domingo, 29 de agosto de 2021

Administração Estratégica - Desafios e Exercícios

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA – AVA

Análise SWOT – DESAFIO

No planejamento estratégico, o estudo de cenários é de extrema relevância para a sobrevivência de uma empresa — daí a importância da análise SWOT para amparar as organizações por meio do estudo de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/825170175_1554839862c24fae18ab9afe2dedce658eb3b913874d600fb2.png

A partir desses dados levantados, monte a matriz SWOT da loja de brinquedos, apontando onde cada um desses itens estará presente. Depois disso, apresente pelo menos duas estratégias para minimizar as fraquezas desse estabelecimento.​​​​​​

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Nesse caso, a matriz SWOT será desenvolvida, apresentando as informações encontradas ao conversar com o gestor, nos seguintes quadrantes:

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/1964711593_15548398621e5b98ed751a2e0dca767147ca5dbb314f565307.png

Como estratégias para minimizar as fraquezas, poderá sugerir uma diminuição no quadro de colaboradores e revisão de salários, não realizar mais pagamento de horas extras (trocando por banco de horas), criar um site para vendas pela Internet ou disponibilizar vendas por Whatsapp, telefone e redes sociais.

MINHA RESPOSTA

FORÇAS – Loja bem localizada, em uma avenida de grande movimentação de pedestres; Atendimento de referência. FRAQUEZAS – Não disponibiliza compras pela internet; Custos elevados com funcionários. OPORTUNIDADES – Saída de um concorrente do mercado; Programa de fidelização de clientes. AMEAÇAS – Obras na rua da loja; Aumento de preço pelos fornecedores. As estratégias para minimizar a fraqueza do estabelecimento quanto à Não disponibilizar compras pela internet seriam: A criação de um site para vender pela internet ou disponibilizar vendas por telefone, redes sociais em geral e Whatsapp. As estratégias para minimizar a fraqueza do estabelecimento quanto aos Custos elevados com funcionários seriam: Diminuir o quadro de funcionários e revisão de salários, adotar o banco de horas cortando assim gastos com pagamento de horas extras para os funcionários.

 

EXERCÍCIOS

1) Segundo Ulrich (2002), a análise SWOT é um dos métodos mais utilizados em investigação social, seja no desenvolvimento de diagnósticos, no estudo organizacional ou na elaboração de planos. Ela auxilia as empresas no desenvolvimento do planejamento estratégico. Para que esse estudo auxilie as organizações, quais são os elementos que as empresas deverão descrever nos quatro quadrantes presentes na matriz SWOT? ​​​​​​​

 

a) Forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

RESPOSTA CORRETA

A análise SWOT - strengths, weaknesses, opportunities e threats —, conhecida no Brasil como FOFA – forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, trata-se de um método utilizado para o planejamento e a gestão das organizações, independentemente do seu tamanho ou porte.

 

Enviada em 08/05/2020 02:03

 

b) Concorrentes, oportunidades, mercado potencial e estratégias.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Forças, estratégias, concorrentes e oportunidades.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Estratégias, fraquezas, ameaças e forças.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Concorrentes, mercado potencial, forças e oportunidades.

RESPOSTA INCORRETA

 

2) Como você sabe, conhecer os fatores internos e externos é indispensável para a organização visualizar a realidade em que opera, possibilitando planejar melhor o seu futuro. Afinal, quais são os elementos que a empresa precisará descrever na matriz SWOT, referente ao seu ambiente interno?​​​​​​​

 

a) Forças e oportunidades.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Oportunidades e ameaças.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Estratégias e concorrentes.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Forças e fraquezas.

RESPOSTA CORRETA

O ambiente interno trata-se daquele cenário em que os líderes conseguem entender, controlar e administrar as forças e fraquezas, que deverão ser analisadas constantemente, todavia as circunstâncias se alteram rapidamente.

 

Enviada em 08/05/2020 02:04

 

e) Ameaças e fraquezas.

RESPOSTA INCORRETA

 

3) As oportunidades de uma organização são fatores que esta não consegue controlar, entretanto poderá planejar-se e preparar-se para usufruir de suas vantagens. Você sabe em qual ambiente a organização deverá estudar suas possíveis oportunidades?​​​​​

 

a) Ambiente interno.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Ambiente empresarial.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Ambiente da concorrência.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Ambiente social.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Ambiente externo.

RESPOSTA CORRETA

As oportunidades e ameaças existem no ambiente externo da organização. As oportunidades são circunstâncias com alta tendência de ocorrer ou fenômenos externos, atuais ou potenciais, que podem colaborar para a efetivação dos objetivos estratégicos.

 

Enviada em 08/05/2020 02:05

 

4) Imagine que você acaba de adquirir uma loja de produtos orgânicos. A maioria dos produtos que você comercializa é perecível, e seus principais consumidores residem a uma distância longa de seu estabelecimento. Em sua matriz SWOT, qual seria o local correto para apontar essa situação e tentar revertê-la ou amenizá-la?​​​​​​​

 

a) Ameaça.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Estratégia.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Força.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Oportunidade.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Fraqueza.

RESPOSTA CORRETA

A fraqueza apresenta os pontos fracos de uma empresa, ou seja, tudo que atrapalha seu crescimento e que necessita ser amenizado. Apesar de a organização conseguir controlar tais aspectos, as fraquezas dificultam a realização da missão da organização. Por isso, após o entendimento sobre tal situação, estratégias deverão ser desenvolvidas para contornar o problema.

 

Enviada em 08/05/2020 02:06

 

5) Você é proprietário de uma rede de hotéis no litoral de São Paulo. Há algumas semanas, sua região vem enfrentando fortes temporais, fazendo com que várias reservas fossem canceladas. Ao realizar sua matriz SWOT, onde você apontará essa situação?

