domingo, 29 de agosto de 2021

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - Desafios e Exercícios

 

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

A Administração de Informações

DESAFIO

 

O auditor independente também é responsável pela produção de informação contábil, já que a auditoria é uma relevante ferramenta para direcionar o trabalho de diferentes usuários das demonstrações contábeis, por exemplo, administradores, acionistas, investidores, instituições financeiras com negócios com a empresa que está sendo auditada, entre outros.

Você é auditor independente e foi designado a prestar auditoria na empresa Expressa Rápido S.A. Passou cinco dias analisando toda a documentação dos setores da empresa e conferiu:

- Guias de tributos e seus respectivos pagamentos.
- Extratos bancários emitidos pelo setor financeiro com os saldos atualizados na contabilidade.
- Razão das contas de clientes e fornecedores, com os saldos em abertos de ambos, entre outras contas também inspecionadas.

Com base na informação contábil, ao finalizar seu trabalho, qual o documento que o auditor deve apresentar para a empresa, em que deverão constar informações relevantes aos usuários? Esse documento apresentado pelo auditor tem qual base para a sua elaboração? O que ele deve evidenciar?

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O auditor deverá apresentar o "parecer" emitido por ele mesmo com base em toda a documentação inspecionada por ele. O parecer é emitido sobre as demonstrações contábeis, sendo verificado se elas refletem de modo correto a posição patrimonial ou financeira, do mesmo modo como analisar se tais demonstrações foram desenvolvidas em conformidade com as normas e os fundamentos da contabilidade em relação ao exercício anterior.

 

MINHA RESPOSTA

Ao finalizar seu trabalho, o documento que deve ser apresentado pelo auditor é um relatório, e alguns deles serão comentados. A base para elaboração são: o Balanço patrimonial que representa a situação da empresa para um período específico, apresentando uma demonstração financeira estática e sintética; o Demonstrativo do resultado do exercício que possibilita uma síntese econômica relacionada às atividade operacionais e não operacionais da organização em um período previsto evidenciando de modo transparente a posição financeira, se houve lucro ou prejuízo no exercício; e a Demonstração do fluxo de caixa, que apresenta as movimentações financeiras, resultantes de entradas e saídas de recursos da empresa, sendo que essa ferramenta identifica a circulação do dinheiro através da alteração do caixa. A base para opinião do auditor independente deve constar que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas de auditoria; referenciar a seção que descreve as responsabilidades do auditor, segundo as normas de auditoria; incluir a declaração de que o auditor é independente da entidade de acordo com as exigências éticas relevantes relacionadas com a auditoria e que ele atendeu às outras responsabilidades éticas do auditor de acordo com essas exigências, e a declaração deve identificar a jurisdição de origem das exigências éticas relevantes ou referir-se ao Código de Ética do International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba) da Federação Internacional de Contadores (Ifac); e declarar se o auditor acredita que a evidência de auditoria obtida por ele é suficiente e apropriada para fundamentar sua opinião. O relatório de auditoria deve evidenciar uma opinião sobre as demonstrações contábeis com base na avaliação das conclusões alcançadas. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, o relatório de auditoria independente, segundo a natureza da opinião podem ser: sem ressalva, com ressalva, adverso e com abstenção de opinião.

 

EXERCÍCIOS

1) Avalie e indique a alternativa correta.

a)

Com a informação contábil, é possível direcionar várias atividades diferentes de uma organização.

 

RESPOSTA CORRETA

A informação contábil permite orientar diversas atividades empresariais diferentes.

 

Enviada em

01/10/2020 10:17

b)

A contabilidade não se expressa através de um sistema de informação que coleta dados sobre os eventos ocorridos, mas somente mediante documentos físicos.

 

RESPOSTA INCORRETA

A contabilidade pode ser apresentada através de um sistema de informação que coleta dados relativos a fatos que já aconteceram.

 

c)

A finalidade primordial da informação contábil é ajudar especialmente os indivíduos internos da organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

O objetivo básico da informação contábil é auxiliar tanto indivíduos internos quanto externos a tomarem decisões importantes.

 

d)

A informações contábeis fornecem dados somente financeiros.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os dados transmitidos pela informação contábil podem ser financeiros e também não financeiros.

 

e)

A informação contábil, qualquer que seja a empresa, não pode ser diferente.

 

RESPOSTA INCORRETA

A busca pela informação contábil pode divergir conforme o nível da empresa.

 

2) Referente ao tipo de informação que a contabilidade fornece, avalie qual das alternativas está correta.

a)

Entre os meios de transmissão da informação contábil, estão as anotações explicativas e os registros contábeis, entre outros.

 

RESPOSTA INCORRETA

Na transmissão das informações contábeis estão os registros contábeis e também as notas explicativas.

 

Enviada em

01/10/2020 10:26

b)

Os sistemas permitem a transformação dos registros contábeis em demonstrativos, mas não em relatórios.

 

RESPOSTA INCORRETA

Através dos sistemas, é possível transformar os registros contábeis em demonstrativos, porém, também podem originar relatórios.

 

c)

Os livros usados pela contabilidade, também fornecedores de informações, são denominados de livro origem e livro diário.

 

RESPOSTA INCORRETA

O nome correto dos livros que apresentam informações contábeis são livro razão e livro diário.

 

d)

O balanço patrimonial também apresenta a situação econômico-financeira da empresa para um período específico.

 

RESPOSTA CORRETA

O balanço patrimonial demonstra a posição econômico-financeira empresarial para um período específico.

 

e)

O demonstrativo do resultado do exercício é um relatório que evidencia somente a existência de lucro.

 

RESPOSTA INCORRETA

O demonstrativo do resultado do exercício corresponde a um relatório que apresenta de modo transparente a posição financeira, demonstrando o lucro ou o prejuízo.

 

3) Analise as alternativas e apresente a correta.

a)

A informação contábil deve ser confiável, já que, mediante essas informações, os administradores exercem três atividades fundamentais, como o planejamento, a reflexão e a origem dos fatos.

 

RESPOSTA INCORRETA

É preciso que os dados apresentados pela contabilidade sejam confiáveis, pois através deles, os supervisores ou administradores executam três ações essenciais: o planejamento, o controle e a tomada de decisão.

 

b)

A contabilidade precisa fornecer segurança e credibilidade através da clareza dos dados, com o intuito de produzir confiabilidade no mercado.

 

RESPOSTA CORRETA

É preciso que a contabilidade ofereça garantia e credibilidade mediante a transparência das informações, buscando gerar confiabilidade no mercado.

 

Enviada em

01/10/2020 10:32

c)

O custo não corresponde aos elementos que podem influenciar a informação contábil.

 

RESPOSTA INCORRETA

O custo de um produto ou serviço pode refletir na informação contábil apresentada.

 

d)

Não é preciso a busca por atualização pelo profissional contábil, colocando-o sempre à frente, pois a concorrência não influenciará em nada.

 

RESPOSTA INCORRETA

É fundamental a busca de atualização constante pelo profissional contábil, já que a concorrência é cada vez maior.

 

e)

As informações financeiras utilizadas como base na tomada de decisão podem ser obtidas mediante a conta caixa, pois as informações são mais eficientes para a tomada de decisão.

 

RESPOSTA INCORRETA

As informações financeiras usadas na tomada de decisão podem ser adquiridas através do controle financeiro, que as torna mais disciplinadas e confiáveis para a tomada de decisão.

 

4) Com base na conduta ética, considere a opção correta.

a)

As informações geradas de modo indevido pelo profissional contábil refletem somente na empresa, não na sociedade.

 

RESPOSTA INCORRETA

As informações produzidas indevidamente pelo profissional contábil influenciam tanto na empresa quanto na sociedade.

 

b)

Para que o contador alcance as metas traçadas, é necessário estabelecer na sua conduta algumas situações e características, as quais se referem à inexistência de ética para o serviço prestado.

 

RESPOSTA INCORRETA

Com o intuito de alcançar seus objetivos, o contador precisa definir na sua conduta situações e particularidades, como a honestidade no serviço prestado.

 

c)

O profissional que cumpre as regras éticas e obedece ao Código de Conduta do Contador estará ampliando sua capacidade de exercer seu trabalho.

 

RESPOSTA CORRETA

O profissional contábil que segue regras éticas e obedece ao Código de Conduta do Contador estará, de certo modo, estendendo sua aptidão para executar seu papel.

 

Enviada em

01/10/2020 10:41

d)

Não existem situações em que o contador deva escolher entre ser ético ou não.

 

RESPOSTA INCORRETA

O contador passará por diversas situações nas quais será preciso optar por alternativas éticas ou antiéticas.

 

e)

O profissional não deve agir de acordo com a sua classe, pois prevenir escândalos não depende somente dele.

 

RESPOSTA INCORRETA

O profissional contábil precisa atuar de forma condizente com a sua categoria, devendo evitar qualquer tipo de escândalo que venha a diminuir os demais profissionais de sua classe.

 

5) Analise as alternativas sobre o uso das informações que são apresentadas pelos profissionais de contabilidade e também sobre seus deveres:

a)

O uso da informação contábil não pode ser aplicado como estratégia, para aguçar interesse em novos investidores e no mercado.

 

RESPOSTA INCORRETA

A informação contábil pode ser usada como tática, com o intuito de provocar interesse em novos investidores e no mercado.

 

b)

O contador não tem o dever de orientar os funcionários da empresa sobre as informações às quais eles têm acesso.

 

RESPOSTA INCORRETA

É dever do profissional orientar os colaboradores da empresa sobre as informações a que eles têm acesso.

 

c)

O profissional deve, obrigatoriamente, zelar e guardar sigilo sobre toda a informação da empresa.

 

RESPOSTA CORRETA

O profissional de contabilidade tem a obrigação de zelar e manter sob confidência qualquer informação da entidade.

 

Enviada em

01/10/2020 10:56

d)

O contador pode se beneficiar dos dados levantados por ele, referentes a uma determinada empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

O contador jamais pode utilizar as informações contábeis de uma empresa para seu próprio benefício.

 

e)

O profissional contábil não pode ser considerado como um parâmetro na sociedade que influencia de modo positivo.

 

RESPOSTA INCORRETA

O profissional contábil corresponde a um membro de parâmetro na sociedade, pois ele reflete de maneira positiva no meio onde atua.

 

Introdução aos Sistemas de Informação

DESAFIO

 

Imagine-se como administrador de sistemas de informação de uma rede de lojas de venda de roupas: a Rede de Varejo NewRoupasNet. E, nesse contexto, você precisa lidar constantemente com sistemas que dão suporte às operações das várias lojas de varejo em que você trabalha. Você sabe que a maior parte das lojas de varejo agora utiliza sistemas de informação baseados em computadores para facilitar seus registros das compras do cliente, manter acompanhamento do estoque, pagar funcionários, adquirir novas mercadorias e avaliar tendências de vendas. As operações da loja sofreriam uma parada sem o apoio de tais sistemas de informação.

Agora, como administrador de sistemas de informação da NewRoupasNet, quais decisões você acredita que os sistemas de informação podem fornecer para o gerente da loja? Esse apoio pode dar vantagem competitiva em custo, qualidade ou produtividade para a sua empresa?

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Os sistemas de informação auxiliam os gerentes de loja e outros profissionais da empresa a tomar melhores decisões e tentar conseguir uma vantagem competitiva, por exemplo, apoiando as decisões sobre quais linhas de mercadorias necessitam ser acrescentadas ou retiradas, ou sobre o tipo de investimento que elas requerem — geralmente são tomadas após uma análise realizada por sistemas de informação que se apoiam em computadores. Isso não apenas apoia o processo de decisão dos gerentes de loja, compradores e outros, mas também os auxilia a procurar formas de obter uma vantagem sobre outros varejistas na competição por clientes.

