domingo, 29 de agosto de 2021

Contabilidade I - Desafios e Exercícios

 

CONTABILIDADE I – AVA

 

História da Contabilidade

DESAFIO

 

Você é o gerente de uma empresa de logística que conta com estrutura sofisticada, como caminhões, guindastes, galpões e navios. Essa empresa é muito bem administrada, com planejamento e disciplina. Depois de um mês de trabalho, você está preocupado e quer saber se o orçamento de vendas do mês foi alcançado. Você sabe que se não conseguir alcançar as metas, terá que explicar o que houve e não poderá cumprir com uma série de compromissos já estabelecidos. Você liga para o contador da empresa e tem acesso às demonstrações contábeis do mês.

Agora, imaginemos que você está no ano de 1490. Você é o comandante de um navio mercantil. Para ter condições de comprar e revender mercadorias em outro país, você precisou contrair um empréstimo com um agiota.

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/943098222_1556653717bd122bf2921a6764685d857aaa7b551f5d794612.jpg

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Os livros contábeis apresentam todas as informações financeiras. Você quer acesso a elas para confirmar que obteve lucro com a venda de mercadorias. Tanto no presente quanto no passado, como um administrador, a sua necessidade é igual!

Para saber se terá condições de realizar uma nova viagem, será verificado o dinheiro que entrou pelas vendas e serão descontados todos os gastos. O que sobrar será o lucro.

A contabilidade é imprescindível para você obter essa informação e tomar decisões!

MINHA RESPOSTA

Primeiro, explicando o que é Agiota. Trata-se de uma pessoa que oferece um empréstimo sem ter uma empresa legalizada e que não segue as regras legais. Justamente por não estar dentro da lei, eles fazem ofertas que parecem boas, como a dinheiro rápido na mão sem a necessidade de comprovação de renda, documentos ou assinar um contrato. Porém geralmente cobra altas taxas de juros pelo valor emprestado. Mas, respondendo ao enunciado. Já que pediu o empréstimo, verifica-se os livros contábeis com o valor do mesmo, a quantidade investida em mercadorias, calculando o preço de venda por unidade e o lucro. Seria o custo unitário de 1 caixa, já que o enunciado não fala em impostos + custo da viagem (incluindo trabalhadores) + valor do lucro estipulado para cobrir os gastos. Se o lucro das 1600 caixas vendidas cobrirem o custo de outra viagem e a parcela devedora do agiota, será suficiente para fazer outra viagem sem empréstimo do agiota. Lembrando que o lucro tem que prever isso, o custo da viagem para comprar novamente as mercadorias, pagar os trabalhadores, pagamento de empréstimo do agiota e impostos. Agora mesmo cobrindo tudo isso, tem uma quantidade de vendas mínimas para que as metas sejam alcançadas.

 

 

EXERCÍCIOS

1) O monge franciscano frei Luca Pacioli, considerado o “pai da contabilidade moderna” disse a seguinte frase: “Ragio Spessa, Amista Longa”. O que ele orientava aos comerciantes ao usar essa frase?

 

a)

Orientava a não ter contabilidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

O frei Luca Pacioli, ao contrário, orientava os comerciantes a manterem e publicarem uma contabilidade para atrair pessoas dispostas a colaborar com o negócio.

 

b)

O frei Luca Pacioli ressaltava nessa frase a necessidade de não apurar a contabilidade de forma frequente, apenas quando havia a necessidade de expor o patrimônio a possíveis interessados em realizar negócios com a entidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

O frei orientava os comerciantes a manterem e publicarem uma contabilidade para atrair pessoas dispostas a colaborar com o negócio. Isso significa que a contabilidade deveria ser apurada frequentemente, mesmo que não existissem interessados em potencial para realizar negócios.

 

c)

Essa frase não é de autoria de Luca Pacioli nem era utilizada por ele, era um ditado popular na época.

 

RESPOSTA INCORRETA

De fato, a frase não é de autoria de Luca Pacioli, mas ele usava essa frase, conforme nos descreve Eugen Schmalenbach (1955) em seu livro Balanço dinâmico.

 

d)

Orientava os comerciantes a manterem e publicarem uma contabilidade para atrair pessoas dispostas a colaborar com o negócio, o que chamou de “amizades”.

 

RESPOSTA CORRETA

Frei Luca Pacioli orientava os comerciantes a manterem e publicarem uma contabilidade para atrair pessoas dispostas a colaborar com o negócio.

 

Enviada em

06/04/2020 05:44

e)

Luca Pacioli utilizava essa frase para comentar que os comerciantes não podem ser interesseiros e buscar auxílio de amigos. Mesmo que sejam pacíficos, devem evitar o envolvimento de terceiros no negócio.

 

RESPOSTA INCORRETA

A orientação era o contrário: o comerciante deveria buscar amizades longas e prósperas, ou seja, atrair pessoas interessadas a auxiliar o negócio. Isso poderia ser com fornecedores, cientes, instituições financeiras, entre outros.

 

2) O historiador José Maurício comentou, em um artigo científico apresentado em um importante Congresso Internacional de contabilidade e administração, que a contabilidade foi criada por Vincenzo Masi e pela Escola Contábil Patrimonialista. Dias depois, o próprio José Maurício, ao ver as gravações da sua apresentação, comentou que estava equivocado e disse isso porque estava pensando em outro assunto naquele momento, portanto, foi um ato falho! Qual foi o equívoco cometido pelo historiador?

 

a)

O equívoco foi que a contabilidade não foi criada por Vincenzo Masi, mas por Fabio Besta.

 

RESPOSTA INCORRETA

Não foi Fabio Besta quem “inventou” a contabilidade. Trata-se de um conhecimento que surgiu com a evolução da humanidade.

 

b)

O equívoco foi ter apontado um criador para a contabilidade.

 

RESPOSTA CORRETA

Não há um inventor da contabilidade, pois ela é um conhecimento que surgiu com a evolução da humanidade.

 

Enviada em

06/04/2020 05:53

c)

O equívoco foi que a contabilidade não foi criada por Vincenzo Masi, mas por Giuseppe Cerboni.

 

RESPOSTA INCORRETA

A contabilidade é um conhecimento que surgiu com a evolução da humanidade.

 

d)

Não houve equívoco por parte do historiador.

 

RESPOSTA INCORRETA

A contabilidade não teve um criador, pois é um conhecimento que surgiu com a evolução da humanidade.

 

e)

O equívoco foi que a contabilidade não foi criada por Vincenzo Masi, mas por Luca Pacioli.

 

RESPOSTA INCORRETA

A contabilidade não foi criada, é um conhecimento que surgiu com a evolução da humanidade. É muito comum atribuir a Luca Pacioli a “invenção” da contabilidade, mas ele não a inventou, apenas aprendeu, observou o conhecimento junto aos comerciantes e navegadores que chegavam a Veneza. Seu grande trunfo foi o de agir para propagar esse conhecimento.

 

3) Sabe-se que, dentro da escola aziendal, Gino Zappa formou uma ciência econômica aziendal que “significa, num olhar, uma abordagem científica da administração econômica das aziendas”. Qual é o conceito de “azienda”?

 

a)

Aziendas são estruturas que podem ser administradas, gerenciadas de acordo com as decisões de um gestor.

 

RESPOSTA CORRETA

De fato, o que se chama de “azienda” são estruturas empresariais que podem ser gerenciadas de acordo com decisões de um gestor.

 

Enviada em

06/04/2020 05:54

b)

Aziendas são empresas sem fins lucrativos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Podem existir aziendas sem fins lucrativos, mas dentro da pergunta realizada no enunciado, esta alternativa não se justifica.

 

c)

"Azienda" é uma expressão separada da figura pessoal do sócio ou dono da empresa; representa a entidade com sua própria personalidade jurídica, que não depende de gestores para funcionar.

 

RESPOSTA INCORRETA

Aziendas dependem de gestores, que são quem toma as decisões.

 

d)

Aziendas são empresas rurais ou que participam do agronegócio.

 

RESPOSTA INCORRETA

Há quem traduza a palavra italiana “azienda” para “fazenda”, que, no Brasil, representa uma propriedade rural mais extensa. Não é porque é uma azienda que a empresa participa do agronegócio, uma azienda pode ocorrer em qualquer ramo de negócios.

 

e)

Azienda é o mesmo que uma empresa sadia, bem administrada.

 

RESPOSTA INCORRETA

O que se chama de “azienda” são estruturas empresariais que podem ser gerenciadas de acordo com decisões de um gestor, não há vinculação com uma empresa sadia e bem administrada.

 

4) A auditora Regina estava conversando com Sandra, uma importante empresária que acabou de conhecer. Sandra comentou que o patrimônio de uma de suas empresas aumentou, apesar de o mercado em que atua estar em queda. Regina percebeu então que a empresária estava se referindo a “patrimônio” como apenas os bens que a empresa dispõe. Está correta essa abordagem ou é interessante que Regina explique para Sandra qual é o conceito correto?

 

a)

Não há necessidade de Regina dar alguma explicação, pois entende-se que o patrimônio são os bens de uma entidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

Muitas pessoas, quando se referem a “patrimônio”, realmente raciocinam apenas em relação a bens, quando o conceito é mais amplo e envolve bens, direitos e obrigações.

 

b)

Não há necessidade de Regina explicar algo, pois foi uma operação atípica, para a qual não há nenhuma consequência ao patrimônio.