 

a) Ameaça.

RESPOSTA CORRETA

A ameaça compreende cenários que não são benéficos para a organização, ocasionando diversos problemas caso não seja contornada. Acima de tudo, os líderes ou empreendedores não deverão ter medo dessas ameaças, e, sim, prevê-las e contorná-las da melhor maneira possível.

 

Enviada em 08/05/2020 02:07

b) Força.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Oportunidade.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Fraqueza.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Estratégia.

RESPOSTA INCORRETA

 

Evolução da estratégia empresarial

DESAFIO

A gestão estratégica baseada no planejamento é fundamental para uma empresa alcançar os objetivos idealizados e um melhor posicionamento perante seu ambiente, ou seja, uma estratégia empresarial bem definida diminui o risco de tomar uma decisão errada.
http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/1946360517_155489754169ae1824cd615fd30978f26f7911fc082c250b4f.jpg​​​​​​​

 

Você reluta, pois vai adiar o seu plano da casa própria, porém pode também auxiliar o amigo a alavancar seu negócio. Para tornar a análise mais segura, que ferramenta você aconselharia seu amigo a usar e por quê?

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

A melhor ferramenta para avaliar o ambiente no qual o amigo quer entrar seria a matriz SWOT ou, em português, FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), justamente porque ela vai auxiliar na avaliação dos ambientes interno e externo à organização, ou seja, fraquezas e forças (internas à nova organização) e oportunidades e ameaças (externas à organização).

Essa ferramenta é importante, pois o amigo está avaliando apenas o ambiente externo, mas não identificando suas dificuldades e forças internas nem categorizando o que é oportunidade ou ameaça para o novo empreendimento.

MINHA RESPOSTA

A estratégia empresarial precisa ser bem definida, sendo um conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação, que definem o negócio, missão e a vantagem competitiva. Nesse caso, eu aconselharia como ferramenta de análise, a matriz SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), porque essa ferramenta auxilia na avaliação dos ambientes interno (fraquezas e forças) e externo (oportunidades e ameaças) à organização e, além disso, o meu amigo está avaliando apenas o ambiente externo sem categorizar o que seriam as oportunidades e ameaças para o novo negócio, e nem identificou as fraquezas e forças do ambiente interno.

 

EXERCÍCIOS

1) A palavra "estratégia" vem evoluindo no decorrer dos tempos. Seu primeiro significado está relacionado ao estratego, porém hoje em dia a estratégia empresarial se refere: ​​​​​​​

 

a) à mobilização de todos os recursos da organização no contexto global.

RESPOSTA CORRETA

Entende-se que atualmente a estratégia empresarial tem foco na mobilização de todos os recursos da organização em um contexto global, visto que as empresas hoje são globais. Não é possível desenvolver uma estratégia em nível empresarial que abranja somente a retenção de clientes, sem contextualizar o ambiente interno.

 

Enviada em 08/05/2020 03:54

 

b) à retenção de clientes, sem contextualizar o ambiente interno.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) a insights oriundos de gestores competentes, e por isso seu conhecimento é valorizado.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) a ações com foco na satisfação do cliente, visto que este é o objetivo principal de toda empresa.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) à ênfase na reestruturação, sendo que em momentos de crise se promove uma reavaliação do negócio da organização.​​​​​​​

RESPOSTA INCORRETA

 

2) Com base nos estudos já realizados, podemos dizer que, na estratégia empresarial de uma empresa, pretende-se:

I - definir em que atividades se encontra a empresa (negócio) e o tipo de empresa que ela é ou deseja ser (missão);

II - desenvolver o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação;

III - atingir seus objetivos de longo prazo.

 

a) Apenas I está correta.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Apenas I e II estão corretas.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Apenas II está correta.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Apenas II e III estão corretas.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Todas estão corretas.

RESPOSTA CORRETA

Todas estão corretas, pois, na estratégia empresarial, entende-se que todos os recursos da organização, no contexto global, buscam atingir seus objetivos de longo prazo, como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação, para definir em que atividades se encontra a empresa (negócio) e que tipo de empresa ela é ou deseja ser (missão).

 

Enviada em 08/05/2020 04:01

 

3) Como pontos marcantes na evolução histórica da gestão estratégica, nota-se que:

I - em meados dos anos 80, houve forte ênfase em planejamento financeiro;

II - nos anos 70, houve o entendimento da importância do planejamento de longo prazo;

III - a partir dos anos 90, entende-se que a gestão estratégica deve ser vista com flexibilidade, focando na informação e valorizando a gestão do conhecimento e a integração de processos, pessoas e recursos.

 

a) Apenas I está correta.​​​​​​​

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Apenas I e II estão corretas​​​​​​​.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Apenas II está correta.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Apenas II e III estão corretas.

RESPOSTA CORRETA

Somente as alternativas II e III estão corretas, pois nos anos 80 o foco foi no pensamento estratégico, assim como na análise de mudanças e na análise de forças e fraquezas da organização.

 

Enviada em 08/05/2020 04:18

 

e) Todas estão corretas.

RESPOSTA INCORRETA

 

4) No Pensamento Estratégico, as dez escolas do pensamento apontadas por Mintzberg auxiliam os gestores e estudantes no entendimento do pensamento estratégico. Essas escolas:

 

a) focam no processo do mercado competitivo, sendo que cada uma das dez escolas reforça com abordagem diferenciada as mesmas ações​​​​​​​.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) estabelecem regras avançadas, fechando o mercado para inovações, objetivando reter clientes cativos.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) tratam do processo estratégico como um todo, sendo que cada uma das dez escolas reforça uma maneira diferenciada de estabelecer ou formar estratégias.

