domingo, 29 de agosto de 2021

Felicidade - Desafios e Exercícios

 

FELICIDADE – AVA

 

Felicidade

DESAFIO

 

Neste desafio você deverá enfrentar a seguinte questão: se para o Utilitarismo Clássico o que importava era a felicidade de uma maioria, como em uma situação poderíamos auferir se o sacrifício de uma pessoa não iria trazer mais infelicidade? E ainda, se a vida de um número maior de pessoas valeria mais que uma vida apenas?

Suponhamos que o líder de um país extremamente querido e carismático estivesse preso por um grupo de extremistas e estes apenas não iriam bombardear o país se em troca pudessem sacrificar a vida do chefe de Estado.

Qual seria a saída e por que a Teoria Utilitarista não funcionaria nesse caso?
Para cumprir o desafio você deverá escrever um texto dizendo que o Utilitarismo não poderia ser considerado uma teoria ética:

Orientação de resposta do aluno:

Para realizar este desafio, você deverá atender aos seguintes itens:

1 - dizer o que é o Utilitarismo.
2 - mostrar qual a sua finalidade.
3 - relacionar a teoria com o caso e realizar uma crítica à ideia central desta.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O Utilitarismo é uma teoria que, em sua composição clássica, informa-nos que será justa a atitude que conseguir proporcionar felicidade a um maior número de pessoas em detrimento da infelicidade. Seu fim, portanto, seria o de alcançar essa maior felicidade para um número de pessoas superior àquelas, porventura, infelizes com a atitude.

Algumas objeções como o valor da felicidade individual, a maneira como as pessoas se consideram felizes, ou seja, a subjetividade da felicidade, bem como o cálculo do que seria a felicidade e a maneira como se portar perante os "excluídos" são problemas que o Utilitarismo traz consigo.

Assim, na questão proposta podemos supor que, de acordo com a Teoria Utilitarista, o correto seria sacrificar o chefe de Estado para que fosse salvo um número maior de indivíduos. Contudo, aí iniciam-se os problemas:

Se o chefe era muito querido, será que a comoção de sua morte seria, de fato, menor que a felicidade dos que supostamente sobreviveriam?

A vida do chefe de Estado, que vive para seu povo, não estaria injustamente sacrificada, uma vez que ele sempre viveu para o seu povo?
Uma vida é menos vida do que cem vidas? Quais as garantias de que, subjetivamente, as pessoas salvas não sofreriam eternamente com o peso da morte do chefe de Estado.

As questões se multiplicam, mas é importante que tenhamos em mente que a felicidade é um bem subjetivo, que, parece-nos, não pode ser meramente quantificado. Dai um dos problemas que a Teoria Utilitarista enfrenta, ou seja, a sua própria superficialidade. De outro lado, aceitar o sofrimento de poucos poderia justificar a felicidade de um número maior, isso seria compactuar com o nascimento de pensamentos racistas.

A solução para o caso talvez fosse a negociação. Se não houvesse acordo, talvez o sacrifício do chefe de Estado fosse a melhor saída, mas não sob o argumento de uma vida ser menos que cem, mas que talvez o seu povo se unisse em prol de sua atitude.

MINHA RESPOSTA

O Utilitarismo é uma teoria que, em sua composição clássica nos informa que uma atitude será justa se proporcionar felicidade a um maior número de pessoas em detrimento da infelicidade, isto é, uma atitude que alcance essa maior felicidade para um número de pessoas superior às que porventura ficariam infelizes. Os problemas que o Utilitarismo traz são a subjetividade da felicidade, bem como o cálculo do que seria a felicidade e a maneira como se portar perante os "excluídos", ou seja, algumas objeções como o valor da felicidade individual e a maneira como as pessoas se consideram felizes. Relacionando a Teoria Utilitarista com o caso proposto, o correto seria sacrificar o chefe de Estado para que fosse salvo um número maior de indivíduos, porém isso poderia ocasionar problemas futuros, se fizermos estes questionamentos: Se o chefe era muito querido, será que a comoção de sua morte seria, de fato, menor que a felicidade dos que supostamente sobreviveriam? ; A vida do chefe de Estado, que vive para seu povo, não estaria injustamente sacrificada, uma vez que ele sempre viveu para o seu povo?; Uma vida é menos vida do que cem vidas? Quais as garantias de que, subjetivamente, as pessoas salvas não sofreriam eternamente com o peso da morte do chefe de Estado. São múltiplos questionamentos, porém é importante ter em mente que a felicidade é um bem subjetivo, e não pode ser meramente quantificado. Essa própria superficialidade da Teoria Utilitarista é um dos problemas que a teoria enfrenta. Ressalta-se também que essa aceitação do sofrimento de poucos para justificar a felicidade de um número maior, poderia ocasionar a compactuação de pensamentos racistas. Uma boa tentativa para solucionar o caso seria a negociação, e se não chegar à um acordo, talvez fosse melhor o sacrifício do chefe de Estado, mas não sob o argumento de uma vida ser menos que cem, e sim, o povo se unindo em prol daquela atitude.

 

 

EXERCÍCIOS

 

1)

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao pensamento utilitarista:

a)

A moralidade da ação depende apenas das consequências dela.

 

RESPOSTA INCORRETA

Exatamente aí reside a questão do Utilitarismo, que se alia à consequência do agir.

 

b)

O importante nas consequências é perceber a felicidade que elas poderão proporcionar para um maior número de pessoas.

 

RESPOSTA INCORRETA

O que importa na consequência da ação para o Utilitarismo é o alcance de felicidade perante um maior ou menor número de pessoas.

 

c)

A maior soma de felicidade sobre a infelicidade não determina diferença entre as pessoas.

 

RESPOSTA INCORRETA

No Utilitarismo, a felicidade não importa em distinções.

 

d)

A felicidade não pode ser vista como medida de igualdade, pois cada um é diferente.

 

RESPOSTA CORRETA

Em verdade, para essa teoria, a questão da felicidade liga-se à soma do número de pessoas felizes, e não propriamente à maneira como a felicidade se expressa individualmente.

 

Enviada em

12/04/2020 12:02

e)

A felicidade é vista como fim e não como meio.

 

RESPOSTA INCORRETA

Dentro da teoria Utilitarista, a felicidade é vista como fim e não como meio.

 

2)

Leia as alternativas abaixo e assinale a afirmativa INCORRETA:

a)

Para os utilitaristas clássicos, a felicidade estava ligada ao prazer.

 

RESPOSTA INCORRETA

A felicidade na acepção clássica do Utilitarismo estava associada ao prazer.

 

b)

O prazer para os utilitaristas seria a união de questões corporais e intelectuais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os utilitaristas acreditam nessa ideia de que o prazer está ligado às questões ali levantadas: corporais e intelectuais.

 

c)

Uma crítica ao Utilitarismo seria o de uma ditadura da maioria.

 

RESPOSTA INCORRETA

Realmente alguns críticos dizem que o Utilitarismo privilegia a maioria em detrimento da singularidade.

 

d)

O Utilitarismo não leva em consideração os direitos individuais.

 

RESPOSTA INCORRETA

De fato, no Utilitarismo, as vontades individuais não são o objeto de ocupação e de fundamentação da teoria.

 

e)

O Utilitarismo considera os direitos individuais, uma vez que procura a felicidade para todos.

 

RESPOSTA CORRETA

Ao contrário, na Teoria Utilitarista, não importam as vontades particulares. A maioria determina a ação.