 

RESPOSTA INCORRETA

Qualquer operação afeta o patrimônio de uma entidade, por isso é importante conhecer o conceito de “patrimônio" utilizado na contabilidade.

 

c)

É necessário que Regina comente que “patrimônio” é entendido como bens, direitos e obrigações de uma entidade, não apenas os bens.

 

RESPOSTA CORRETA

De fato, “patrimônio” na contabilidade não são apenas os bens, mas bens, direitos e obrigações (dívidas). Muitas pessoas, quando se referem a “patrimônio”, realmente raciocinam apenas em relação a bens, quando o conceito é mais amplo.

 

Enviada em

06/04/2020 05:56

d)

Não há necessidade de Regina explicar algo, pois não existe patrimônio nas empresas, apenas capitais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os capitais é que formam os bens e direitos, porém, não é correto dizer que não existe patrimônio nas empresas.

 

e)

É necessário, pois deve-se excluir do patrimônio os bens ainda não pagos totalmente.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os bens não pagos totalmente também fazem parte do patrimônio de uma empresa e devem ser considerados. De qualquer forma, esse aspecto não está relacionado com a definição de patrimônio, que são bens, direitos e obrigações.

 

5) A Lei nº 6.404/76, das Sociedades Anônimas, introduziu no ordenamento jurídico brasileiro as Normas Internacionais de Contabilidade. Esta afirmação está correta?

 

a)

Sim. A Lei nº 6.404/76 introduziu no ordenamento jurídico brasileiro as Normas Internacionais de Contabilidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

Não foi a Lei nº 6.404/76 que realizou essa entrada. Isso ocorreu muitos anos depois por meio das Leis nº 11.638/2007 e 11.941/2009.

 

b)

Não. A Lei nº 6.404/76 inseriu no Brasil as Normas Contábeis Norte-americanas, as US GAAPs.

 

RESPOSTA INCORRETA

A Lei nº 6.404/76 marcou o alinhamento do Brasil à Escola Americana de Contabilidade, mas não realizou a introdução de normas US GAAP porque elas são de jurisdição dos Estados Unidos, apesar de terem influência em outros países.

 

c)

A afirmação está correta em parte, pois a Lei nº 6.404/76 introduziu as Normas Internacionais relacionadas às grandes empresas, mas não as leis internacionais referentes às normas internacionais para pequenas e médias empresas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Não foi a Lei nº 6.404/76 que realizou essa entrada. Isso ocorreu muitos anos depois por meio das Leis nº 11.638/2007 e 11.941/2009, tanto para as normas internacionais completas, que são usadas (aplicando o conceito aqui de forma simplista) pelas grandes empresas, quanto para as Normas Internacionais de Contabilidade para pequenas e médias empresas.

 

d)

Não, pois o Brasil não se alinhou às Normas Internacionais de Contabilidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

O Brasil foi um dos primeiros países a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade.

 

e)

Não. A Lei nº 6.404/76 foi um alinhamento do Brasil à Escola Americana de Contabilidade.

 

RESPOSTA CORRETA

A Lei nº 6.404/76 marcou o alinhamento do Brasil à Escola Americana de Contabilidade.

 

Enviada em

06/04/2020 05:57

 

O Papel do Contador nos Mercados e na Sociedade

DESAFIO

 

Júlio era estagiário do setor de contabilidade de uma empresa de grande porte do setor metalúrgico, na divisão de Janelas e Portas Residenciais, e trabalhava com aspectos básicos da contabilidade, como revisões, conciliações e realização de lançamentos contábeis. Seis meses depois de iniciar suas atividades, houve uma reestruturação na empresa, realizada por recomendação de uma recente auditoria, e o departamento em que Júlio trabalhava foi extinto e reunido em um único departamento que passaria a atender a todas as divisões.

Por conta dessa mudança, não haveria mais espaço para um estagiário no novo departamento, mas haveria em departamentos auxiliares, como o departamento de Contabilidade de Custos, que continuaria a atuar restrito à divisão de Janelas e Portas Residenciais.

No entanto, Júlio não queria trabalhar nesse departamento. Miguel, o contador geral, entendeu qual era a preocupação de Júlio: ele queria trabalhar em atividades clássicas de contabilidade e não em especialidades, porque entendia que assim não teria como aprender a contabilidade. Miguel, então, pediu para que Júlio respondesse ao seguinte questionário, no qual havia 10 afirmativas e somente uma delas era falsa. Dessa forma, convenceu Júlio de que deveria aceitar a oportunidade no departamento de Contabilidade de Custos. Júlio aceitou, não porque essa seria a única possibilidade, mas porque entendeu que, de fato, seria bom para sua carreira.

Você, se estivesse no lugar de Júlio, qual das afirmações a seguir assinalaria como não tendo relação com a contabilidade? Aponte e justifique sua resposta.

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/1019839141_1556653548cad3d760fba9f7a5152dd1fdb6187cd124e894a0.png​​​​​​​

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

 

2) O profissional de contabilidade deve se esforçar para aumentar as vendas da empresa, prospectando e visitando clientes, apresentando produtos de forma atraente, exaltando características e benefícios desses produtos e serviços e experiências de consumo, sempre com objetivo de oferecer uma solução ao consumidor e preenchendo corretamente os pedidos de vendas.

 

​​​​​​​​​​​​​​Entre as 10 alternativas apresentadas, apenas essa não traz uma atividade inerente ao contador, ou ao “novo contador”. É uma atividade inerente à área de vendas, ao vendedor. No caso, o contador pode auxiliar na elaboração de políticas justas para a atuação dos vendedores e valorizar os produtos e serviços que a empresa vende, mas não efetuar diretamente as vendas. As demais nove afirmativas, incluindo a 8 (que trata da atuação ambiental), trazem atividades inerentes ao contador.

 

MINHA RESPOSTA

2) O profissional de contabilidade deve se esforçar para aumentar as vendas da empresa, prospectando e visitando clientes, apresentando produtos de forma atraente, exaltando características e benefícios desses produtos e serviços e experiências de consumo, sempre com objetivo de oferecer uma solução ao consumidor e preenchendo corretamente os pedidos de venda. A afirmação acima é a INCORRETA, pois quem desempenha essa tarefa são os vendedores e pessoas do atendimento ao cliente que criam estratégias de marketing e vendas. O profissional de contabilidade tem por finalidade atender às prioridades dos usuários externos à entidade, as quais os relatórios contábeis financeiros são retratados por demonstrativos; e também atender aos gestores, esclarecendo a situação financeira momentânea da entidade e tendências futuras com relatórios contábeis gerenciais que contemplam o desempenho das atividades empresariais, os custos de produção e relatórios diários que auxiliam o processo de tomada de decisão.

 

 

EXERCÍCIOS

1) O mercado de trabalho para o contador é amplo, é um profissional cada vez mais procurado e bem remunerado, tanto em épocas de crise como de fartura. No entanto, algumas carreiras necessitam de preparo e planejamento. Assinale a alternativa que não traz uma atividade que necessite de um preparo contábil e planejamento.

 

a)

Analista de mercados de capitais.

 

RESPOSTA CORRETA

Para ser um analista de mercado de capitais, não é necessário ser contador, por isso, essa atividade pode ser realizada por outros profissionais das ciências sociais aplicadas, como economistas e administradores ou engenheiros. No entanto, é muito importante que todos os contadores conheçam bem o mercado de capitais.

 

Enviada em

06/04/2020 09:10

b)

Contador de custos, atuando em empresas privadas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Ser um contador de custos que geralmente atua em empresas privadas demanda planejamento e conhecimento relacionados à engenharia (de acordo com o tipo de produto que a empresa comercializa).

 

c)

Auditor externo e independente.

 

RESPOSTA INCORRETA

Normalmente, os auditores passam por testes de seleção muito difíceis e exaustivos. Uma vez empregados, passam por rigorosos treinamentos e necessitam de constante atualização.

 

d)

Contador público.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para ser um contador público, é necessário estudar muito e passar por concorridos concursos públicos. Trata-se de uma área que está passando por profundas modificações, dada a adoção das IPSAS (Normas Internacionais de Contabilidade de Entidades do Setor Público).

 

e)

Perito contábil.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para ser um perito contábil, é necessária muita experiência com assuntos avançados em contabilidade, pois, normalmente, os casos são muito complexos.

 

2) O mercado de trabalho do contador costumava ser bem amplo, mas, com a TI, está ocorrendo um desprestígio ao trabalho do contador, que tende a desaparecer. Você concorda com essa afirmação?

 

a)

Sim, pois a TI está fazendo o trabalho do contador desaparecer.

 

RESPOSTA INCORRETA

Embora a TI faça o trabalho do contador tradicional desaparecer, está criando novas oportunidades em contabilidade.

 

b)

Não, de forma alguma. O que está acontecendo é justamente o contrário, isto é, a TI está trazendo benefícios aos contadores, que cada vez mais usam suas habilidades.

 

RESPOSTA CORRETA

Ser um contador de custos que geralmente atua em empresas privadas demanda planejamento e conhecimento relacionados à engenharia (de acordo com o tipo de produto que a empresa comercializa).

 

Enviada em

06/04/2020 09:11

c)

Não, pois a TI é um sinônimo de contabilidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

Normalmente, os auditores passam por testes de seleção muito difíceis e exaustivos. Uma vez empregados, passam por rigorosos treinamentos e necessitam de constante atualização.