RESPOSTA CORRETA

As escolas não procuram ensinar a empresa a criar suas estratégias, assim como não complicam estratégias novas para competitividades. Pelo contrário, tratam do processo estratégico como um todo, sendo que cada uma das dez escolas reforça uma maneira diferenciada de estabelecer ou formar estratégias. Assim, não é possível focar somente no processo do mercado competitivo, nem é recomendado estabelecer regras que fechem o mercado para inovações, pois isso não retém clientes.

 

Enviada em 08/05/2020 04:27

 

d) reforçam uma maneira complicada de estabelecer ou formar estratégias novas para competitividades.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) questionam as estratégias implementadas, pois as dez escolas procuram ensinar a empresa a criar suas estratégias.

RESPOSTA INCORRETA

 

5) De acordo com o processo de formulação da estratégia, pode-se dizer que:

I - as metas são centrais na formulação da missão, da visão e dos valores da empresa;

II - é preciso contrabalançar os distintos contextos das escolas prescritivas e as observações descritivas das demais escolas;

III - os objetivos e os valores da empresa não têm nenhuma relação entre si, sob a ótica das deficiências internas da organização.

 

a) Apenas I está correta.​​​​​​​

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Apenas I e II estão corretas.​​​​​​​

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Apenas II está correta.​​​​​​​

RESPOSTA CORRETA

Percebe-se que a formulação estratégica precisa contrabalançar os contextos das escolas prescritivas, que incluem a lógica analítica de Porter, e as observações descritivas das demais escolas, com a finalidade de obter a melhor estratégia empresarial para o caso concreto.

Não são metas centrais da formulação da estratégia a missão, a visão e os valores. Estes são estabelecidos anteriormente, justamente para orientar a formulação da estratégia. Os objetivos e os valores da empresa não têm nenhuma relação entre si.

 

Enviada em 08/05/2020 04:38

 

d) Apenas II e III estão corretas.​​​​​​​

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Todas estão corretas.​​​​​​​

RESPOSTA INCORRETA

 

5 forças de Porter

DESAFIO

O modelo das cinco forças de Porter é uma ferramenta importante para auxiliar as empresas na formulação da sua estratégia. Por meio da análise do conjunto das forças, o estrategista estará habilitado a construir de forma efetiva e direcionada seu plano de ação para atingir os objetivos e a meta da organização.

As forças estratégicas são:

• ameaça de novos entrantes;
• poder de negociação entre comprador e vendedor;
• poder de negociação entre fornecedor e vendedor;
• ameaça de produtos/serviços substitutos;
• rivalidade entre empresas existentes.

Considerando as cinco forças de Porter, conheça mais sobre a rede de farmácias Bem-Estar e Saúde e entre neste desafio.

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/1114184806_1571857821d9484dde480f74d8ba988e90b02dad9ff140ab5a.png

A rede de farmácias Bem-Estar e Saúde quer retomar sua posição no mercado e aumentar seus lucros. Para isso, contratou você como responsável pelo direcionamento do seu planejamento estratégico. Para atender a esse desafio, você precisará:

a) Identificar as cinco forças de Porter do cenário apresentado.
b) Definir uma ação estratégica para cada força analisada.

Importante: para atender aos pontos solicitados, preencha a tabela modelo.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/1117596232_1571857821517da0f7c97c463f17cd0dcf7601e43ebed2868a.jpg

 

MINHA RESPOSTA

AS CINCO FORÇAS DE PORTER Ameaça de novos entrantes DEFINA O GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA NO SETOR: BAIXA DEFINA OS MOTIVOS DO GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA: Como forma de controlar o setor varejista farmacêutico, o governo estabelece várias regulamentações e constante fiscalização, impondo barreiras para as empresas que não têm muita experiência nesse ramo. AÇÃO ESTRATÉGICA: Devido à baixa intensidade de força para novos entrantes nesse mercado, a concorrência será com as empresas existentes, e assim, os investimentos serão direcionados para aumentar a participação no mercado. / Poder de negociação do comprador (clientes) DEFINA O GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA NO SETOR: ALTA DEFINA OS MOTIVOS DO GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA: Os consumidores são atraídos pelos baixos preços e também por comodidade na compra e na entrega dos seus produtos. O poder do consumidor tem intensidade alta, pois o cliente poderá optar por outros concorrentes. AÇÃO ESTRATÉGICA: A empresa reduzirá sua margem de lucro para conquistar o consumidor investindo em diferenciação do produto, na qualidade e redução de preços. / Poder de negociação do fornecedor DEFINA O GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA NO SETOR: BAIXA DEFINA OS MOTIVOS DO GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA: Devido ao volume grande de laboratórios, que fornecem seus produtos para serem comercializados pelas redes de varejo, produzindo medicamentos com composição igual ou similar - apenas existe exclusividade para produtos com patente, a intensidade dessa força é baixa, devido ao grande número de fornecedores. AÇÃO ESTRATÉGICA: A empresa solicitará melhores condições de compra, como descontos, pois o poder de barganha com fornecedor será maior devido à concorrência entre eles. / Ameaça de produtos/serviços substitutos DEFINA O GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA NO SETOR: BAIXA DEFINA OS MOTIVOS DO GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA: O consumidor prefere adquirir o medicamento prescrito pelo médico, e não produtos similares e sem nenhuma relação com laboratórios, sendo assim, a intensidade dessa força é baixa. AÇÃO ESTRATÉGICA: A empresa não investirá recursos para concorrer com empresas de fora do seu mercado. / Rivalidade entre empresas existentes DEFINA O GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA NO SETOR: ALTA DEFINA OS MOTIVOS DO GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA: Devido ao grande número de empresas que se diferenciam pelo seu porte: grandes e médias redes e pequenos estabelecimentos, o mercado tem como característica o alto investimento em publicidade e constante guerra de preços, pressionados pela oferta de produtos muito semelhantes, proporcionando uma alta intensidade de força de rivalidade. AÇÃO ESTRATÉGICA: A empresa fará um investimento maior para conquistar novos clientes e fidelizá-los.

