domingo, 29 de agosto de 2021

Gestão de Micro e Pequenas Empresas - Desafios e Exercícios

 

GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – AVA

 

Entendendo o Mundo das Micro e Pequenas Empresas

DESAFIO

 

As micro e pequenas empresas convivem diariamente com novos entrantes no mercado de atuação assim, enfrentar a concorrência e se sobressair perante as organizações que ofertam produto e/ou serviço semelhante parece ser um dos grandes desafios aos gestores.

Tendo em vista que não há muitos recursos disponíveis para investir no negócio, os gestores devem focar seus esforços nas vantagens competitivas organizacionais, uma vez que estas são uma perspectiva bastante interessante de manter em foco.

Conquista-se vantagens competitivas superando os concorrentes na realização de coisas de valor para os clientes.

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Diante deste contexto, quais serão os principais pontos a serem considerados? Descreva pelo menos três fontes de vantagem competitiva para a sua empresa.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Segundo Bateman e Snell (2012, p. 8-12), para obter êxito, os gestores precisam fornecer os vetores fundamentais do sucesso: inovação, qualidade, serviço, velocidade e competitividade em custo.

INOVAÇÃO nos produtos e serviços mantém uma organização à frente de seus concorrentes;
SERVIÇO foca a satisfação dos clientes;
Já a 
QUALIDADE deve ser continuamente melhorada para que uma empresa tenha sucesso;
VELOCIDADE na resposta ou entrega proporciona uma vantagem para a empresa no mercado;
E a 
COMPETITIVIDADE DE CUSTO atrai os clientes.

Independente dos exemplos, é importante considerar que:

• INOVAÇÃO é a introdução de novos bens e serviços no mercado, dessa maneira os exemplos acerca de inovação deverão conter aspectos novos inéditos ao negócio e que isso sinalize uma oferta que agrega valor ao serviço já oferecido pela empresa, sendo também reconhecido dessa forma pelos clientes.

• SERVIÇO significa dar aos clientes aquilo que querem ou que precisam, quando e onde o quiserem, ou seja, quaisquer itens de serviços que sejam agregados ao serviço original ofertado pela empresa podem ser considerados como uma vantagem competitiva em relação ao serviço.

• QUALIDADE é inerente às características, à excelência do serviço oferecido.
• VELOCIDADE é a execução, reação e resultados rápidos e oportunos.
• COMPETITIVIDADE EM CUSTOS é manter os custos baixos para obter lucros e poder oferecer preços atraentes aos consumidores.

 

MINHA RESPOSTA

Os principais pontos a serem considerados são que a microempresa que presta serviço de copiadora e gráfica de pequeno porte fica situada em local adequado, próxima a um campus universitário que proporciona parte do público-alvo para esse mercado. Então deve-se conhecer o cliente, que é a questão fundamental; construir vínculos consistentes e lucrativos, oferecendo mais valor e satisfação do que os seus concorrentes. Isso acontece com a elaboração de um plano estratégico, desenvolvendo e adotando estratégias competitivas de marketing visando conquistar, manter e fidelizar clientes. Também é necessário investir nos equipamentos que atendam aquela demanda. Neste caso, a microempresa está perto de um grande fluxo de potenciais clientes, que são os alunos do campus universitário e com isso, toda a divulgação local será potencializada, pois os clientes ideais vão estar trafegando diariamente pela região. As fontes de vantagens competitivas seriam o atendimento ao cliente diferenciado; entrega dentro do prazo estipulado, no caso de banners, grandes impressões, etc; preços reduzidos; variedade de serviços ofertados em relação aos concorrentes, como serviço completo ao universitário: xerox, impressão de arquivos acadêmicos e em geral, impressão e confecção de banner, encadernação, plastificação, serviços de digitação, gravação de CDs e DVDs para uso acadêmico, edição e impressão de fotos etc; brindes personalizados e foco em um grupo específico de clientes.

 

EXERCÍCIOS

 

1)

Considera-se micromarketing:

 

a)

As atividades relacionadas ao gerenciamento da loja e das mercadorias na loja que incluem determinação de preço de varejo, localização da loja, comunicação do varejo e mercadorias.

 

RESPOSTA INCORRETA

Este conceito refere-se ao mix de varejo e não ao micromarketing.

 

b)

Como uma organização direciona suas atividades de marketing e aloca seus recursos para beneficiar seus clientes.

 

RESPOSTA CORRETA

O micromarketing é a performance de atividades que uma empresa busca realizar para antecipar as necessidades de seus clientes.

 

Enviada em

21/04/2020 09:50

c)

Ações de marketing que a empresa adotará nos próximos três, quatro ou cinco anos.

 

RESPOSTA INCORRETA

A estas ações chamamos de planejamento de marketing.

 

d)

Ações de marketing direcionadas as micro e pequenas empresas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Não há distinção conceitual entre as ações de marketing realizadas de acordo com o tamanho das empresas.

 

e)

Descrição do que deve ser alcançado e onde e como o esforço de venda dos vendedores deve ser empregado.

 

RESPOSTA INCORRETA

Essa descrição chamamos de plano de vendas.