 

d)

Sim, pois a TI está fazendo com que os contadores migrem para outras áreas, perdendo o seu conhecimento.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para ser um contador público, é necessário estudar muito e passar por concorridos concursos públicos. Trata-se de uma área que está passando por profundas modificações, dada a adoção das IPSAS (Normas Internacionais de Contabilidade de Entidades do Setor Público).

 

e)

Não, pois a TI está desenvolvendo um novo tipo de contabilidade, mais ágil e rápido.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para ser um perito contábil, é necessária muita experiência com assuntos avançados em contabilidade, pois, normalmente, os casos são muito complexos.

 

3) O que se entende por "novo contador"?

 

a)

A expressão "novo contador" representa o contador que usa a TI em seu trabalho.

 

RESPOSTA INCORRETA

É certo que o novo contador utiliza a TI, mas a intenção é a de diferenciar o contador tradicional, que se limitava ao trabalho contábil, do atual, que se envolve em todas as áreas.

 

b)

A expressão "novo contador" representa contadores mais jovens, que nasceram a partir de 1983.

 

RESPOSTA INCORRETA

Não existe uma divisão por idades na área contábil. A intenção é a de diferenciar o contador tradicional, que se limitava ao trabalho contábil, do atual, que se envolve em todas as áreas. No Código de Ética do Contador, um contador jovem e recém-formado tem o mesmo valor de um contador idoso e com muitos anos de experiência.

 

c)

A expressão "novo contador" representa uma tentativa de diferenciar o contador tradicional, que se limitava ao processamento contábil, do contador atual, que se interessa por diversos aspectos da empresa, não apenas os contábeis.

 

RESPOSTA CORRETA

A intenção é a de diferenciar o contador tradicional, que se limitava ao trabalho contábil, do atual, que se envolve em todas as áreas.

 

Enviada em

06/04/2020 09:13

d)

A expressão "novo contador" representa contadores que, entre diversas habilidades, sabem falar inglês.

 

RESPOSTA INCORRETA

É importante que os contadores se interessem por línguas estrangeiras, especialmente se o seu trabalho envolve contatos com estrangeiros, mas não existe uma diferenciação entre contadores que somente falam português e poliglotas.

 

e)

A expressão "novo contador" representa contadores que utilizam as Normas Internacionais de Contabilidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

Todos os contadores devem usar as Normas Internacionais de Contabilidade, inclusive para negócios nacionais, que não tem nenhum relacionamento com o exterior.

 

4) Ludícibus et al. (2010, p. 10) relatam que, com a evolução da profissão contábil e a adoção de normas internacionais, haverá uma participação de toda a entidade no processo de produção e na responsabilidade da informação contábil, o que torna o contador "o centro do processo, mas não o único a dele participar". O contador passa, então, a participar do processo decisório, e sua atuação nesse processo será também o centro dos interesses divergentes. Esse conceito de "centro dos interesses divergentes" é melhor representado pela seguinte alternativa:

 

a)

O contador não se interessa pelas decisões da diretoria da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para ser o "centro dos interesses divergentes", é necessário se interessar pelas decisões da diretoria da empresa.

 

b)

O contador deve centralizar todo o processamento contábil para si porque somente assim poderá melhorar a qualidade da informação contábil ao usuário.

 

RESPOSTA INCORRETA

Diferente do que ocorria no passado, considera-se, hoje, justamente o contrário: o contador deve descentralizar todo o processamento contábil, pois somente assim poderá melhorar a qualidade da informação contábil ao usuário.

 

c)

O contador se atém a atuar no sistema contábil, não se interessando por outras áreas, principais operações, decisões, dificuldades e problemas, pois isso não traz melhorias para a contabilidade em si.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para ser o "centro dos interesses divergentes", é necessário se interessar por outras áreas, principais operações, decisões, dificuldades e problemas, visto que isso traz melhorias para a contabilidade em si. É essa prática que incrementa a qualidade da contabilidade.

 

d)

O contador acompanha intensamente a vida empresarial, as principais operações, decisões, dificuldades e problemas.

 

RESPOSTA CORRETA

Ao acompanhar intensamente a vida empresarial, as principais operações, decisões, dificuldades e problemas, o contador passa a ser o centro dos interesses divergentes.

 

Enviada em

06/04/2020 09:14

e)

O contador deve se interessar por todas as informações tributárias inerentes à empresa, pois assim pode realizar o correto recolhimento de impostos, sendo que o dever do contador é se ater ao interesse público.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para ser o "centro dos interesses divergentes", é necessário se interessar por diversos aspectos inerentes à empresa, não apenas aos tributários.

 

5) No mês de março, a cidade onde a empresa que produz faqueiros de aço inox está instalada sofreu com fortes chuvas, gerando inúmeros contratempos para todos os habitantes. Ocorreram diversas faltas de funcionários que tiveram que reparar suas casas, socorrer animais, enfim, um mês muito duro para todos. Já em abril, um funcionário questionou a contadora da empresa se era possível adiantar algumas das vendas que ele havia feito em abril para março, para atingir as metas de março, alegando que não fará diferença no resultado. A contadora considerou o pedido coerente e razoável. A decisão da contadora foi correta?

 

a)

Sim. A decisão foi correta porque é necessário que a contadora tenha bom relacionamento com profissionais de outras áreas da empresa, agindo sempre em equipe.

 

RESPOSTA INCORRETA

A recomendação é que a contadora tenha um bom relacionamento com profissionais de outras áreas da empresa, mas não para atender pedidos dessa natureza. É necessário manter a neutralidade.

 

b)

Não. A decisão não foi correta porque fere o princípio contábil da entidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

O princípio da entidade - em que os assuntos ligados à empresa não devem se misturar aos assuntos ligados às pessoas físicas - está sendo observado. O problema está na atitude da contadora, que deve ser neutra.

 

c)

Não. A decisão não foi correta porque fere o princípio contábil da continuidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

O princípio da continuidade - que diz que o contador sempre deve considerar que a empresa não terá uma finalização de suas operações - está sendo observado. O problema está na atitude da contadora, que deve ser neutra.

 

d)

Sim. A decisão foi correta porque houve um diálogo entre os profissionais da empresa, cabendo à contadora decidir o que for melhor e escolhendo interesses, quando esses forem divergentes.

 

RESPOSTA INCORRETA

O recomendável é justamente a contrário, isto é, a contadora deveria se manter neutra em ambientes onde há interesses divergentes.

 

e)

Não. A decisão não foi correta, pois, além de não concordar com o regime de competência, não respeita a necessária neutralidade no trabaho da contadora.

 

RESPOSTA CORRETA

A neutralidade, prevista na Norma Internacional CPC 00 - Conceitual Básico, prevê um comportamento neutro.

 

Enviada em

06/04/2020 09:17

 

Partidas Dobradas: Processo de Contabilização, Lançamentos Contábeis, Métodos e Processo

 

DESAFIO

 

O executivo de uma empresa estava estudando os demonstrativos e indicadores de performance para apresentação aos acionistas.Em todos os vários gráficos e planilhas, ele tinha o amplo domínio dos números apresentados. Entretanto, ele tinha ciência que deveria utilizá-los como apoio, pois os acionistas davam importância realmente às demonstrações financeiras, principalmente ao Balanço Patrimonial e à Demonstração de Resultados do Exercício. Dessa forma, ele não conseguia estruturar a sua apresentação, porque não conseguia entender como o Balanço e a Demonstração de resultados do exercício asseguravam a exatidão da situação patrimonial da empresa.

Assim ele convocou o responsável pela controladoria e perguntou como poderia provar aos acionistas a confiabilidade da contabilidade para determinar a evolução patrimonial. Imagine que você seja o responsável pela controladoria. O que você responderia ao executivo?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Você poderia iniciar explicando que a contabilidade é, na realidade, uma equação de resultado zero. A Equação fundamental da contabilidade é: Ativo-Passivo= Patrimônio Líquido => Ativo-Passivo-Patrimônio Líquido = ZERO.

Outro ponto importante é que o Método das partidas dobradas garantem que todas as operações que impliquem em movimentação econômica ou financeira da empresa, por exemplo, recebimentos, pagamentos, vendas, custos e despesas, tenham um registro duplo, sendo um positivo e outro negativo, sempre no mesmo valor, consequentemente de soma zero. As contas de resultado, assim, são fáceis de entender. As receitas são positivas, portanto os seus aumentos são créditos. Os custos e despesas são negativos, portanto os seus aumentos são débitos.

As contas patrimoniais seguem um conceito. No ativo estão todos os bens e direitos da sociedade, portanto a sociedade deve aos acionistas e aos sócios estes ativos. Dessa forma, eles são representados por débitos e por seus aumentos. Seguindo da mesma forma, o passivo, no qual estão as obrigações da sociedade, que são os credores, é representado por créditos que pertencem a terceiros ou aos sócios.

Seguindo situações práticas

Feita uma venda que é positiva para o resultado, isto implica que a empresa, em função desta venda, recebe dinheiro, cheques ou duplicata a receber. A Contabilidade então vai creditar no resultado e debitar o ativo no Caixa, no Banco ou no Contas a receber, o mesmo valor em ambos.

Quando, ao final do mês, registramos a despesa de salário, teremos uma redução do resultado com esta despesa, e geraremos uma obrigação de pagar salário aos funcionários.