 

EXERCÍCIOS

 

1) As cinco forças competitivas de Porter são:

 

a) ameaça de novos entrantes; crescimento de mercado; poder de negociação entre fornecedor e vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos; rivalidade entre empresas existentes.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) crescimento de mercado; poder de negociação entre comprador e vendedor; poder de negociação entre fornecedor e vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos; rivalidade entre empresas existentes.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) ameaça de novos entrantes; poder de negociação entre comprador e vendedor; poder de negociação entre fornecedor e vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos; rivalidade entre empresas existentes.

RESPOSTA CORRETA

De acordo com o modelo proposto por Porter, as cinco forças competitivas estão relacionadas às pressões que exercem em um setor e servem como referência para identificar se determinado mercado é lucrativo, isto é, se o investimento para entrar ou se manter nessa indústria é inferior ao lucro adquirido pelas empresas. As forças competitivas são: ameaça de novos entrantes; poder de negociação entre comprador e vendedor; poder de negociação entre fornecedor e vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos; rivalidade entre empresas existentes.

 

Enviada em 08/05/2020 02:43

 

d) ameaça de novos entrantes; poder de negociação entre comprador e vendedor; poder de negociação entre fornecedor e vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos; declínio na demanda do produto.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) crescimento de mercado; poder de negociação entre comprador e vendedor; poder de negociação entre fornecedor e vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos; declínio na demanda do produto.

RESPOSTA INCORRETA

 

2) Sobre a força ameaça de produtos/serviços substitutos, é correto afirmar que:

 

a) os produtos/serviços substitutos têm caracaterísticas diferentes dos produtos ofertados em um determinado setor, mas despertam os mesmos desejos e necessidades do consumidor.

RESPOSTA CORRETA

Muitas vezes, as empresas que estão estabelecidas em determinado mercado não conseguem identificar quais são os produtos ou serviços substitutos dos que elas ofertam, pois estes têm características diferentes dos seus produtos, mas despertam os mesmos desejos e necessidades de quem consome. O setor com intensidade alta para força de produtos substitutos tem sua atratividade baixa, devido ao teto de preços que os produtos substitutos estabelecem para o setor, pressionando as empresas a reduzirem suas margens de lucro, tendo que investir em melhorias dos seus produtos sem aumentar seus preços.

 

Enviada em 08/05/2020 02:53

 

b) os produtos/serviços substitutos são a opção que o consumidor tem de adquirir outro produto com características iguais e preço mais baixo.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) os setores com força de produtos/serviços substitutos alta terão maior lucratividade.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) os produtos/serviços substitutos têm preços mais baixos, mas não atendem plenamente às necessidades do consumidor.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) os produtos/serviços substitutos ajudam a aumentar os preços dos produtos de determinado mercado.

RESPOSTA INCORRETA

 

3) Assinale a alternativa em que todos os fatores apresentados correspondem a aspectos que fomentam a alta rivalidade entre empresas do mesmo setor:

 

a) mercado composto por concorrentes com características competitivas diferentes e queda do crescimento de compra (demand.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) produtos com diferenciação dos concorrentes e mercado com muitos concorrentes pequenos.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) crescimento lento do setor ou queda inesperada da demanda do cliente e mercado com muitos concorrentes pequenos.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) queda do crescimento de compra (demand e produtos padronizados.

RESPOSTA CORRETA

Setores com alta rivalidade são mais dinâmicos, em decorrência das constantes manobras estratégicas das empresas para conquistar maior participação do mercado. Queda do crescimento de compra (demanda), crescimento lento do setor, produtos padronizados (sem diferenciação), mudança de marca, não apresentando grande prejuízo para o consumidor (clientes não fidelizados) – estes são alguns dos fatores que definem a alta rivalidade entre empresas do mesmo setor.

 

Enviada em 08/05/2020 03:49

 

e) mudança de marca sem grande prejuízo para o consumidor e setor com concorrentes com características competitivas diferentes.

RESPOSTA INCORRETA

 

4) Sobre o poder de negociação entre fornecedor e vendedor, é correto afirmar que:

 

a) o fornecedor se torna mais poderoso em ambientes em que são muitos para atender à demanda de compra.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) o fornecedor não tem poder de impactar o desempenho das empresas.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) o vendedor sempre tem vantagem em relação ao fornecedor.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) o fornecedor se torna mais poderoso em ambientes em que seu produto é único ou diferenciado da concorrência.

RESPOSTA CORRETA

É normal pensarmos que o vendedor tem vantagem sobre o fornecedor, afinal ele está mais próximo do cliente final. Porém, isso nem sempre é verdade, pois existem situações em que essa relação se inverte e o poder passa para as mãos do fornecedor. O fornecedor se torna mais poderoso em função de questões como diferenciação dos seus produtos, reduzido número de fornecedores para um tipo de item, exclusividade de venda para determinado setor, falta de seus insumos, etc., questões estas que podem impactar o desempenho das empresas.

 

Enviada em 08/05/2020 03:56

 

e) o vendedor se torna mais poderoso quando seu mercado tem apenas um fornecedor.