 

Enviada em

12/04/2020 12:06

 

3)

Leia as alternativas abaixo e assinale a afirmativa CORRETA:

a)

A felicidade é uma questão de momentos fugazes.

 

RESPOSTA INCORRETA

A felicidade seria obra de uma vida inteira.

 

b)

Para Kant a vida boa é medida pelas ações médias.

 

RESPOSTA INCORRETA

Este autor pensa a ideia ética e de felicidade em relação ao cumprimento de deveres.

 

c)

Para Aristóteles, felicidade é obra de uma vida inteira.

 

RESPOSTA CORRETA

Em sua concepção, a felicidade é construída ao longo da formação de ações médias e duradouras.

 

Enviada em

12/04/2020 12:08

d)

A felicidade não comporta um estágio subjetivo.

 

RESPOSTA INCORRETA

De fato, fora comprovado que a felicidade é mais um estado interno composto por questões materiais.

 

e)

O Utilitarismo é uma teoria próxima ao Aristotelismo.

 

RESPOSTA INCORRETA

A proposta aristotélica tem a ideia de felicidade como uma questão de ações diuturnas na busca pelo meio termo.

 

4)

Qual alternativa NÃO corresponde a elementos que influem na construção da felicidade:

a)

Liberdade.

 

RESPOSTA INCORRETA

Sem essa dimensão, seria mesmo impossível caminhar em direção à felicidade.

 

b)

Sentido existencial.

 

RESPOSTA INCORRETA

Possuir um sentido existencial afasta sentimentos depressivos e eleva o espírito, criando caminhos para a felicidade.

 

c)

Pulsões.

 

RESPOSTA CORRETA

Esta característica não significa que desembocará em alguma maneira de felicidade.

 

Enviada em

12/04/2020 12:11

d)

Autonomia.

 

RESPOSTA INCORRETA

Este é um traço importante para a felicidade, poder reger-se por si mesmo.

 

e)

Retidão no traço da vida.

 

RESPOSTA INCORRETA

Como nos fala Ricœur: "a felicidade é dada pela consciência da direção que damos às nossas vidas".

 

5)

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica que comporia esse bem estar subjetivo:

a)

Prazeres carnais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Esta é também uma dimensão que compõe a felicidade.

 

b)

Amizade.

 

RESPOSTA INCORRETA

Esta é um dom, conforme nos ensinam Epicuro e Aristóteles.

 

c)

Contemplação.

 

RESPOSTA INCORRETA

Esta é uma característica aventada por Aristóteles como relacionada ao sentimento de felicidade.

 

d)

Prazeres do espírito.

 

RESPOSTA INCORRETA

Como nos permite reconhecer Epicuro, estes seriam elementos que compõem a felicidade.

 

e)

Saudosismo.

 

RESPOSTA CORRETA

Esta característica, ao contrário, traz sentimentos passados que podem ser mais negativos que positivos.

 

Enviada em

12/04/2020 12:13

 

O sentido da busca humana

DESAFIO

 

O desejo de ser feliz acompanha o ser humano, independentemente do modo como cada um compreende a si mesmo. Você percebe que, para cada lugar que olha, há pessoas fazendo coisas, buscando, construindo, empreendendo, sonhando e realizando. Essa busca por realização para o cristianismo é possível aqui e agora e pode atingir, um dia, a plenitude eterna.

Imagine que você é um atleta e celebrou seu primeiro contrato com um clube. Seu desejo é progredir na carreira esportiva, ser respeitado e tornar-se um atleta de excelência em sua modalidade esportiva.  

O que você faz para atingir seus objetivos?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Em posse da finalidade (objetivo) de vida, devo procurar os meios adequados, como, por exemplo, empenhar-me nos treinos, dedicar-me especialmente às questões em que tenho mais dificuldade e esforçar-me naquilo que tenho facilidade, cuidar da alimentação, estudar a minha modalidade esportiva, sacrificar-me se necessário for fazendo todo o esforço possível para alcançar a realização (excelência). 

MINHA RESPOSTA

Primeiro, defino os objetivos nos âmbitos familiar, profissional, social e pessoal. Depois de saber os grandes objetivos, identifico quais metas devem ser completadas para alcançá-los, sendo que cada conquista me coloca próximo da realidade. Na carreira esportiva, por exemplo, talvez queira passar de atleta para treinador, ser professor, mas, isso a longo prazo. Para alavancar a carreira, devo manter o foco considerando os pontos fortes e habilidades profissionais naturais e que são exigidos ou vistos como referenciais. Também avaliar os pontos fracos e sempre procurar corrigir os erros para buscar um melhor desempenho. Sempre respeitar os adversários e realizar as competições de forma justa e ética. O foco também consiste em pensar nos resultados finais da realização, nos benefícios que serão alcançados e no crescimento pessoal e profissional adquirido nesse trajeto. Para isso, conversaria com pessoas mais experientes que passaram por situação semelhante e entender quais foram suas principais superações, riscos, momentos de altos e baixos da carreira. Além disso, outras pessoas do mesmo ramo esportivo podem servir de inspiração e ser um apoio emocional na hora de seguir em frente, assim como o âmbito familiar, profissional e social. Por fim, partindo para aspecto religioso, e como cristão que sou, amar a Deus, como princípio e fim de todas as coisas; amar aos demais seres humanos que cada um tem o privilégio de conviver e conhecer; amar o Universo, obra do Criador; e amar a si mesmo.

 

 

EXERCÍCIOS

 

1)

Qual é a principal característica do ser humano no período clássico?

 

a)

É um animal racional.

 

RESPOSTA CORRETA

O período clássico definiu o ser humano como portador do logos. Isso significa que ele é portador da capacidade de pensamento e fala. Não significa que ele seja um ser não natural e absolutamente distinto dos demais animais ou estrangeiro. Ele também não é um ser divido como eram os deuses; no máximo seria um semideus. Esse raciocínio permitiu a Aristóteles dizer que o homem é um animal racional. Mais tarde, no período medieval, o ser humano será visto também como ser racional, mas fruto da criação de Deus. Já a noção do homem como paixão inútil pertence à pluriversidade contemporânea, especialmente com Jean-Paul Sartre (1905-1980).

 

Enviada em

13/04/2020 09:40

b)

É um estrangeiro em terra distante.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

É imagem e semelhança de Deus.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

Ele é um ser divino.

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

É uma paixão inútil.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

2)

O período moderno é marcado pelo predomínio de qual característica antropológica?

 

a)

Capacidade de fala.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

Capacidade de raciocínio religioso.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

Capacidade racional.

 

RESPOSTA CORRETA

O período moderno é marcado pelo racionalismo. A capacidade racional será valorizada acima de tudo. Autores como René Descartes, o pai da Modernidade, aceitarão como verdadeiro apenas o que tiver passado pelo crivo da razão. A capacidade de fala é valorizada junto com a capacidade racional no período clássico. A capacidade de raciocínio religioso não diz respeito ao tipo de racionalidade presente na Modernidade. A capacidade física é valorizada especialmente em jogos olímpicos, como, por exemplo, na Grécia Antiga. Por fim, a capacidade afetiva só encontrará espaço na reflexão antropológica no período contemporâneo.

 

Enviada em

13/04/2020 09:54

d)

Capacidade física.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

Capacidade afetiva.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

3)

Em termos antropológicos, como é possível caracterizar mais adequadamente o período contemporâneo?

