meio de argumentos ou da literatura, o modo como o comportamento agressivo não
constitui uma solução habilidosa ou compensatória frente aos conflitos de
interesses do cotidiano. Noções básicas de ética, cidadania e respeito podem
ser igualmente trabalhadas em sala de aula. Após este trabalho de
conscientização sobre os erros e malefícios do comportamento agressivo, o
professor poderá ainda orientar os alunos para que cada um deles zele por uma
cultura de não violência e respeito, não pactuando com nenhum modo de
agressividade e informando sobre qualquer tipo de comportamento agressivo
apresentado por um ou mais colegas. Já no dia a dia do trabalho escolar,
brincadeiras e atividades físicas ajudam os alunos mais agressivos a gastarem
suas energias, o que os torna mais calmos e maleáveis.
Em qualquer caso, a relação professor-família poderá ser estabelecida
como uma alternativa diante do problema da agressividade de um aluno. Mesmo que
os pais ou responsáveis não admitam o mau comportamento do filho, o professor
consegue obter, no contato familiar, elementos para compreender melhor as
atitudes da criança. Depois disso, pessoalmente ou com a ajuda de outros
profissionais, o professor poderá focar na tarefa de educar o estudante para um
comportamento pró-social, baseando-se também nas observações feitas sobre o
estilo de paternagem com o qual a criança vem sendo educado em casa.
MINHA RESPOSTA
O professor deve estar atento ao
comportamento da criança e às suas necessidades físicas e emocionais, com o
intuito de lhe proporcionar bases sólidas e necessárias para o convívio
centrado no aprendizado em parcerias e em valores éticos. Nesse caso, de um
aluno agressivo que chama a atenção para si, uma postura positiva do professor
é se aproximar desse aluno, oferecer a possibilidade de falar sobre seus
sentimentos e até mesmo sobre seus atos, mesmo nas séries iniciais da educação
infantil. Outra medida seria o teatro de bonecos, representando conflitos do
cotidiano da criança. Conhecer esse aluno promove um melhor controle da
situação, e assim pode motivá-lo a aprender em vez de chamar a atenção,
oferecendo novas possibilidades de adquirir conhecimento e superar barreiras,
sempre evitando o confronto direto com o aluno. O professor não deve ter
qualquer atitude agressiva, pois pode desencadear nos alunos traços de
agressividade, e ao contrário, deve orientar os alunos a informar quanto à
ocorrência de qualquer comportamento agressivo; não estimular a criança a
revidar atitudes agressivas com atos violentos; dialogar com as crianças sobre
as noções de certo e errado; e proporcionar brincadeiras onde há contato
físico.
EXERCÍCIOS
1) Um fator
importante para a real interação entre pares é a forma de comportamento dos
indivíduos, considerada em duas categorias específicas: comportamento
pró-social e agressividade. Um comportamento agressivo pode se apresentar como
uma agressão instrumental, uma hostilidade, uma agressão física ou, ainda, uma
agressão relacional/emocional. Considerando estes aspectos, pode-se afirmar
que:
a) A
agressividade relacional é mais comum entre garotos.
RESPOSTA
INCORRETA
A
agressividade relacional é mais comum entre garotas. Ela ocorre através de
expressões de desdém, ameaça de exclusão e fofocas, visando prejudicar a
autoestima e os relacionamentos do outro.
b) A
agressividade é um mau comportamento já que visa ferir fisicamente as pessoas.
RESPOSTA
INCORRETA
A
agressividade não visa apenas a integridade física de alguém. Na verdade, este
tipo de mau comportamento pode visar desde objetos até o estado emocional ou a
imagem dos indivíduos.
c) Na
agressividade instrumental, há uma continuidade da agressão, mesmo quando o
objetivo almejado é alcançado.
RESPOSTA
INCORRETA
Na chamada
agressividade instrumental, a agressividade para a partir do momento em que o
objetivo é alcançado. Por exemplo: uma criança quer o brinquedo de outra e é
agressiva só até consegui-lo
d) O
comportamento pró-social é aquele que realiza ações visando o interesse
próprio.
RESPOSTA
INCORRETA
Pelo
contrário. No comportamento pró-social, as ações são desinteressadas e voltadas
para o benefício do outro, com o propósito de nutrir laços sociais.
e) Tentar tomar
o lugar do colega na fila pode representar uma agressividade hostil.
RESPOSTA
CORRETA
De fato, pois
a agressividade hostil não visa causar danos físicos, mas agredir os
sentimentos ou a honra do outro, fazendo-o parecer bobo ou envergonhando-o
frente à outras pessoas.
Enviada em 12/04/2020
01:28
2) Interações
agressivas têm aspectos bastante complexos que surgem na medida que as crianças
crescem e tendem a assumir diferentes papéis no contexto da agressão:
perpetrador (agressor), vítima, assistente do perpetrador, defensor da vítima,
espectador, reforçador, entre outros. Os traços de personalidade das crianças
em algum grau determinam os papéis que elas assumem. Portanto, é necessário
enfocar a necessidade de mudar o comportamento do agressor e o de suas vítimas
habituais. Neste contexto, pode-se afirmar que, em geral:
a) As
consequências da vitimização podem ser muito graves se persistirem em fases de
idade mais avançada.