 

2)

Ao elaborar a estratégia de marketing da sua microempresa, você é aconselhado a estruturar um plano de ação atrelado à necessidade de compreender o ambiente mercadológico em que ela está inserida. Você faz uma breve pesquisa e encontra um programa de marketing utilizado para alcançar os consumidores usando uma combinação de algumas ferramentas, chamado:

 

a)

Integração vertical.

 

RESPOSTA INCORRETA

Estratégia de expandir as operações da empresa, seja para trás, para um setor que produza insumos para os seus produtos, seja para frente para um setor que use, distribua ou venda seus produtos.

 

b)

3M - Mercado, Marca e Mix de Marketing.

 

RESPOSTA INCORRETA

O mix de marketing corresponde a outro programa de marketing relacionado aos fatores controláveis pela empresa.

 

c)

4P - Produto, Preço, Promoção e Praça (Distribuição).

 

RESPOSTA CORRETA

Os 4Ps, elementos do mix de marketing, são os fatores controláveis do negócio que podem ser usados para planejar e resolver problemas de marketing.

 

Enviada em

21/04/2020 09:53

d)

5S - Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke.

 

RESPOSTA INCORRETA

O 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total nas empresas, não sendo portanto, específico da área de marketing.

 

e)

5W2H - What, Why, Where, When, Who, How e How much.

 

RESPOSTA INCORRETA

A planilha 5W2H é uma ferramenta administrativa de planejamento que pode ser utilizada em qualquer empresa a fim de registrar de maneira organizada e planejada como serão efetuadas as ações, assim como por quem, quando, onde, por que, como e quanto irá custar para a empresa.

 

3)

São considerados fatores ambientais em uma decisão de marketing, exceto:

 

a)

Forças sociais.

 

RESPOSTA INCORRETA

As forças sociais do ambiente englobam as características demográficas da população e seus valores.

 

b)

Cultura.

 

RESPOSTA INCORRETA

Uma segunda força social, a cultura, incorpora o conjunto de valores, ideias e atitudes que são aprendidas e compartilhadas entre os membros de um grupo.

 

c)

Renda do consumidor.

 

RESPOSTA INCORRETA

As tendências microeconômicas em termos de renda do consumidor também são fatores ambientais importantes para os profissionais de marketing.

 

d)

Legislação relacionada ao produto.

 

RESPOSTA INCORRETA

As leis são fatores ambientais direcionados especialmente ao componente produto do composto de marketing.

 

e)

Equipe de trabalho.

 

RESPOSTA CORRETA

A equipe de trabalho é responsável por facilitar os relacionamentos, as parcerias e as alianças da organização com seus clientes, seus fornecedores e outras organizações, sendo interna à empresa e não um fator ambiental.

 

Enviada em

21/04/2020 09:53

 

4)

São características das microempresas, com exceção de:

 

a)

Tem no máximo um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

 

RESPOSTA CORRETA

Esta é uma característica do Microempreendedor Individual que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário, desde que fature no máximo 60 mil reais por ano, não tenha participação em outra empresa como sócio ou titular.

 

Enviada em

21/04/2020 09:55

b)

Podem ser compostas de sociedade empresária, sociedade simples, empresa individual de responsabilidade limitada e por empresário.

 

RESPOSTA INCORRETA

Desde que devidamente registrados nos órgãos competentes.

 

c)

Devem auferir em cada ano-calendário a receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00.

 

RESPOSTA INCORRETA

Se a receita bruta anual for superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior é R$ 3.600.000,00, a sociedade será enquadrada como empresa de pequeno porte.

 

d)

Em geral, contam com no máximo dez empregados.

 

RESPOSTA INCORRETA

E o(a) proprietário(a) da microempresa costuma contribuir para ela com o seu próprio trabalho.

 

e)

Podem optar pelo Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições.

 

RESPOSTA INCORRETA

Tanto as Microempresas como as Empresas de Pequeno Porte podem optar por este regime, também conhecido como Simples Nacional.

 

5)

São formas de contratação de funcionários que você, empresário de um pequeno negócio, pode adotar, exceto:

 

a)

Estágio de no máximo seis horas diárias de carga de trabalho.

 

RESPOSTA INCORRETA

O empregador pode preparar o estagiário para efetivação futura. Os encargos são menores, sendo que a contratação deve ser intermediada por um agente de integração.

 

b)

Contratação temporária, com isenção de custos adicionais como férias, 13º salário, INSS e FGTS.

 

RESPOSTA INCORRETA

Se a empresa possui necessidade urgente de um tipo de serviço, como períodos de volume extra de trabalho ou atividades por tempo determinado, pode recorrer ao contrato temporário.

 

c)

Jovem aprendiz, independente do número prévio de funcionários.

 

RESPOSTA CORRETA

Possibilita a contratação de adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos, que esteja matriculado e frequentando regularmente o ensino médio. Para tanto, a empresa já precisa ter, no mínimo, sete funcionários

 

Enviada em

21/04/2020 09:56

d)

Terceirização para reduzir os custos com mão de obra.

 

RESPOSTA INCORRETA

Quando uma empresa contrata serviços de outra para execução de uma atividade específica, os benefícios desse tipo de vínculo são: diminuição de custos com mão de obra, decréscimo do desemprego, redução de custos com encargos previdenciários e trabalhistas e alta capacidade de produção.