A contabilidade então vai debitar o resultado e creditar o passivo em Salários a pagar, o mesmo valor em ambos.

Portanto, a Contabilidade é a garantia de que todas as operações econômicas e financeiras serão registradas com o seu efeito positivo e negativo, ao mesmo tempo, em contas próprias, sendo assim, a garantia de que, ao final, a variação patrimonial, em um período de tempo, estará adequadamente representada.

Sendo assim, seguem quatro verdades:

- Ativo = Passivo + PL
- Saldo devedor = Saldo credor
- Não há débito sem crédito.
- Não há crédito sem débito.

MINHA RESPOSTA

A contabilidade é uma equação de resultado zero, pois a cada lançamento a débito (que fica no Ativo), terá um correspondente a crédito (que fica no Passivo), sendo este o método das partidas dobradas. A equação patrimonial é uma representação quantitativa do patrimônio de uma empresa e o resultado dessa equação é obtido com a aplicação de uma fórmula simples: Ativo (A) = Passivo (P) + Patrimônio Líquido (PL) A fórmula acima significa que os Ativos englobam os bens e direitos (aplicação de recursos) e Passivos englobam as obrigações (origem de recursos). O patrimônio líquido também faz parte dos passivos, mas engloba apenas o capital investido pelos proprietários / sócios. Representa tudo o que a empresa efetivamente tem, depois de pagar as suas dívidas. Portanto, é o resultado da diferença entre ativos e passivos (PL = A – P) e sempre A – P – PL = Zero, sendo essas as equações fundamentais da contabilidade. Por fim, o saldo devedor é igual ao saldo credor, não existe débito sem crédito, e nem crédito sem débito.

 

 

EXERCÍCIOS

 

1) A empresa Furacão S.A. recebeu, no pagamento de duplicatas que estavam no seu Contas a receber, o valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em dinheiro. Diante dos dados apresentados, responda: Qual é o lançamento CORRETO para a Contabilidade registrar esta operação?

 

Fique atento: as questões de 1 a 5, devem ser solucionadas levando-se em consideração o Método das partidas dobradas e a Equação fundamental da contabilidade.

 

a)

Débito – Contas a Receber – R$ 200.000,00 a Crédito de Caixa – R$ 200.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

O dinheiro entrou no caixa e, consequentemente, reduziu o saldo de Contas a receber. Portanto, o lançamento está errado, pois ativo aumenta por débito e reduz por crédito.

 

b)

Débito – Caixa – R$ 200.000,00 a Crédito de Receita Bruta de Vendas – R$ 200.0000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Não houve venda. Portanto, não ocorreu movimentação na conta de Receita Bruta de Vendas.

 

c)

Débito – Caixa – R$ 200.000,00 a Crédito de Contas a Receber – R$ 200.000,00.

 

RESPOSTA CORRETA

Débito – Caixa – R$ 200.000 a Crédito de Contas a Receber – R$ 200.000.

 

Enviada em

07/04/2020 01:03

d)

Débito – Receita Bruta de Vendas de R$ 200.000,00 a Crédito de Caixa – R$ 200.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

As contas envolvidas no lançamento contábil estão corretas, entretanto o dinheiro entrou no caixa e consequentemente reduziu o saldo de contas a receber. Portanto, o lançamento está correto, pois ativo aumenta por débito e reduz por crédito.

 

e)

Débito – Estoques – R$ 200.000,00 a Crédito de Contas a Receber – R$ 200.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Não houve movimentação na conta estoques.

 

2) Determinada empresa realizou um pagamento ao seu fornecedor de mercadorias, referente a compras realizadas no mês anterior, e que ele havia recebido prazo para pagar de um mês, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em dinheiro. Considerando-se os dados apresentados, responda: Qual é o lançamento CORRETO para Contabilidade registrar esta operação?

 

a)

Débito de Estoques – R$ 100.000,00 e Crédito de Caixa – R$ 100.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Ocorreu apenas o pagamento. Portanto, não houve movimentação de mercadorias, ou de matéria-prima, na Conta de estoques.

 

b)

Débito de Contas a Pagar – R$ 100.000,00 e Crédito de Estoques – R$ 100.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Não houve venda. Portanto, não ocorreu movimentação na conta de Receita Bruta de Vendas.

 

c)

Débito de Contas a Pagar – R$ 100.000,00 e Crédito de Contas a Receber – R$ 100.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Débito – Caixa – R$ 200.000 a Crédito de Contas a Receber – R$ 200.000.

 

d)

Débito de Custo de Mercadorias Vendidas – R$ 100.000,00 e Crédito de Caixa – R$ 100.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

As contas envolvidas no lançamento contábil estão corretas, entretanto o dinheiro entrou no caixa e consequentemente reduziu o saldo de contas a receber. Portanto, o lançamento esta correto, pois ativo aumenta por débito e reduz por crédito.

 

e)

Débito de Contas a Pagar – R$ 100.000,00 e Crédito de Caixa – R$ 100.000,00.

 

RESPOSTA CORRETA

Não houve movimentação na conta estoques.

 

Enviada em

07/04/2020 01:09

 

3) A empresa Nova Ltda., com os recursos do seu caixa, adquiriu, à vista (em dinheiro), novos móveis e utensílios para seu escritório, no valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). Levando em conta os dados expostos, responda: Qual é o lançamento CORRETO para contabilidade registrar essa operação?

 

a)

Débito de Móveis e Utensílios – R$ 80.000,00 e Crédito de Fornecedores – R$ 80.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

O pagamento foi feito à vista, não envolve fornecedores.

 

b)

Débito de Móveis e Utensílios – R$ 80.000,00 e Crédito de Caixa – R$ 80.000,00.

 

RESPOSTA CORRETA

O dinheiro saiu do caixa para comprar móveis e utensílios, portanto reduziu o saldo de caixa e aumentou o saldo da conta de móveis e utensílios, dessa forma, o lançamento está correto, pois o ativo reduz por crédito e aumenta por débito.

 

Enviada em

07/04/2020 01:10

c)

Débito de Caixa – R$ 80.000,00 e Crédito de Móveis e Utensílios – R$ 80.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

O lançamento está invertido, pois o dinheiro saiu do caixa para comprar móveis e utensílios, portanto reduziu o saldo de caixa e aumentou o saldo da Conta de Móveis e Utensílios. Dessa forma, o lançamento correto seria: o ativo reduz por crédito e aumenta por débito.

 

d)

Débito de Móveis e Utensílios – R$ 80.000,00 e Crédito de Estoques – R$ 80.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

O material adquirido é móveis e não mercadorias ou matéria-prima, portanto não envolve a conta estoques.

 

e)

Débito de Móveis e Utensílios – R$ 80.000,00 e Crédito de Capital Social – R$ 80.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Não houve alteração no capital social da empresa.

 

4) A Cia do Óleo Ltda. adquiriu, junto ao seu fornecedor, o valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em produtos para revender, com prazo de pagamento de 30, 60 e 90 dias. Diante dos dados apresentados, responda: Qual é o lançamento CORRETO para a Contabilidade registrar esta operação?

 

a)

Débito – Custo de Mercadoria Vendida – R$ 300.000,00 e Crédito de Contas a Pagar (Fornecedores) – R$ 300.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

O laçamento na conta de custo de mercadoria vendida só pode ser feito no momento da venda.

 

b)

Débito – Estoques – R$ 300.000,00 e Crédito de Caixa – R$ 300.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

O pagamento será a prazo, e não imediato.

 

c)

Débito – Contas a Pagar (Fornecedores) – R$ 300.000,00 e Crédito de Estoques – R$ 300.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Lançamento está invertido, pois o saldo de estoques aumentou e o de fornecedores também, dessa forma, o lançamento correto seria: o ativo aumenta por débito, e o passivo aumenta por crédito.

 

d)

Débito – Estoques – R$ 300.000,00 e Crédito de Contas a Pagar (Fornecedores) – R$ 300.000,00.

 

RESPOSTA CORRETA

Débito – Estoques – R$ 300.000,00 e Crédito de Contas a Pagar (Fornecedores) – R$ 300.000,00. As contas envolvidas no lançamento contábil estão corretas, e o lançamento está correto, pois o saldo de estoques aumentou e o de fornecedores também. Dessa forma, o ativo aumenta por débito e o passivo aumenta por crédito.

 

Enviada em

07/04/2020 01:13

e)

Débito – Caixa – R$ 300.000,00 e Crédito – Contas a Pagar (Fornecedores) – R$ 300.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

5) A Floricultura Rosa S.A. realizou a venda de 12 dúzias de arranjos florais para o seu principal cliente, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro. Frente aos dados apresentados, responda: Qual é o lançamento CORRETO para a Contabilidade registrar esta operação?

 

a)

Débito de Caixa – R$ 5.000,00 e Crédito de Receita Bruta de Vendas – R$ 5.000,00.

 

RESPOSTA CORRETA

Débito de Caixa – R$ 5.000,00 e Crédito de Receita Bruta de Vendas – R$ 5.000,00. As contas envolvidas no lançamento contábil estão corretas, e o lançamento está correto, pois o saldo de caixa aumentou pelo recebimento do dinheiro, e as receitas aumentaram pelas vendas, utilizando as contas de Caixa e de Receita Bruta de Vendas, desta forma o ativo aumenta por débito, e a receita aumenta por crédito.