RESPOSTA INCORRETA

 

5) Para a construção de sua estratégia, a empresa precisa:

 

a) conhecer as pressões das forças do setor em que está inserida e definir suas ações considerando somente seus concorrentes diretos.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) planejar suas ações não levando em conta as constantes mudanças do mercado.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) criar todas as suas ações baseadas exclusivamente em suas características internas (forças e fraquezas), pois são elas que realmente impactam sua condição de competitividade.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) conhecer todas as pressões das forças do seu setor e mudanças do mercado e, com isso, identificar seus pontos fortes e fracos para definir suas ações de forma estratégica.

RESPOSTA CORRETA

Agir de forma estratégica vai além de conhecer seus concorrentes diretos e reagir a todas as suas ações, ou ter a visão externa do mercado e não ser capaz de identificar seus aspectos internos (pontos fortes e fracos). Para a construção da estratégia, a empresa precisa analisar o setor em que está inserida, avaliando o impacto das pressões das forças competitivas e as mudanças do mercado; com isso, conseguirá fazer sua análise interna e, de posse de tal panorama, definirá estrategicamente suas ações.

 

Enviada em 08/05/2020 04:34

 

e) conhecer as pressões das forças do setor em que está inserida e definir suas ações considerando apenas os aspectos externos à organização.

RESPOSTA INCORRETA

 

Escolas do pensamento estratégico

DESAFIO

 

Diversas as escolas poderão permear a formulação das estratégias pelas empresas. É essencial que a organização entenda que poderá utilizar mais de uma escola como base para suas estratégias, podendo alterar suas escolhas conforme a necessidade momentânea.

Neste Desafio, imagine que você é um dos líderes responsáveis por uma grande empresa de tecnologia, que começou a produzir computadores e smartphones.

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/1133453816_1554839944bd122bf2921a6764685d857aaa7b551f5d794612.jpg
Com base no exposto, 
quais estratégias você realizaria para transformar sua marca em um estilo de vida para os consumidores? Cite, pelo menos, três estratégias com base na escola cognitiva e justifique sua escolha.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Como estratégias para transformar a marca em um estilo de vida para os consumidores, é possível mencionar as pesquisas de mercado, a fim de entender o que as pessoas esperam de um smartphone ou de computador; a utilização de componentes que tornem esses objetos práticos para o dia a dia dos usuários, para que sejam usados em qualquer lugar, sem preocupação com qualquer tipo de estrago; o fato de colocar emoção no protótipo dos produtos, através de design que lembre itens familiares do dia a dia; a construção de um software que preze pela usabilidade do usuário, com diretrizes inovadoras; a importância de priorizar a qualidade da matéria-prima e do sistema, enão no valor gasto; a realização de propagandas que demonstrem que o alto custo se reflete em qualidade de vida para os usuários; entre outras.

MINHA RESPOSTA

Por ser uma grande empresa de tecnologia começando a produzir computadores e smartphones iria agregar valor à marca, não em dinheiro e nem valor material, mas um valor intangível. A primeira estratégia seria que os compradores dos celulares e computadores teriam em mente que aquele produto tem uma qualidade agregada que o torna diferenciado e compraria apenas por causa da marca, levando em consideração o custo/benefício, o preço, a qualidade do serviço e atendimento, e as necessidades sendo atendidas satisfatoriamente. A segunda estratégia seria a abordagem emotiva com a inclusão de imagens, ideias e símbolo. O símbolo seria a representação gráfica da marca, com um slogan contendo uma frase concisa, marcante e criativa que acompanharia o símbolo. Esse conjunto acima representaria a empresa como uma pessoa ou entidade, sendo um sistema de comunicação que demonstra a importância da marca para o consumidor. A terceira estratégia seria um conceito diferenciado, através do sistema operacional, e que agregaria valor ao produto. Esse sistema seria intuitivo e simples de usar, com proteção eficiente de informações. Mesmo com bons concorrentes com a mesma qualidade, o cliente iria preferir esse sistema pela criação da concepção de vantagens e inovação.

 

EXERCÍCIOS

1) Para facilitar a compreensão e a formulação da estratégia organizacional, Mintzberg sugere dez escolas com diferentes perspectivas, mas que podem se complementar. Qual escola trata a formulação da estratégia como um processo formal?

 

a) Escola cultural.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Escola do aprendizado.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Escola do planejamento.

RESPOSTA CORRETA

Formal foi o adjetivo atribuído à escola do planejamento. Todavia, acredita-se que o processo não é apenas cerebral; a adição da formalidade mostra que o processo estratégico pode ser descontruído em partes diferenciadas, traçado por linhas de investigações e suportado por procedimentos, como planos operacionais, programas, orçamentação, etc.

 

Enviada em 09/05/2020 03:33

 

d) Escola do posicionamento.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Escola de configuração.

RESPOSTA INCORRETA

 

2) Assinale a alternativa correta quanto à escola do pensamento estratégico que investiga como a mente humana processa a informação, esquematiza a estrutura do conhecimento e conquista a criação de concepções.

 

a) Escola cognitiva.

RESPOSTA CORRETA

A escola cognitiva investiga as estratégias que se desenvolvem na mente dos indivíduos, com o intuito de classificar e organizar os processos mentais através de mapas, esquemas, conceitos, modelos e estruturas.

 

Enviada em 09/05/2020 03:35

 

b) Escola ambiental.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Escola do poder.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Escola do design.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Escola empreendedora.

RESPOSTA INCORRETA

 

3) As escolas prescritivas são classificadas nessa natureza porque preocupam-se, principalmente, em definir como a estratégia deve ser formulada, levando em consideração o que ocorre diariamente na empresa. Quais seriam essas escolas?