 

a)

Período religioso.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

Período racionalista.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

Período personalista.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

Período teleológico.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

Período pluriversal.

 

RESPOSTA CORRETA

O período contemporâneo guarda em si as mais diversas concepções antropológicas, de sorte que fica impossível identificar uma característica preponderante. O período clássico em parte e praticamente todo o período medieval poderiam ser caracterizados como religiosos, não o contemporâneo. O período racionalista se aplica à modernidade como característica preponderante. O personalismo é uma das características presentes no período contemporâneo, mas não esgota a caracterização do período. Por fim, o período antigo e o medieval comportam uma visão teleológica, mas não o contemporâneo.

 

Enviada em

13/04/2020 09:56

 

4)

Em que consiste a busca pela felicidade de acordo com os conhecimentos teológicos e antropológicos?

 

a)

Consiste na busca egoísta e hedonista que algumas pessoas ligadas ao estudo e não religiosas empreendem.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

Consiste na busca pela sabedoria espiritual dentro da religião e das ciências ligadas às novas tecnologias.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

Consiste na busca pela realização do ser humano e, para o cristianismo, possui uma dimensão também eterna.

 

RESPOSTA CORRETA

A busca pela felicidade está no âmbito da experiência de ser, e não de possuir coisas. As posses são meios que podem ou não ajudar nesse processo. Para o cristianismo, a felicidade pode estar presente na vida terrena e cronológica, mas se estende e ganha plenitude na eternidade. Assim, ela não é uma busca individual e egoísta; todos os seres humanos são chamados à vida feliz. Buscar a sabedoria faz parte do caminho da felicidade, mas a busca pela felicidade é maior do que a busca por sabedoria, e esta pode ser buscada em muitos aspectos da existência humana, não se circunscrevendo a religiões e tecnologias. A felicidade não é um prêmio concedido por Deus a determinado grupo de pessoas, mesmo que sejam religiosas e estudem as sagradas escrituras. O cristianismo é universal e a salvação e a felicidade são para todos. Por fim, ela não consiste no sucesso econômico e independe da idade, pelo fato de ser mais abrangente que as posses e estender-se para a eternidade.

 

Enviada em

13/04/2020 10:33

d)

Consiste no prêmio que Deus concede aos religiosos que se consagraram ao estudo das sagradas escrituras durante toda a vida.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

Consiste no sucesso econômico empreendido durante a juventude para gozar das posses durante a velhice.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

5)

O fato de Deus ter criado o ser humano à sua imagem e semelhança implica que este seja racional e aberto à fé. Aceitar Cristo implica:

 

a)

deixar de fazer as coisas que são importantes para o mundo, como o exercício da profissão, e tornar-se pregador do evangelho.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

crer que Jesus é o senhor e viver como se o mundo fosse um inferno necessário para a purificação humana para atingir, no fim de tudo, a eudaimonia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

em mudança alguma, pois é apenas uma questão de ciência.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

pautar a vida e as ações nos valores ensinados por ele, presentes nas sagradas escrituras e na tradição cristã, vivendo, acima de tudo, o amor.

 

RESPOSTA CORRETA

A essência do cristianismo encontra-se no amor de Deus aos seres humanos. Aceitar Cristo significa conformar a própria vida àquilo que ele ensina e que está presente nas sagradas escrituras e na tradição cristã. Por isso, não há necessidade alguma de deixar de fazer as coisas importantes que pertencem ao mundo, como a profissão, e tornar-se pregador. O mundo foi criado por Deus e, portanto, é obra de suas mãos e das mãos humanas. Nesse sentido, ele não é um tormento que assume o papel de purificatório da vida cristã em vista da eudaimonia, que é um conceito filosófico e pode ser alcançada nesse mundo temporal, ao passo que o cristianismo a pensa num âmbito eterno. Aceitar Cristo é graça e ato de fé, não é verdade científica e nem mesmo as verdades científicas implicariam alguma mudança na vida dos seres humanos. Por fim, dedicar-se aos estudos sempre é bom, oportuno e necessário, entretanto, na perspectiva cristã, o amor e a adesão ao Mestre possuem um aspecto universal, e não apenas particular.

 

Enviada em

13/04/2020 10:43

e)

dedicar-se ao estudo antropológico, filosófico e teológico para tornar-se sábio como ele e fazer o bem a si mesmo.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

Grupos, comportamentos e agressividade

DESAFIO

 

Assim como a família, o professor tem um papel importante na formação humana dos estudantes, especialmente durante os anos da educação infantil. Nesta etapa educacional, a forma como o professor lida com os conflitos poderá ser repetida pelos alunos. O psicólogo e especialista em educação Albert Bandura já demonstrou que, entre crianças, é possível ocorrer uma aprendizagem por observação. Isto envolve adquirir habilidades, estratégias e crenças, observando os outros, especialmente os adultos.

Como futuro professor, como você agiria com um aluno agressivo e que constantemente chama a atenção para si? Antes de responder a esta indagação, considere que seus alunos serão crianças das séries iniciais da educação infantil e lembre-se de que seus alunos observam seu comportamento enquanto professor. Elabore pelo menos um parágrafo dissertando sobre a questão.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O professor deve evitar condutas agressivas, a fim de não replicá-las em seus alunos. Quanto ao estudante de comportamento agressivo, uma alternativa a ser adotada é aquela de manter uma aproximação maior com ele, oferecendo-lhe a possibilidade de conversar francamente sobre suas atitudes e sentimentos. Desse modo, o professor poderá chegar ao cerne das causas do comportamento agressivo do aluno.

O tema poderá também ser tratado com toda a classe, evidenciando, por meio de argumentos ou da literatura, o modo como o comportamento agressivo não constitui uma solução habilidosa ou compensatória frente aos conflitos de interesses do cotidiano. Noções básicas de ética, cidadania e respeito podem ser igualmente trabalhadas em sala de aula. Após este trabalho de conscientização sobre os erros e malefícios do comportamento agressivo, o professor poderá ainda orientar os alunos para que cada um deles zele por uma cultura de não violência e respeito, não pactuando com nenhum modo de agressividade e informando sobre qualquer tipo de comportamento agressivo apresentado por um ou mais colegas. Já no dia a dia do trabalho escolar, brincadeiras e atividades físicas ajudam os alunos mais agressivos a gastarem suas energias, o que os torna mais calmos e maleáveis.

Em qualquer caso, a relação professor-família poderá ser estabelecida como uma alternativa diante do problema da agressividade de um aluno. Mesmo que os pais ou responsáveis não admitam o mau comportamento do filho, o professor consegue obter, no contato familiar, elementos para compreender melhor as atitudes da criança. Depois disso, pessoalmente ou com a ajuda de outros profissionais, o professor poderá focar na tarefa de educar o estudante para um comportamento pró-social, baseando-se também nas observações feitas sobre o estilo de paternagem com o qual a criança vem sendo educado em casa.