 

Enviada em

07/04/2020 01:16

b)

Débito de Estoques – R$ 5.000,00 e Crédito de Receita Bruta de Vendas – R$ 5.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Débito de Estoques – R$ 5.000,00 e Crédito de Receita Bruta de Vendas – R$ 5.000,00. As contas envolvidas estão erradas, pois o lançamento envolve Conta de Caixa e de Receita Bruta de Vendas.

 

c)

Débito de Custo de Mercadoria Vendida – R$ 5.000,00 e Crédito de Receita Bruta de Vendas – R$ 5.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Débito de Custo de Mercadoria Vendida – R$ 5.000,00 e Crédito de Receita Bruta de Vendas – R$ 5.000,00. As contas envolvidas estão erradas, pois o lançamento envolve conta de Caixa e de Receita Bruta de Vendas.

 

d)

Débito de Receita Bruta de Vendas – R$ 5.000,00 e Crédito de Estoques – R$ 5.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Débito de Receita Bruta de Vendas – R$ 5.000,00 e Crédito de Estoques – R$ 5.000,00. As contas envolvidas estão erradas, pois o lançamento envolve conta de Caixa e de Receita Bruta de Vendas.

 

e)

Débito de Caixa – R$ 5.000,00 e Crédito de Estoques – R$ 5.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Débito de Caixa – R$ 5.000,00 e Crédito de Estoques – R$ 5.000,00. As contas envolvidas estão erradas, pois o lançamento envolve Conta de Caixa e de Receita Bruta de Vendas.

 

Demonstrações Contábeis

DESAFIO

 

Você trabalha na empresa Vitaluz e precisa elaborar a demonstração do resultado do exercício (DRE) para apresentar ao seu gestor, que utilizará na reunião com os demais gestores.

Para iniciar a elaboração, você encontrou as informações necessárias para o preenchimento da DRE:

Receita referente à venda de mercadorias: R$ 12.000,00.

Imposto sobre as vendas: R$ 1.700,00.

Materiais usados na mercadoria: R$ 1.300,00.

Despesas com vendas: R$ 900,00.

Despesas administrativas: R$ 3.000,00.

IR/CS: R$ 900,00.

Elabore a DRE (consultar modelo-padrão) e aplique os valores. Ao final da elaboração, apresente os seguintes valores:

Receita operacional bruta:

Receita operacional líquida:

Lucro operacional bruto:

Lucro operacional líquido:

Lucro líquido do exercício:

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Os valores encontrados mediante a elaboração da DRE são:

- Receita operacional bruta: R$ 12.000,00.

- Receita operacional líquida: R$ 10.300,00.

- Lucro operacional bruto: R$ 9.000,00.

- Lucro operacional líquido: R$ 5.100,00.

- Lucro líquido do exercício: R$ 4.200,00.

 

MINHA RESPOSTA

DRE = RECEITA OPERACIONAL BRUTA: R$ 12.000,00

Receita referente à venda de mercadorias: R$ 12.000,00.

(-) Imposto sobre as vendas: R$ 1.700,00

RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA: R$ 10.300,00

(-) Materiais usados na mercadoria: R$ 1.300,00.

LUCRO OPERACIONAL BRUTO: R$ 9.000,00

(-) Despesas com vendas: R$ 900,00.

(-) Despesas administrativas: R$ 3.000,00.

LUCRO OPERACIONAL LÍQUIDO: R$ 5.100,00

LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA: R$ 5.100,00

(-) IR/CS: R$ 900,00

LUCRO DEPOIS DO IMPOSTO DE RENDA: R$ 4.200,00

LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO: R$ 4.200,00

 

DRE

RECEITA OPERACIONAL BRUTA

R$ 12.000,00

Receita referente à venda de mercadorias

R$ 12.000,00

(-)Imposto sobre as vendas

R$   1.700,00

RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

R$ 10.300,00

(-)Materiais usados na mercadoria

R$   1.300,00

LUCRO OPERACIONAL BRUTO

R$   9.000,00

(-) Despesas com vendas 

(-) Despesas administrativas 

R$      900,00

R$   3.000,00

LUCRO OPERACIONAL LÍQUIDO

R$   5.100,00

LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA

R$   5.100,00

(-) IR/CS

R$      900,00

LUCRO DEPOIS DO IMPOSTO DE RENDA

R$   4.200,00

LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

R$   4.200,00

 

 

EXERCÍCIOS

 

1) As empresas apresentam suas demonstrações contábeis de acordo com sua obrigatoriedade. Em relação ao balanço patrimonial da organização, identifique a resposta CORRETA:

 

a)

O balanço patrimonial evidencia as contas contábeis de uma organização usando exclusivamente o método quantitativo, ou seja, apontando os lucros.

 

RESPOSTA INCORRETA

O balanço patrimonial objetiva demonstrar a posição atual da empresa, de forma qualitativa e quantitativa.

 

b)

No ativo encontram-se os bens e as obrigações empresariais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os bens e direitos da organização estão dispostos no grupo ativo.

 

c)

No balanço patrimonial podemos identificar três grupos: o ativo, o passivo e o resultado líquido, apresentados em três colunas.

 

RESPOSTA INCORRETA

O balanço patrimonial é composto por duas colunas, o ativo e o passivo. No passivo encontramos também o patrimônio líquido da organização.

 

d)

Em relação aos bens da entidade, podemos considerar o maquinário da empresa, o estoque e os veículos particulares dos diretores.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os bens da organização podem ser compostos por estoques, maquinário da empresa e veículos pertencentes à empresa.

 

e)

O grupo ativo está dividido em circulante e não circulante.

 

RESPOSTA CORRETA

No ativo encontramos dois subgrupos, o circulante e o não circulante.

 

Enviada em

07/04/2020 03:57

 

2) A DRE representa uma das demonstrações contábeis que a empresa deve apresentar. Analise as alternativas e escolha a CORRETA:

 

a)

Deve ter sua elaboração realizada de forma completa conforme a lei, auxiliando na tomada de decisão.

 

RESPOSTA CORRETA

A DRE precisa ter sua elaboração completa, com embasamento na Lei, auxiliando, assim, a tomada de decisão.

 

Enviada em

07/04/2020 04:00

b)

A DRE evidencia especificamente a composição do resultado das despesas da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Através da DRE, fica evidente a composição do resultado para um período definido, em relação às atividades operacionais da empresa.

 

c)

Estão entre os impostos que contemplam a DRE: IPI, ICMS, IRPJ e CS.

 

RESPOSTA INCORRETA

Entre os impostos e taxas que contemplam a DRE estão o IPI, o ICMS, o ISS, a Cofins e o PIS.

 

d)

Quanto ao IPI, podemos afirmar que está destacado de forma isolada e é pago pela empresa que realiza a venda.

 

RESPOSTA INCORRETA

O IPI tem destaque na nota fiscal, e quem paga por este imposto é o comprador.

 

e)

O ICMS é considerado um tipo de imposto federal.

 

RESPOSTA INCORRETA

O ICMS é um imposto de ordem estadual.

 

3) Com base no conteúdo apresentado sobre o balanço patrimonial, escolha a alternativa CORRETA em relação ao passivo:

 

a)

No passivo circulante estão dispostas as contas que podem ser pagas no longo prazo.

 

RESPOSTA INCORRETA

No passivo circulante encontraremos as contas da empresa que devem ser pagas no curto prazo.

 

b)

O curto prazo representa um período superior a um ano.

 

RESPOSTA INCORRETA

O curto prazo é estabelecido pelo período máximo de um ano.

 

c)

No patrimônio líquido estão as aplicações da empresa realizadas pelos proprietários.

 

RESPOSTA CORRETA

As aplicações realizadas pelos sócios estão no patrimônio líquido.

 

Enviada em

07/04/2020 04:06

d)

O investimento inicial na empresa é denominado de conta Caixa.

 

RESPOSTA INCORRETA

O investimento inicial na organização é apresentado na conta chamada de Capital.

 

e)

No patrimônio líquido estão os rendimentos resultantes da conta Duplicatas a Receber.

 

RESPOSTA INCORRETA

No patrimônio líquido da empresa são encontrados os rendimentos resultantes do capital aplicado.

 

4) Em relação aos usuários da contabilidade:

 

a)

os administradores usam as informações para uso exclusivo da conta Caixa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os administradores fazem uso da informação contábil para controle do desempenho empresarial.

 

b)

os clientes são usuários em busca de informações referentes à liquidez no curto prazo do fornecedor.

 

RESPOSTA CORRETA

Os clientes visam dados que reflitam a liquidez no curto prazo do fornecedor.

 

Enviada em

07/04/2020 04:08

c)

os acionistas buscam conhecer o patrimônio empresarial para adquirir novos bens.

 

RESPOSTA INCORRETA

A preocupação dos acionistas com as informações contábeis estão voltadas à capacidade que a empresa tem de realizar aplicações.

 

d)

as instituições financeiras visam ao conhecimento sobre a empresa, direcionando suas atenções às contas bancárias que a empresa tem.

 

RESPOSTA INCORRETA

As instituições financeiras buscam conhecer sobre a capacidade da empresa em gerar caixa para a quitação de suas dívidas.

 

e)

os fornecedores buscam compreender a falta de liquidez da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os fornecedores objetivam conhecer a liquidez da empresa em relação a sua capacidade de liquidar suas dívidas.