 

MINHA RESPOSTA

Os sistemas de informações gerenciais auxiliam os gerentes de loja na tomada de decisões e na tentativa de conseguir uma vantagem competitiva, através de informações relevantes para a gestão do negócio e para estratégias de vendas de produtos com menor saída. Esse apoio possibilita vantagem competitiva em custo, qualidade ou produtividade, pois proporcionar decidir quais as linhas de mercadorias necessitam ser acrescentadas, retiradas ou qual tipo de investimento elas requerem, além de reduzir custos e perdas com produtos vencidos.

 

EXERCÍCIOS

 

1) Imagine que há uma empresa que utiliza um Sistema de Informação (SI) para fins fiscais, na emissão de notas, livros e documentos fiscais ou formulários. Esse sistema também possui dados relevantes para a auditoria fiscal e é utilizado no processamento de informações contábeis dentro da empresa.

 

Dado o cenário apresentado e levando em consideração a evolução dos tipos de Sistemas de Informação, identifique que tipo de SI é adotado por essa empresa:

 

a)

Sistema de Informação Gerencial.

 

RESPOSTA INCORRETA

A resposta correta é Sistema de processamento eletrônico de dados, que é voltado para o processamento de transações, manutenção de registros e aplicações contábeis tradicionais. Sistemas de Informação Gerencial (SIG) e Sistemas de Apoio à decisão (SAD) são utilizados para apoiar escolhas que refletem diretamente no negócio, como processamento de informações (SIG) e análise e apoio gerencial (SAD). Já Sistemas de Suporte aos Executivos (SSE) provém indicadores de desempenho e acompanhamento de fatores críticos de sucesso para alta gerência. Por último, Sistemas Especialistas (SE) são sistemas baseados em conhecimento, que fornecem informações especializadas aos seus usuários, simulando alguma especialização humana dentro de um determinado domínio do conhecimento.

 

b)

Sistema de/ Apoio à Decisão - SAD.

 

RESPOSTA INCORRETA

A resposta correta é Sistema de processamento eletrônico de dados, que é voltado para o processamento de transações, manutenção de registros e aplicações contábeis tradicionais. Sistemas de Informação Gerencial (SIG) e Sistemas de Apoio à decisão (SAD) são utilizados para apoiar escolhas que refletem diretamente no negócio, como processamento de informações (SIG) e análise e apoio gerencial (SAD). Já Sistemas de Suporte aos Executivos (SSE) provém indicadores de desempenho e acompanhamento de fatores críticos de sucesso para alta gerência. Por último, Sistemas Especialistas (SE) são sistemas baseados em conhecimento, que fornecem informações especializadas aos seus usuários, simulando alguma especialização humana dentro de um determinado domínio do conhecimento.

 

c)

Sistema de Suporte aos Executivos - SSE.

 

RESPOSTA INCORRETA

A resposta correta é Sistema de processamento eletrônico de dados, que é voltado para o processamento de transações, manutenção de registros e aplicações contábeis tradicionais. Sistemas de Informação Gerencial (SIG) e Sistemas de Apoio à decisão (SAD) são utilizados para apoiar escolhas que refletem diretamente no negócio, como processamento de informações (SIG) e análise e apoio gerencial (SAD). Já Sistemas de Suporte aos Executivos (SSE) provém indicadores de desempenho e acompanhamento de fatores críticos de sucesso para alta gerência. Por último, Sistemas Especialistas (SE) são sistemas baseados em conhecimento, que fornecem informações especializadas aos seus usuários, simulando alguma especialização humana dentro de um determinado domínio do conhecimento.

 

d)

Sistema Especialista - SE.

 

RESPOSTA INCORRETA

A resposta correta é Sistema de processamento eletrônico de dados, que é voltado para o processamento de transações, manutenção de registros e aplicações contábeis tradicionais. Sistemas de Informação Gerencial (SIG) e Sistemas de Apoio à decisão (SAD) são utilizados para apoiar escolhas que refletem diretamente no negócio, como processamento de informações (SIG) e análise e apoio gerencial (SAD). Já Sistemas de Suporte aos Executivos (SSE) provém indicadores de desempenho e acompanhamento de fatores críticos de sucesso para alta gerência. Por último, Sistemas Especialistas (SE) são sistemas baseados em conhecimento, que fornecem informações especializadas aos seus usuários, simulando alguma especialização humana dentro de um determinado domínio do conhecimento.

 

e)

Sistema de Processamento Eletrônico de Dados.

 

RESPOSTA CORRETA

A resposta correta é Sistema de processamento eletrônico de dados, que é voltado para o processamento de transações, manutenção de registros e aplicações contábeis tradicionais. Sistemas de Informação Gerencial (SIG) e Sistemas de Apoio à decisão (SAD) são utilizados para apoiar escolhas que refletem diretamente no negócio, como processamento de informações (SIG) e análise e apoio gerencial (SAD). Já Sistemas de Suporte aos Executivos (SSE) provém indicadores de desempenho e acompanhamento de fatores críticos de sucesso para alta gerência. Por último, Sistemas Especialistas (SE) são sistemas baseados em conhecimento, que fornecem informações especializadas aos seus usuários, simulando alguma especialização humana dentro de um determinado domínio do conhecimento.

 

Enviada em

01/10/2020 11:25

 

2) Sobre os sistemas SPT, SIG, SAD e SSE, é correto afirmar:

 

I) Um sistema de suporte ao executivo (SSE) ou de informações executivas (EIS) apoia ações de membros da diretoria, responsáveis perante os acionistas.

 

II) Os sistemas de informações gerenciais (SIG) apoiam a tomada de decisão, como no controle de produção, projeção de vendas e análise de custos. Também, sumariza e relata informações para serem utilizadas pelos usuários.

 

III) Segundo a classificação de sistemas no que se refere a nível organizacional, os sistemas SSE (sistema de suporte ao executivo) são estratégicos, os SIGs (sistemas de informações gerenciais) são táticos ou gerenciais, e os SPT (sistemas de processamento transacionais) são operacionais.

a)

Somente I está correta.

 

RESPOSTA INCORRETA

Todas as questões estão corretas. Sistemas de Suporte ao Executivo (SSE) ou Sistemas Informações Executivas (SIE) apoiam ações da alta gerência, como executivos e membros da diretoria. Já os sistemas de informações gerenciais (SIG) apoiam a tomada de decisão por meio do processamento, categorização e relato de informações. Por último, conforme a classificação dos sistemas de informação, o nível, organizacional refere-se administração estratégica, trazendo os sistemas SSE, o nível tático ou gerencial traz os SIGs (sistemas de informações gerenciais) e os SAD (sistemas de informações gerenciais), e ainda o nível operacional, com os (sistemas de processamento transacionais. Ainda, pode ser adicionado a essa classificação, na base da pirâmide, os sistemas de automação (SA) que se referem a sistemas de automação industrial, comercial, bancária e de escritório, conforme pode ser observado na figura.

b)

Somente II está correta.

 

RESPOSTA INCORRETA

Todas as questões estão corretas. Sistemas de Suporte ao Executivo (SSE) ou Sistemas Informações Executivas (SIE) apoiam ações da alta gerência, como executivos e membros da diretoria. Já os sistemas de informações gerenciais (SIG) apoiam a tomada de decisão por meio do processamento, categorização e relato de informações. Por último, conforme a classificação dos sistemas de informação, o nível, organizacional refere-se administração estratégica, trazendo os sistemas SSE, o nível tático ou gerencial traz os SIGs (sistemas de informações gerenciais) e os SAD (sistemas de informações gerenciais), e ainda o nível operacional, com os (sistemas de processamento transacionais. Ainda, pode ser adicionado a essa classificação, na base da pirâmide, os sistemas de automação (SA) que se referem a sistemas de automação industrial, comercial, bancária e de escritório, conforme pode ser observado na figura.

c)

Todas estão corretas.

 

RESPOSTA CORRETA

Todas as questões estão corretas. Sistemas de Suporte ao Executivo (SSE) ou Sistemas Informações Executivas (SIE) apoiam ações da alta gerência, como executivos e membros da diretoria. Já os sistemas de informações gerenciais (SIG) apoiam a tomada de decisão por meio do processamento, categorização e relato de informações. Por último, conforme a classificação dos sistemas de informação, o nível, organizacional refere-se administração estratégica, trazendo os sistemas SSE, o nível tático ou gerencial traz os SIGs (sistemas de informações gerenciais) e os SAD (sistemas de informações gerenciais), e ainda o nível operacional, com os (sistemas de processamento transacionais. Ainda, pode ser adicionado a essa classificação, na base da pirâmide, os sistemas de automação (SA) que se referem a sistemas de automação industrial, comercial, bancária e de escritório, conforme pode ser observado na figura.

​​​​​​​Enviada em 01/10/2020 11:27

d)

Somente I e III estão corretas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Todas as questões estão corretas. Sistemas de Suporte ao Executivo (SSE) ou Sistemas Informações Executivas (SIE) apoiam ações da alta gerência, como executivos e membros da diretoria. Já os sistemas de informações gerenciais (SIG) apoiam a tomada de decisão por meio do processamento, categorização e relato de informações. Por último, conforme a classificação dos sistemas de informação, o nível, organizacional refere-se administração estratégica, trazendo os sistemas SSE, o nível tático ou gerencial traz os SIGs (sistemas de informações gerenciais) e os SAD (sistemas de informações gerenciais), e ainda o nível operacional, com os (sistemas de processamento transacionais. Ainda, pode ser adicionado a essa classificação, na base da pirâmide, os sistemas de automação (SA) que se referem a sistemas de automação industrial, comercial, bancária e de escritório, conforme pode ser observado na figura.

​​​​​​​e)

Somente II e III estão corretas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Todas as questões estão corretas. Sistemas de Suporte ao Executivo (SSE) ou Sistemas Informações Executivas (SIE) apoiam ações da alta gerência, como executivos e membros da diretoria. Já os sistemas de informações gerenciais (SIG) apoiam a tomada de decisão por meio do processamento, categorização e relato de informações. Por último, conforme a classificação dos sistemas de informação, o nível, organizacional refere-se administração estratégica, trazendo os sistemas SSE, o nível tático ou gerencial traz os SIGs (sistemas de informações gerenciais) e os SAD (sistemas de informações gerenciais), e ainda o nível operacional, com os (sistemas de processamento transacionais. Ainda, pode ser adicionado a essa classificação, na base da pirâmide, os sistemas de automação (SA) que se referem a sistemas de automação industrial, comercial, bancária e de escritório, conforme pode ser observado na figura.

 

3) Podem ser considerados sistemas abertos de um modo genérico:

I. Fabricante de bicicletas

Entrada: quadro, suprimentos e componentes;

Processamento: montagem, soldagem e pintura;

Saída: bicicletas prontas para o uso.

 

II. Faculdade

Entrada: alunos, professores, funcionários, livros, equipamentos; Processamento: ensino, pesquisa, serviços;

Saída: estudantes instruídos, pesquisas aplicadas, serviços à comunidade.

 

III. Hospital

Entrada: médicos, pacientes, enfermeiros, equipamentos; Processamento: diagnósticos, cirurgias, exames;

Saída: pacientes medicados, pacientes saudáveis; serviços à comunidade.