MINHA RESPOSTA

O professor deve estar atento ao comportamento da criança e às suas necessidades físicas e emocionais, com o intuito de lhe proporcionar bases sólidas e necessárias para o convívio centrado no aprendizado em parcerias e em valores éticos. Nesse caso, de um aluno agressivo que chama a atenção para si, uma postura positiva do professor é se aproximar desse aluno, oferecer a possibilidade de falar sobre seus sentimentos e até mesmo sobre seus atos, mesmo nas séries iniciais da educação infantil. Outra medida seria o teatro de bonecos, representando conflitos do cotidiano da criança. Conhecer esse aluno promove um melhor controle da situação, e assim pode motivá-lo a aprender em vez de chamar a atenção, oferecendo novas possibilidades de adquirir conhecimento e superar barreiras, sempre evitando o confronto direto com o aluno. O professor não deve ter qualquer atitude agressiva, pois pode desencadear nos alunos traços de agressividade, e ao contrário, deve orientar os alunos a informar quanto à ocorrência de qualquer comportamento agressivo; não estimular a criança a revidar atitudes agressivas com atos violentos; dialogar com as crianças sobre as noções de certo e errado; e proporcionar brincadeiras onde há contato físico.

 

 

EXERCÍCIOS

1) Um fator importante para a real interação entre pares é a forma de comportamento dos indivíduos, considerada em duas categorias específicas: comportamento pró-social e agressividade. Um comportamento agressivo pode se apresentar como uma agressão instrumental, uma hostilidade, uma agressão física ou, ainda, uma agressão relacional/emocional. Considerando estes aspectos, pode-se afirmar que:

 

a) A agressividade relacional é mais comum entre garotos.

 

RESPOSTA INCORRETA

A agressividade relacional é mais comum entre garotas. Ela ocorre através de expressões de desdém, ameaça de exclusão e fofocas, visando prejudicar a autoestima e os relacionamentos do outro.

 

b) A agressividade é um mau comportamento já que visa ferir fisicamente as pessoas.

 

RESPOSTA INCORRETA

A agressividade não visa apenas a integridade física de alguém. Na verdade, este tipo de mau comportamento pode visar desde objetos até o estado emocional ou a imagem dos indivíduos.

 

c) Na agressividade instrumental, há uma continuidade da agressão, mesmo quando o objetivo almejado é alcançado.

 

RESPOSTA INCORRETA

Na chamada agressividade instrumental, a agressividade para a partir do momento em que o objetivo é alcançado. Por exemplo: uma criança quer o brinquedo de outra e é agressiva só até consegui-lo

 

d) O comportamento pró-social é aquele que realiza ações visando o interesse próprio.

 

RESPOSTA INCORRETA

Pelo contrário. No comportamento pró-social, as ações são desinteressadas e voltadas para o benefício do outro, com o propósito de nutrir laços sociais.

 

e) Tentar tomar o lugar do colega na fila pode representar uma agressividade hostil.

 

RESPOSTA CORRETA

De fato, pois a agressividade hostil não visa causar danos físicos, mas agredir os sentimentos ou a honra do outro, fazendo-o parecer bobo ou envergonhando-o frente à outras pessoas.

 

Enviada em 12/04/2020 01:28

 

2) Interações agressivas têm aspectos bastante complexos que surgem na medida que as crianças crescem e tendem a assumir diferentes papéis no contexto da agressão: perpetrador (agressor), vítima, assistente do perpetrador, defensor da vítima, espectador, reforçador, entre outros. Os traços de personalidade das crianças em algum grau determinam os papéis que elas assumem. Portanto, é necessário enfocar a necessidade de mudar o comportamento do agressor e o de suas vítimas habituais. Neste contexto, pode-se afirmar que, em geral:

 

a) As consequências da vitimização podem ser muito graves se persistirem em fases de idade mais avançada.

 

RESPOSTA CORRETA

De fato, as consequências da vitimização, se não superadas, podem induzir quadros de solidão, desejo de não ir à escola, baixa autoestima e depressão em idades posteriores.

 

Enviada em 12/04/2020 01:31

b) As crianças tímidas assumem o papel de defensoras da vítima.

 

RESPOSTA INCORRETA

Na verdade, em geral, as crianças mais tímidas evitam se envolver e se tornam espectadores não participantes.

 

c) As crianças emocionalmente instáveis tendem a tomar partido da vítima.

 

RESPOSTA INCORRETA

Crianças emocionalmente instáveis tendem a se colocar a favor do perpetrado como seu assistente ou como espectador reforçador e, no geral, não tomam partido da vítima.

 

d) Os perpetradores ou valentões são mais agressivos com crianças que com adultos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os perpetradores, ou valentões, costumam ser mais agressivos com adultos, já que sentem pouca ou nenhuma vergonha por suas ações e desafiam frequentemente quem pode lhes impor limites.

 

e) As vítimas habituais possuem uma empatia por seus agressores com quem, paradoxalmente, mantém uma relação de amizade.

 

RESPOSTA INCORRETA

As vítimas habituais são, geralmente, crianças menores e mais fracas que seus agressores. Essas crianças se submetem a eles, mas, raramente, se tornam seus amigos, preferindo o afastamento de seus algozes.

 

3) Mesmo que o professor tenha feito um bom planejamento e implementado um ambiente positivo de sala de aula para desenvolvê-lo, é possível que ocorram problemas de comportamento, sendo importante que ele faça intervenções no momento certo, de uma forma eficaz, contando, quando for preciso, com a colaboração de outras pessoas. Considerando as intervenções realizadas pelos professores, marque a alternativa CORRETA:

 

a) Ao perceber que duas alunas conversavam durante a prova, a professora Amanda se coloca ao lado da carteira de uma das alunas, enquanto observa a sala.

 

RESPOSTA CORRETA

De fato, ao se colocar ao lado da aluna, a professora inibiu o ato da conversa, agindo de maneira prática e eficaz, sem a necessidade de uma intervenção mais dura.

 

Enviada em 12/04/2020 01:33

 

b) Dois alunos começam uma briga dentro da sala de aula. Num impulso, o professor Rômulo segura um dos alunos pelo braço e com o outro braço defende o aluno dos golpes de seu colega.

 

RESPOSTA INCORRETA

Ao se envolver diretamente na briga, o professor não interviu de maneira eficaz. Nestes contextos, a turma do "deixa disso" ou a equipe de segurança da escola poderia amenizar a situação.

 

c) Diante de uma criança que não quer permanecer junto das outras para realizar suas atividades, a professora Bruna decide que a melhor intervenção é ignorar o aluno que quer chamar a atenção.

 

RESPOSTA INCORRETA

O aluno pode atrapalhar o andamento da classe e ignorá-lo significa não lhe impor limites. A professora deveria intervir, conversando pessoalmente ou solicitando um aconselhamento especializado para o aluno.

 

d) O aluno tem comportamento agressivo com seus colegas, e o professor Eduardo se dirige aos pais do estudante, culpando-os pelo mau comportamento do filho.

 

RESPOSTA INCORRETA

Embora a conversa com os pais seja uma atitude positiva, a forma de se expressar do professor não parece adequada. Em um diálogo sobre o comportamento do aluno, pais e professores poderiam descobrir juntos a melhor maneira de intervir.

 

e) Uma aluna repetidamente tem agredido fisicamente suas colegas. A professora Márcia, depois de dialogar com a aluna, decidiu que após cada agressão cometida, ela não irá para o recreio.

 

RESPOSTA INCORRETA

Este tipo de intervenção moderada não surte o efeito necessário, pois é preciso intervir para que as agressões cessem e não apenas aplicar uma punição à cada nova agressão cometida.