 

e)

Carteira assinada, sendo o empregador responsável pela garantia do 13º salário, FGTS, recolhimento de INSS, parcela do vale-transporte e de alimentação, além de férias.

 

RESPOSTA INCORRETA

Quando um funcionário trabalha de forma fixa, a maneira mais segura de contratação é com a carteira assinada, registrada com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

Administrando Pessoas

DESAFIO

 

 

Juarez foi promovido ao cargo de Gerente de Operações da empresa PHLOC X OPERAÇÕES por ser um colaborador comprometido, proativo, inovador, por apresentar várias características de liderança e ter conhecimento específico na área em que atua. Além disso, ele está constantemente buscando qualificar-se na área em que atua e já demonstrou em diversos momentos mudanças que julga pertinentes à empresa.

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Diante desta situação, se você estivesse no lugar de Juarez, que atitude tomaria ao receber um colaborador nas condições de Carlos? Que atitude tomaria para resolver a questão de relacionamento entre Carlos e Sr. Pedro?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Sendo Carlos um colaborador inexperiente na área, o primeiro passo que poderia ser adotado por Juarez seria apadrinhá-lo. Esse padrinho (funcionário mais experiente, talvez até mesmo o Sr. Pedro) iria conduzí-lo à rotina da empesa e também mostraria-o ao processo de trabalho.

Já quanto às questões de relacionamento entre os colegas, Juarez poderia trabalhar com reuniões, com treinamentos, com capacitações (colegas antigos ensinando os colegas novos), um processo de troca de experiências, a fim de mostrar o valor que cada um tem para a empresa, mostrar que ninguém conquista sozinho os objetivos de uma empresa e sim através do trabalho em equipe.

 

MINHA RESPOSTA

Como Carlos não tem conhecimento e nem experiência na área de operações, solicitaria que o mesmo participasse de treinamentos para adquirir o conhecimento e habilidades necessárias para execução imediata das diversas tarefas do cargo. E também que o setor de gestão de pessoas faça o desenvolvimento pessoal do Carlos, após conhecer sua realidade, e assim desenvolver novas habilidades e competências, demonstrando que empresa e colaboradores devem agir em sinergia, desenvolvendo-se, aprimorando-se e potencializando-se no seu desenvolvimento. Após isso, teria um acompanhamento nos primeiros meses para avaliar a forma que está trabalhando e daria um feedback apontando suas qualidades e os aspectos que podem ser melhorados. Para resolver a questão de relacionamento, ofereceria um ambiente favorável para ouvir os dois colaboradores permitindo que expressem seus sentimentos e descobrir os motivos que levaram ao desentendimento entre ambos. Após entender o problema, seria imparcial e estudaria soluções adequadas aos dois lados. Neste caso, aplicaria dinâmicas semanais ou mensais de envolvimento, com interação entre os dois para proporcionar um ambiente cooperativo, demonstrando que o Sr. Pedro pode ser um grande distribuidor de conhecimento para o Carlos devido à sua experiência na organização; e que o Carlos está em processo de adquirir conhecimento. Através dessa dinâmica visualizaria a vivência do Carlos em grupo, como são suas características e dificuldades para serem melhoradas. Após isso, estimulá-lo a melhorar cada vez em todos os aspectos, assim, como o Sr. Pedro, e verificar se os resultados obtidos com a intervenção foram satisfatórios.

 

EXERCÍCIOS

 

1)

A administração de pessoas teve mudanças pertinentes ao longo das décadas, que contribuem gradativamente ao processo de transformação e crescimento de uma empresa. Com base nisso, podemos afirmar que a administração de processos e pessoas permite____________________________________________________________________. Assinale a alternativa que foge desta constatação.

 

a)

Diagnosticar situações, estabelecendo metas e objetivos estratégicos para se chegar aos resultados.

 

RESPOSTA INCORRETA

Definir processos, realizá-los a longo do trajeto e diante das dificuldades aparentes, nada mais é que um processo de desenvolvimento de uma empresa, rumo ao seu sucesso.

 

b)

A empresa concretiza sua função somente quando souber aonde deseja chegar.

 

RESPOSTA INCORRETA

A empresa/organização deve definir seu trajeto, sua missão, sua visão em seu plano de ensino e sendo necessário altera-o ao longo do seu trajeto, pois em planejamento estratégico, sempre que necessário, deve ser realizado alterações.

 

c)

Que os principais níveis do planejamento sejam estratégicos, táticos e operacionais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Podem ser considerados níveis chaves do planejamento, pois estarão presentes em todos os processos de transformação e modificação da empresa.

 

d)

Que todo o planejamento mercadológico, financeiro e de produção seja transformado a partir da operação da empresa.

 

RESPOSTA CORRETA

Dentro do planejamento estratégico temos o mercadológico, financeiro e de produção ligados às atividades da empresa.

 

Enviada em

22/04/2020 02:41

e)

Gerenciar pessoas, gerar sucesso.

 

RESPOSTA INCORRETA

A administração de pessoas é o carro-chefe de uma organização que visa potencializar suas características aliadas ao apoio incondicional de seu bem mais valioso, o capital humano.