 

5) Considere a alternativa CORRETA em relação às demonstrações contábeis:

 

a)

A demonstração do resultado abrangente foi integrada pela CVM ao grupo de demonstrações contábeis.

 

RESPOSTA INCORRETA

A demonstração do resultado abrangente não era exigida no grupo das demonstrações contábeis, mas foi integrada ao grupo pelo CPC.

 

b)

Para a elaboração da demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, os dados são consultados nas contas de despesas da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para que se possa construir a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, é preciso extrair os dados apresentados no Livro Razão.

 

c)

A demonstração do valor adicionado tem por finalidade apresentar o investimento inicial da organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

O objetivo da demonstração do valor adicionado é apresentar a origem da riqueza produzida pela entidade.

 

d)

As notas explicativas visam a auxiliar na interpretação das informações prestadas pelas demonstrações contábeis.

 

RESPOSTA CORRETA

As notas explicativas têm por finalidade viabilizar a compreensão das informações das demonstrações contábeis.

 

Enviada em

07/04/2020 04:12

e)

A demonstração do valor adicionado é apresentada mediante a diferença existente entre o ativo e o passivo.

 

RESPOSTA INCORRETA

A demonstração do valor adicionado é compreendida como a diferença entre a receita de vendas e os custos de recursos contraídos de terceiros.

 

Balanço Patrimonial

DESAFIO

 

Você trabalha na área contábil da empresa Ótica e Visão Ltda. e verificou que há algo errado com o Balanço Patrimonial apresentado. Porém, depois de algum tempo analisando, não conseguiu descobrir o problema e optou por refazê-lo com base nas informações apresentadas pelo setor.

Analise as contas da empresa e seus respectivos saldos referentes ao mês 10/2017:

  • Estoques R$ 47.000,00
  • Contas a receber R$ 72.000,00
  • Fornecedores R$ 22.000,00
  • Caixas e equivalentes R$ 20.000,00
  • Investimento longo prazo R$ 22.000,00
  • Imobilizado R$ 62.000,00
  • Intangível R$ 5.000,00
  • Salários e encargos sociais R$ 14.000,00
  • Impostos e contribuições R$ 20.000,00
  • Contas a pagar R$ 7.000,00
  • Financiamentos longo prazo R$ 68.000,00
  • Capital social R$ 80.000,00
  • Reservas de lucros R$ 17.000,00

 

Com base nas informações apresentadas, elabore o Balanço Patrimonial da empresa, observando sua estrutura.

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Com base nos dados apresentados pela empresa Ótica e Visão Ltda., a elaboração do demonstrativo fica da seguinte forma:

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/1162496138_15583604835c61e28fca8d96638ff266197cba66ba0a6e0000.png​​​​​​​

 

MINHA RESPOSTA

 

BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO

 

PASSIVO

 

Circulante

Caixas e equivalentes

Contas a receber

Estoques

 

 

R$ 20.000,00

R$ 72.000,00

R$ 47.000,00

 

Circulante

Fornecedores

Salários e encargos sociais

Impostos e contribuições

Contas a pagar

 

R$ 22.000,00

R$ 14.000,00

R$ 20.000,00

R$   7.000,00

Não Circulante

Investimento longo prazo Imobilizado

Intangível

 

R$ 22.000,00

R$ 62.000,00

R$   5.000,00

 

Não Circulante

Financiamentos longo prazo

 

 

 

R$ 68.000,00

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Capital social

Reservas de lucros

 

R$ 80.000,00

R$ 17.000,00

TOTAL DO ATIVO: R$ 228.000,00

TOTAL DO PASSIVO: R$ 228.000,00

 

 

EXERCÍCIOS

1) Com base no conceito da demonstração contábil, Balanço Patrimonial, avalie as questões apresentadas e indique a correta:

 

a)

O Balanço Patrimonial faz ligação somente entre as contas ativas e passivas.

 

RESPOSTA INCORRETA

O Balanço Patrimonial relaciona as contas do ativo, do passivo e também do patrimônio líquido. Sabe-se que o Balanço Patrimonial busca evidenciar todos os registros, tanto os valores a receber quanto os valores a pagar. No ativo, estão contemplados os bens e direitos da empresa. O Balanço Patrimonial representa uma demonstração contábil que tem por intuito apresentar as informações da empresa, conforme um período específico. O Balanço Patrimonial possibilita a compreensão sobre as fontes de recursos para o investimento da organização.

 

b)

O Balanço Patrimonial visa a demonstrar os lançamentos somente de alguns registros, ou seja, de valores a receber.

 

RESPOSTA INCORRETA

O Balanço Patrimonial relaciona as contas do ativo, do passivo e também do patrimônio líquido. Sabe-se que o Balanço Patrimonial busca evidenciar todos os registros, tanto os valores a receber quanto os valores a pagar. No ativo, estão contemplados os bens e direitos da empresa. O Balanço Patrimonial representa uma demonstração contábil que tem por intuito apresentar as informações da empresa, conforme um período específico. O Balanço Patrimonial possibilita a compreensão sobre as fontes de recursos para o investimento da organização.

 

c)

No ativo, estão as obrigações da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

O Balanço Patrimonial relaciona as contas do ativo, do passivo e também do patrimônio líquido. Sabe-se que o Balanço Patrimonial busca evidenciar todos os registros, tanto os valores a receber quanto os valores a pagar. No ativo, estão contemplados os bens e direitos da empresa. O Balanço Patrimonial representa uma demonstração contábil que tem por intuito apresentar as informações da empresa, conforme um período específico. O Balanço Patrimonial possibilita a compreensão sobre as fontes de recursos para o investimento da organização.

 

d)

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que visa a evidenciar as informações empresariais de acordo com uma data específica.

 

RESPOSTA CORRETA

O Balanço Patrimonial relaciona as contas do ativo, do passivo e também do patrimônio líquido. Sabe-se que o Balanço Patrimonial busca evidenciar todos os registros, tanto os valores a receber quanto os valores a pagar. No ativo, estão contemplados os bens e direitos da empresa. O Balanço Patrimonial representa uma demonstração contábil que tem por intuito apresentar as informações da empresa, conforme um período específico. O Balanço Patrimonial possibilita a compreensão sobre as fontes de recursos para o investimento da organização.

 

Enviada em

08/04/2020 12:24

e)

Por meio do Balanço Patrimonial, é impossível entender sobre as fontes de recursos para o investimento da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

O Balanço Patrimonial relaciona as contas do ativo, do passivo e também do patrimônio líquido. Sabe-se que o Balanço Patrimonial busca evidenciar todos os registros, tanto os valores a receber quanto os valores a pagar. No ativo, estão contemplados os bens e direitos da empresa. O Balanço Patrimonial representa uma demonstração contábil que tem por intuito apresentar as informações da empresa, conforme um período específico. O Balanço Patrimonial possibilita a compreensão sobre as fontes de recursos para o investimento da organização.

 

2) Com relação à composição do Balanço Patrimonial, aponte a única resposta correta:

 

a)

No ativo, estão as aplicações de recursos realizadas e controladas pela empresa.

 

RESPOSTA CORRETA

As aplicações de recursos que são realizadas pela empresa estão alocadas no ativo, sendo controladas pela organização. Os bens e direitos que estão registrados no ativo da empresa têm por objetivo produzir vantagens econômicas futuras. Pode-se afirmar que o passivo corresponde, sim, às origens de recursos. Dentro do passivo circulante, são apresentadas contas contábeis. No entanto, um bom exemplo seriam os tributos a pagar. As contas contábeis que compõem o passivo não circulante têm prazos de vencimento superiores a 12 (doze) meses.

 

Enviada em

08/04/2020 12:27

b)

Os bens e direitos registrados no ativo não visam a gerar benefícios econômicos.

 

RESPOSTA INCORRETA

As aplicações de recursos que são realizadas pela empresa estão alocadas no ativo, sendo controladas pela organização. Os bens e direitos que estão registrados no ativo da empresa têm por objetivo produzir vantagens econômicas futuras. Pode-se afirmar que o passivo corresponde, sim, às origens de recursos. Dentro do passivo circulante, são apresentadas contas contábeis. No entanto, um bom exemplo seriam os tributos a pagar. As contas contábeis que compõem o passivo não circulante têm prazos de vencimento superiores a 12 (doze) meses.

 

c)

O passivo não representa as origens de recursos.

 

RESPOSTA INCORRETA

As aplicações de recursos que são realizadas pela empresa estão alocadas no ativo, sendo controladas pela organização. Os bens e direitos que estão registrados no ativo da empresa têm por objetivo produzir vantagens econômicas futuras. Pode-se afirmar que o passivo corresponde, sim, às origens de recursos. Dentro do passivo circulante, são apresentadas contas contábeis. No entanto, um bom exemplo seriam os tributos a pagar. As contas contábeis que compõem o passivo não circulante têm prazos de vencimento superiores a 12 (doze) meses.

 

d)

O passivo circulante contempla contas contábeis, como, por exemplo, tributos a receber.

 

RESPOSTA INCORRETA

As aplicações de recursos que são realizadas pela empresa estão alocadas no ativo, sendo controladas pela organização. Os bens e direitos que estão registrados no ativo da empresa têm por objetivo produzir vantagens econômicas futuras. Pode-se afirmar que o passivo corresponde, sim, às origens de recursos. Dentro do passivo circulante, são apresentadas contas contábeis. No entanto, um bom exemplo seriam os tributos a pagar. As contas contábeis que compõem o passivo não circulante têm prazos de vencimento superiores a 12 (doze) meses.