 

4) A violência nas escolas, especialmente em escolas públicas, tem se tornado motivo de preocupação para educadores e pais, sendo enfoque, até mesmo, de noticiários, que relatam casos de briga de alunos, dentro e fora das dependências da escola, através de agressões verbais e físicas, intimidação e ameaças aos colegas ou aos desafetos, aos professores, diretores e outros funcionários. Como prevenir ou reverter situações de violência nas escolas ou, ainda, como lidar com a situação no momento em que ela ocorre? Dentre as alternativas a seguir, assinale a que aborda CORRETAMENTE a temática presente no enunciado:

 

a)

É injusto pensar que a qualidade da educação oferecida por uma escola se relacione com os índices de agressão.

 

RESPOSTA INCORRETA

A qualidade da educação gera fatores que estão diretamente ligados ao comportamento dos alunos. Escolas de qualidade tendem a ser mais rígidas e eficazes no enfrentamento de problemas de comportamento.

 

b)

É dever dos pais, e não da escola, educar moralmente seus filhos em relação ao respeito e à prática da não violência.

 

RESPOSTA INCORRETA

Um comportamento agressivo pode prejudicar o desenvolvimento dos alunos e, por isso, é necessário que a escola promova intervenções adequadas para impedir a violência.

 

c)

Estudar temas como tolerância, alteridade e limites pode ajudar os alunos a repensarem certas atitudes.

 

RESPOSTA CORRETA

De fato, certas atitudes de agressividade atestam que existe uma falta de limites, e alguns conceitos fundamentais para uma cultura de não violência podem ser trabalhados dentro do currículo escolar.

 

Enviada em

12/04/2020 01:39

d)

Não cabe ao professor o papel de sanar discussões em sala de aula, e outros profissionais devem ser acionados nestes casos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Em situações de discussão e agressividade na sala de aula, o professor deve exercer sua autoridade. Uma atitude firme de sua parte poderá evitar outras ocorrências.

 

e)

Reverter a situação da agressividade no ambiente escolar é tarefa que cabe apenas à gestão da escola.

 

RESPOSTA INCORRETA

Reverter esta situação não cabe exclusivamente à gestão escolar, pois são necessárias ações singulares e conjuntas entre educadores, pais, profissionais de saúde, serviço social e outros.

 

5)

A educação infantil é um alicerce para todo o processo educacional. Em vista disso, o professor deve estar atento ao comportamento da criança e às suas necessidades físicas e emocionais, com o intuito de lhes proporcionar bases sólidas e necessárias para o convívio centrado no aprendizado em parcerias e em valores éticos. Dentre os aspectos a serem observados e trabalhados pelos professores da educação infantil, pode-se afirmar que:

 

a)

Na primeira infância, enquanto a personalidade dos alunos ainda está em formação, não há que se falar em falta de limites.

 

RESPOSTA INCORRETA

A falta de limites está presente desde a primeira infância, podendo ser observadas em situações como a de crianças que agridem até conseguirem o que desejam.

 

b)

Crianças recém-chegadas ao ambiente escolar demandam menos atenção em relação aos possíveis problemas de agressividade.

 

RESPOSTA INCORRETA

É comum que tais crianças sintam medo e insegurança. É preciso dar a elas uma atenção especial, pois tais emoções podem se reverter em um comportamento agressivo. Noutros casos, alguns alunos podem receber estas crianças novatas com estranheza e agressividade.

 

c)

Em sala de aula, certas atitudes do professor, nos anos da educação infantil, podem desencadear nos alunos traços de agressividade.

 

RESPOSTA CORRETA

De fato, atitudes autoritárias e aspereza podem desencadear traços de agressividade, sobretudo, em crianças que já se encontram em ambientes de conflito ou são propensas à agressividade.

 

d)

Os pais são os principais agentes no trato de crianças com tendência à agressividade, especialmente durante a educação infantil.

 

RESPOSTA INCORRETA

Nem sempre os pais são capazes de reverter as tendências de agressividade dos filhos. Em muitos casos, a tendência agressiva nasce do tipo de educação que as crianças recebem em casa.

 

Enviada em

12/04/2020 01:42

e)

Se o problema da agressividade não for totalmente sanado, durante os anos da educação infantil, há grandes chances de que ele desapareça ao longo dos anos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Se na infância o problema da agressividade não for solucionado, existe uma forte tendência de que o comportamento agressivo venha a se agravar devido à falta do aprendizado de limites.

 

O Enfrentamento da Questão Social

DESAFIO

 

As expressões da questão social são as bases para o desenvolvimento do trabalho do assistente social, sendo ela, a questão social, o elemento central da relação capital-trabalho e da relação usuário-realidade.

Os assistentes sociais são chamados a intervir nas relações sociais cotidianas, de maneira a ampliar e consolidar a cidadania e o acesso aos direitos civis, políticos e sociais para os segmentos mais vulneráveis da sociedade (trabalhadores, crianças, adolescentes, idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres, negros, homossexuais e suas respectivas famílias).

Dentro da lógica do capital, das políticas fragmentadas, ocorre a banalização do humano e a retração dos direitos sociais.

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/1981480268_1555423021bd122bf2921a6764685d857aaa7b551f5d794612.jpg


Surgem, assim, questionamentos das diferenças étnico-raciais, de gêneros, sexuais e religiosas. Essas questões dão origem aos chamados novos sujeitos, novos usuários, novas necessidades, que transformam a sociedade após a década de 1970, sendo consideradas as novas expressões da questão social.

Baseado nessa fundamentação, responda: quais são os desafios enfrentados pelos assistentes sociais no cotidiano profissional?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Neste cenário, o desafio dos assistentes sociais é identificar as novas expressões da questão social e fazer sua relação com as novas formas de exploração a que são submetidas as pessoas, cotidianamente, pela sociedade capitalista: retirada de direitos civis, políticos e sociais.

Cabe ao assistente social contribuir para que os usuários busquem o acesso aos seus direitos, tendo o cuidado de não colocar toda a responsabilidade sobre a família referente ao cuidado dos seus membros mais vulneráveis.

MINHA RESPOSTA

O assistente social trabalha com famílias que é algo complexo e em constante modificação e na atual conjuntura brasileira, a família tem uma execução privilegiada nos programas e políticas sociais na sociedade neo liberal. A matricialidade sócio familiar está presente na base de diversas políticas, como forma de promover bem estar social e proteção social, ou seja, a família está no centro das políticas publicas e a política é pensada a partir da família. Sendo assim, ocorre a centralidade da família que é responsabilizada pelo cuidado com os mais vulneráveis, como crianças e pessoas idosas. E nesse contexto, cabe ao assistente social identificar em seu atendimento as expressões da questão social que emergem no cotidiano das famílias e realizar sua proteção através de políticas publicas, sem a culpabilização dessas famílias.

 

EXERCÍCIOS

 

1) A questão social surge na Europa no século XIX, com os processos de urbanização e industrialização ligados às mazelas sociais advindas das mudanças sociais e econômicas. Ou seja, a questão social surge com as mudanças societárias e com o processo de exploração do trabalho, ocasionados pelo advento da sociedade capitalista. Qual o diferencial de interpretação sobre o que é a questão social na proposta de Iamamoto e Carvalho em comparação com a interpretação tradicional adotada no início da profissão?

 

a)

Não ocorreu mudança de interpretação.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

A mudança se deu na interpretação de como o homem estava inserido na sociedade, mas as concepções de mundo e sociedade permaneceram as mesmas.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

A compreensão e a interpretação de mundo, sociedade e homem se diferenciam nas duas interpretações de questão social.