 

2)

Contextualizando administração de pessoas, assinale a alternativa que melhor define:

 

a)

Administrar pessoas envolve colaboradores, organização e todos os demais setores envolvidos.

 

RESPOSTA CORRETA

Gestão de pessoas forma-se por organizações e pessoas. As pessoas passam a maior parte de suas vidas trabalhando, ou seja, as organizações precisam dessas pessoas para desenvolver-se e as pessoas precisam das organizações para se desenvolverem.

 

b)

Administrar pessoas requer envolvimento maior partindo das empresas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Há uma linha tênue de trabalho; a empresa deve agir como ponto de partida na conquista desta tarefa tão arruçada. Porém é indispensável o comprometimento dos colaboradores na parceria rumo ao sucesso de todos.

 

c)

Administrar pessoas requer envolvimento maior partindo dos colaboradores.

 

RESPOSTA INCORRETA

Deve existir uma parceria entre colaboradores e empresa, pois isso é que a impulsiona para o sucesso.

 

Enviada em

22/04/2020 03:47

d)

Administrar pessoas envolve maior tempo na construção de processos de dedicação.

 

RESPOSTA INCORRETA

O tempo dedicado na execução dos processos é relativo; este tempo trará retornos benéficos para a empresa e para o colaborador no retorno da produtividade e da qualidade do exercício das funções.

 

e)

Administrar pessoas envolve somente o setor de RH; os demais setores apenas complementam as informações.

 

RESPOSTA INCORRETA

Todos os setores da empresa necessitam estar alinhados no momento em que se busca uma administração de pessoas eficaz; todos eles trabalhando em sinergia na busca da concretização de seu objetivos.

 

3)

Sobre a compatibilidade entre organização e objetivos dentro da organização podemos dizer que:

 

a)

É essencial que a organização e seus colaboradores tenham os objetivos alinhados.

 

RESPOSTA CORRETA

Há pouco tempo iniciou-se esse processo de compatibilidade entre organização e colaboradores. Até pouco tempo a organização era vista como quem leva tudo e o colaborador saía perdendo neste processo. Ao alinhar esse processo entre organização e colaborador, observamos ganhos de produtividade e desenvolvimento entre pessoas e organização.

 

Enviada em

22/04/2020 03:49

b)

Objetivos bem alinhados determinam sucesso garantido.

 

RESPOSTA INCORRETA

Objetivos norteiam rumo ao sucesso, porém cabe ressaltar que ao longo deste trajeto os objetivos podem ser modificados por influências internas ou externas.

 

c)

Os resultados independem de objetivos aonde se chegar é vantajoso para empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Objetivos norteiam rumo ao sucesso, porém aonde se chega é resultado dos objetivos em conjunto com as modificações realizadas com estes ao longo do trajeto.

 

d)

Os resultados refletem uma boa ou má gestão, relatando assim a presença dos potenciais envolvidos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Não cabe julgar uma má ou boa gestão e sim identificar como se dá o processo estratégico, pois ele é que delimita, alinha e redefine os processos dentro da estrutura da administração de pessoas.

 

e)

Não é necessário haver sinergia para um bom relacionamento entre funcionário e empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

É imprescindível que haja sinergia entre setores, empresa, colaboradores e todos os demais envolvidos. Todos precisam estar conectados rumo ao alcance de seus objetivos.

 

4)

Dentro das organizações as pessoas são vistas como parceiros ou recursos? O que define esta linha tênue em busca de um desenvolvimento de ambas as partes. Assinale a alternativa que melhor contempla esta afirmativa:

 

a)

Empresa e colaboradores devem agir em sinergia, desenvolvendo-se, aprimorando-se e potencializando-se no seu desenvolvimento.

 

RESPOSTA CORRETA

Quando tratamos as pessoas como recursos dentro das empresas, estas se tornam padronizadas, o que as torna vistas como recursos, operações, fazendo parte do patrimônio da empresa. O que devemos buscar no ato de administrar pessoas é fazer e mostrar que essas são como parceiros. A empresa fornece a essas salários, benefícios e elas devolvem com competências, habilidades e conhecimentos, constituindo nesse sentindo um capital intelectual. Essa é característica de uma empresa visionária.

 

Enviada em

22/04/2020 03:52

b)

Colaboradores satisfeitos, empresa estável.

 

RESPOSTA INCORRETA

Precisamos de colaboradores satisfeitos dentro de uma empresa, porém precisamos também de uma empresa em constante crescimento e desenvolvimento.

 

c)

Empresa em constante crescimento, gestão de pessoas em baixa.

 

RESPOSTA INCORRETA

É necessário que tenhamos uma parceria, um conjunto entre empresa e colaborador, ambos em constante desenvolvimento.

 

d)

Gestão de pessoas em baixa, produtividade da empresa em alta.

 

RESPOSTA INCORRETA

Administração de pessoas em constantes alterações, rotatividade em alta, porém a empresa está produzindo em grandes escalas. Demonstra que a empresa tem capital humano para suprir suas atividades, porém não está alinhada ainda ao processo de desenvolvimento deste capital.