 

a) Escola empreendedora, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola cultural escola ambiental.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Escola do design, escola do planejamento e escola do posicionamento.

RESPOSTA CORRETA

As escolas do design, do planejamento e do posicionamento preocupam-se em descrever fórmulas gerais para a criação de estratégias nas organizações; por isso, são consideradas de natureza prescritiva.

 

Enviada em 09/05/2020 03:36

 

c) Escola empreendedora, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola cultural, escola ambiental e escola de configuração.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Escola do planejamento, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola cultural e escola de configuração.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Escola do design, escola de configuração e escola do planejamento.

RESPOSTA INCORRETA

 

4) Segundo Mintzberg, as escolas de natureza descritiva costumam dirigir sua análise para a maneira como as estratégias são formuladas, direcionando suas considerações e explanações nos inúmeros acontecimentos que podem gerar as estratégias organizacionais. Quais das escolas a seguir compreendem essa natureza?

 

a) Escola do design, escola do planejamento e escola do posicionamento.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Escola empreendedora, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola cultural, escola ambiental e escola do design.

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Escola empreendedora, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola cultural, escola ambiental e escola de configuração.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Escola do design, escola de configuração e escola do planejamento.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Escola empreendedora, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola cultural e escola ambiental.

RESPOSTA CORRETA

As escolas empreendedora, cognitiva, cultural, do aprendizado, do poder e ambiental são de natureza descritiva, pois realizam a implantação da estratégia somente após uma formulação consistente.

 

Enviada em 09/05/2020 03:42

 

5) Qual das escolas a seguir compreende as naturezas prescritiva e descritiva, sendo considerada uma escola de integração?

 

a) Escola do planejamento.

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Escola da configuração.

RESPOSTA CORRETA

A escola da configuração compreende as duas naturezas, pois oferece uma possibilidade de reconciliação entre as escolas, isto é, integra mensagens de outras. São dois os principais lados da escola da configuração: as configurações, isto é, os estados da organização e do contexto ao seu redor, e as transformações, ou seja, os processo de geração da estratégia.

 

Enviada em 09/05/2020 03:43

 

c) Escola ambiental.

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Escola do posicionamento.

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Escola do design.

RESPOSTA INCORRETA

 

Análise do Produto no Mercado

DESAFIO

 

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/1003098998_1556632417bd122bf2921a6764685d857aaa7b551f5d794612.jpgA Matriz BCG foi desenvolvida para produtos, serviços e consequentemente marcas. O Nome BCG vem de Boston Consulting Group, que é uma empresa de consultoria que criou esta metodologia nos anos de 1970. É uma metodologia muito efetiva para se analisar graficamente o clico de vida dos produtos ajudando as empresas a tomar decisões estratégicas quanto à manutenção ou não de uma marca no mercado.

 


PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O estudante deve apresentar a construção da matriz. A construção da matriz é composta de quatro etapas.

Vaca leiteira: sempre destacar o produto mais tradicional que, literalmente, mantém a empresa. Na empresa Unilever, por exemplo, temos a Hellmann's.
Produto estrela: é o produto do momento, que esta fazendo muito sucesso e trazendo bons resultados. Neste caso, temos como exemplo a Kibon.
Garoto prodígio: é o produto que apresenta bons resultados, mas não sabemos até quando. O Ice Tea Lipton por exemplo.
Produto abacaxi: todos confiavam em seus resultados, mas o mercado demonstrou o contrário. Como exemplo temos o tempero Arisco, ele não tem resultados relevantes para a empresa.

A seguir veja como ficou a Matriz BCG:

https://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/19201155_15877335121ab66d13e8b727e4d81af3de621064aac6aa596a.png

MINHA RESPOSTA

Matriz BCG - Marca: Nestlé Estrela = Nescafé Ponto de Interrogação = Nesquik Vaca leiteira = Kit Kat Abacaxi = Nestea

 

 

PARTICIPAÇÃO RELATIVA NO MERCADO

ALTA

BAIXA

TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO

ALTA

A imagem pode conter: texto

Estrela

Mundo Das Marcas: NESQUIK

Ponto de interrogação

BAIXA

Nihon ga daisukii: Sabores Kit Kat

Vaca leiteira

Mundo Das Marcas: NESTEA

Abacaxi

EXERCÍCIOS

1) O portfólio de negócios e de mercado-produto são ferramentas que ajudam a empresa a tomar decisões. Estas decisões levam a que tipo de atitude por parte da empresa?

 

a) Quanto ao posicionamento de marca, a empresa sabe seu lugar no momento atual. Isto não possibilita que os gerentes estabeleçam a direção que a empresa deve seguir.

 

RESPOSTA INCORRETA

Pois sugere deixar de alocar recursos para movê-la em direção a alguma mudança de posicionamento da marca no futuro.

 

b) Quanto ao posicionamento de marca, a empresa sabe seu lugar no momento atual. Isso possibilita que os gerentes estabeleçam a direção da empresa e comecem a alocar recursos para movê-la com o objetivo de posicionamento de marca.

 

RESPOSTA CORRETA

Esse é o objetivo do portfólio de negócios e de mercado-produto.

 

Enviada em 10/05/2020 06:32

 

c) Quanto ao posicionamento de marca, a empresa sabe seu lugar no futuro.

 

RESPOSTA INCORRETA

Está falando em previsão, não analisando o presente.

 

d) A empresa sabe onde se encontrava no passado quanto ao seu posicionamento de marca.

 

RESPOSTA INCORRETA

Aprende-se com o passado da empresa, mas se torna essencial entender o posicionamento atual da marca.