 

RESPOSTA CORRETA

Inicialmente, a questão social era compreendida e interpretada como desajustes sociais, que eram, na sua grande maioria, tratados como caso de polícia. Já na proposta de Iamamoto e Carvalho, a questão social passa a ser compreendida e interpretada como mazelas sociais inerentes ao sistema capitalista, isto é, a contradição entre capital e trabalho.

 

Enviada em

13/04/2020 11:22

d)

A mudança se deu na interpretação de como ocorrem as relações na sociedade, entretanto, a questão social permaneceu sendo vista como caso de polícia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

A mudança se deu na interpretação de como ocorrem as relações na sociedade, entretanto, a sociedade seguiu sendo considerada perfeita.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

2)

O que é pobreza?

 

a)

A pobreza é não ter acesso a recursos materiais.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

A pobreza é não ter acesso a bens e serviços.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

A pobreza é a má distribuição de renda.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

A pobreza é a falta de recursos materiais, as desigualdades sociais e a falta de acesso a bens e serviços.

 

RESPOSTA CORRETA

A pobreza, além de falta de recursos financeiros, está vinculada às desigualdades sociais e à falta de acesso a serviços como saúde, educação, transporte e infraestrutura. O fato de o usuário não conseguir acesso, ou ter acesso a serviços precários, também pode fazer com que uma pessoa seja considerada pobre.

 

Enviada em

13/04/2020 11:25

e)

A pobreza é não ter acesso às políticas públicas e sociais.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

3)

Qual a relação entre pobreza e questão social?

 

a)

A inclusão nas políticas públicas.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

O cenário de disputa entre Estado e burguesia.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

Não há relação.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

A pobreza se constitui pelo acesso as bens e serviços que produz as expressões da questão social.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

A pobreza se constitui pelo não acesso à riqueza socialmente produzida, fator que, no sistema capitalista, enriquece poucos e empobrece muitos. Sistema que potencializa a manifestação das expressões da questão social.

 

RESPOSTA CORRETA

A insuficiência ou a ausência de renda faz com que a desigualdade se intensifique e se apresente de formas distintas, como o agravamento da violência e da marginalidade. A falta de políticas públicas para o enfrentamento dessas mazelas sociais impossibilita a inclusão econômica e social dessa população na sociedade.

 

Enviada em

13/04/2020 11:37

 

4)

Qual a importância do tripé da Seguridade Social para o trabalho dos assistentes sociais?

 

a)

Refere-se a um importante espaço de atuação. É por meio do tripé da Seguridade que o assistente social faz o ajustamento de conduta do usuário.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

Refere-se a um importante espaço de atuação do assistente social para seguir o regramento do Estado.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

Refere-se a um importante espaço de atuação do assistente social para que possa, por meio da subjetividade do sujeito, realizar a intervenção profissional.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

Refere-se a um importante espaço de atuação do assistente social para fazer a manutenção do Estado burguês.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

Refere-se a um importante espaço de atuação do assistente social, pois é por meio do tripé da Seguridade Social que é possível fazer o enfrentamento das múltiplas expressões da questão social.

 

RESPOSTA CORRETA

O tripé da Seguridade Social abrange o direito à saúde, à Previdência e à Assistência Social, espaço amplo de atuação profissional, que se configura como espaços de enfrentamento das múltiplas expressões da questão social, como a garantia de direitos.

 

Enviada em

13/04/2020 11:52

 

5)

Qual a importância dos programas de transferência de renda?

 

a)

Assegurar acesso à saúde.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

Assegurar segurança alimentar e econômica.

 

RESPOSTA CORRETA

Os programas de transferência de renda são utilizados para retirar pessoas e/ou famílias da condição de miserabilidade econômica, garantindo a inserção de crianças e adolescentes na educação, bem como o acesso à política de saúde, em seu processo preventivo, além dos mínimos direitos sociais aos idosos que não consigam se manter ou cujas famílias não tenham condições de garantir sua segurança alimentar e econômica. O programa, no entanto, não supera o panorama de concentração de renda e invisibilidade de milhões de brasileiros, embora não se possa deixar de salientar a importância que tem para a retirada de muitos da linha da miséria.

 

Enviada em

13/04/2020 12:01

c)

Assegurar acesso à Previdência Social.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

Assegurar acesso ao trabalho.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

Assegurar que todos cumpram as regras.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

Conflitos Inter Grupais e Entre Grupos

DESAFIOS

 

Os conflitos podem surgir a qualquer hora do dia ou da noite, em espaços sociais mais diversos ou inusitados. Os aspectos sociais e culturais também podem gerar inúmeros conflitos. A família é um local onde há comumente a geração de conflitos e é nesse mesmo espaço que as pessoas aprendem a resolvê-los e a conviver. Isso deve fazer parte do processo de educação das pessoas. A família é o primeiro local em que as pessoas devem aprender a gerenciar conflitos.

Seu desafio consiste em relacionar 3 (três) situações de conflitos na sua família, seja com seus pais, seus filhos, marido, etc. e apontar quais foram as soluções encontradas.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

processo familiar e educacional são fundamentais para formação de sujeitos que possuem essa competência. Exemplos:

Conflito Familiar
1. Irmãos brigam muito.
2. Filho mais velho está sempre nervoso com pai que chega tarde do trabalho.
3. Marido e mulher brigam porque constantemente têm gostos diversos e querem fazer passeios diferentes.
Solução
1. Estimular a amizade entre os irmãos, incentivar que brinquem juntos, inseri-los em atividades esportivas comuns.
2. Aprofundar diálogo entre pai e filho para que haja compreensão dos desafios. Pai poderia tentar chegar mais cedo do serviço ou levar seu filho para conhecer o trabalho.
3. Buscar o respeito às diferenças de gosto e tentar agradar um ao outro, fazendo passeios juntos.

MINHA RESPOSTA

Atualmente, moro sozinho. Mas para citar 3 (três) situações de conflitos em família, vou voltar para época que morava com meus pais. A primeira situação era religiosa, sendo que eu, minha irmã e minha mãe somos católicos, e meu pai é evangélico. Então, ele ficava nos desrespeitando, querendo obrigar a seguir a religião dele e após todos conversarem, solucionou o conflito com cada um seguindo sua religião e indo para igreja nos dias que for conveniente para cada um, sem querer impor algo uns aos outros. A segunda situação, foi quando era casado, morava somente eu e minha esposa na época. O conflito era sobre uso do computador e televisão que só tinha um na casa, e às vezes um dos dois ficava um tempo maior que o outro usando um a televisão no canal que queria assistir e também o computador. Então, ficou combinado que quando um usasse a televisão, o outro usaria o computador e nos dias que os dois quisessem usar somente o computador, combinamos horários, como de manhã, tarde ou noite para cada um usar. Em casos urgentes, que um precisasse usar o computador, o outro deixaria, devido à urgência. Isso solucionou e evitou que um ficasse zangado com o outro e solucionou esse conflito. Na terceira situação, que é a mais atual, eu moro sozinho, mas recebi visita do meu pai e madrasta que são evangélicos, e que ficaram quinze dias na casa. No primeiro dia de visita, assisti normalmente televisão e ambos falaram que não gostam e pra evitar o conflito, guardei a televisão e fiquei sem assistir pelos dias seguintes que eles ficaram. Neste caso, ambos moram no interior da Bahia e minha madrasta veio fazer um tratamento oftalmológico na capital. Com essa atitude, evitou conflitos e todos conviveram bem, já que abri mão de algo que não é tão essencial, mas apenas por alguns dias.