 

e)

Gestão de pessoas alinhado, empresa em alta, setores distintos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Setores alinhados, empresa e colaboradores produzindo, desenvolvendo-se e crescendo é o que se espera de uma empresa que vive o administrar pessoas.

 

5)

Quando falamos em administração de pessoas, podemos citar inúmeras definições para apresentá-la. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação clara e correta quanto ao processo de administrar pessoas.

 

a)

Processo que envolve planejamento, organização e delegação de tarefas com o fim de atingir os objetivos organizacionais e pessoais nas corporações.

 

RESPOSTA CORRETA

Administrar pessoas é a área que constrói talentos através de um conjunto integrado. É um processo que avalia e desenvolve o capital humano das organizações, como base em seu sucesso.

 

Enviada em

22/04/2020 03:57

b)

Administração de pessoas: um único conceito a ser seguido em busca de sucesso.

 

RESPOSTA INCORRETA

Constata-se que na busca em alcançar seus objetivos a empresa deve canalizar esforços a fim de que todos saiam ganhando, porém há vários conceitos quanto à administração de pessoas. Cada autor denomina de uma maneira.

 

c)

Processos sistematizados e delineados.

 

RESPOSTA INCORRETA

Modelo de gestão que contrapõe o modelo de desenvolvimento e propõe processos rotineiros e informatizados.

 

d)

Administrar líderes: carro-chefe da organização.

 

RESPOSTA INCORRETA

Administração de pessoas é o carro-chefe de uma organização que visa potencializar suas características aliados ao apoio incondicional de seu bem mais valioso, o capital humano.

 

e)

Implantação de um processo de mudança: um norteador no processo de transformação.

 

RESPOSTA INCORRETA

Em um processo de mudança sustentável, a empresa insere-se em um mercado competitivo, tornando seu processo de administração de pessoas voltado a comprimir metas e respeitar prazos, muitas vezes deixando de lado a capacitação e a transformação de seu processo.

 

Administrando Marketing e Vendas

DESAFIO

 

A empresa Mil Bijux vende bijuterias e acessórios femininos e atua há 10 anos neste ramo. Os preços estipulados são baixos e de boa qualidade, voltados para um público de mulheres que não costumam comprar em shoppings.

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​​​​​​​Ana então se reúne com Carol, Tati e Bianca, suas revendedoras externas da empresa, e com uma consultora externa de marketing para juntas implementarem um 
processo de marketing e estratégias de vendas. O fato das meninas atuarem em vendas nas ruas contribui para visualizarem o que está chamando atenção das mulheres quanto aos acessórios do momento.

Você no lugar de uma das revendedoras que dicas de estratégias daria a Ana para iniciarem esse processo estratégico de vendas?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Primeiramente Ana e a consultora podem ouvir o que as revendedoras tem a dizer quanto às preferências do público que procuram a loja, o que as mulheres estão usando, querendo e buscando no momento (como acessórios que aparecem na novela, o que as cantoras estão usando, o que a mídia está mostrando) esse é o primeiro passo, uma vez que já tem identificado o público-alvo da empresa.

Após esse processo é necessário planejar a estratégia de venda, uma vez que Ana sempre preza pela qualidade em seus produtos e seus serviços.

 

MINHA RESPOSTA

Explicaria que o objetivo central da empresa é atrair, cativar e fidelizar seus clientes, buscando constantes inovações e estratégias ousadas de vendas. Inicialmente como estratégia de vendas deve-se focar, descobrir e atuar em seu público-alvo identificando o que pensam e sentem, vê, ouve, fala e faz, e quais são suas necessidades. Seguindo um plano de marketing estratégico, buscar uma experiência além das vendas para permanência e atração no mercado agregando a verdade, valor e vontade. Então, deve-se estabelecer uma relação de confiança, de acordo com a realidade das pessoas, percebendo o que elas querem e como irão buscar através do apoio do serviço prestado, são valores semelhantes que conectam de fato as relações, e uma experiência verdadeira que gera uma relação forte de acordo com a identidade do consumidor. É necessário ter entusiasmo para desempenhar bem algo, e, além disso, a pessoa tem que ter diversas qualidades no contexto que está inserida, e se ela é conveniente ou não pra viver aquela característica. O produto tem um valor maior para o cliente do que aspectos financeiros, ele transforma pessoas ao adquirir, e essa experiência gera conexões positivas que podem marcar vidas e fidelizar imprescindivelmente os clientes. Essas características de verdade, vontade e valor são variáveis e estão ligadas ao desejo e entusiasmo. Além de oferecer e prestar serviços e produtos de qualidade, todas as características devem estar satisfeitas, pois se faltar uma delas pode não obter êxito, e assim como o entusiasmo é essencial para o marketing ter sucesso, estabilizando-se na verdade, vontade e valor, as empresas garantem seu sucesso com experiências marcantes para seus clientes. Com isso, cada vez mais as empresas prestam atenção em como seus consumidores interagem com seus produtos no dia, esse é o estado da arte para marketing que transforma um ciclo de consumo em uma série de experiências positivas e marcantes. Quanto mais vende para seus clientes, mais sabe sobre eles e fica mais fácil elevar vendas e produtos.