 

IV.  Aquecimento residencial por radiador

Entrada: água, equipamentos, tubulação;

Processamento: transformação de calor para água;

Saída: radiador nos ambientes para dissipar o calor na casa.

 

V. Fabricante de carros

Entrada: estrutura, suprimentos e componentes;

Processamento: montagem, soldagem e pintura;

Saída: carros prontos para o uso.

 

a)

I, III, IV.

 

RESPOSTA INCORRETA

Quanto à sua interação, um sistema é dito aberto quando troca algum tipo de matéria, energia ou informação com o ambiente.

 

b)

II, IV e V.

 

RESPOSTA INCORRETA

Quanto à sua interação, um sistema é dito aberto quando troca algum tipo de matéria, energia ou informação com o ambiente.

 

c)

I, II, III, IV e V.

 

RESPOSTA INCORRETA

Quanto à sua interação, um sistema é dito aberto quando troca algum tipo de matéria, energia ou informação com o ambiente.

 

d)

I, II, III e V.

 

RESPOSTA CORRETA

Quanto à sua interação, um sistema é dito aberto quando troca algum tipo de matéria, energia ou informação com o ambiente.

 

Enviada em

01/10/2020 11:29

e)

III e IV.

 

RESPOSTA INCORRETA

Quanto à sua interação, um sistema é dito aberto quando troca algum tipo de matéria, energia ou informação com o ambiente.

 

4) (Adaptado 2017- UFSBA-Analista) No que se refere a sistema de informação, analise as afirmativas:

I) Um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, à coordenação e ao controle de uma organização.

II) Informação refere-se a dados apresentados em uma forma significativa e útil para seres humanos, e dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.

III) Ao implantar um sistema de informação na organização, haverá interferência em seu subsistema técnico, social e político. No técnico, a organização é afetada pelas novas técnicas e métodos de trabalho. No social, altera-se a forma de relacionamento das pessoas entre si mesmas e das pessoas em relação ao sistema. No político, é modificada a relação de poderes e a informação.

 

a)

Somente I está correta.

 

RESPOSTA INCORRETA

Um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle de uma organização. Sendo que a informação refere-se a dados apresentados em uma forma significativa e útil para seres humanos, e dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. Assim, ao implantar um sistema de informação na organização, haverá interferência em seu subsistema técnico, social e político. No técnico, a organização é afetada pelas novas técnicas e métodos de trabalho. No social, altera-se a forma de relacionamento das pessoas entre si mesmas e das pessoas em relação ao sistema. No político, é modificada a relação de poderes e a informação.

 

b)

Somente II está correta.

 

RESPOSTA INCORRETA

Um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle de uma organização. Sendo que a informação refere-se a dados apresentados em uma forma significativa e útil para seres humanos, e dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. Assim, ao implantar um sistema de informação na organização, haverá interferência em seu subsistema técnico, social e político. No técnico, a organização é afetada pelas novas técnicas e métodos de trabalho. No social, altera-se a forma de relacionamento das pessoas entre si mesmas e das pessoas em relação ao sistema. No político, é modificada a relação de poderes e a informação.

 

c)

Somente I e III estão corretas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle de uma organização. Sendo que a informação refere-se a dados apresentados em uma forma significativa e útil para seres humanos, e dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. Assim, ao implantar um sistema de informação na organização, haverá interferência em seu subsistema técnico, social e político. No técnico, a organização é afetada pelas novas técnicas e métodos de trabalho. No social, altera-se a forma de relacionamento das pessoas entre si mesmas e das pessoas em relação ao sistema. No político, é modificada a relação de poderes e a informação.

 

d)

Somente II e III estão corretas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle de uma organização. Sendo que a informação refere-se a dados apresentados em uma forma significativa e útil para seres humanos, e dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. Assim, ao implantar um sistema de informação na organização, haverá interferência em seu subsistema técnico, social e político. No técnico, a organização é afetada pelas novas técnicas e métodos de trabalho. No social, altera-se a forma de relacionamento das pessoas entre si mesmas e das pessoas em relação ao sistema. No político, é modificada a relação de poderes e a informação.

 

e)

Todas estão corretas.

 

RESPOSTA CORRETA

Um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle de uma organização. Sendo que a informação refere-se a dados apresentados em uma forma significativa e útil para seres humanos, e dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. Assim, ao implantar um sistema de informação na organização, haverá interferência em seu subsistema técnico, social e político. No técnico, a organização é afetada pelas novas técnicas e métodos de trabalho. No social, altera-se a forma de relacionamento das pessoas entre si mesmas e das pessoas em relação ao sistema. No político, é modificada a relação de poderes e a informação.

 

Enviada em

01/10/2020 11:38

 

5) Uma diferença entre SIG (sistemas de informações gerenciais) e SAD (sistemas de apoio à decisão) é:

 

a)

SIG pode gerar diversos cenários para tomada de decisão, e SAD não.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os sistemas de apoio à decisão (SAD) podem gerar diversos cenários para tomada de decisão.

 

b)

SAD pode gerar diversos cenários para tomada de decisão, e SIG não.

 

RESPOSTA CORRETA

Os sistemas de apoio à decisão (SAD) podem gerar diversos cenários para tomada de decisão.

 

Enviada em

01/10/2020 11:40

c)

SIG pode ser chamado de sistemas especialistas, SIG não.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os sistemas de apoio à decisão (SAD) podem gerar diversos cenários para tomada de decisão.

 

d)

SIG é utilizado para automatizar tarefas operacionais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os sistemas de apoio à decisão (SAD) podem gerar diversos cenários para tomada de decisão.

 

e)

SAD é utilizado para automatizar tarefas operacionais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os sistemas de apoio à decisão (SAD) podem gerar diversos cenários para tomada de decisão.

 

A evolução dos sistemas de informação

DESAFIO

 

Os sistemas de informação permitem ao gestor uma série de ações que propiciam a sustentabilidade do negócio. Seja em uma multinacional ou em uma microempresa, ter um controle sobre as informações é imprescindível para a tomada de decisões, das mais simples às mais complexas.

A seguir, conheça um pouco da história da L’Amelie Modas, uma microempresa especializada em roupas para mulheres. A empresa, localizada na região metropolitana de Florianópolis, tem três anos no mercado e sua proprietária está passando por alguns problemas de gestão.

Você foi contratado por Vanessa como consultor, para analisar a situação da empresa e propor melhorias. Após analisar o caso, comente o que você faria para ajudar a empresária.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

A principal questão no caso da L’Amelie Modas é a falta de controle das informações. Sem saber a quantidade de peças no estoque, Vanessa não consegue gerenciar, saber o que precisa sair primeiro, o que vai deixar de ser tendência e precisa de uma promoção antes da perda total do valor pago, entre outras questões.

Da mesma forma, essa falta de controle não permite que a proprietária saiba no que gasta, ou mesmo quanto ganha, fazendo com que perca o controle sobre o negócio. Dessa maneira, não consegue saber onde reduzir custos ou mesmo se há clientes que não estão pagando o que devem, por exemplo.

Por isso, é preciso implantar um maior controle de informações para que Vanessa possa controlar melhor seus preços, sabendo quanto gastou em uma peça. Seria também uma importante ferramenta de relacionamento com os clientes, fazendo com que pudesse conhecer melhor os gostos e compras de seus consumidores e oferecer algo de acordo com o perfil de cada um.

Se Vanessa não puder investir em um sistema mais completo, o controle pode ser feito inicialmente de modo mais simples, por meio de planilhas, por exemplo. O mais importante é que ela obtenha conhecimento acerca do próprio negócio, para poder tomar decisões estratégicas.

MINHA RESPOSTA

A empresa não tem nenhum sistema para gestão de estoque ou para controle das vendas realizadas, além de não obter o lucro esperado. Para ajudar a empresária, explicaria que tornou-se indispensável o conhecimento e a utilização de sistemas de informação, pois fornece informações que apoiam as funções ou os processos de uma organização. Por meio desses sistemas, os gestores são capazes de tomar decisões, desde as mais cotidianas, como compra de produtos adequados para determinados estoques até as mais complexas, como adaptar um produto a partir do uso que o consumidor faz dele. Sem utilizar os sistemas e com as demandas sendo processadas manualmente, consome muito tempo, e aumenta a possibilidade de erro na coleta ou análise de dados. Sendo assim, os sistemas de informação trazem contribuições para a organização como sistemas de suporte a operações que produz grande variedade de informações para uso interno e externo, além de processar transações, controlar processos, apoiar a comunicação e alimentar os bancos de dados; e sistemas de apoio gerencial que fornece informações para a tomada de decisão em nível gerencial. Os sistemas de informação vão auxiliar a proprietária da L’Amelie Modas a tomar melhores decisões e tentar conseguir uma vantagem competitiva, pois essas decisões geralmente são tomadas após uma análise realizada por sistemas de informação que se apoiam em computadores.

 

EXERCÍCIOS

 

1) Com os avanços tecnológicos e a quantidade de dados e processos com os quais as empresas precisam lidar atualmente, tornou-se indispensável o conhecimento e a utilização de algum sistema de informação. ​​​​​​

 

Assinale a afirmativa correta acerca dos sistemas de informação.

 

a)

Um sistema de informação é um hardware ou software voltado para a gestão da informação nas organizações, de modo que as pessoas que os utilizam fazem parte de outro sistema.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para O’Brien (2013, p. 2), “um sistema de informação pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização”. Embora as pessoas associem rapidamente o sistema de informação às tecnologias, eles existem desde muito antes de os avanços tecnológicos surgirem. Os sinais de fumaça utilizados pelas civilizações antigas, quando da descoberta do fogo, já tinham o objetivo de transmitir informações vitais a pessoas que estivessem distantes. Da mesma forma, um livro contábil em papel já era um sistema de informação que registrava transações diárias, saldos do negócio e contas de clientes. Existem diferentes níveis dentro de uma organização, com diferentes objetivos em relação aos sistemas de informação. Nas organizações, eles são usados para as mais diversas finalidades, como: aumentar a produtividade, a eficiência e a agilidade dos processos, auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a fidelização, auxiliar na tomada de decisão. Sendo assim, dificilmente um único sistema conseguiria oferecer todas as informações de que uma empresa necessita de forma adequada a seus interesses.

 

b)

Os sistemas de informação estão intrinsecamente ligados à tecnologia, especialmente nos dias de hoje. Dessa forma, a utilização desses sistemas depende muito do investimento em ferramentas tecnológicas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para O’Brien (2013, p. 2), “um sistema de informação pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização”. Embora as pessoas associem rapidamente o sistema de informação às tecnologias, saiba que eles existem desde muito antes de os avanços tecnológicos surgirem. Os sinais de fumaça utilizados pelas civilizações antigas, quando da descoberta do fogo, já tinham o objetivo de transmitir informações vitais a pessoas que estivessem distantes. Da mesma forma, um livro contábil em papel já era um sistema de informação que registrava transações diárias, saldos do negócio e contas de clientes. Existem diferentes níveis dentro de uma organização, com diferentes objetivos em relação aos sistemas de informação. Nas organizações, eles são usados para as mais diversas finalidades, como: aumentar a produtividade, a eficiência e a agilidade dos processos, auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a fidelização, auxiliar na tomada de decisão. Sendo assim, dificilmente um único sistema conseguiria oferecer todas as informações de que uma empresa necessita de forma adequada a seus interesses.