 

 

EXERCÍCIOS

 

1)

Dentro de uma empresa, o surgimento de conflitos é quase inevitável. Conflito é um embate entre equipes ou grupos, uma discussão entre pessoas com ideias diferentes. Existem várias definições de conflitos. Entre os conceitos a seguir, marque a alternativa correta:

 

a)

O conflito pode ser uma decisão negativa ou positiva, tendo em mente o fator motivacional na negociação.

 

RESPOSTA INCORRETA

O conflito pode sim ser uma decisão negativa ou positiva. É preciso ter claro, na negociação, o fator motivacional.

 

b)

O conflito surge quando há necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas divergentes.

 

RESPOSTA INCORRETA

O conflito pode surgir ao se deparar com a necessidade de escolha em situações divergentes.

 

c)

O conflito é um discurso entre grupos e equipes que tem o mesmo objetivo, porém opiniões diferentes.

 

RESPOSTA INCORRETA

O conflito surge através de uma discussão entre grupos e equipes que possuem iguais objetivos, mas diferentes opiniões.

 

d)

Significa a existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar.

 

RESPOSTA INCORRETA

O conflito pode ser considerado como existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes.

 

e)

Todas as alternativas anteriores estão corretas.

 

RESPOSTA CORRETA

Conflito significa a existência de ideias, sentimentos, atitudes ou interesses antagônicos e colidentes que podem se chocar. É também um discurso entre grupos e equipes que tem o mesmo objetivo, porém opiniões diferentes; e pode surgir quando há necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas divergentes.

 

Enviada em

12/04/2020 07:08

 

2)

Segundo Newstrom (2011, p. 251), “praticamente todo relacionamento de trabalho produzirá algum grau de conflito ao longo do tempo”. Com relação a isso, assinale a alternativa, abaixo, a alternativa correta:

 

a)

O comportamento interpessoal em organizações complexas contribui para as simetrias de poder.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

O conflito é um processo intergrupal que pode emergir de discordâncias em torno das metas ou dos métodos utilizados para alcançá-los.

 

RESPOSTA CORRETA

O comportamento interpessoal em organizações complexas contribui para as diferenças (assimetrias) de poder. O conflito é um processo intergrupal que pode emergir de discordâncias em torno das metas ou dos métodos utilizados para alcançá-los. É possível que surjam conflitos associados ao papel intrapessoal dos indivíduos, como por exemplo, como resultado da adoção de papeis conflitantes. Com relação aos efeitos dos conflitos, se pode afirmar que podem produzir tanto resultados não-produtivos quanto produtivos. Os conflitos poderão produzir até 4 resultados diferentes, dependendo das abordagens utilizadas pelos envolvidos, quais sejam, perde-perde, ganha-ganha, perde-ganha, ganha-perde.

 

c)

É possível que surjam conflitos associados ao papel interpessoal, mas dificilmente conflitos podem ser associados ao papel intrapessoal.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

Com relação aos efeitos dos conflitos, se pode afirmar que somente podem produzir resultados não-produtivos.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

Os conflitos poderão produzir até 2 resultados diferentes, dependendo das abordagens utilizadas pelos envolvidos, quais sejam, perde-perde, ganha-ganha.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

3)

Robbins (2005), no seu livro Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro, afirma que os conflitos possuem cinco estágios e que estes ocorrem em uma ordem lógica. Abaixo apresentamos algumas sequências. Marque a sequência CORRETA proposta por Robbins.

 

a)

I - Comportamento II - Oposição III - Intenções IV - Cognição e personalização V - Consequências

 

RESPOSTA INCORRETA

Esta não é a sequência correta proposta por Robbins.

 

b)

I - Oposição II - Cognição e personalização III - Intenções IV - Consequências V - Comportamento

 

RESPOSTA INCORRETA

Os cinco estágios ocorrem em uma ordem lógica, diferente desta.

 

c)

I - Oposição II - Cognição e personalização III - Intenções IV - Comportamento V - Consequências

 

RESPOSTA CORRETA

I - Oposição - Comunicação, estrutura e variável de pessoas.

II - Cognição e personalização - Envolvimento emocional.

III - Intenções - Competir, evitar, acomodar, colaborar e conceder.

IV - Comportamento - Agressividade e comportamento questionado.

V - Consequências - Funcionais e disfuncionais.

 

Enviada em

12/04/2020 07:16

d)

I - Intenções II - Cognição e personalização III - Oposição IV - Comportamento V - Consequências

 

RESPOSTA INCORRETA

Esta não é a ordem lógica dos 5 cinco estágios proposta por Robbins.

 

e)

I - Comportamento II - Cognição e personalização III - Intenções IV - Oposição V - Consequências

 

RESPOSTA INCORRETA

Esta não é a sequência dos cinco estágios proposta por Robbins.

 

4)

Ainda sobre os estágios do conflito, Robbins (2005) afirma: "Nesse estágio é a percepção dos envolvidos do conflito, o nível de sentimento envolvido, e a colaboração entre as partes. Quando as pessoas se envolvem emocionalmente, as partes experimentam a ansiedade, tensão, frustração ou hostilidade". Nessa afirmativa, o autor está se referindo a qual estágio do conflito?

 

a)

I - Comportamento

 

RESPOSTA INCORRETA

Comportamento: refere-se ao tipo de comportamento, como agressividade.

 

b)

II - Cognição e personalização

 

RESPOSTA CORRETA

Cognição e personalização: refere-se ao envolvimento emocional.

 

Enviada em

12/04/2020 07:20

c)

III - Intenções

 

RESPOSTA INCORRETA

Intenções: refere-se a intencionalidade de competir, evitar, acomodar, colaborar e conceder.

 

d)

IV - Oposição

 

RESPOSTA INCORRETA

Oposição: refere-se a comunicação, estrutura e variável de pessoas.

 

e)

V - Consequências

 

RESPOSTA INCORRETA

Consequência: refere-se aos tipos de consequências para as organizações funcionais e disfuncionais.

 

5)

Ainda, segundo Robbins (2005), assinale a alternativa correta acerca das intenções para administração de conflitos:

 

a)

Competição, colaboração, compromisso, não enfrentamento, acomodação.

 

RESPOSTA CORRETA

No estágio das intenções para administração dos conflitos podemos destacar a competição, a colaboração, o compromisso, o não enfrentamento, e a acomodação.

 

Enviada em

12/04/2020 07:30

b)

Não Competição, colaboração, compromisso, não enfrentamento, acomodação.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

Competição, não colaboração, compromisso, não enfrentamento, acomodação.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

Competição, colaboração, compromisso, enfrentamento, acomodação.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

Competição, colaboração, compromisso, não enfrentamento, não acomodação.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

Humano integrado

DESAFIO

 

A ideia de um ser humano integral, pensado em todas as dimensões, vai além da visão biologista e fisicalista do ser humano, assim como do dualismo mente-corpo, como Descartes pretendeu. O ser humano é pensado pela Antropologia Integral para além dessa dicotomia, é visto como um ser que possui muitas dimensões.

Com base nessa concepção de humano integrado, considere o experimento de pensamento a seguir. ​​​​​​​

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A partir da concepção de humano integrado, analise o experimento de pensamento proposto e responda:

- Supondo que tal experimento fosse possível e seu cérebro fosse retirado do seu corpo, você continuaria sendo você? Por que? 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Não continuaria, pois se considerar a concepção de ser humano integrado como propõe a Antropologia Integral,  o ser humano é muito mais do que apenas o cérebro. Dessa forma, não é possível continuar sendo a mesma pessoa se o cérebro for retirado do corpo e colocado em uma cuba de vidro.