 

EXERCÍCIOS

 

1)

(CESPE - 2016) Uma empresa decidiu utilizar propagandas, telemarketing e vendas pessoais em uma campanha de vendas. Inicialmente, utilizou propagandas para gerar conhecimento sobre a organização e seus produtos, além de identificar clientes potenciais que, posteriormente, foram contatados por profissionais de telemarketing, a fim de serem qualificados. Em seguida, os clientes mais adequados, ou seja, os que trariam mais benefícios para a empresa, foram abordados pela força de vendas, para que mais atenção pudesse ser dada a suas necessidades. O uso da propaganda, da venda pessoal e do telemarketing, em conjunto, constitui uma ação de:

 

a)

Merchandising.

 

RESPOSTA INCORRETA

Atividades e técnicas mercadológicas que dizem respeito à colocação de um produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor.

 

b)

Marketing direto.

 

RESPOSTA INCORRETA

Foca seus esforços no público, com técnicas e estratégias que tendem a fazer com que esse relacionamento seja duradouro.

 

c)

Marketing de nicho.

 

RESPOSTA INCORRETA

Um grupo pequeno, uma necessidade específica, marketing focado a este determinado público, necessidades distintas.

 

d)

Promoção de vendas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Campanhas de vendas que visem atender os objetivos da empresa.

 

e)

Comunicação integrada de marketing.

 

RESPOSTA CORRETA

Conceito novo que atende algumas necessidades específicas, mensagens por múltiplos canais de comunicação, trabalho em conjunto dos profissionais de comunicação, um planejamento estratégico.

 

Enviada em

23/04/2020 10:37

 

2)

(CESPE-2016). Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender as satisfações desejadas mais eficazes e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores/clientes e da sociedade. A afirmação acima refere-se ao conceito de:

 

a)

Rede de marketing.

 

RESPOSTA INCORRETA

Projeto de marketing popular, visando atender as tendências e as necessidades do momento.

 

b)

Variáveis comportamentais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Necessidade de mudanças baseadas em novas tecnologias revendo o planejamento através das mudanças diárias.

 

c)

Composto de marketing.

 

RESPOSTA INCORRETA

Subentende uma interligação entre os quatro itens, os quais não se concebem de forma independente.

 

d)

Pesquisa de mercado.

 

RESPOSTA INCORRETA

Pesquisas realizadas nas áreas do ramo, saber o que está ocorrendo no ambiente externo da empresa.

 

e)

Marketing societal.

 

RESPOSTA CORRETA

Determina as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atende às satisfações desejadas mais eficazes e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores/clientes e da sociedade.

 

Enviada em

23/04/2020 10:41

 

3)

Em 1898 Elias Elmo Lewis, cita pela primeira vez o modelo estrutural de vendas chamado de AIDA, onde o cliente passava por uma jornada de compra completa. Anos depois a indústria absorve esta metodologia e a utiliza na busca de seus clientes, originando assim o termo “Pipeline Sales” ou “funil de vendas” ou também conhecido como “funil de marketing”, trata-se de um modelo estratégico que  procura ilustrar o percurso dos consumidores e suas preferências, da busca até a compra efetiva. Diante deste contexto selecione, dentre as alternativas indicadas, quais são as etapas principais do Funil de Vendas e o que representa cada uma delas:

 

a)

Consciência , interesse, decisão e ação – o topo do funil representa o aprendizado e a descoberta, o meio está o reconhecimento do problema e suas possíveis soluções e no fundo do funil a decisão de compra.

RESPOSTA CORRETA

As etapas são: Consciência , interesse, decisão e ação – onde o topo do funil representa o aprendizado e a descoberta, o meio está o reconhecimento do problema e suas possíveis soluções e no fundo do funil a decisão de compra.

 

Enviada em

23/04/2020 10:52

b)

Ação e Decisão, interesse e Consciência – em ordem invertida, no  fundo do funil está a decisão de compra, o meio está o reconhecimento do problema e suas possíveis soluções, o topo do funil representa o aprendizado.

RESPOSTA INCORRETA

A ordem está invertida, numa imagem de um funil virado de cabeça para baixo. O que perde a lógica do funil ao qual refere-se  busca de determinado produto, diante de muitas alternativas, até a compra efetiva.

 

A resposta correta é: As etapas são: Consciência , interesse, decisão e ação – onde o topo do funil representa o aprendizado e a descoberta, o meio está o reconhecimento do problema e suas possíveis soluções e no fundo do funil a decisão de compra.

 

c)

Consciência e Interesse – no topo do Funil está o interesse do consumidor e na base do funil, sua consciência em consumir.

RESPOSTA INCORRETA

Todo o consumidor , tem consciência diante de uma ação de consumo, mas seu interesse pode variar diante de inúmeras variáveis, portanto, até a compra final, esse consumidor terá pelo menos mais duas etapas até o consumo final.

 

​​​​​​​A resposta correta é: As etapas são: Consciência , interesse, decisão e ação – onde o topo do funil representa o aprendizado e a descoberta, o meio está o reconhecimento do problema e suas possíveis soluções e no fundo do funil a decisão de compra.

 

 

d)

A jornada de compra é composta por quatro etapas (aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra) e tem o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto.