RESPOSTA
CORRETA
De fato, as
consequências da vitimização, se não superadas, podem induzir quadros de
solidão, desejo de não ir à escola, baixa autoestima e depressão em idades
posteriores.
Enviada em 12/04/2020
01:31
b) As crianças
tímidas assumem o papel de defensoras da vítima.
RESPOSTA
INCORRETA
Na verdade, em
geral, as crianças mais tímidas evitam se envolver e se tornam espectadores não
participantes.
c) As crianças
emocionalmente instáveis tendem a tomar partido da vítima.
RESPOSTA
INCORRETA
Crianças
emocionalmente instáveis tendem a se colocar a favor do perpetrado como seu
assistente ou como espectador reforçador e, no geral, não tomam partido da
vítima.
d) Os
perpetradores ou valentões são mais agressivos com crianças que com adultos.
RESPOSTA
INCORRETA
Os
perpetradores, ou valentões, costumam ser mais agressivos com adultos, já que
sentem pouca ou nenhuma vergonha por suas ações e desafiam frequentemente quem
pode lhes impor limites.
e) As vítimas
habituais possuem uma empatia por seus agressores com quem, paradoxalmente,
mantém uma relação de amizade.
RESPOSTA
INCORRETA
As vítimas
habituais são, geralmente, crianças menores e mais fracas que seus agressores.
Essas crianças se submetem a eles, mas, raramente, se tornam seus amigos,
preferindo o afastamento de seus algozes.
3) Mesmo que o
professor tenha feito um bom planejamento e implementado um ambiente positivo
de sala de aula para desenvolvê-lo, é possível que ocorram problemas de
comportamento, sendo importante que ele faça intervenções no momento certo, de
uma forma eficaz, contando, quando for preciso, com a colaboração de outras
pessoas. Considerando as intervenções realizadas pelos professores, marque a
alternativa CORRETA:
a) Ao perceber
que duas alunas conversavam durante a prova, a professora Amanda se coloca ao
lado da carteira de uma das alunas, enquanto observa a sala.
RESPOSTA
CORRETA
De fato, ao se
colocar ao lado da aluna, a professora inibiu o ato da conversa, agindo de
maneira prática e eficaz, sem a necessidade de uma intervenção mais dura.
Enviada em 12/04/2020
01:33
b) Dois alunos
começam uma briga dentro da sala de aula. Num impulso, o professor Rômulo
segura um dos alunos pelo braço e com o outro braço defende o aluno dos golpes
de seu colega.
RESPOSTA
INCORRETA
Ao se envolver
diretamente na briga, o professor não interviu de maneira eficaz. Nestes
contextos, a turma do "deixa disso" ou a equipe de segurança da
escola poderia amenizar a situação.
c) Diante de
uma criança que não quer permanecer junto das outras para realizar suas
atividades, a professora Bruna decide que a melhor intervenção é ignorar o
aluno que quer chamar a atenção.
RESPOSTA
INCORRETA
O aluno pode
atrapalhar o andamento da classe e ignorá-lo significa não lhe impor limites. A
professora deveria intervir, conversando pessoalmente ou solicitando um
aconselhamento especializado para o aluno.
d) O aluno tem
comportamento agressivo com seus colegas, e o professor Eduardo se dirige aos
pais do estudante, culpando-os pelo mau comportamento do filho.
RESPOSTA
INCORRETA
Embora a
conversa com os pais seja uma atitude positiva, a forma de se expressar do
professor não parece adequada. Em um diálogo sobre o comportamento do aluno,
pais e professores poderiam descobrir juntos a melhor maneira de intervir.
e) Uma aluna
repetidamente tem agredido fisicamente suas colegas. A professora Márcia,
depois de dialogar com a aluna, decidiu que após cada agressão cometida, ela
não irá para o recreio.
RESPOSTA
INCORRETA
Este tipo de
intervenção moderada não surte o efeito necessário, pois é preciso intervir
para que as agressões cessem e não apenas aplicar uma punição à cada nova
agressão cometida.
4) A violência
nas escolas, especialmente em escolas públicas, tem se tornado motivo de
preocupação para educadores e pais, sendo enfoque, até mesmo, de noticiários,
que relatam casos de briga de alunos, dentro e fora das dependências da escola,
através de agressões verbais e físicas, intimidação e ameaças aos colegas ou
aos desafetos, aos professores, diretores e outros funcionários. Como prevenir
ou reverter situações de violência nas escolas ou, ainda, como lidar com a
situação no momento em que ela ocorre? Dentre as alternativas a seguir,
assinale a que aborda CORRETAMENTE a temática presente no enunciado:
a)
É injusto
pensar que a qualidade da educação oferecida por uma escola se relacione com os
índices de agressão.