O ser humano é um ser biológico, psicológico, social e espiritual, que é visto na sua integralidade e com todas as suas dimensões, de forma que o cérebro, se retirado do corpo, é apenas um órgão, mas o ser é muito mais do que o seu cérebro.

MINHA RESPOSTA corrigida

De acordo com o conceito de humano integrado, que é a abordagem do ser humano a partir da Antropologia Teológica, ou seja, se tratando de pensar o ser humano de forma integral e não mais de forma fragmentada, nesse tal experimento não continuaria. Porque mesmo com o cérebro retirado do corpo, a proposta da concepção de humano integrado é uma visão holística, que abrange como um todo e não de maneira fragmentada, pensando todas as suas relações e compreendendo-se enquanto um sujeito biopsicossocial com influências biológicas, psicológicas e sociais.

 

 

EXERCÍCIOS

 

1)

O problema do mal, conforme o aborda Paul Ricoeur, nos permite perceber o quanto é construtiva uma abordagem que integra diferentes áreas do saber.

 

Acerca do mal sofrido, conforme o concebe Ricoeur, é possível afirmar que:

 

a)

É o mal moral, aquele cuja punição do agente causador é dada por Deus.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

Trata-se do mal que faz sofrer também o homem justo.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

É aquele tipo de mal pelo qual eu não posso responsabilizar ninguém.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

É o mal que revela a todos que os justos também sofrem e que nos faz sair do círculo da retribuição, uma vez que é um mal sem agente causador.

 

RESPOSTA CORRETA

O mal sofrido nos revela a necessidade de sair do círculo da retribuição, uma vez que o mal não é um castigo ou punição e, muito menos, de autoria de Deus. Ele nos revela ao mesmo tempo que o justo também sofre e que é necessário amar a Deus por nada, pois não é porque você ama a Deus e é justo que não será atingido ou interpelado pelo mal.

 

Enviada em

13/04/2020 02:11

e)

Deus é o autor do mal.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

2)

A perspectiva de pensar o humano integrado nos possibilita a compreensão do ser humano como uno, mas reconhece também os elementos que o constituem.

 

No que tange a espiritualidade, a partir da perspectiva de uma antropologia integral cristã, é correto afirmar que:

 

a)

A espiritualidade pode ser exemplificada como o culto da aparência e do próprio corpo.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

É a revelação do lado místico e mágico do ser humano, no qual encontra-se o espiritualismo e o espiritismo.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

Só pode ser atingida a partir do momento da morte.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

É a idolatria da imagem e do corpo em detrimento da alma.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

É essa busca por sentido e ao mesmo tempo o encontro com o Deus revelado.

 

RESPOSTA CORRETA

A espiritualidade, na perspectiva de uma Antropologia Integral, é o reconhecimento dessa dimensão do ser humano, de uma busca de sentido e encontro com o Deus revelado, reconhecendo os elementos que constituem o ser humano. Entretanto, não se trata da idolatria do corpo em detrimento da alma nem tampouco o contrário, ela é vista como uma espiritualidade vivida que transcende a univocidade dos conceitos e não se identifica com o espiritualismo e muito menos com o espiritismo.

 

Enviada em

13/04/2020 02:40

 

3)

A reflexão proposta pela Antropologia Teológica Integral difere das demais porque propõe uma reflexão acerca de todas as dimensões do ser humano.

 

Considerando a Antropologia Teológica Integral, é correto afirmar que:

 

a)

A Antropologia Teológica Integral reconhece que há hierarquia entre essas dimensões, sendo a dimensão racional a mais importante.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

A dimensão espiritual é, portanto, a mais importante de todas as outras dimensões, uma vez que ela revela uma conexão com Deus.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

Ainda que se reconheça a integração entre as dimensões do ser humano, fica evidente a superioridade da alma em detrimento do corpo.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

Não desconhece as diferenças entre as dimensões, contudo, esclarece que uma dimensão não se sobrepõe a outra.

 

RESPOSTA CORRETA

Não há, segundo a perspectiva de uma Antropologia Teológica Integral, a sobreposição ou mesmo qualquer hierarquia ou ênfase de uma dimensão em relação às outras, embora se reconheça as diferenças que as constituem.

 

Enviada em

13/04/2020 02:48

 

e)

Não reconhece as diferenças entre as dimensões, contudo, esclarece que a dimensão espiritual se sobrepõe a qualquer outra.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

4)

Como ficou evidenciado há alguns séculos, a reflexão teológica tem dialogado com outras áreas do saber, tais como a Filosofia, a Antropologia, a Psicologia, entre outras. Esse diálogo tem promovido a compreensão dessas áreas pela reflexão teológica e, ao mesmo tempo, a compreensão da reflexão teológica por essas áreas.

 

Contudo, no que tange o reconhecimento do diálogo, marque o que for correto:

 

a)

É necessário reconhecer que o diálogo é apenas um dos recursos da reflexão teológica, sem qualquer caráter pedagógico, uma vez que só é possível aprender através da experiência.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b)

Não é possível desprezar o caráter pedagógico do diálogo, uma vez que ele propicia novas aprendizagens, é possível aprender com o outro através do diálogo.

 

RESPOSTA CORRETA

Não é possível desprezar o caráter pedagógico do diálogo, uma vez que ele propicia novas aprendizagens. É possível aprender com o outro através do diálogo. É o diálogo que permite o enriquecimento da Teologia e das outras áreas, a Teologia é enriquecida pelos saberes ad extra, mas também ad intra, pois quando colocada em diálogo com as demais áreas, há uma autorreflexão e autoavaliação da própria área, revendo paradigmas e ideias.

 

Enviada em

13/04/2020 02:55

c)

O diálogo não é capaz de propiciar novas aprendizagens. Isso só é possível através da experiência e vivência isolada em cada área de conhecimento.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

O diálogo, embora tenha muita importância para a reflexão teológica, não possui nenhum caráter pedagógico.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

O diálogo não possui caráter pedagógico, ao contrário, pode atrapalhar a aprendizagem se utilizado como recurso.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

5)

A conexão entre a Teologia e a espiritualidade nos revela, de acordo com Boff (2015), que há, entre ambas, um mesmo objeto próprio.

 

Acerca deste objeto próprio, é correto afirmar que:

 

a)

O objeto próprio da Teologia e da espiritualidade é o Deus revelado.

 

RESPOSTA CORRETA

Como afirma Boff (2015), o objeto próprio tanto da teologia quanto da espiritualidade é o Deus revelado. Tanto que ele é capaz de impor a necessidade de conexão entre ambas as áreas. É por isso que não podemos afirmar que o objeto próprio possa diferir de acordo com o sujeito e a sua espiritualidade, pois se trata aqui de uma espiritualidade cristã, e enquanto tal, ela possui como objeto próprio – na perspectiva de Boff – o Deus revelado.

 

Enviada em

13/04/2020 02:59

b)

O objeto próprio da Teologia e da espiritualidade é o ser humano.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c)

O objeto próprio da Teologia e da espiritualidade é o diálogo.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d)

O objeto próprio da Teologia e da espiritualidade é a fé.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e)

O objeto próprio da Teologia e da espiritualidade difere de acordo com a espiritualidade de cada ser humano.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

 

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