 

e)

O passivo não circulante contempla contas contábeis que têm vencimento acima de 6 (seis) meses.

 

RESPOSTA INCORRETA

As aplicações de recursos que são realizadas pela empresa estão alocadas no ativo, sendo controladas pela organização. Os bens e direitos que estão registrados no ativo da empresa têm por objetivo produzir vantagens econômicas futuras. Pode-se afirmar que o passivo corresponde, sim, às origens de recursos. Dentro do passivo circulante, são apresentadas contas contábeis. No entanto, um bom exemplo seriam os tributos a pagar. As contas contábeis que compõem o passivo não circulante têm prazos de vencimento superiores a 12 (doze) meses.

 

3) Para a elaboração do Balanço Patrimonial, é necessário observar alguns procedimentos. Com base na Unidade de Aprendizagem estudada, avalie as alternativas apresentadas e indique a única correta:

 

a)

Antes da elaboração do Balanço Patrimonial, é preciso registrar todas as transações relacionadas à empresa, de acordo com o período específico.

 

RESPOSTA CORRETA

Antecedendo a elaboração do Balanço Patrimonial, é fundamental que se tenha registrado todas as movimentações relacionadas à empresa, observando o período definido. Se houver falhas com relação aos registros contábeis, devem obrigatoriamente ser realizados ajustes relativos aos lançamentos contábeis. A conciliação visa ao confronto de informações constantes nos relatórios contábeis, porém com toda a documentação física que gerou os registros. O processo de conciliação é fundamental e obrigatório, antecedendo a elaboração do Balanço Patrimonial. É necessário que as despesas, perdas, receitas e os ganhos sejam registrados conforme regime de competência.

 

Enviada em

08/04/2020 12:33

b)

São desnecessários os ajustes decorrentes de equívocos que possam ter ocorrido na escrituração.

 

RESPOSTA INCORRETA

Antecedendo a elaboração do Balanço Patrimonial, é fundamental que se tenha registrado todas as movimentações relacionadas à empresa, observando o período definido. Se houver falhas com relação aos registros contábeis, devem obrigatoriamente ser realizados ajustes relativos aos lançamentos contábeis. A conciliação visa ao confronto de informações constantes nos relatórios contábeis, porém com toda a documentação física que gerou os registros. O processo de conciliação é fundamental e obrigatório, antecedendo a elaboração do Balanço Patrimonial. É necessário que as despesas, perdas, receitas e os ganhos sejam registrados conforme regime de competência.

 

c)

A conciliação corresponde a confrontar as informações dos relatórios contábeis somente com os documentos online, ou seja, via sistema.

 

RESPOSTA INCORRETA

Antecedendo a elaboração do Balanço Patrimonial, é fundamental que se tenha registrado todas as movimentações relacionadas à empresa, observando o período definido. Se houver falhas com relação aos registros contábeis, devem obrigatoriamente ser realizados ajustes relativos aos lançamentos contábeis. A conciliação visa ao confronto de informações constantes nos relatórios contábeis, porém com toda a documentação física que gerou os registros. O processo de conciliação é fundamental e obrigatório, antecedendo a elaboração do Balanço Patrimonial. É necessário que as despesas, perdas, receitas e os ganhos sejam registrados conforme regime de competência.

 

d)

A conciliação não é obrigatória, ou seja, pode ser realizada ou não, já que não reflete na elaboração do demonstrativo contábil.

 

RESPOSTA INCORRETA

Antecedendo a elaboração do Balanço Patrimonial, é fundamental que se tenha registrado todas as movimentações relacionadas à empresa, observando o período definido. Se houver falhas com relação aos registros contábeis, devem obrigatoriamente ser realizados ajustes relativos aos lançamentos contábeis. A conciliação visa ao confronto de informações constantes nos relatórios contábeis, porém com toda a documentação física que gerou os registros. O processo de conciliação é fundamental e obrigatório, antecedendo a elaboração do Balanço Patrimonial. É necessário que as despesas, perdas, receitas e os ganhos sejam registrados conforme regime de competência.

 

e)

As despesas e receitas, por exemplo, não necessariamente devem seguir regime de competência para serem registradas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Antecedendo a elaboração do Balanço Patrimonial, é fundamental que se tenha registrado todas as movimentações relacionadas à empresa, observando o período definido. Se houver falhas com relação aos registros contábeis, devem obrigatoriamente ser realizados ajustes relativos aos lançamentos contábeis. A conciliação visa ao confronto de informações constantes nos relatórios contábeis, porém com toda a documentação física que gerou os registros. O processo de conciliação é fundamental e obrigatório, antecedendo a elaboração do Balanço Patrimonial. É necessário que as despesas, perdas, receitas e os ganhos sejam registrados conforme regime de competência.

 

4) Analise as questões que abordam a estrutura do Balanço Patrimonial e responda qual a alternativa correta:

 

a)

O realizável a longo prazo é evidenciado no passivo não circulante.

 

RESPOSTA INCORRETA

O realizável a longo prazo deve estar inserido dentro do ativo não circulante. As obrigações são denominadas capital de terceiros. Pode-se afirmar que a conta de financiamentos a pagar representa uma obrigação e está no inserida no passivo não circulante. De fato, dentro do ativo não circulante estão evidenciados os intangíveis da empresa. É no patrimônio líquido que estão evidenciados os rendimentos oriundos do capital aplicado, que correspondem ao lucro da empresa.

 

b)

As obrigações são denominadas capital próprio.

 

RESPOSTA INCORRETA

O realizável a longo prazo deve estar inserido dentro do ativo não circulante. As obrigações são denominadas capital de terceiros. Pode-se afirmar que a conta de financiamentos a pagar representa uma obrigação e está no inserida no passivo não circulante. De fato, dentro do ativo não circulante estão evidenciados os intangíveis da empresa. É no patrimônio líquido que estão evidenciados os rendimentos oriundos do capital aplicado, que correspondem ao lucro da empresa.

 

c)

A conta de financiamentos a pagar refere-se a um direito e está inserida no passivo não circulante.

 

RESPOSTA INCORRETA

O realizável a longo prazo deve estar inserido dentro do ativo não circulante. As obrigações são denominadas capital de terceiros. Pode-se afirmar que a conta de financiamentos a pagar representa uma obrigação e está no inserida no passivo não circulante. De fato, dentro do ativo não circulante estão evidenciados os intangíveis da empresa. É no patrimônio líquido que estão evidenciados os rendimentos oriundos do capital aplicado, que correspondem ao lucro da empresa.

 

d)

No ativo não circulante, encontram-se os intangíveis.

 

RESPOSTA CORRETA

O realizável a longo prazo deve estar inserido dentro do ativo não circulante. As obrigações são denominadas capital de terceiros. Pode-se afirmar que a conta de financiamentos a pagar representa uma obrigação e está no inserida no passivo não circulante. De fato, dentro do ativo não circulante estão evidenciados os intangíveis da empresa. É no patrimônio líquido que estão evidenciados os rendimentos oriundos do capital aplicado, que correspondem ao lucro da empresa.

 

Enviada em

08/04/2020 12:38

e)

No passivo circulante, estão dispostos os rendimentos decorrentes do capital investido, que representam o lucro empresarial.

 

RESPOSTA INCORRETA

O realizável a longo prazo deve estar inserido dentro do ativo não circulante. As obrigações são denominadas capital de terceiros. Pode-se afirmar que a conta de financiamentos a pagar representa uma obrigação e está no inserida no passivo não circulante. De fato, dentro do ativo não circulante estão evidenciados os intangíveis da empresa. É no patrimônio líquido que estão evidenciados os rendimentos oriundos do capital aplicado, que correspondem ao lucro da empresa.

 

5) Verifique o processo de elaboração do Balanço Patrimonial, indicando as fases corretas com relação ao que é aplicado às sociedades anônimas:

 

a)

Devem ser efetuados cálculos de equivalência patrimonial, se corresponder à sociedade coligada, controlada ou participação relevante.

 

RESPOSTA CORRETA

É preciso realizar cálculos de equivalência patrimonial no caso de sociedades coligadas, controladas ou participação relevante. As contas de resultado devem ser encerradas tanto para sociedades anônimas como para as demais empresas. É necessário que se imprima um balancete de verificação, mas isso deve ser feito antes e também depois do encerramento das contas de resultado. As sociedades anônimas, assim como as empresas de grande porte, devem efetuar o ajuste a valor presente referente às dívidas e aos direitos. O pré-balanço deve ser emitido para verificação, tanto para sociedades anônimas quanto para as demais empresas.

 

Enviada em

08/04/2020 12:51

b)

Os encerramentos das contas de resultado que antecedem o Balanço Patrimonial ocorrem exclusivamente nas sociedades anônimas.

 

RESPOSTA INCORRETA

É preciso realizar cálculos de equivalência patrimonial no caso de sociedades coligadas, controladas ou participação relevante. As contas de resultado devem ser encerradas tanto para sociedades anônimas como para as demais empresas. É necessário que se imprima um balancete de verificação, mas isso deve ser feito antes e também depois do encerramento das contas de resultado. As sociedades anônimas, assim como as empresas de grande porte, devem efetuar o ajuste a valor presente referente às dívidas e aos direitos. O pré-balanço deve ser emitido para verificação, tanto para sociedades anônimas quanto para as demais empresas.