RESPOSTA
INCORRETA
A qualidade da
educação gera fatores que estão diretamente ligados ao comportamento dos
alunos. Escolas de qualidade tendem a ser mais rígidas e eficazes no
enfrentamento de problemas de comportamento.
b)
É dever dos
pais, e não da escola, educar moralmente seus filhos em relação ao respeito e à
prática da não violência.
RESPOSTA
INCORRETA
Um
comportamento agressivo pode prejudicar o desenvolvimento dos alunos e, por
isso, é necessário que a escola promova intervenções adequadas para impedir a
violência.
c)
Estudar temas
como tolerância, alteridade e limites pode ajudar os alunos a repensarem certas
atitudes.
RESPOSTA
CORRETA
De fato,
certas atitudes de agressividade atestam que existe uma falta de limites, e alguns
conceitos fundamentais para uma cultura de não violência podem ser trabalhados
dentro do currículo escolar.
Enviada em
12/04/2020
01:39
d)
Não cabe ao
professor o papel de sanar discussões em sala de aula, e outros profissionais
devem ser acionados nestes casos.
RESPOSTA
INCORRETA
Em situações
de discussão e agressividade na sala de aula, o professor deve exercer sua
autoridade. Uma atitude firme de sua parte poderá evitar outras ocorrências.
e)
Reverter a
situação da agressividade no ambiente escolar é tarefa que cabe apenas à gestão
da escola.
RESPOSTA
INCORRETA
Reverter esta
situação não cabe exclusivamente à gestão escolar, pois são necessárias ações
singulares e conjuntas entre educadores, pais, profissionais de saúde, serviço
social e outros.
5)
A educação
infantil é um alicerce para todo o processo educacional. Em vista disso, o
professor deve estar atento ao comportamento da criança e às suas necessidades
físicas e emocionais, com o intuito de lhes proporcionar bases sólidas e
necessárias para o convívio centrado no aprendizado em parcerias e em valores
éticos. Dentre os aspectos a serem observados e trabalhados pelos professores
da educação infantil, pode-se afirmar que:
a)
Na primeira
infância, enquanto a personalidade dos alunos ainda está em formação, não há
que se falar em falta de limites.
RESPOSTA
INCORRETA
A falta de
limites está presente desde a primeira infância, podendo ser observadas em
situações como a de crianças que agridem até conseguirem o que desejam.
b)
Crianças
recém-chegadas ao ambiente escolar demandam menos atenção em relação aos
possíveis problemas de agressividade.
RESPOSTA
INCORRETA
É comum que
tais crianças sintam medo e insegurança. É preciso dar a elas uma atenção
especial, pois tais emoções podem se reverter em um comportamento agressivo.
Noutros casos, alguns alunos podem receber estas crianças novatas com
estranheza e agressividade.
c)
Em sala de
aula, certas atitudes do professor, nos anos da educação infantil, podem
desencadear nos alunos traços de agressividade.
RESPOSTA
CORRETA
De fato,
atitudes autoritárias e aspereza podem desencadear traços de agressividade,
sobretudo, em crianças que já se encontram em ambientes de conflito ou são
propensas à agressividade.
d)
Os pais são os
principais agentes no trato de crianças com tendência à agressividade,
especialmente durante a educação infantil.
RESPOSTA
INCORRETA
Nem sempre os
pais são capazes de reverter as tendências de agressividade dos filhos. Em
muitos casos, a tendência agressiva nasce do tipo de educação que as crianças
recebem em casa.
Enviada em
12/04/2020
01:42
e)
Se o problema
da agressividade não for totalmente sanado, durante os anos da educação
infantil, há grandes chances de que ele desapareça ao longo dos anos.
RESPOSTA
INCORRETA
Se na infância
o problema da agressividade não for solucionado, existe uma forte tendência de
que o comportamento agressivo venha a se agravar devido à falta do aprendizado
de limites.
O Enfrentamento da Questão Social
DESAFIO
As expressões da questão social são as bases para o desenvolvimento do
trabalho do assistente social, sendo ela, a questão social, o elemento
central da relação capital-trabalho e da relação usuário-realidade.
Os assistentes sociais são chamados a intervir nas relações sociais
cotidianas, de maneira a ampliar e consolidar a cidadania e o acesso aos
direitos civis, políticos e sociais para os segmentos mais vulneráveis da
sociedade (trabalhadores, crianças, adolescentes, idosos, portadores de
necessidades especiais, mulheres, negros, homossexuais e suas respectivas
famílias).
Dentro da lógica do capital, das políticas fragmentadas, ocorre a banalização do humano e a retração dos direitos sociais.
Surgem, assim, questionamentos das diferenças étnico-raciais, de
gêneros, sexuais e religiosas. Essas questões dão origem aos chamados novos sujeitos, novos usuários, novas necessidades, que transformam a
sociedade após a década de 1970, sendo consideradas as novas expressões da
questão social.
Baseado nessa fundamentação,
responda: quais são os desafios enfrentados pelos assistentes sociais no
cotidiano profissional?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Neste cenário, o desafio dos assistentes
sociais é identificar as novas expressões da questão social e fazer sua
relação com as novas formas de exploração a que são submetidas as pessoas,
cotidianamente, pela sociedade capitalista: retirada de direitos civis,
políticos e sociais.