 

e) Quanto ao posicionamento de marca, a empresa sabe seu lugar no momento atual. Isso possibilita que os gerentes estabeleçam a direção da empresa e comecem a alocar recursos para movê-la em direção aos resultados que a empresa não deseja alcançar.

 

RESPOSTA INCORRETA

A empresa não pode desejar o retrocesso.

 

2) A ________ é uma estratégia de marketing de desenvolvimento de novos produtos e apresenta a sua venda em novos mercados.

 

a) Diversificação.

 

RESPOSTA CORRETA

Pois são novos produtos e novos mercados, ou seja, a empresa investe no novo.

 

Enviada em 10/05/2020 06:42

 

b) Desenvolvimento de produto.

 

RESPOSTA INCORRETA

É uma estratégia de marketing destinada à venda de novos produtos para mercados existentes.

 

c) Desenvolvimento de mercado.

 

RESPOSTA INCORRETA

É uma estratégia de marketing de venda de produtos existentes para novos mercados.

 

d) Desenvolvimento de marca.

 

RESPOSTA INCORRETA

É uma estratégia de marketing que se foca na marca.

 

e) Desenvolvimento de serviços.

 

RESPOSTA INCORRETA

É uma estratégia de marketing que investe em serviços.

 

3) Sabe-se que no processo de marketing existem diversas fases, uma das fases mais importantes é a análise da situação. Você deve apontar a alternativa na qual é apresentada uma das atividades da fase de análise da situação.

 

a) Estabelecer metas de mercado e de produto.

 

RESPOSTA INCORRETA

Essa fase tem foco de mercado-produto e estabelecimento de objetivos.

 

b) Projetar a organização de marketing.

 

RESPOSTA INCORRETA

Essa fase pertence à fase de implementação do marketing.

 

c) Desenvolver o composto de marketing do programa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Essa fase pertence ao programa de marketing da empresa.

 

d) Posicionar o produto.

 

RESPOSTA INCORRETA

Você só se posiciona no mercado após analisar a situação.

 

e) Avaliar a própria empresa.

 

RESPOSTA CORRETA

Pois avaliar a empresa é entender como está a situação atual dela e de sua marca.

 

Enviada em 10/05/2020 06:45

 

4) Existe uma ferramenta de marketing que possibilita a utilização medidas de desempenho quantificadas e alvos de crescimento para analisar as unidades de negócio de uma empresa como se elas fossem uma coleção de investimentos separados. Neste caso, estamos falando de qual ferramenta de marketing?

 

a) SWOT.

 

RESPOSTA INCORRETA

É uma ferramenta para analisar a situação da empresa.

 

b) Business Model Canvas.

 

RESPOSTA INCORRETA

É uma ferramenta para modelar novos negócios.

 

c) Boston Consulting Group.

 

RESPOSTA CORRETA

Esta é a função do BCG.

 

Enviada em

10/05/2020 07:37

 

d) Estratégia de marketing.

 

RESPOSTA INCORRETA

É o meio pelo qual uma meta de marketing deve ser alcançada, em geral caracterizada por um mercado-alvo específico e um programa de marketing para atingí-lo.

 

e) Táticas de marketing.

 

RESPOSTA INCORRETA

Nas táticas de marketing são detalhadas decisões operacionais do dia a dia, essenciais para o sucesso global das estratégias de marketing.

 

5) A Matriz BCG é composta por quatro grandes quadrantes, dentre eles, um peculiar pelo seu nome, o quadrante vaca-leiteira. O que é o quadrante vaca-leiteira?

 

a) Este produto pertence a um mercado com altas taxas de crescimento. Exigem grandes investimentos e possui baixo retorno.

 

RESPOSTA INCORRETA

Este é o quadrante interrogação.

 

b) Este produto tem alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento.

 

RESPOSTA INCORRETA

Este seria o produto estrela.

 

c) Este produto tem baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente.

 

RESPOSTA INCORRETA

Este seria o produto cachorro ou abacaxi.

 

d) O produto tem uma taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos.

 

RESPOSTA CORRETA

Este é o conceito de vaca-leiteira.

 

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

RESPOSTA INCORRETA

Há nas alternativas anteriores uma opção correta.

 

Enviada em 10/05/2020 07:41

 

Pesquisa de posicionamento de mercado

DESAFIO

 

Maria Gabriela é gerente de uma rede de hotéis, presente há 20 anos no centro da capital do Estado, perto das principais repartições do governo. A rede realizou uma pesquisa a fim de identificar que perfil os clientes buscavam no serviço de hotelaria, visto que, ao longo do último ano, a rede sofreu com a diminuição de demanda.

Mesmo tendo um serviço diferenciado no mercado e muito moderno, a empresa compreendeu que seu posicionamento não estava claro para o mercado e, por consequência, a rede não se diferenciava das demais.