 

c)

Deve-se emitir balancete para verificação somente depois do encerramento das contas de resultado, pois, antes, não há necessidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

É preciso realizar cálculos de equivalência patrimonial no caso de sociedades coligadas, controladas ou participação relevante. As contas de resultado devem ser encerradas tanto para sociedades anônimas como para as demais empresas. É necessário que se imprima um balancete de verificação, mas isso deve ser feito antes e também depois do encerramento das contas de resultado. As sociedades anônimas, assim como as empresas de grande porte, devem efetuar o ajuste a valor presente referente às dívidas e aos direitos. O pré-balanço deve ser emitido para verificação, tanto para sociedades anônimas quanto para as demais empresas.

 

d)

O processo de ajuste a valor presente relativo às dívidas e aos direitos não tem necessidade de ser realizado nas sociedades anônimas, pois é feito de forma exclusiva nas empresas limitadas.

 

RESPOSTA INCORRETA

É preciso realizar cálculos de equivalência patrimonial no caso de sociedades coligadas, controladas ou participação relevante. As contas de resultado devem ser encerradas tanto para sociedades anônimas como para as demais empresas. É necessário que se imprima um balancete de verificação, mas isso deve ser feito antes e também depois do encerramento das contas de resultado. As sociedades anônimas, assim como as empresas de grande porte, devem efetuar o ajuste a valor presente referente às dívidas e aos direitos. O pré-balanço deve ser emitido para verificação, tanto para sociedades anônimas quanto para as demais empresas.

 

e)

Deve ser emitido o pré-balanço para todas as empresas, exceto para as sociedades anônimas.

 

RESPOSTA INCORRETA

É preciso realizar cálculos de equivalência patrimonial no caso de sociedades coligadas, controladas ou participação relevante. As contas de resultado devem ser encerradas tanto para sociedades anônimas como para as demais empresas. É necessário que se imprima um balancete de verificação, mas isso deve ser feito antes e também depois do encerramento das contas de resultado. As sociedades anônimas, assim como as empresas de grande porte, devem efetuar o ajuste a valor presente referente às dívidas e aos direitos. O pré-balanço deve ser emitido para verificação, tanto para sociedades anônimas quanto para as demais empresas.

 

Elaboração do demonstrativo de resultados do exercício

DESAFIO

 

Uma microempresa próxima a sua residência produz bens de consumo e atende a cidade em que se localiza. O proprietário é um empreendedor de grande visão, mas não tem conhecimento nenhum de contabilidade.

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/745173919_1556632890cad3d760fba9f7a5152dd1fdb6187cd124e894a0.png

Utilizando as anotações, é possível verificar se a empresa dá lucro? Como você faria esta avaliação?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Para fazer esta verificação, é preciso distribuir os dados das anotações apresentadas na estrutura da DRE, e, a partir destes números, avaliar se há lucro ou prejuízo, como o empresário suspeita. Uma avaliação rápida pode ser feita considerando apenas a provisão do Imposto de Renda (IR), o que é uma evidência de resultado positivo, e, a partir dele, determinar o lucro líquido.

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/1994472799_15566328913c8b0ab93dc43693c8f56fffb1d3a0eee9d1b741.jpg

 

 

MINHA RESPOSTA

DRE corrigido

DRE

RECEITA BRUTA

R$ 28.000,00

(-) Deduções

R$   1.000,00

RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

R$ 27.000,00

(-) Custo dos produtos vendidos

R$   3.000,00

LUCRO OPERACIONAL BRUTO

R$ 24.000,00

(-) Despesas de vendas 

(-) Despesas administrativas 

(-) Outras despesas 

(+) Receitas financeiras

(-) Despesas financeiras 

R$   2.000,00

R$   3.000,00

R$      500,00

R$   1.500,00

R$   2.500,00

LUCRO OPERACIONAL LÍQUIDO

R$ 17.500,00

(+) Outras receitas

R$   2.000,00

LUCRO ANTES DO IR E CSLL

R$ 19.500,00

 (-) Provisão para Imposto de Renda

R$   1.500,00

LUCRO DEPOIS DO IR E CSLL

R$ 18.000,00

(-) Provisão participação nos lucros

R$   3.000,00

LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

R$ 15.000,00

 

 

EXERCÍCIOS

 

1) Como são determinados os impostos dedutíveis da receita bruta?

 

a)

Por critérios determinados anualmente pelo governo estadual e federal.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os impostos são destinados ao governo, porém o percentual de contribuição é fixado pela legislação atual.

 

b)

De acordo com o custo de fabricação dos produtos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os impostos não são calculados sobre o custo.

 

c)

De acordo com o ramo de atividades da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para um mesmo ramo de atividade, a alíquota de impostos é predeterminada.

 

d)

De acordo com o volume de vendas.

 

RESPOSTA CORRETA

Os impostos são calculados de acordo com o faturamento, pois representam uma fatia deste.

 

Enviada em

08/04/2020 03:13

e)

De acordo com o lucro líquido do exercício.

 

RESPOSTA INCORRETA

O lucro líquido é aquele resultante após todas as deduções e provisões.

 

2) Qual das alternativas a seguir apresenta exemplos de despesas que devem ser classificadas na demonstração do resultado do exercício (DRE) como "despesas administrativas"?

 

a)

Pessoal da fábrica, encargos sociais, comissões.

 

RESPOSTA INCORRETA

O pessoal da fábrica é mão de obra direta, logo é um custo.

 

b)

Pessoal de vendas, comissões, aluguel.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os impostos não são calculados sobre o custo.

 

c)

Pessoal de escritório administrativo, aluguel, assinaturas de revista.

 

RESPOSTA CORRETA

Para um mesmo ramo de atividade, a alíquota de impostos é predeterminada.

 

Enviada em

08/04/2020 03:24

d)

Pessoal da administração, juros, depreciação.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os impostos são calculados de acordo com o faturamento, pois representam uma fatia deste.

 

e)

Pessoal de vendas, juros, aluguel.

 

RESPOSTA INCORRETA

O lucro líquido é aquele resultante após todas as deduções e provisões.

 

3) Indique qual das alternativas a seguir apresenta uma despesa financeira.

 

a)

Salários do pessoal da administração.

 

RESPOSTA INCORRETA

Esta é uma despesa administrativa.

 

b)

Comissão de vendedores.

 

RESPOSTA INCORRETA

Esta é uma despesa de vendas.

 

c)

Juros pagos.

 

RESPOSTA CORRETA

Esta é uma despesa financeira.

 

Enviada em

08/04/2020 03:26

d)

Aluguel de um escritório.

 

RESPOSTA INCORRETA

Aluguel é uma despesa administrativa.

 

e)

Publicidade e propaganda.

 

RESPOSTA INCORRETA

Esta é uma despesa de vendas.

 

4) Uma empresa investe uma grande quantia em publicidade e propaganda, porém não obtém o resultado esperado, ou seja, suas vendas não aumentaram, e os resultados foram idênticos aos do período anterior. Considerando que, mesmo após a campanha publicitária, a empresa não teve nenhuma outra despesa extra, e considerando o resultado idêntico ao do mês anterior, qual dos itens a seguir NÃO terá alteração na DRE?

 

a)

Lucro líquido do exercício.

 

RESPOSTA INCORRETA

A despesa extra gerada diminui o resultado do exercício.

 

b)

Lucro operacional.

 

RESPOSTA INCORRETA

A despesa extra gerada diminui o resultado operacional.

 

c)

Lucro bruto.

 

RESPOSTA CORRETA

O lucro bruto é apurado antes da despesa extra gerada, logo ele não é afetado.

 

Enviada em

08/04/2020 03:39

d)

Provisão para o Imposto de Renda (IR).

 

RESPOSTA INCORRETA

A provisão do IR é calculada sobre o resultado antes do IR, e este é afetado pela despesa extra gerada.

 

e)

Participação nos lucros dos empregados.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

5) O Ebtida é, de forma resumida, a geração operacional de caixa da companhia. Este indicador financeiro ignora determinados valores, por ser o cálculo feito anterior à aplicação destes. Logo, o Ebtida é o lucro antes dos ____. Qual das alternativas a seguir completa a lacuna corretamente?

 

a)

Juros, impostos, depreciação e amortização.

 

RESPOSTA CORRETA

Estes elementos não são considerados no Ebitda.

 

Enviada em

08/04/2020 03:41

b)

Juros, impostos, despesas administrativas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Despesas administrativas são consideradas no cálculo do Ebitda.

 

c)

Juros, impostos, despesas de vendas e amortização.

 

RESPOSTA INCORRETA

Despesas de vendas são consideradas no cálculo do Ebitda.

 

d)

Juros, impostos, descontos concedidos e amortização.

 

RESPOSTA INCORRETA

Descontos concedidos são considerados no cálculo do Ebitda.

 

e)

Juros, impostos, depreciação e administração da fábrica.

 

RESPOSTA INCORRETA

A administração da fábrica é considerada no cálculo do Ebitda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gestão de Pessoas I - Desafios e Exercícios

  Gestão de Pessoas I Políticas e práticas de gestão de pessoas Desafio As políticas de gestão de pessoas devem considerar o contexto ...