Cabe ao assistente social contribuir
para que os usuários busquem o acesso aos seus direitos, tendo o cuidado de
não colocar toda a responsabilidade sobre a família referente ao cuidado dos
seus membros mais vulneráveis.
MINHA RESPOSTA
O assistente social
trabalha com famílias que é algo complexo e em constante modificação e na atual
conjuntura brasileira, a família tem uma execução privilegiada nos programas e
políticas sociais na sociedade neo liberal. A matricialidade sócio familiar está
presente na base de diversas políticas, como forma de promover bem estar social
e proteção social, ou seja, a família está no centro das políticas publicas e a
política é pensada a partir da família. Sendo assim, ocorre a centralidade da
família que é responsabilizada pelo cuidado com os mais vulneráveis, como
crianças e pessoas idosas. E nesse contexto, cabe ao assistente social
identificar em seu atendimento as expressões da questão social que emergem no
cotidiano das famílias e realizar sua proteção através de políticas publicas,
sem a culpabilização dessas famílias.
EXERCÍCIOS
1) A questão social surge na Europa no
século XIX, com os processos de urbanização e industrialização ligados às
mazelas sociais advindas das mudanças sociais e econômicas. Ou seja, a questão
social surge com as mudanças societárias e com o processo de exploração do
trabalho, ocasionados pelo advento da sociedade capitalista. Qual o diferencial
de interpretação sobre o que é a questão social na proposta de Iamamoto e
Carvalho em comparação com a interpretação tradicional adotada no início da
profissão?
a)
Não ocorreu
mudança de interpretação.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
A mudança se
deu na interpretação de como o homem estava inserido na sociedade, mas as
concepções de mundo e sociedade permaneceram as mesmas.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
A compreensão
e a interpretação de mundo, sociedade e homem se diferenciam nas duas
interpretações de questão social.
RESPOSTA
CORRETA
Inicialmente,
a questão social era compreendida e interpretada como desajustes sociais, que
eram, na sua grande maioria, tratados como caso de polícia. Já na proposta de
Iamamoto e Carvalho, a questão social passa a ser compreendida e interpretada
como mazelas sociais inerentes ao sistema capitalista, isto é, a contradição
entre capital e trabalho.
Enviada em
13/04/2020
11:22
d)
A mudança se
deu na interpretação de como ocorrem as relações na sociedade, entretanto, a
questão social permaneceu sendo vista como caso de polícia.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
A mudança se
deu na interpretação de como ocorrem as relações na sociedade, entretanto, a
sociedade seguiu sendo considerada perfeita.
RESPOSTA
INCORRETA
2)
O que é
pobreza?
a)
A pobreza é
não ter acesso a recursos materiais.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
A pobreza é
não ter acesso a bens e serviços.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
A pobreza é a
má distribuição de renda.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
A pobreza é a
falta de recursos materiais, as desigualdades sociais e a falta de acesso a
bens e serviços.
RESPOSTA
CORRETA
A pobreza,
além de falta de recursos financeiros, está vinculada às desigualdades sociais
e à falta de acesso a serviços como saúde, educação, transporte e
infraestrutura. O fato de o usuário não conseguir acesso, ou ter acesso a
serviços precários, também pode fazer com que uma pessoa seja considerada
pobre.
Enviada em
13/04/2020
11:25
e)
A pobreza é
não ter acesso às políticas públicas e sociais.
RESPOSTA
INCORRETA
3)
Qual a relação
entre pobreza e questão social?
a)
A inclusão nas
políticas públicas.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
O cenário de
disputa entre Estado e burguesia.
RESPOSTA INCORRETA
c)
Não há
relação.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
A pobreza se
constitui pelo acesso as bens e serviços que produz as expressões da questão
social.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
A pobreza se
constitui pelo não acesso à riqueza socialmente produzida, fator que, no
sistema capitalista, enriquece poucos e empobrece muitos. Sistema que
potencializa a manifestação das expressões da questão social.
RESPOSTA
CORRETA
A
insuficiência ou a ausência de renda faz com que a desigualdade se intensifique
e se apresente de formas distintas, como o agravamento da violência e da
marginalidade. A falta de políticas públicas para o enfrentamento dessas
mazelas sociais impossibilita a inclusão econômica e social dessa população na
sociedade.
Enviada em
13/04/2020
11:37
4)
Qual a
importância do tripé da Seguridade Social para o trabalho dos assistentes
sociais?
a)
Refere-se a um
importante espaço de atuação. É por meio do tripé da Seguridade que o
assistente social faz o ajustamento de conduta do usuário.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
Refere-se a um
importante espaço de atuação do assistente social para seguir o regramento do
Estado.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
Refere-se a um
importante espaço de atuação do assistente social para que possa, por meio da
subjetividade do sujeito, realizar a intervenção profissional.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
Refere-se a um
importante espaço de atuação do assistente social para fazer a manutenção do
Estado burguês.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
Refere-se a um
importante espaço de atuação do assistente social, pois é por meio do tripé da
Seguridade Social que é possível fazer o enfrentamento das múltiplas expressões
da questão social.