Maria Gabriela obteve a aprovação de sua diretoria e contratou a consultoria X-Inovation, especializada em posicionar as marcas no mercado, tornando-as atrativas. Imagine que você é consultor da X-Inovation. Você deve propor a construção de uma proposta de valor para posicionar melhor o hotel e sua marca. Faça um relatório citando clientes-alvo, benefícios, preço e proposição de valor.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/2111423264_1565125457512571acc523889cc0de679f8b4ad3d2a009c625.jpg

 

MINHA RESPOSTA

A rede de hotéis fica localizada no centro da capital do Estado, perto das principais repartições do governo. Devido a essa localização no centro e proximidade de órgãos públicos, o hotel tem como público-alvo as pessoas que visitam os atrativos e lugares turísticos da capital, sendo assim, de qualquer gênero, idade e escolaridade; e os viajantes que precisam resolver assuntos em repartições públicas, sendo clientes de variadas idades e interesses. Os benefícios são conforto, limpeza, simpatia e disponibilidade por parte dos funcionários, preços condizentes com a realidade financeira da clientela, satisfação dos viajantes, e proposta de valor que agrega a experiência da viagem. Como proposta de valor, a rede de hotéis deve oferecer serviços diferenciados aos clientes que não coincide com a concorrência como preços promocionais; aumento do número de dormidas na estada do hotel tanto para turistas, quanto para pessoas que estão resolvendo questões burocráticas; agendamento de passeios turísticos vantajosos e diferentes para conhecer melhor a cidade; utilização da tecnologia para acelerar e personalizar o atendimento e economizar recursos, como o check in por meio de aplicativo nos smartphones; utilização das áreas comuns dos hotéis em ambientes interativos, integrando restaurante, bar, criando espaços conectados por rede aberta de internet, bancadas e espaços amplos usados para apresentações artísticas, exposições e festivais gastronômicos, degustações de vinho, cervejas artesanais, caipirinhas e petiscos locais, além de experiências inovadoras e adequadas à cidade com transporte e entradas incluídas que permitam ao cliente experimentar o real patrimônio da cidade.

 

EXERCÍCIOS

 

1) Pensando na proposição de valor focada no cliente, aponte a alternativa que aborda a proposição de valor.

 

a) Comunicar benefício e valor.

RESPOSTA CORRETA

Este caso aborda uma proposição de valor.

 

b) Comunicar que determinado preço é melhor do que o da concorrência.

RESPOSTA INCORRETA

Este caso aborda o preço.

 

c) Comunicar o que oferecemos para o cliente.

RESPOSTA INCORRETA

Este caso aborda o benefício.

 

Enviada em 10/05/2020 11:10

 

d) Entender quem é o cliente.

RESPOSTA INCORRETA

Este caso aborda o cliente-alvo.

 

e) Entender quem é o concorrente.

RESPOSTA INCORRETA

Entender o concorrente não é uma das etapas da proposição de valor focada no cliente.

 

2) São os atributos e benefícios que os consumidores associam a uma marca, avaliam positivamente e acreditam que não poderia ser comparada à concorrência. Que conceito é este?

 

a) Posicionamento.

RESPOSTA INCORRETA

É a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe lugar diferenciado na mente do público-alvo.

 

b) Estrutura de referência competitiva.

RESPOSTA INCORRETA

Define as marcas com a qual se compete e a forma competitiva de lidar com as marcas.

 

c) Ponto de diferença.

RESPOSTA CORRETA

A questão se refere a este conceito.

 

Enviada em 10/05/2020 11:12

 

d) Pesquisa de concorrentes.

RESPOSTA INCORRETA

A questão está abordando os concorrentes.

 

e) Concorrentes.

RESPOSTA INCORRETA

São empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço.

 

3) Aponte a alternativa CORRETA quanto aos motivadores do valor agregado da marca.

 

a) Reconhecimento.

RESPOSTA CORRETA

Uma marca reconhecida no mercado tem seu valor facilmente percebido.

 

Enviada em 10/05/2020 11:17

 

b) Qualidade não percebida.

RESPOSTA INCORRETA

A qualidade não percebida faz com que o consumidor valorize mais a marca.

 

c) Associações com concorrentes.

RESPOSTA INCORRETA

O correto seria associar a marca, e não ficar comparando ela com a concorrência.

 

d) Comprar qualquer marca.

RESPOSTA INCORRETA

O correto seria a lealdade à marca, pois consumidores fiéis à marca dificilmente deixam-na de lado. Quando há a compra de qualquer marca se conclui que o consumidor não se preocupa com a marca.

 

e) Valor não pago pela marca.

RESPOSTA INCORRETA

O valor não pago pela marca não pode ser um dos motivos de seu valor agregado.

 

4) Observe as opções estratégicas do branding e aponte a alternativa que apresenta o conceito correto.

 

a) Alcance da marca.

RESPOSTA CORRETA

Número de produtos/serviços vendidos sob uma única marca.

 

b) Extensão da marca.

RESPOSTA INCORRETA

Alcance geográfico da marca.

 

Enviada em 10/05/2020 11:53

 

c) Profundidade da marca.

RESPOSTA INCORRETA

Posicionamento básico das marcas.

 

d) Disfunção da marca.

RESPOSTA INCORRETA

Este conceito não existe.

 

e) Nenhuma das opções anteriores.

RESPOSTA INCORRETA

Existe uma opção correta.

 

5) Complete: Uma _________________ precisa ser claramente definida, relevante e significativa, jamais podendo ser confundida com promessas exageradas de marketing.

 

a) Remessa real de produtos.

RESPOSTA INCORRETA

A questão aborda marca, não produtos ou sua remessa.

 

b) Promessa real da venda.

RESPOSTA INCORRETA

Vender produtos e serviços é o sonho de qualquer empresa, mas a questão não aborda este aspecto.

 

c) Promessa real de marketing.

RESPOSTA INCORRETA

A questão aborda marca, não marketing.

 

d) Promessa irreal da marca.

RESPOSTA INCORRETA

Não se pode falar de uma proposta irreal de marca, pois não seria uma proposta.

 

e) Promessa real da marca.

RESPOSTA CORRETA

A questão aborda este conceito.

 

Enviada em 10/05/2020 11:57 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gestão de Pessoas I - Desafios e Exercícios

  Gestão de Pessoas I Políticas e práticas de gestão de pessoas Desafio As políticas de gestão de pessoas devem considerar o contexto ...