 

c)

Os sistemas de informação possuem formas de atuação e objetivos semelhantes para as organizações, contribuindo da mesma forma para os mais diferentes níveis de gestão.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para O’Brien (2013, p. 2), “um sistema de informação pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização”. Embora as pessoas associem rapidamente o sistema de informação às tecnologias, saiba que eles existem desde muito antes de os avanços tecnológicos surgirem. Os sinais de fumaça utilizados pelas civilizações antigas, quando da descoberta do fogo, já tinham o objetivo de transmitir informações vitais a pessoas que estivessem distantes. Da mesma forma, um livro contábil em papel já era um sistema de informação que registrava transações diárias, saldos do negócio e contas de clientes. Existem diferentes níveis dentro de uma organização, com diferentes objetivos em relação aos sistemas de informação. Nas organizações, eles são usados para as mais diversas finalidades, como: aumentar a produtividade, a eficiência e a agilidade dos processos, auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a fidelização, auxiliar na tomada de decisão. Sendo assim, dificilmente um único sistema conseguiria oferecer todas as informações de que uma empresa necessita de forma adequada a seus interesses.

 

d)

Os sistemas de informação são utilizados para: aumentar a agilidade dos processos; auxiliar no desenvolvimento de novos produtos; melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a fidelização; auxiliar na tomada de decisão.

 

RESPOSTA CORRETA

Para O’Brien (2013, p. 2), “um sistema de informação pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização”. Embora as pessoas associem rapidamente o sistema de informação às tecnologias, saiba que eles existem desde muito antes de os avanços tecnológicos surgirem. Os sinais de fumaça utilizados pelas civilizações antigas, quando da descoberta do fogo, já tinham o objetivo de transmitir informações vitais a pessoas que estivessem distantes. Da mesma forma, um livro contábil em papel já era um sistema de informação que registrava transações diárias, saldos do negócio e contas de clientes. Existem diferentes níveis dentro de uma organização, com diferentes objetivos em relação aos sistemas de informação. Nas organizações, eles são usados para as mais diversas finalidades, como: aumentar a produtividade, a eficiência e a agilidade dos processos, auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a fidelização, auxiliar na tomada de decisão. Sendo assim, dificilmente um único sistema conseguiria oferecer todas as informações de que uma empresa necessita de forma adequada a seus interesses.

 

Enviada em

01/10/2020 11:48

e)

É possível que um único sistema de informação consiga oferecer todas as informações de que uma empresa necessita de forma adequada a seus interesses e objetivos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Para O’Brien (2013, p. 2), “um sistema de informação pode ser qualquer combinação organizada de pessoas, hardware, software, redes de comunicação, recursos de dados e políticas e procedimentos que armazenam, restauram, transformam e disseminam informações em uma organização”. Embora as pessoas associem rapidamente o sistema de informação às tecnologias, saiba que eles existem desde muito antes de os avanços tecnológicos surgirem. Os sinais de fumaça utilizados pelas civilizações antigas, quando da descoberta do fogo, já tinham o objetivo de transmitir informações vitais a pessoas que estivessem distantes. Da mesma forma, um livro contábil em papel já era um sistema de informação que registrava transações diárias, saldos do negócio e contas de clientes. Existem diferentes níveis dentro de uma organização, com diferentes objetivos em relação aos sistemas de informação. Nas organizações, eles são usados para as mais diversas finalidades, como: aumentar a produtividade, a eficiência e a agilidade dos processos, auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a fidelização, auxiliar na tomada de decisão. Sendo assim, dificilmente um único sistema conseguiria oferecer todas as informações de que uma empresa necessita de forma adequada a seus interesses.

 

2) Em uma organização, os sistemas de informação se dividem em tipos específicos. Um deles é conhecido como Sistema de Processamento de Transações (SPT).

 

Sobre o SPT, é correto afirmar que:

 

a)

é voltado para as necessidades de monitoramento de gestores de nível médio da organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os SPTs são sistemas voltados especialmente às necessidades da gerência operacional; oferecem formas de monitorar transações e atividades básicas da organização, como vendas, entradas de dinheiro, folha de pagamento e fluxo de materiais, por exemplo. A decisão de conceder crédito a um cliente é tomada por um supervisor de nível hierárquico inferior, segundo critérios predefinidos decididos anteriormente. Dessa forma, tudo o que o colaborador precisa fazer é obter as informações com o cliente e verificar se este se enquadra nos critérios. Os relatórios gerados pelos SPTs contêm informações altamente estruturadas para a tomada de decisão dos gestores, permitindo pouca adaptação. Os sistemas de informação gerenciais permitem, por exemplo, que um gerente de vendas obtenha relatórios em tempo real de suas equipes em diferentes territórios, de modo a monitorar a atuação delas e poder tomar decisões a respeito. Existem SPTs para as mais diversas funcionalidades, como processamento de pedidos, controle de estoque, contas a pagar e a receber, compras, expedição, folha de pagamento e contabilidade, entre outras.

 

b)

fornece dados que podem auxiliar na decisão de um colaborador de conceder ou não crédito a um cliente.

 

RESPOSTA CORRETA

Os SPTs são sistemas voltados especialmente às necessidades da gerência operacional; oferecem formas de monitorar transações e atividades básicas da organização, como vendas, entradas de dinheiro, folha de pagamento e fluxo de materiais, por exemplo. A decisão de conceder crédito a um cliente é tomada por um supervisor de nível hierárquico inferior, segundo critérios predefinidos decididos anteriormente. Dessa forma, tudo o que o colaborador precisa fazer é obter as informações com o cliente e verificar se este se enquadra nos critérios. Os relatórios gerados pelos SPTs contêm informações altamente estruturadas para a tomada de decisão dos gestores, permitindo pouca adaptação. Os sistemas de informação gerenciais permitem, por exemplo, que um gerente de vendas obtenha relatórios em tempo real de suas equipes em diferentes territórios, de modo a monitorar a atuação delas e poder tomar decisões a respeito. Existem SPTs para as mais diversas funcionalidades, como processamento de pedidos, controle de estoque, contas a pagar e a receber, compras, expedição, folha de pagamento e contabilidade, entre outras.

 

c)

os relatórios gerados pelos SPTs contêm informações pouco estruturadas para a tomada de decisão dos gestores.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os SPTs são sistemas voltados especialmente às necessidades da gerência operacional; oferecem formas de monitorar transações e atividades básicas da organização, como vendas, entradas de dinheiro, folha de pagamento e fluxo de materiais, por exemplo. A decisão de conceder crédito a um cliente é tomada por um supervisor de nível hierárquico inferior, segundo critérios predefinidos decididos anteriormente. Dessa forma, tudo o que o colaborador precisa fazer é obter as informações com o cliente e verificar se este se enquadra nos critérios. Os relatórios gerados pelos SPTs contêm informações altamente estruturadas para a tomada de decisão dos gestores, permitindo pouca adaptação. Os sistemas de informação gerenciais permitem, por exemplo, que um gerente de vendas obtenha relatórios em tempo real de suas equipes em diferentes territórios, de modo a monitorar a atuação delas e poder tomar decisões a respeito. Existem SPTs para as mais diversas funcionalidades, como processamento de pedidos, controle de estoque, contas a pagar e a receber, compras, expedição, folha de pagamento e contabilidade, entre outras.

 

d)

por meio desse sistema, um gerente de vendas pode acompanhar os resultados de sua equipe em tempo real.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os SPTs são sistemas voltados especialmente às necessidades da gerência operacional; oferecem formas de monitorar transações e atividades básicas da organização, como vendas, entradas de dinheiro, folha de pagamento e fluxo de materiais, por exemplo. A decisão de conceder crédito a um cliente é tomada por um supervisor de nível hierárquico inferior, segundo critérios predefinidos decididos anteriormente. Dessa forma, tudo o que o colaborador precisa fazer é obter as informações com o cliente e verificar se este se enquadra nos critérios. Os relatórios gerados pelos SPTs contêm informações altamente estruturadas para a tomada de decisão dos gestores, permitindo pouca adaptação. Os sistemas de informação gerenciais permitem, por exemplo, que um gerente de vendas obtenha relatórios em tempo real de suas equipes em diferentes territórios, de modo a monitorar a atuação delas e poder tomar decisões a respeito. Existem SPTs para as mais diversas funcionalidades, como processamento de pedidos, controle de estoque, contas a pagar e a receber, compras, expedição, folha de pagamento e contabilidade, entre outras.

 

e)

um mesmo SPT pode realizar diversas funções na empresa, como contas a pagar, controle de estoque e folha de pagamento.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os SPTs são sistemas voltados especialmente às necessidades da gerência operacional; oferecem formas de monitorar transações e atividades básicas da organização, como vendas, entradas de dinheiro, folha de pagamento e fluxo de materiais, por exemplo. A decisão de conceder crédito a um cliente é tomada por um supervisor de nível hierárquico inferior, segundo critérios predefinidos decididos anteriormente. Dessa forma, tudo o que o colaborador precisa fazer é obter as informações com o cliente e verificar se este se enquadra nos critérios. Os relatórios gerados pelos SPTs contêm informações altamente estruturadas para a tomada de decisão dos gestores, permitindo pouca adaptação. Os sistemas de informação gerenciais permitem, por exemplo, que um gerente de vendas obtenha relatórios em tempo real de suas equipes em diferentes territórios, de modo a monitorar a atuação delas e poder tomar decisões a respeito. Existem SPTs para as mais diversas funcionalidades, como processamento de pedidos, controle de estoque, contas a pagar e a receber, compras, expedição, folha de pagamento e contabilidade, entre outras.

 

Enviada em

01/10/2020 11:56

 

3) Os sistemas de informação gerencial (SIG) representam um elemento importante para uma organização. Esse tipo de sistema:

 

a)

faz parte do grupo de sistemas de suporte a operações de uma organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os sistemas de informação gerencial fazem parte do grupo de sistemas de apoio gerencial de uma organização. Assim, esse tipo de sistema está voltado ao monitoramento e à tomada de decisão em nível gerencial médio da organização; tem como uma de suas principais funções fornecer relatórios acerca do desempenho da empresa, permitindo, assim, o monitoramento e o controle, além de possibilitar previsões futuras. A maioria dos SIGs usa rotinas simples, como resumos e comparações, em vez de modelos matemáticos sofisticados ou técnicas estatísticas avançadas, para analisar qual o impacto do aumento na programação da produção e o que deve ser adaptado para essa nova situação. Nesse caso, os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) podem ajudar, informando acerca do impacto dos novos números na produção.

 

b)

está voltado ao monitoramento e à tomada de decisão em nível básico da organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os sistemas de informação gerencial fazem parte do grupo de sistemas de apoio gerencial de uma organização. Assim, esse tipo de sistema está voltado ao monitoramento e à tomada de decisão em nível gerencial médio da organização; tem como uma de suas principais funções fornecer relatórios acerca do desempenho da empresa, permitindo, assim, o monitoramento e o controle, além de possibilitar previsões futuras. A maioria dos SIGs usa rotinas simples, como resumos e comparações, em vez de modelos matemáticos sofisticados ou técnicas estatísticas avançadas, para analisar qual o impacto do aumento na programação da produção e o que deve ser adaptado para essa nova situação. Nesse caso, os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) podem ajudar, informando acerca do impacto dos novos números na produção.

 

c)

tem como uma de suas principais funções gerar relatórios de desempenho, permitindo o monitoramento e previsões futuras.