RESPOSTA
CORRETA
O tripé da
Seguridade Social abrange o direito à saúde, à Previdência e à Assistência
Social, espaço amplo de atuação profissional, que se configura como espaços de
enfrentamento das múltiplas expressões da questão social, como a garantia de
direitos.
Enviada em
13/04/2020
11:52
5)
Qual a
importância dos programas de transferência de renda?
a)
Assegurar
acesso à saúde.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
Assegurar
segurança alimentar e econômica.
RESPOSTA
CORRETA
Os programas
de transferência de renda são utilizados para retirar pessoas e/ou famílias da
condição de miserabilidade econômica, garantindo a inserção de crianças e
adolescentes na educação, bem como o acesso à política de saúde, em seu
processo preventivo, além dos mínimos direitos sociais aos idosos que não
consigam se manter ou cujas famílias não tenham condições de garantir sua
segurança alimentar e econômica. O programa, no entanto, não supera o panorama
de concentração de renda e invisibilidade de milhões de brasileiros, embora não
se possa deixar de salientar a importância que tem para a retirada de muitos da
linha da miséria.
Enviada em
13/04/2020
12:01
c)
Assegurar
acesso à Previdência Social.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
Assegurar
acesso ao trabalho.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
Assegurar que
todos cumpram as regras.
RESPOSTA
INCORRETA
Conflitos Inter Grupais e Entre Grupos
DESAFIOS
Os conflitos podem surgir a qualquer hora do dia ou da noite, em espaços
sociais mais diversos ou inusitados. Os aspectos sociais e culturais também
podem gerar inúmeros conflitos. A família é um local onde há comumente a
geração de conflitos e é nesse mesmo espaço que as pessoas aprendem a
resolvê-los e a conviver. Isso deve fazer parte do processo de educação das
pessoas. A família é o primeiro local em que as pessoas devem aprender a
gerenciar conflitos.
Seu desafio consiste em relacionar 3 (três) situações de conflitos na
sua família, seja com seus pais, seus filhos, marido, etc. e apontar quais
foram as soluções encontradas.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
processo familiar e educacional são fundamentais para formação de
sujeitos que possuem essa competência. Exemplos:
Conflito Familiar
1. Irmãos brigam muito.
2. Filho mais velho está sempre nervoso com pai que chega tarde do trabalho.
3. Marido e mulher brigam porque constantemente têm gostos diversos e querem
fazer passeios diferentes.
Solução
1. Estimular a amizade entre os irmãos, incentivar que brinquem juntos,
inseri-los em atividades esportivas comuns.
2. Aprofundar diálogo entre pai e filho para que haja compreensão dos desafios.
Pai poderia tentar chegar mais cedo do serviço ou levar seu filho para conhecer
o trabalho.
3. Buscar o respeito às diferenças de gosto e tentar agradar um ao outro,
fazendo passeios juntos.
MINHA RESPOSTA
Atualmente, moro sozinho. Mas para
citar 3 (três) situações de conflitos em família, vou voltar para época que
morava com meus pais. A primeira situação era religiosa, sendo que eu, minha
irmã e minha mãe somos católicos, e meu pai é evangélico. Então, ele ficava nos
desrespeitando, querendo obrigar a seguir a religião dele e após todos
conversarem, solucionou o conflito com cada um seguindo sua religião e indo
para igreja nos dias que for conveniente para cada um, sem querer impor algo
uns aos outros. A segunda situação, foi quando era casado, morava somente eu e
minha esposa na época. O conflito era sobre uso do computador e televisão que
só tinha um na casa, e às vezes um dos dois ficava um tempo maior que o outro
usando um a televisão no canal que queria assistir e também o computador.
Então, ficou combinado que quando um usasse a televisão, o outro usaria o
computador e nos dias que os dois quisessem usar somente o computador,
combinamos horários, como de manhã, tarde ou noite para cada um usar. Em casos
urgentes, que um precisasse usar o computador, o outro deixaria, devido à
urgência. Isso solucionou e evitou que um ficasse zangado com o outro e
solucionou esse conflito. Na terceira situação, que é a mais atual, eu moro
sozinho, mas recebi visita do meu pai e madrasta que são evangélicos, e que
ficaram quinze dias na casa. No primeiro dia de visita, assisti normalmente
televisão e ambos falaram que não gostam e pra evitar o conflito, guardei a
televisão e fiquei sem assistir pelos dias seguintes que eles ficaram. Neste
caso, ambos moram no interior da Bahia e minha madrasta veio fazer um
tratamento oftalmológico na capital. Com essa atitude, evitou conflitos e todos
conviveram bem, já que abri mão de algo que não é tão essencial, mas apenas por
alguns dias.
EXERCÍCIOS
1)
Dentro de uma
empresa, o surgimento de conflitos é quase inevitável. Conflito é um embate
entre equipes ou grupos, uma discussão entre pessoas com ideias diferentes.