RESPOSTA INCORRETA

Essa afirmativa não se refere ao Funil de Vendas, embora dependa da compreensão da jornada de compras, isto é, dos passos que o cliente segue para adquirir determinado produto.

​​​​​​​

A resposta correta é : As etapas são: Consciência , interesse, decisão e ação – onde o topo do funil representa o aprendizado e a descoberta, o meio está o reconhecimento do problema e suas possíveis soluções e no fundo do funil a decisão de compra.

 

 

e)

Consciência, decisão e ação e o entendimento da Jornada de compra – o topo do funil representa o aprendizado e a descoberta, no meio está o reconhecimento do problema e suas possíveis soluções e no fundo do funil a decisão de compra. Essas etapas só poderão ser uma estratégia eficaz se houver a compreensão da jornada de compras do consumidor.

RESPOSTA INCORRETA

A etapa interesse não está contemplada entre as etapas indicadas na estratégia do Funil de Vendas. As etapas são: Consciência , interesse, decisão e ação – onde o topo do funil representa o aprendizado e a descoberta, o meio está o reconhecimento do problema e suas possíveis soluções e no fundo do funil a decisão de compra. A jornada de compras deve ser monitorada e previsível dentro da estratégia de vendas.

 

4)

(CESPE-2016). As organizações hoje seguem uma orientação voltada para o marketing societal, segundo o qual procuram equilibrar três premissas: o atendimento as necessidades do mercado, a lucratividade e o _____________.

 

a)

Segmento em que atuam.

 

RESPOSTA INCORRETA

Segmento focado, criar estratégias e saber o que está ocorrendo no segmento que atuam para estar apto a sanar as necessidades de seus clientes.

 

b)

Desejo dos clientes.

 

RESPOSTA INCORRETA

Conquistar seus clientes colocando o enfoque no que o cliente deseja saber sanar esta vontade.

 

c)

Negócio em si.

 

RESPOSTA INCORRETA

Produto ou serviço oferecido, qualidade na prestação de seus serviços.

 

d)

Bem-estar da sociedade.

RESPOSTA CORRETA

Produzir produtos que visam sanar as necessidades dos clientes e contribuem ao bem-estar deles.

 

Enviada em

23/04/2020 10:59

e)

Rendimento dos acionistas.

 

RESPOSTA INCORRETA

Produtos lucrativos, realizando e sanando as vontade, desejos dos clientes, bem como de seus investidores.

 

5)

As empresas possuem diversos objetivos institucionais, estratégicos e mercadológicos. Especificamente, para atender a seus objetivos mercadológicos, uma determinada empresa (uma empresa de gás, por exemplo) ao desenvolver uma pesquisa de mercado e tentar conhecê-lo melhor, tem a intenção de:​​​​​​​

 

a)

Criação de um departamento de desenvolvimento.

 

RESPOSTA INCORRETA

Na dimensão de pessoas, temos o aspecto motivador de trabalhar em uma empresa que preza suas ideias, através da gestão da criatividade. Porém é fundamental que um departamento de pesquisa desenvolva projetos internos e externos da organização.

 

b)

Realização de estudos bibliográficos e documentais.

RESPOSTA INCORRETA

Pesquisa bibliográfica baseia-se basicamente da coleta de material de diversos autores sobre um determinado assunto. Na pesquisa documental acontece quase o mesmo processo, só que se utiliza um material mais diversificado.

 

c)

Descobrimento de novas fontes.

 

RESPOSTA INCORRETA

Descobrir fontes que possam ser geradoras de novos investimentos, estratégias em prol do sucesso da empresa.

 

d)

Planejamento de métodos quantitativos e qualitativos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os projetos de pesquisa visam saber o que está acontecendo dentro e fora da organização através dos seus processos de gestão de inovação.

 

e)

Verificar novas oportunidades de vendas.

RESPOSTA CORRETA

Novos nichos de mercado que podem ser adotados pela empresa com o objetivo de expandir seu negócio.

 

Enviada em

23/04/2020 11:13

 

Administrando Finanças e Riscos

DESAFIO

 

A empresa X que atua no ramo de Telemarketing (Venda de Planos de Telefonia Empresariais) vem enfrentando muitas dificuldades financeiras.

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/305061645_1569089552b7043872238f7ecf1cb3fb49ad2bfe4f095e1511.jpg

Maurício contrata seus serviços de consultoria para auxiliá-lo em planejamento estratégico financeiro na regularização de sua situação, mantendo sua empresa, seus lucros, bem como seus funcionários. Através de um relatório como você iria orientá-lo?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Primeiramente é necessário conhecer o processo de vendas da empresa, e como esse é feito, fazendo alguns questionamentos:

Como o processo de vendas é realizado? Em quanto tempo?

Além disso, é preciso conhecer o processo e comparar situações e necessidades presentes que venham a contribuir no desenvolvimento ou não da organização tais como:

- Estratégias de venda, de técnicas de negociação.

- Políticas de Comissionamento

- Processo de Pós-venda

Após esse processo é imprescindível verificar a estrutura da empresa, quanto ao processo de vendas, o investimento realizado no comissionamento, o retorno das vendas e constatar onde se pode extrair fontes para a reorganização dos lucros e investimentos tais como:

- Parcerias

- Programas de Qualificação (treinamentos, capacitações)

- Estrutura de Cargos e Salários.