 

RESPOSTA CORRETA

Os sistemas de informação gerencial fazem parte do grupo de sistemas de apoio gerencial de uma organização. Assim, esse tipo de sistema está voltado ao monitoramento e à tomada de decisão em nível gerencial médio da organização; tem como uma de suas principais funções fornecer relatórios acerca do desempenho da empresa, permitindo, assim, o monitoramento e o controle, além de possibilitar previsões futuras. A maioria dos SIGs usa rotinas simples, como resumos e comparações, em vez de modelos matemáticos sofisticados ou técnicas estatísticas avançadas, para analisar qual o impacto do aumento na programação da produção e o que deve ser adaptado para essa nova situação. Nesse caso, os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) podem ajudar, informando acerca do impacto dos novos números na produção.

 

Enviada em

02/10/2020 12:12

d)

usa modelos matemáticos e técnicas estatísticas avançadas para fornecer informações sob demanda.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os sistemas de informação gerencial fazem parte do grupo de sistemas de apoio gerencial de uma organização. Assim, esse tipo de sistema está voltado ao monitoramento e à tomada de decisão em nível gerencial médio da organização; tem como uma de suas principais funções fornecer relatórios acerca do desempenho da empresa, permitindo, assim, o monitoramento e o controle, além de possibilitar previsões futuras. A maioria dos SIGs usa rotinas simples, como resumos e comparações, em vez de modelos matemáticos sofisticados ou técnicas estatísticas avançadas, para analisar qual o impacto do aumento na programação da produção e o que deve ser adaptado para essa nova situação. Nesse caso, os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) podem ajudar, informando acerca do impacto dos novos números na produção.

 

e)

pode auxiliar a analisar qual o impacto de um aumento na meta de vendas para a produção e o que deve ser adaptado.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os sistemas de informação gerencial fazem parte do grupo de sistemas de apoio gerencial de uma organização. Assim, esse tipo de sistema está voltado ao monitoramento e à tomada de decisão em nível gerencial médio da organização; tem como uma de suas principais funções fornecer relatórios acerca do desempenho da empresa, permitindo, assim, o monitoramento e o controle, além de possibilitar previsões futuras. A maioria dos SIGs usa rotinas simples, como resumos e comparações, em vez de modelos matemáticos sofisticados ou técnicas estatísticas avançadas, para analisar qual o impacto do aumento na programação da produção e o que deve ser adaptado para essa nova situação. Nesse caso, os Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) podem ajudar, informando acerca do impacto dos novos números na produção.

 

4) Um sistema de apoio ao executivo (SAE) representa um importante investimento para uma organização no que se refere à gestão da informação.

 

Assinale a alternativa correta acerca desse tipo de sistema.

 

a)

É voltado a gestores de nível médio, os quais permitem monitorar e controlar processos em tempo real.

 

RESPOSTA INCORRETA

O sistema de apoio ao executivo é projetado para atender às necessidades dos altos executivos da organização, os chamados gerentes sênior, e aborda questões estratégicas e tendências de longo prazo, relacionadas aos ambientes interno e externo da empresa. Os SAEs são fáceis de usar, baseando-se principalmente em gráficos para facilitar o entendimento; fornecem acesso rápido a informações atuais e àquelas com base em relatórios gerenciais. Além disso, pode-se considerar que esses sistemas captam dados de diversas fontes, internas e externas à empresa, e fornecem ao gestor, a partir desses dados, uma visão tanto da situação atual da empresa quanto das tendências do mercado em seu segmento de atuação. Portanto, não são sistemas projetados para resolver problemas, mas para fornecer informações que permitam ao gestor identificar tanto problemas quanto oportunidades e tomar decisões para lidar com ambos da melhor forma. Esses são sistemas que fornecem informações para decisões não estruturadas, ou seja, aquelas “em que não há um bom nível de compreensão da situação ou não há concordância a respeito do procedimento a ser adotado, caracterizando-se como não rotineiras e implicando um maior nível de subjetividade em termos de julgamento, avaliação e insight” (AUDY, 2007, p. 122).

 

b)

Tem como ponto negativo a dificuldade de utilização, sendo necessária uma pessoa capacitada para tal.

 

RESPOSTA INCORRETA

O sistema de apoio ao executivo é projetado para atender às necessidades dos altos executivos da organização, os chamados gerentes sênior, e aborda questões estratégicas e tendências de longo prazo, relacionadas aos ambientes interno e externo da empresa. Os SAEs são fáceis de usar, baseando-se principalmente em gráficos para facilitar o entendimento; fornecem acesso rápido a informações atuais e àquelas com base em relatórios gerenciais. Além disso, pode-se considerar que esses sistemas captam dados de diversas fontes, internas e externas à empresa, e fornecem ao gestor, a partir desses dados, uma visão tanto da situação atual da empresa quanto das tendências do mercado em seu segmento de atuação. Portanto, não são sistemas projetados para resolver problemas, mas para fornecer informações que permitam ao gestor identificar tanto problemas quanto oportunidades e tomar decisões para lidar com ambos da melhor forma. Esses são sistemas que fornecem informações para decisões não estruturadas, ou seja, aquelas “em que não há um bom nível de compreensão da situação ou não há concordância a respeito do procedimento a ser adotado, caracterizando-se como não rotineiras e implicando um maior nível de subjetividade em termos de julgamento, avaliação e insight” (AUDY, 2007, p. 122).

 

c)

Capta dados de diversas fontes internas e externas, permitindo uma visão clara tanto da empresa quanto do mercado.

 

RESPOSTA CORRETA

O sistema de apoio ao executivo é projetado para atender às necessidades dos altos executivos da organização, os chamados gerentes sênior, e aborda questões estratégicas e tendências de longo prazo, relacionadas aos ambientes interno e externo da empresa. Os SAEs são fáceis de usar, baseando-se principalmente em gráficos para facilitar o entendimento; fornecem acesso rápido a informações atuais e àquelas com base em relatórios gerenciais. Além disso, pode-se considerar que esses sistemas captam dados de diversas fontes, internas e externas à empresa, e fornecem ao gestor, a partir desses dados, uma visão tanto da situação atual da empresa quanto das tendências do mercado em seu segmento de atuação. Portanto, não são sistemas projetados para resolver problemas, mas para fornecer informações que permitam ao gestor identificar tanto problemas quanto oportunidades e tomar decisões para lidar com ambos da melhor forma. Esses são sistemas que fornecem informações para decisões não estruturadas, ou seja, aquelas “em que não há um bom nível de compreensão da situação ou não há concordância a respeito do procedimento a ser adotado, caracterizando-se como não rotineiras e implicando um maior nível de subjetividade em termos de julgamento, avaliação e insight” (AUDY, 2007, p. 122).

 

Enviada em

02/10/2020 12:17

d)

É projetado para solucionar problemas, além de identificar problemas e oportunidades de mercado.

 

RESPOSTA INCORRETA

O sistema de apoio ao executivo é projetado para atender às necessidades dos altos executivos da organização, os chamados gerentes sênior, e aborda questões estratégicas e tendências de longo prazo, relacionadas aos ambientes interno e externo da empresa. Os SAEs são fáceis de usar, baseando-se principalmente em gráficos para facilitar o entendimento; fornecem acesso rápido a informações atuais e àquelas com base em relatórios gerenciais. Além disso, pode-se considerar que esses sistemas captam dados de diversas fontes, internas e externas à empresa, e fornecem ao gestor, a partir desses dados, uma visão tanto da situação atual da empresa quanto das tendências do mercado em seu segmento de atuação. Portanto, não são sistemas projetados para resolver problemas, mas para fornecer informações que permitam ao gestor identificar tanto problemas quanto oportunidades e tomar decisões para lidar com ambos da melhor forma. Esses são sistemas que fornecem informações para decisões não estruturadas, ou seja, aquelas “em que não há um bom nível de compreensão da situação ou não há concordância a respeito do procedimento a ser adotado, caracterizando-se como não rotineiras e implicando um maior nível de subjetividade em termos de julgamento, avaliação e insight” (AUDY, 2007, p. 122).

 

e)

Oferece informações para a alta direção tomar decisões estruturadas e rotineiras.

 

RESPOSTA INCORRETA

O sistema de apoio ao executivo é projetado para atender às necessidades dos altos executivos da organização, os chamados gerentes sênior, e aborda questões estratégicas e tendências de longo prazo, relacionadas aos ambientes interno e externo da empresa. Os SAEs são fáceis de usar, baseando-se principalmente em gráficos para facilitar o entendimento; fornecem acesso rápido a informações atuais e àquelas com base em relatórios gerenciais. Além disso, pode-se considerar que esses sistemas captam dados de diversas fontes, internas e externas à empresa, e fornecem ao gestor, a partir desses dados, uma visão tanto da situação atual da empresa quanto das tendências do mercado em seu segmento de atuação. Portanto, não são sistemas projetados para resolver problemas, mas para fornecer informações que permitam ao gestor identificar tanto problemas quanto oportunidades e tomar decisões para lidar com ambos da melhor forma. Esses são sistemas que fornecem informações para decisões não estruturadas, ou seja, aquelas “em que não há um bom nível de compreensão da situação ou não há concordância a respeito do procedimento a ser adotado, caracterizando-se como não rotineiras e implicando um maior nível de subjetividade em termos de julgamento, avaliação e insight” (AUDY, 2007, p. 122).

 

5) Conhecer a evolução dos sistemas de informação permite um melhor entendimento a respeito deles.

 

Acerca da evolução dos sistemas de informação, é correto afirmar que:

 

a)

o processamento eletrônico de dados (EDP) surgiu no início do século XX, com o fortalecimento da industrialização e a incrementação do trabalho.

 

RESPOSTA INCORRETA

Até meados da década de 1960, o que se via em relação aos sistemas de informação era algo bastante simples. Eles eram voltados quase exclusivamente ao processamento de transações e registros de dados relacionados a essas transações, além de outras aplicações de processamento eletrônico de dados (electronic data processing – EDP). O grande salto evolutivo nos sistemas de informação ocorreu na década de 1980, quando se deu a popularização dos computadores. Nessa época, a globalização também se intensificou, aumentando consideravelmente as transações comerciais entre os países, impactando significativamente nas organizações, em especial na produção. Na década de 1970, no entanto, a necessidade de informações mais específicas para a tomada de decisão foi aumentando. Dessa forma, foi percebido que os relatórios que continham informações predefinidas, embora muito importantes, não eram mais suficientes para as demandas que estavam surgindo.

 

A partir dessas necessidades, foi desenvolvido o conceito do que hoje se entende por Sistemas de Apoio à Decisão (SAD). O aumento da demanda e a nova forma de lidar com as informações provocaram uma modificação nos altos executivos das organizações, os quais já não se conformavam em tomar decisões com base somente nos sistemas de informações gerenciais e nos sistemas de apoio à decisão. A partir da demanda desses gestores, surgiu o conceito de sistemas de informação executiva. Com os avanços tecnológicos e o fortalecimento das relações comerciais em canais diversos, o comércio eletrônico passou a ganhar força, exigindo das empresas um foco maior em seus processos logísticos. Isso gerou uma demanda específica para os sistemas de informação, fortalecendo-os como fator determinante dentro das organizações, uma vez que permitiam um controle maior da gestão e a diminuição do risco de problemas.

 

b)

o grande salto evolutivo dos sistemas de informação se deu no início do século XXI, com a popularização dos computadores e a globalização.