Existem várias definições de conflitos. Entre os conceitos a seguir, marque a
alternativa correta:
a)
O conflito
pode ser uma decisão negativa ou positiva, tendo em mente o fator motivacional
na negociação.
RESPOSTA
INCORRETA
O conflito
pode sim ser uma decisão negativa ou positiva. É preciso ter claro, na
negociação, o fator motivacional.
b)
O conflito
surge quando há necessidade de escolha entre situações que podem ser
consideradas divergentes.
RESPOSTA
INCORRETA
O conflito
pode surgir ao se deparar com a necessidade de escolha em situações
divergentes.
c)
O conflito é
um discurso entre grupos e equipes que tem o mesmo objetivo, porém opiniões
diferentes.
RESPOSTA
INCORRETA
O conflito
surge através de uma discussão entre grupos e equipes que possuem iguais
objetivos, mas diferentes opiniões.
d)
Significa a
existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e
colidentes que podem se chocar.
RESPOSTA
INCORRETA
O conflito
pode ser considerado como existência de ideias, sentimentos, atitudes ou
interesses antagônicos e colidentes.
e)
Todas as
alternativas anteriores estão corretas.
RESPOSTA
CORRETA
Conflito
significa a existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses
antagônicos e colidentes que podem se chocar. É também um discurso entre grupos
e equipes que tem o mesmo objetivo, porém opiniões diferentes; e pode surgir
quando há necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas
divergentes.
Enviada em
12/04/2020
07:08
2)
Segundo
Newstrom (2011, p. 251), “praticamente todo relacionamento de trabalho
produzirá algum grau de conflito ao longo do tempo”. Com relação a isso,
assinale a alternativa, abaixo, a alternativa correta:
a)
O
comportamento interpessoal em organizações complexas contribui para as
simetrias de poder.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
O conflito é
um processo intergrupal que pode emergir de discordâncias em torno das metas ou
dos métodos utilizados para alcançá-los.
RESPOSTA
CORRETA
O
comportamento interpessoal em organizações complexas contribui para as
diferenças (assimetrias) de poder. O conflito é um processo intergrupal que
pode emergir de discordâncias em torno das metas ou dos métodos utilizados para
alcançá-los. É possível que surjam conflitos associados ao papel intrapessoal
dos indivíduos, como por exemplo, como resultado da adoção de papeis
conflitantes. Com relação aos efeitos dos conflitos, se pode afirmar que podem
produzir tanto resultados não-produtivos quanto produtivos. Os conflitos
poderão produzir até 4 resultados diferentes, dependendo das abordagens
utilizadas pelos envolvidos, quais sejam, perde-perde, ganha-ganha,
perde-ganha, ganha-perde.
c)
É possível que
surjam conflitos associados ao papel interpessoal, mas dificilmente conflitos
podem ser associados ao papel intrapessoal.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
Com relação
aos efeitos dos conflitos, se pode afirmar que somente podem produzir
resultados não-produtivos.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
Os conflitos
poderão produzir até 2 resultados diferentes, dependendo das abordagens
utilizadas pelos envolvidos, quais sejam, perde-perde, ganha-ganha.
RESPOSTA
INCORRETA
3)
Robbins
(2005), no seu livro Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto
brasileiro, afirma que os conflitos possuem cinco estágios e que estes ocorrem
em uma ordem lógica. Abaixo apresentamos algumas sequências. Marque a sequência
CORRETA proposta por Robbins.
a)
I -
Comportamento II - Oposição III - Intenções IV - Cognição e personalização V -
Consequências
RESPOSTA
INCORRETA
Esta não é a
sequência correta proposta por Robbins.
b)
I - Oposição
II - Cognição e personalização III - Intenções IV - Consequências V -
Comportamento
RESPOSTA
INCORRETA
Os cinco
estágios ocorrem em uma ordem lógica, diferente desta.
c)
I - Oposição
II - Cognição e personalização III - Intenções IV - Comportamento V -
Consequências
RESPOSTA
CORRETA
I - Oposição -
Comunicação, estrutura e variável de pessoas.
II - Cognição
e personalização - Envolvimento emocional.
III -
Intenções - Competir, evitar, acomodar, colaborar e conceder.
IV -
Comportamento - Agressividade e comportamento questionado.
V -
Consequências - Funcionais e disfuncionais.
Enviada em
12/04/2020
07:16
d)
I - Intenções
II - Cognição e personalização III - Oposição IV - Comportamento V -
Consequências
RESPOSTA
INCORRETA
Esta não é a
ordem lógica dos 5 cinco estágios proposta por Robbins.
e)
I -
Comportamento II - Cognição e personalização III - Intenções IV - Oposição V -
Consequências
RESPOSTA
INCORRETA
Esta não é a
sequência dos cinco estágios proposta por Robbins.
4)
Ainda sobre os
estágios do conflito, Robbins (2005) afirma: "Nesse estágio é a percepção
dos envolvidos do conflito, o nível de sentimento envolvido, e a colaboração
entre as partes. Quando as pessoas se envolvem emocionalmente, as partes
experimentam a ansiedade, tensão, frustração ou hostilidade". Nessa
afirmativa, o autor está se referindo a qual estágio do conflito?
a)
I -
Comportamento
RESPOSTA
INCORRETA
Comportamento:
refere-se ao tipo de comportamento, como agressividade.
b)
II - Cognição
e personalização
RESPOSTA
CORRETA
Cognição e
personalização: refere-se ao envolvimento emocional.
Enviada em
12/04/2020
07:20
c)
III -
Intenções
RESPOSTA
INCORRETA
Intenções:
refere-se a intencionalidade de competir, evitar, acomodar, colaborar e
conceder.
d)
IV - Oposição
RESPOSTA
INCORRETA
Oposição:
refere-se a comunicação, estrutura e variável de pessoas.
e)
V -
Consequências
RESPOSTA
INCORRETA
Consequência:
refere-se aos tipos de consequências para as organizações funcionais e
disfuncionais.
5)
Ainda, segundo
Robbins (2005), assinale a alternativa correta acerca das intenções para
administração de conflitos:
a)
Competição,
colaboração, compromisso, não enfrentamento, acomodação.
RESPOSTA
CORRETA
No estágio das
intenções para administração dos conflitos podemos destacar a competição, a
colaboração, o compromisso, o não enfrentamento, e a acomodação.
Enviada em
12/04/2020
07:30
b)
Não
Competição, colaboração, compromisso, não enfrentamento, acomodação.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
Competição,
não colaboração, compromisso, não enfrentamento, acomodação.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
Competição,
colaboração, compromisso, enfrentamento, acomodação.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
Competição,
colaboração, compromisso, não enfrentamento, não acomodação.
RESPOSTA
INCORRETA
Humano integrado
DESAFIO
A ideia de um ser humano integral, pensado em todas as dimensões, vai além da visão biologista e fisicalista do ser humano, assim como do
dualismo mente-corpo, como Descartes pretendeu. O ser humano é pensado pela
Antropologia Integral para além dessa dicotomia, é visto como um ser que possui muitas dimensões.
Com base nessa concepção de humano integrado, considere o experimento de pensamento a seguir.
A partir da concepção de humano integrado, analise o experimento de pensamento proposto e responda:
- Supondo que tal experimento fosse
possível e seu cérebro fosse retirado do seu corpo, você continuaria sendo
você? Por que?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Não continuaria, pois se considerar a
concepção de ser humano integrado como propõe a Antropologia
Integral, o ser humano é muito mais do que apenas o cérebro. Dessa forma, não é
possível continuar sendo a mesma pessoa se o cérebro for retirado do corpo e
colocado em uma cuba de vidro.
O ser humano é um ser biológico, psicológico, social e espiritual, que é
visto na sua integralidade e com todas as suas dimensões, de forma que o cérebro, se retirado do corpo, é apenas um órgão, mas o ser
é muito mais do que o seu cérebro.
MINHA RESPOSTA corrigida
De acordo com o conceito de humano
integrado, que é a abordagem do ser humano a partir da Antropologia Teológica,
ou seja, se tratando de pensar o ser humano de forma integral e não mais de
forma fragmentada, nesse tal experimento não continuaria. Porque mesmo com o
cérebro retirado do corpo, a proposta da concepção de humano integrado é uma
visão holística, que abrange como um todo e não de maneira fragmentada,
pensando todas as suas relações e compreendendo-se enquanto um sujeito
biopsicossocial com influências biológicas, psicológicas e sociais.
EXERCÍCIOS
1)
O problema do
mal, conforme o aborda Paul Ricoeur, nos permite perceber o quanto é
construtiva uma abordagem que integra diferentes áreas do saber.
Acerca do mal
sofrido, conforme o concebe Ricoeur, é possível afirmar que:
a)
É o mal moral,
aquele cuja punição do agente causador é dada por Deus.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
Trata-se do
mal que faz sofrer também o homem justo.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
É aquele tipo
de mal pelo qual eu não posso responsabilizar ninguém.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
É o mal que
revela a todos que os justos também sofrem e que nos faz sair do círculo da
retribuição, uma vez que é um mal sem agente causador.
RESPOSTA
CORRETA
O mal sofrido
nos revela a necessidade de sair do círculo da retribuição, uma vez que o mal
não é um castigo ou punição e, muito menos, de autoria de Deus. Ele nos revela
ao mesmo tempo que o justo também sofre e que é necessário amar a Deus por
nada, pois não é porque você ama a Deus e é justo que não será atingido ou
interpelado pelo mal.
Enviada em
13/04/2020
02:11
e)
Deus é o autor
do mal.
RESPOSTA
INCORRETA
2)
A perspectiva
de pensar o humano integrado nos possibilita a compreensão do ser humano como
uno, mas reconhece também os elementos que o constituem.
No que tange a
espiritualidade, a partir da perspectiva de uma antropologia integral cristã, é
correto afirmar que:
a)
A
espiritualidade pode ser exemplificada como o culto da aparência e do próprio
corpo.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
É a revelação
do lado místico e mágico do ser humano, no qual encontra-se o espiritualismo e
o espiritismo.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
Só pode ser
atingida a partir do momento da morte.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
É a idolatria
da imagem e do corpo em detrimento da alma.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
É essa busca
por sentido e ao mesmo tempo o encontro com o Deus revelado.