 

RESPOSTA INCORRETA

Até meados da década de 1960, o que se via em relação aos sistemas de informação era algo bastante simples. Eles eram voltados quase exclusivamente ao processamento de transações e registros de dados relacionados a essas transações, além de outras aplicações de processamento eletrônico de dados (electronic data processing – EDP). O grande salto evolutivo nos sistemas de informação ocorreu na década de 1980, quando se deu a popularização dos computadores. Nessa época, a globalização também se intensificou, aumentando consideravelmente as transações comerciais entre os países, impactando significativamente nas organizações, em especial na produção. Na década de 1970, no entanto, a necessidade de informações mais específicas para a tomada de decisão foi aumentando. Dessa forma, foi percebido que os relatórios que continham informações predefinidas, embora muito importantes, não eram mais suficientes para as demandas que estavam surgindo.

 

A partir dessas necessidades, foi desenvolvido o conceito do que hoje se entende por Sistemas de Apoio à Decisão (SAD). O aumento da demanda e a nova forma de lidar com as informações provocaram uma modificação nos altos executivos das organizações, os quais já não se conformavam em tomar decisões com base somente nos sistemas de informações gerenciais e nos sistemas de apoio à decisão. A partir da demanda desses gestores, surgiu o conceito de sistemas de informação executiva. Com os avanços tecnológicos e o fortalecimento das relações comerciais em canais diversos, o comércio eletrônico passou a ganhar força, exigindo das empresas um foco maior em seus processos logísticos. Isso gerou uma demanda específica para os sistemas de informação, fortalecendo-os como fator determinante dentro das organizações, uma vez que permitiam um controle maior da gestão e a diminuição do risco de problemas.

 

c)

os SIGs surgiram na década de 1970, com a necessidade de informações mais específicas e flexíveis para a tomada de decisão.

 

RESPOSTA INCORRETA

Até meados da década de 1960, o que se via em relação aos sistemas de informação era algo bastante simples. Eles eram voltados quase exclusivamente ao processamento de transações e registros de dados relacionados a essas transações, além de outras aplicações de processamento eletrônico de dados (electronic data processing – EDP). O grande salto evolutivo nos sistemas de informação ocorreu na década de 1980, quando se deu a popularização dos computadores. Nessa época, a globalização também se intensificou, aumentando consideravelmente as transações comerciais entre os países, impactando significativamente nas organizações, em especial na produção. Na década de 1970, no entanto, a necessidade de informações mais específicas para a tomada de decisão foi aumentando. Dessa forma, foi percebido que os relatórios que continham informações predefinidas, embora muito importantes, não eram mais suficientes para as demandas que estavam surgindo.

 

A partir dessas necessidades, foi desenvolvido o conceito do que hoje se entende por Sistemas de Apoio à Decisão (SAD). O aumento da demanda e a nova forma de lidar com as informações provocaram uma modificação nos altos executivos das organizações, os quais já não se conformavam em tomar decisões com base somente nos sistemas de informações gerenciais e nos sistemas de apoio à decisão. A partir da demanda desses gestores, surgiu o conceito de sistemas de informação executiva. Com os avanços tecnológicos e o fortalecimento das relações comerciais em canais diversos, o comércio eletrônico passou a ganhar força, exigindo das empresas um foco maior em seus processos logísticos. Isso gerou uma demanda específica para os sistemas de informação, fortalecendo-os como fator determinante dentro das organizações, uma vez que permitiam um controle maior da gestão e a diminuição do risco de problemas.

 

d)

os sistemas de informação executiva fizeram com que os gestores passassem a utilizar mais os SIGs e os SADs para a tomada de decisão.

 

RESPOSTA INCORRETA

Até meados da década de 1960, o que se via em relação aos sistemas de informação era algo bastante simples. Eles eram voltados quase exclusivamente ao processamento de transações e registros de dados relacionados a essas transações, além de outras aplicações de processamento eletrônico de dados (electronic data processing – EDP). O grande salto evolutivo nos sistemas de informação ocorreu na década de 1980, quando se deu a popularização dos computadores. Nessa época, a globalização também se intensificou, aumentando consideravelmente as transações comerciais entre os países, impactando significativamente nas organizações, em especial na produção. Na década de 1970, no entanto, a necessidade de informações mais específicas para a tomada de decisão foi aumentando. Dessa forma, foi percebido que os relatórios que continham informações predefinidas, embora muito importantes, não eram mais suficientes para as demandas que estavam surgindo.

 

A partir dessas necessidades, foi desenvolvido o conceito do que hoje se entende por Sistemas de Apoio à Decisão (SAD). O aumento da demanda e a nova forma de lidar com as informações provocaram uma modificação nos altos executivos das organizações, os quais já não se conformavam em tomar decisões com base somente nos sistemas de informações gerenciais e nos sistemas de apoio à decisão. A partir da demanda desses gestores, surgiu o conceito de sistemas de informação executiva. Com os avanços tecnológicos e o fortalecimento das relações comerciais em canais diversos, o comércio eletrônico passou a ganhar força, exigindo das empresas um foco maior em seus processos logísticos. Isso gerou uma demanda específica para os sistemas de informação, fortalecendo-os como fator determinante dentro das organizações, uma vez que permitiam um controle maior da gestão e a diminuição do risco de problemas.

 

e)

a evolução do comércio eletrônico aumentou a demanda por informação, tornando este ativo importante para as organizações.

 

RESPOSTA CORRETA

Até meados da década de 1960, o que se via em relação aos sistemas de informação era algo bastante simples. Eles eram voltados quase exclusivamente ao processamento de transações e registros de dados relacionados a essas transações, além de outras aplicações de processamento eletrônico de dados (electronic data processing – EDP). O grande salto evolutivo nos sistemas de informação ocorreu na década de 1980, quando se deu a popularização dos computadores. Nessa época, a globalização também se intensificou, aumentando consideravelmente as transações comerciais entre os países, impactando significativamente nas organizações, em especial na produção. Na década de 1970, no entanto, a necessidade de informações mais específicas para a tomada de decisão foi aumentando. Dessa forma, foi percebido que os relatórios que continham informações predefinidas, embora muito importantes, não eram mais suficientes para as demandas que estavam surgindo.

 

A partir dessas necessidades, foi desenvolvido o conceito do que hoje se entende por Sistemas de Apoio à Decisão (SAD). O aumento da demanda e a nova forma de lidar com as informações provocaram uma modificação nos altos executivos das organizações, os quais já não se conformavam em tomar decisões com base somente nos sistemas de informações gerenciais e nos sistemas de apoio à decisão. A partir da demanda desses gestores, surgiu o conceito de sistemas de informação executiva. Com os avanços tecnológicos e o fortalecimento das relações comerciais em canais diversos, o comércio eletrônico passou a ganhar força, exigindo das empresas um foco maior em seus processos logísticos. Isso gerou uma demanda específica para os sistemas de informação, fortalecendo-os como fator determinante dentro das organizações, uma vez que permitiam um controle maior da gestão e a diminuição do risco de problemas.

 

Enviada em

02/10/2020 12:34

 

Sistemas de Suporte I

DESAFIO

 

Um Sistema de Informação Gerencial (SIG) pode ser entendido como um sistema capaz de extrair os dados de um banco de dados e organizá-los em relatórios, convertendo dados brutos em informações significativas aos seus usuários.

Considere que determinado SIG foi recentemente implantado em uma média empresa do setor de transporte rodoviário de passageiros para substituir outro sistema gerencial, que vinha sendo perfeitamente utilizado nos últimos sete anos. Em função da forma como este sistema foi implantado na empresa, isto é, sob ordem exclusiva da diretoria e sem colher as opiniões dos funcionários, diversos problemas e dificuldades estão ocorrendo na sua utilização, tais como:
- A qualidade da prestação de suporte pela empresa fornecedora do sistema não está adequada, tanto em relação à demora no atendimento quanto na eficácia da resolução dos problemas apresentados.

- Os funcionários estão com dificuldades para utilizar o novo sistema, pois sua interface gráfica é bastante diferente da utilizada pelo sistema antigo.
- Ocorrem problemas na emissão das passagens pelo sistema, o que, por sua vez, ocasiona consideráveis prejuízos financeiros à empresa e gera a insatisfação nos clientes.

- Os equipamentos de informática da empresa não possuem configurações satisfatórias para executar o sistema com o desempenho desejável, sendo que os usuários têm relatado lentidão e muitos travamentos.

 

Imagine que sua empresa de consultoria foi contratada para analisar esta situação e elaborar um plano de trabalho para resolver os problemas relacionados com a implantação do SIG. Vamos lá! Construa este plano de trabalho, identificando ações práticas que a empresa poderia executar para solucionar os problemas ocasionados pela implantação do novo SIG.

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Na elaboração das propostas de ações, considere os seguintes itens:

- A empresa possui rotas que ligam diversas cidades das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil, sendo que em cada uma existe um escritório onde os funcionários utilizam o sistema.

- O foco das ações é resolver efetivamente os problemas ocasionados pela implantação do SIG no ambiente organizacional.

- Seu plano deverá conter, pelo menos, cinco ações práticas que poderiam ser implantadas pela empresa.

- Cada ação prática especificada deverá ser detalhada o máximo possível, para que a empresa contratante não tenha dúvidas sobre sua importância.

 

Você poderá propor ações práticas similares a estas:

- Definição de um comitê responsável por liderar os esforços de resolução do problema relacionado, composto de funcionários que utilizam efetivamente o sistema (independente do seu nível organizacional).

- Elaboração de um material para treinamento on-line dos usuários do sistema.
- Renegociação do contrato de suporte com a empresa fornecedora do sistema, focando na qualidade do atendimento e na resolução dos problemas encontrados pelos usuários.

- Realização de um levantamento de custos para melhorar o parque tecnológico da empresa e, assim, aumentar o desempenho do SIG.

 

MINHA RESPOSTA

O plano de trabalho teria as seguintes ações práticas: – Determinar que uma comissão seja responsável por conduzir e se empenhar na resolução dos problemas apresentados, e sua composição seria com funcionários que utilizam efetivamente o sistema; – Disponibilizar um material para treinamento on-line e bem elaborado para os usuários do sistema; – Devido aos problemas apresentados que ocasionam prejuízos financeiros à empresa contratante, seria realizado um novo contrato de suporte, em que empresa fornecedora do sistema teria que focar na qualidade do atendimento e resolver os problemas encontrados pelos usuários; – Realizar a otimização dos equipamentos de informática, proporcionando que os mesmos tenham configurações satisfatórias para executar o sistema e, assim, aumentar o desempenho do SIG.

 

EXERCÍCIOS

 

1)

Em uma organização podem existir, ao mesmo tempo, diversos tipos de sistemas de informação que se relacionam e fazem com que os dados brutos inseridos pelos usuários ganhem significado. Neste contexto, identifique a alternativa que corresponde aos sistemas que utilizam um conjunto de fórmulas e funções estatísticas que geram informações aos seus usuários.

 

a)

Sistema de Processamento de Transação (SPT)

 

RESPOSTA INCORRETA

Sistemas responsáveis pelo processamento e armazenamento dos dados em bancos de dados organizacionais.

 

b)

Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIG)

 

RESPOSTA INCORRETA

Sistemas que integram todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.

 

c)

Sistemas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (supply chain management – SCM)

 

RESPOSTA INCORRETA

Sistemas utilizados para integrar todos os atores da cadeia de suprimentos da empresa em ambientes comuns.

 

d)

Sistemas de Suporte à Decisão (SSD)

 

RESPOSTA CORRETA

Sistemas utilizados para auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão e resolução de problemas, cujo modelo utiliza fórmulas e funções de Estatística, finanças e otimização.

 

Enviada em

02/10/2020 12:36

e)

Sistemas de Tempo Real (STR)

 

RESPOSTA INCORRETA

São sistemas que processam cada transação conforme elas vão ocorrendo.