RESPOSTA
CORRETA
A
espiritualidade, na perspectiva de uma Antropologia Integral, é o
reconhecimento dessa dimensão do ser humano, de uma busca de sentido e encontro
com o Deus revelado, reconhecendo os elementos que constituem o ser humano.
Entretanto, não se trata da idolatria do corpo em detrimento da alma nem
tampouco o contrário, ela é vista como uma espiritualidade vivida que
transcende a univocidade dos conceitos e não se identifica com o espiritualismo
e muito menos com o espiritismo.
Enviada em
13/04/2020
02:40
3)
A reflexão
proposta pela Antropologia Teológica Integral difere das demais porque propõe
uma reflexão acerca de todas as dimensões do ser humano.
Considerando a
Antropologia Teológica Integral, é correto afirmar que:
a)
A Antropologia
Teológica Integral reconhece que há hierarquia entre essas dimensões, sendo a
dimensão racional a mais importante.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
A dimensão
espiritual é, portanto, a mais importante de todas as outras dimensões, uma vez
que ela revela uma conexão com Deus.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
Ainda que se
reconheça a integração entre as dimensões do ser humano, fica evidente a
superioridade da alma em detrimento do corpo.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
Não desconhece
as diferenças entre as dimensões, contudo, esclarece que uma dimensão não se
sobrepõe a outra.
RESPOSTA
CORRETA
Não há,
segundo a perspectiva de uma Antropologia Teológica Integral, a sobreposição ou
mesmo qualquer hierarquia ou ênfase de uma dimensão em relação às outras,
embora se reconheça as diferenças que as constituem.
Enviada em
13/04/2020
02:48
e)
Não reconhece
as diferenças entre as dimensões, contudo, esclarece que a dimensão espiritual
se sobrepõe a qualquer outra.
RESPOSTA
INCORRETA
4)
Como ficou
evidenciado há alguns séculos, a reflexão teológica tem dialogado com outras
áreas do saber, tais como a Filosofia, a Antropologia, a Psicologia, entre
outras. Esse diálogo tem promovido a compreensão dessas áreas pela reflexão
teológica e, ao mesmo tempo, a compreensão da reflexão teológica por essas áreas.
Contudo, no
que tange o reconhecimento do diálogo, marque o que for correto:
a)
É necessário
reconhecer que o diálogo é apenas um dos recursos da reflexão teológica, sem
qualquer caráter pedagógico, uma vez que só é possível aprender através da
experiência.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
Não é possível
desprezar o caráter pedagógico do diálogo, uma vez que ele propicia novas
aprendizagens, é possível aprender com o outro através do diálogo.
RESPOSTA
CORRETA
Não é possível
desprezar o caráter pedagógico do diálogo, uma vez que ele propicia novas
aprendizagens. É possível aprender com o outro através do diálogo. É o diálogo
que permite o enriquecimento da Teologia e das outras áreas, a Teologia é
enriquecida pelos saberes ad extra, mas também ad intra, pois quando colocada
em diálogo com as demais áreas, há uma autorreflexão e autoavaliação da própria
área, revendo paradigmas e ideias.
Enviada em
13/04/2020
02:55
c)
O diálogo não
é capaz de propiciar novas aprendizagens. Isso só é possível através da experiência
e vivência isolada em cada área de conhecimento.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
O diálogo,
embora tenha muita importância para a reflexão teológica, não possui nenhum
caráter pedagógico.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
O diálogo não
possui caráter pedagógico, ao contrário, pode atrapalhar a aprendizagem se
utilizado como recurso.
RESPOSTA
INCORRETA
5)
A conexão
entre a Teologia e a espiritualidade nos revela, de acordo com Boff (2015), que
há, entre ambas, um mesmo objeto próprio.
Acerca deste
objeto próprio, é correto afirmar que:
a)
O objeto
próprio da Teologia e da espiritualidade é o Deus revelado.
RESPOSTA
CORRETA
Como afirma
Boff (2015), o objeto próprio tanto da teologia quanto da espiritualidade é o
Deus revelado. Tanto que ele é capaz de impor a necessidade de conexão entre
ambas as áreas. É por isso que não podemos afirmar que o objeto próprio possa
diferir de acordo com o sujeito e a sua espiritualidade, pois se trata aqui de
uma espiritualidade cristã, e enquanto tal, ela possui como objeto próprio – na
perspectiva de Boff – o Deus revelado.
Enviada em
13/04/2020
02:59
b)
O objeto
próprio da Teologia e da espiritualidade é o ser humano.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
O objeto
próprio da Teologia e da espiritualidade é o diálogo.
RESPOSTA
INCORRETA
d)
O objeto
próprio da Teologia e da espiritualidade é a fé.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
O objeto
próprio da Teologia e da espiritualidade difere de acordo com a espiritualidade
de cada ser humano.
RESPOSTA
INCORRETA
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