 

2)

A identificação por radiofrequência (radio frequency identification – RFID) é uma tecnologia que utiliza etiquetas eletrônicas (chips) em vez de código de barras para identificar objetos ou itens. Considerando suas diversas características, identifique a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre esta tecnologia.

 

a)

As etiquetas RFID foram criadas para ser anexadas ou incluídas em embalagens e objetos físicos, mas sua utilização ainda não é possível em animais ou seres humanos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Uma etiqueta RFID é extremamente flexível no que se refere à sua utilização, podendo ser utilizadas inclusive em seres humanos e animais.

 

b)

Os leitores de RFID leem e identificam as informações de entrada a partir das etiquetas exclusivamente via redes bluetooth.

 

RESPOSTA INCORRETA

Sistemas que integram todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema.

 

c)

Podem ser utilizadas com diversos propósitos, seja para aumentar a eficácia de processos de gestão de estoques ou funcionar como um sistema de segurança eletrônico.

 

RESPOSTA CORRETA

Sistemas utilizados para integrar todos os atores da cadeia de suprimentos da empresa em ambientes comuns.

 

Enviada em

02/10/2020 12:37

d)

Por ser uma tecnologia recente, ainda não existem complicações relacionadas com a segurança de clientes finais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Sistemas utilizados para auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão e resolução de problemas, cujo modelo utiliza fórmulas e funções de Estatística, finanças e otimização.

 

e)

Utiliza a mesma plataforma de diagramação dos códigos de barras 3D desenvolvidos para identificação de produtos com dimensões grandes.

 

RESPOSTA INCORRETA

São sistemas que processam cada transação conforme elas vão ocorrendo.

 

3)

A implantação devidamente planejada e conduzida de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIG) tende a proporcionar vários benefícios às empresas, especialmente pela alta capacidade de integração das áreas organizacionais, tais como Marketing, Recursos Humanos, Produção e Vendas. A respeito das vantagens da utilização de SIG's, identifique a opção correta:

 

a)

Automatiza todo o processo de tomada de decisão, reduzindo a influência dos gestores.

 

RESPOSTA INCORRETA

O SIG é utilizado como fornecedor de informações que irão auxiliar no processo de tomada de decisão.

 

b)

Integra os dados e informações gerados por até cinco áreas de negócio da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

As informações em um SIG podem ser compartilhadas entre seus diversos módulos.

 

c)

Otimiza o fluxo da informação e a sua qualidade dentro da organização.

 

RESPOSTA CORRETA

O SIG permite que as informações armazenadas sejam facilmente disponibilizadas em toda a empresa.

 

Enviada em

02/10/2020 12:38

d)

Reduz o controle da organização ao automatizar determinadas rotinas, porém permite o rastreamento de erros ocorridos em seu ambiente.

 

RESPOSTA INCORRETA

Na verdade, o SIG aumenta e facilita o controle da organização sobre as suas operações.

 

e)

Reduz os custos de utilização, porém aumenta os custos com suporte de sistemas com diferentes fornecedores.

 

RESPOSTA INCORRETA

O SIG disponibiliza, em um mesmo sistema computacional, diversos módulos funcionais relacionados com as áreas da empresa, reduzindo, assim, os custos com contratos de diversos fornecedores.

 

4)

Os Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) são aplicativos interativos que dão suporte à tomada de decisão pelos gestores organizacionais. Essas decisões podem variar entre decisões estruturadas e decisões não estruturadas. Nesse contexto, identifique a opção correta:

 

a)

Decisões estruturadas dependem basicamente da inteligência, conhecimento e experiência das pessoas.

 

RESPOSTA INCORRETA

As características apresentadas se referem às decisões não estruturadas.

 

b)

Decisões estruturadas e não estruturadas são atendidas no mesmo nível por um SSD configurado para tal.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os SSDs são as melhores opções para dar suporte às decisões não estruturadas, enquanto as decisões estruturadas podem ser tomadas com consistência apenas com o uso de um Sistema de Informação (SI).

 

c)

Decisões estruturadas possuem os dados necessários para chegar a uma decisão e um método bem definido de solução.

 

RESPOSTA CORRETA

Os dados e informações são a matéria-prima que auxiliam os gestores na aplicação de métodos para a solução de problemas.

 

Enviada em

02/10/2020 12:38

d)

Decisões não estruturadas demandam baixo volume de dados para ser analisados e não podem estar vinculadas a modelos de solução.

 

RESPOSTA INCORRETA

As decisões não estruturadas utilizam amplamente modelos de solução em conjunto com dados para resolverem problemas.

 

e)

Decisões não estruturadas são relativamente simples. Elas são tomadas regularmente dentro das empresas.

 

RESPOSTA INCORRETA

As características apresentadas se referem às decisões estruturadas.

 

5)

Business Intelligence (BI) é uma tecnologia que combina arquitetura de software, banco de dados, ferramentas analíticas, displays gráficos e metodologias de tomada de decisão. Seu principal objetivo é permitir acesso em tempo hábil e interativo a dados e dar aos gestores de negócio e analistas a capacidade de conduzir análises apropriadas. Por meio da análise de dados históricos e atuais, tomadores de decisão obtêm insights valiosos que permitem ter mais informações para uma melhor tomada de decisão. Considerando que um sistema de BI é composto por quatro componentes principais, identifique a alternativa que apresenta corretamente um componente de sua arquitetura tradicional.

 

a)

Conjunto de aplicativos para manipulação de arquivos particulares do usuário.

 

RESPOSTA INCORRETA

Um sistema de BI trabalha especificamente com os dados da organização.

 

b)

Ferramentas para armazenamento e gestão rotineira dos dados operacionais da organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

O sistema de BI não objetiva gerenciar dados operacionais da organização, apenas utilizá-los em suas ferramentas.

 

c)

Impressora específica para possibilitar a disponibilização das informações aos gestores.

 

RESPOSTA INCORRETA

As informações em um sistema de BI são disponibilizadas em meio eletrônico, considerando especialmente a rapidez na mudança dos dados organizacionais.

 

d)

Interface acessada pelo usuário final no formato de um dashboard (painel de control.

 

RESPOSTA CORRETA

Neste painel de controle são exibidas as principais informações mineradas dentro do conjunto de dados.

 

Enviada em

02/10/2020 12:39

e)

Pequenos bancos de dados particionados por área de negócio da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

O sistema de BI utiliza um banco de dados volumoso para fornecer dados diversos aos seus usuários.

 

Sistemas de Informação

DESAFIO

 

Eduardo descobriu que o Collaborate planning, forecasting and replenishment (CPFR) revelou-se capaz de melhorar a precisão das previsões para os fabricantes!

 

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O planejamento, a previsão e o reabastecimento colaborativos (CPFR, Collaborative planning, forecasting and replenishment) é um processo utilizado pela indústria de bens de consumo para atingir tal coordenação. Ele não substitui estratégias de reabastecimento, mas as complementa com um processo cooperativo.

Em essência, o CPFR coordena o processo de planejamento das necessidades entre os parceiros da cadeia de suprimentos para gerar atividades de criação e atendimento da demanda. A solução CPFR compartilha informações que envolvem promoções, previsões, dados de produtos e pedidos, usando EDI ou internet. A informação resultante dessa colaboração é então usada em conjunto e interativamente pelos planejadores para gerenciar a demanda, determinar as necessidades de reabastecimento e combinar a produção com a demanda.

MINHA RESPOSTA

Os benefícios do CPFR para a organização são: o fortalecimento do relacionamento entre os parceiros, aumento das receitas de vendas, melhoria da oferta de produtos, previsões de pedidos confiáveis, redução do inventário e melhor retorno sobre os investimentos.

 

EXERCÍCIOS

 

1)

São benefícios de um sistema de planejamento:

 

a)

O planejamento da cadeia de suprimentos resulta em um processo que pode ter muito mais capacidade de resposta a mudanças no mercado ou na empresa.

 

RESPOSTA CORRETA

O módulo de otimização de recursos ajuda decidindo a alocação, permitindo ciclos de planejamento diários e semanais, em vez de parar por diversas semanas ou meses.

 

Enviada em

02/10/2020 12:55

b)

Os sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos oferecem recursos que a consideram curta e fazem os tradeoffs adequados para atingir o desempenho péssimo.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos oferecem recursos que a consideram estendida e fazem os tradeoffs adequados para atingir o desempenho ótimo.

 

c)

O planejamento da cadeia de suprimentos não resulta em melhorias substanciais no desempenho, geralmente traz problemas que não se solucionam.

 

RESPOSTA INCORRETA

O planejamento da cadeia de suprimentos em geral resulta em melhorias substanciais no desempenho.

 

d)

Um planejamento menos eficaz e baseado em perguntas permite uma atribuição menos nivelada de recursos para a capacidade de compras, produção, armazenamento e transporte.

 

RESPOSTA INCORRETA

Um planejamento mais eficaz e baseado em respostas permite uma atribuição mais nivelada de recursos para a capacidade de compras, produção, armazenamento e transporte.

 

e)

Os sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos aumentam significativamente a necessidade de compras por causa da suavização da demanda de recursos

 

RESPOSTA INCORRETA

Os sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos reduzem significativamente a necessidade de ativos por causa da suavização da demanda de recursos.

 

2)

Quais são as principais considerações sobre o planejamento da cadeia de suprimentos?

 

a)

(1) aplicação difícil, desintegrada versus anexada; (2) integridade dos dados; e (3) capacitação para uso do aplicativo

 

RESPOSTA INCORRETA

A primeira consideração refere-se ao nível de integração com outras aplicações da cadeia de suprimentos.

 

b)

(1) aplicação integrada versus anexada; (2) integridade dos produtos; e (3) capacitação para uso do aplicativo

 

RESPOSTA INCORRETA

A integridade dos dados é a segunda consideração importante para a implementação do sistema de planejamento da cadeia de suprimentos, o qual confia na integridade absoluta dos dados para a tomada de decisão eficaz.

 

c)

(1) aplicação integrada versus anexada; (2) integridade dos dados; e (3) incapacitação para uso da distribuição.

 

RESPOSTA INCORRETA

A capacitação para uso do aplicativo é a terceira grande consideração. Em geral, o treinamento do usuário em sistemas de execução e planejamento da cadeia de suprimentos se concentra na mecânica para iniciar as transações.

 

d)

(1) aplicação da produção; (2) integridade dos caminhões; e (3) capacitação para uso do roteirizador.

 

RESPOSTA INCORRETA

O planejamento de sistemas de informação, envolve atividades e interfaces entre as atividades.

 

e)

(1) aplicação integrada versus anexada; (2) integridade dos dados; e (3) capacitação para uso do aplicativo

 

RESPOSTA CORRETA

O planejamento pode apresentar uma perspectiva abrangente e dinâmica de toda a cadeia de suprimentos e se concentrar na redução dos requisitos de ativos, conforme exigem os mercados financeiros.

 

Enviada em

02/10/2020 12:59

 

3)

Qual o principal objetivo de um sistema APS ou de desdobramento (deployment) do estoque?

 

a)

Não trabalhar de forma integrada e coordenada da capacidade de recursos relevantes da cadeia de suprimentos.

 

RESPOSTA INCORRETA

É importante a integração entre as atividades do sistema.

 

b)

As restrições consideram restrições agregadas como capacidades eventuais de produção.

 

RESPOSTA INCORRETA

As restrições consideram restrições agregadas como capacidades periódicas de produção.

 

c)

É o gerenciamento integrado e coordenado da capacidade de recursos relevantes da cadeia de suprimentos, incluindo fábricas, centros de distribuição e recursos de transporte.

 

RESPOSTA CORRETA

O planejamento desse gerenciamento equilibra as demandas do mercado com os recursos de produção.

 

Enviada em

02/10/2020 01:01

d)

As restrições consideram restrições agregadas como capacidades de vendas, armazenamento e suprimentos emergentes.

 

RESPOSTA INCORRETA

As restrições consideram restrições agregadas como capacidades periódicas de produção, movimentação e armazenamento.

 

e)

É o gerenciamento integrado e descoordenado da capacidade de recursos relevantes da cadeia alimentar.

 

RESPOSTA INCORRETA

É o gerenciamento integrado e coordenado da capacidade de recursos relevantes da cadeia de suprimentos, incluindo fábricas, centros de distribuição e recursos de transporte.

 

4)

O que é o planejamento, a previsão e o reabastecimento colaborativos (CPFR, Collaborative planning, forecasting and replenishment)?

 

a)

É um processo utilizado pelo comércio de bens de consumo para atingir tal coordenação.

 

RESPOSTA INCORRETA

O foco dele é atender à indústria.

 

b)

O CPFR coordena o processo de planejamento das necessidades entre os concorrentes da cadeia de suprimentos para gerar atividades de criação e atendimento da demanda.

 

RESPOSTA INCORRETA

O CPFR coordena o processo de planejamento das necessidades entre os parceiros da cadeia de suprimentos para gerar atividades de criação e atendimento da demanda.

 

c)

O CPFR coordena o processo de planejamento das necessidades entre os parceiros da cadeia de suprimentos para gerar atividades físicas constantes.

 

RESPOSTA INCORRETA

A informação resultante dessa colaboração é então usada em conjunto e interativamente pelos planejadores para gerenciar a demanda, determinar as necessidades de reabastecimento e combinar a produção com a demanda.

 

d)

É um processo utilizado pela indústria de bens de consumo para atingir tal coordenação.

 

RESPOSTA CORRETA

Ele não substitui estratégias de reabastecimento, mas as complementa com um processo cooperativo.

 

Enviada em

02/10/2020 01:02

e)

O CPFR coordena o processo de planejamento das necessidades entre os distribuidores da cadeia de vendas para gerar atividades de criação e atendimento da demanda.

 

RESPOSTA INCORRETA

O CPFR inclui um processo interativo em que a previsão e o plano das necessidades são compartilhados e refinados entre os parceiros até chegar a um consenso.

 

5)

O que é uma previsão de demanda?

 

a)

Ela identifica os requisitos para os quais a cadeia alimentar deve programar o estoque e os recursos operacionais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Ela identifica os requisitos para a cadeia de suprimentos.

 

b)

A previsão é uma definição específica do que será vendido, quando e onde.

 

RESPOSTA CORRETA

Ela identifica os requisitos para os quais a cadeia de suprimentos deve programar o estoque e os recursos operacionais.

 

Enviada em

02/10/2020 01:05

c)

A previsão com grande acurácia ajuda em ciclos de abastecimentos curtos de pequenas economias de escala.

 

RESPOSTA INCORRETA

A previsão com grande acurácia deveria ser um importante foco em situações em que há ciclos de reabastecimento longos e grandes economias de escala.

 

d)

A previsão em um nível mais baixo de agregação é desenvolver uma cadeia de suprimentos empurrada.

 

RESPOSTA INCORRETA

Fazer a previsão em um nível mais alto de agregação, a outra é desenvolver uma cadeia de suprimentos puxada capaz de produzir de acordo com os pedidos, reduzindo ainda mais o estoque.

 

e)

A previsão é uma definição variada do que será comprado, quando e onde.

 

RESPOSTA INCORRETA

A previsão é uma definição específica do que será vendido, quando e onde.

 

Sistemas Especialistas, Sistemas de Apoio à Decisão e Sistemas Executivos

DESAFIO

 

A utilização de sistemas integrados de informação é, hoje, a chave para o sucesso empresarial, as empresas que ainda não estão nesse mundo podem correr o risco de não existirem mais. Se você precisasse gerenciar uma empresa que ainda não se adequou a essa nova realidade, você saberia o que fazer?
​​​​​​​​​​​​​​

Descreva quais as atitudes você tomaria para essa herança não se transformar em um desastre:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Primeiramente se deve solicitar informações aos funcionários que auxiliavam no comando da empresa.

Com base na coleta dessas informações o próximo passo a fazer é propor aos mesmos a implementação de um bom programa de gerenciamento, pois o mundo moderno é muito rápido e assim como ele as empresas também devem ser, tanto para permanecerem no mercado como para conseguirem gerar os resultados esperados pelos seus proprietários.

Uma proposta a apresentar seria a aquisição de um programa de gerenciamento inteligente e integrado, baseado na informatização dos dados dos diversos setores da empresa fazendo a relação entre eles.

MINHA RESPOSTA

Solicitaria informações sobre o procedimento adotado anteriormente com os gestores do exercício passado ou com funcionários que os auxiliavam. Baseado nessas informações iria indicar a implementação de um programa de gerenciamento inteligente e integrado, visando informatizar os dados de vários setores da empresa e fazendo uma relação entre os mesmos, para resolver os problemas junto aos clientes e otimizar a empresa, ressaltando que a utilização de sistemas integrados de informação é a chave para o sucesso empresarial no mundo moderno, permanecendo no mercado e alcançando os resultados esperados.

 

EXERCÍCIOS

1)

Quanto a capacidade técnica dos Sistemas de Informações Executivos é correto afirmar que:

 

a)

O acesso a dados externos é pouco utilizado.

 

RESPOSTA INCORRETA

O acesso a dados externos é fundamental para a composição de um bom banco de dados para consultas e formação de análises

 

b)

Tem condições de mostrar tendências, taxas e desvios.

 

RESPOSTA CORRETA

Os SIE possuem um forte alinhamento com o planejamento estratégico e conseguem esse resultado partindo de seus dados e de uma boa análise das tendências, taxas e desvios.

 

Enviada em

02/10/2020 01:35

c)

A informação é produzida em um nível de detalhe objetivo.

 

RESPOSTA INCORRETA

A informação tem vários níveis de detalhe (drill down).

 

d)

Os textos são mostrados em telas exclusivas para a tomada de decisão gerencial.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os SIE tem uma grande possibilidade de mostrar textos e gráficos na mesma tela, facilitando o entendimento do usuário.

 

e)

O acesso ao histórico é obtido por sistemas auxiliares.

 

RESPOSTA INCORRETA

Nos SIE os acessos são facilitados e fáceis, principalmente ao histórico e aos mais recentes.

 

2)

Quanto a arquitetura dos sistemas especialistas, assinale a alternativa correta:

 

a)

A base de conhecimentos é a última parte da arquitetura, contendo o gráfico do sistema.

 

RESPOSTA INCORRETA

A base de conhecimentos é o módulo básico do sistema, que contém o conhecimento dele.

 

b)

O quadro negro é utilizado pelo programador para visualizar o banco de dados.

 

RESPOSTA INCORRETA

O quadro negro é a área de trabalho do sistema, armazena informações fatos e estruturas de suporte ao funcionamento do mesmo.

 

c)

O mecanismo de aprendizagem possui recursos que permitem fazer acréscimos e alterações na base de conhecimentos.

 

RESPOSTA CORRETA

Essa é a função do mecanismo dentro do sistema especialista.

 

Enviada em

02/10/2020 01:40

d)

O sistema de aquisição do conhecimento permite consultas para o usuário.

 

RESPOSTA INCORRETA

O sistema de aquisição do conhecimento permite ao sistema ampliar e alterar seu conhecimento, sendo essa uma parte crítica do sistema.

 

e)

O processador de linguagem natural se comunica por intermédio de uma linguagem computacional de última geração.

 

RESPOSTA INCORRETA

O processador utiliza uma linguagem que é o mais próxima da natural, evitando que o usuário tenha que aprender uma linguagem computacional.

 

3)

Os DSS tem quatro tipos básicos de atividades de modelagem analítica. Qual das alternativas está correta?

 

a)

A análise do tipo What If é uma extensão bem básica da análise

 

RESPOSTA INCORRETA

Pense bem, o sistema de apoio a decisão utiliza as atividades de modelagem analítica justamente pela complexidade e necessidade de pesquisas corretas e rápidas.

 

b)

A análise de otimização é uma extensão complexa da análise de busca de metas.

 

RESPOSTA CORRETA

Nela, em vez de fixar para uma variável um valor específico, a meta é encontrar o valor ótimo para uma ou mais variáveis-alvo, dadas certas limitações.

 

Enviada em

02/10/2020 01:43

c)

A análise de otimização parte do princípio de ter uma variável-alvo para o alcance das metas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Ela primeiro fixa um valor ótimo para depois compor as varáveis-alvo com objetivo de uma melhor performance.

 

d)

Na análise de sensibilidade o usuário apenas introduz mudanças nas variáveis ou em suas relações.

 

RESPOSTA INCORRETA

Esse é um tipo especial de análise supositiva, normalmente o valor de uma única variável é alterado repetidas vezes e as mudanças são observadas.

 

e)

Na análise de busca de metas, a direção da análise é diretamente proporcional à análise do tipo otimização.

 

RESPOSTA INCORRETA

Nessa análise, é invertida a direção da análise realizada na análise supositiva e na análise de sensibilidade.

 

4)

Verificando a interface com o usuário dos Sistemas de Informação Executivos, marque a opção correta:

 

a)

A interface gráfica é simples.

 

RESPOSTA INCORRETA

A interface é sofisticada e amigável, buscando um melhor aproveitamento do usuário

 

b)

Tem no teclado a única forma de atuação.

 

RESPOSTA INCORRETA

Ele pode ter acesso via infravermelho, mouse entre outros recursos.

 

c)

O menu de ajuda só é disponibilizado ao programador.

 

RESPOSTA INCORRETA

O menu está disponível a todos.

 

d)

Contém um procedimento de acesso seguro.

 

RESPOSTA CORRETA

O acesso é seguro garantido pelas proteções ao sistema.

 

Enviada em

02/10/2020 01:47

e)

É acessado somente da estação de trabalho do executivo principal da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Esse sistema, para ter sucesso, pode ser acessado de muitos lugares.

 

5)

Assinale a alternativa correta sobre as fases de desenvolvimento de um sistema especialista:

 

a)

Na fase de identificação é definida a base conceitual do sistema.

 

RESPOSTA INCORRETA

A base conceitual é definida na fase de conceituação.

 

b)

Na fase de conceituação são identificadas as estruturas do sistema.

 

RESPOSTA INCORRETA

As estruturas são identificadas na fase de formalização do sistema.

 

c)

Na fase de implementação são efetuados os testes do sistema.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os testes são efetuados na fase de teste e avaliação, que se desenvolvem em todas as fases desde a implementação até o protótipo inicial.

 

d)

Na fase de revisão são desenvolvidos os conceitos e relações-chaves

 

RESPOSTA INCORRETA

Os conceitos e relações-chaves são apresentados na fase de formalização.

 

e)

Na fase de revisão temos um processo contínuo que acompanha o desenvolvimento do sistema.

 

RESPOSTA CORRETA

A revisão é um processo contínuo para assegurar o bom desenvolvimento do sistema.

 

Enviada em

02/10/2020 01:54

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gestão de Pessoas I - Desafios e Exercícios

  Gestão de Pessoas I Políticas e práticas de gestão de pessoas Desafio As políticas de gestão de pessoas devem considerar o contexto ...