Além disso, é necessário direcionar os "passos" que serão realizados para a empresa estruturar-se e atuar com sucesso em meio às dificuldades enfrentadas.

 

MINHA RESPOSTA

Inicialmente para orientá-lo, é necessário conhecer o processo de vendas da empresa, e como esse processo é feito. Então, faz-se os questionamentos de como o processo de vendas é realizado; e em quanto tempo. É necessário conhecer o processo e comparar situações e necessidades atuais que proporcionem a contribuição do desenvolvimento ou não da organização como estratégias de venda, de técnicas de negociação; políticas de comissionamento, e o processo de pós-venda. Após isso, deve-se verificar a estrutura da empresa, quanto ao processo de vendas, ao investimento realizado no comissionamento, e o retorno das vendas. Então, verifica-se onde pode retirar fontes para a reorganização dos lucros e investimentos como parcerias; programas de qualificação (capacitações, treinamentos etc); e estrutura de cargos e salários. Por fim, direcionar adequadamente os procedimentos que serão realizados para a estruturação e atuação positiva da empresa mediante as dificuldades enfrentadas.

 

EXERCÍCIOS

 

1)

A aplicação bem-sucedida das teorias financeiras ajuda o dinheiro a fluir de indivíduos que querem melhorar o seu futuro financeiro para as empresas que querem expandir a escala ou o escopo de suas operações. Esse processo impacta:

 

a)

os fornecedores e tomadores de capital.

 

RESPOSTA INCORRETA

A expansão da economia e mais oportunidades de emprego para as pessoas em todos os níveis da sociedade resultam da interação positiva entre empresas e indivíduos diante às teorias financeiras.

 

b)

os proprietários das empresas.

RESPOSTA INCORRETA

A expansão da economia e mais oportunidades de emprego para as pessoas em todos os níveis da sociedade resultam da interação positiva entre empresas e indivíduos diante às teorias financeiras.

 

c)

a economia e a riqueza dos indivíduos.

RESPOSTA CORRETA

A expansão da economia e mais oportunidades de emprego para as pessoas em todos os níveis da sociedade resultam da interação positiva entre empresas e indivíduos diante às teorias financeiras.

 

Enviada em

23/04/2020 08:05

d)

as finanças pessoais.

RESPOSTA INCORRETA

A expansão da economia e mais oportunidades de emprego para as pessoas em todos os níveis da sociedade resultam da interação positiva entre empresas e indivíduos diante às teorias financeiras.

 

e)

a disponibilidade de renda extra.

RESPOSTA INCORRETA

A expansão da economia e mais oportunidades de emprego para as pessoas em todos os níveis da sociedade resultam da interação positiva entre empresas e indivíduos diante às teorias financeiras.

 

2)

A aplicação da teoria de finanças às decisões reais exige que percebamos que os fluxos de caixa não são instantâneos nem garantidos. Os fluxos de caixa futuros são incertos em termos de momento e tamanho. Essa incerteza pode ser definida como:

 

a)

Decisão.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os investidores experimentam os riscos sobre o retorno de seu capital, e as empresas, no financiamento e na operação de seus projetos comerciais. A maioria das decisões financeiras compara as recompensas de uma decisão aos riscos que ela envolve.

 

b)

Recompensa.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os investidores experimentam os riscos sobre o retorno de seu capital, e as empresas, no financiamento e na operação de seus projetos comerciais. A maioria das decisões financeiras compara as recompensas de uma decisão aos riscos que ela envolve.

 

c)

Projeto.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os investidores experimentam os riscos sobre o retorno de seu capital, e as empresas, no financiamento e na operação de seus projetos comerciais. A maioria das decisões financeiras compara as recompensas de uma decisão aos riscos que ela envolve.

 

d)

Capital.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os investidores experimentam os riscos sobre o retorno de seu capital, e as empresas, no financiamento e na operação de seus projetos comerciais. A maioria das decisões financeiras compara as recompensas de uma decisão aos riscos que ela envolve.

 

e)

Risco.

 

RESPOSTA CORRETA

Os investidores experimentam os riscos sobre o retorno de seu capital, e as empresas, no financiamento e na operação de seus projetos comerciais. A maioria das decisões financeiras compara as recompensas de uma decisão aos riscos que ela envolve.

 

Enviada em

23/04/2020 08:08

 

3)

Aqueles que compram valores mobiliários, ou outros ativos na esperança de obter um retorno e ganhar mais dinheiro de volta no futuro, são os:

 

a)

investidores.

 

RESPOSTA CORRETA

Os investidores são aqueles que avaliam as oportunidades e os riscos e, assim, emprestam o capital extra às empresas, para que estas possam financiar os seus projetos de expansão.

 

Enviada em

23/04/2020 08:11

b)

empregados.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os investidores são aqueles que avaliam as oportunidades e os riscos e, assim, emprestam o capital extra às empresas, para que estas possam financiar os seus projetos de expansão.

 

c)

empresários.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os investidores são aqueles que avaliam as oportunidades e os riscos e, assim, emprestam o capital extra às empresas, para que estas possam financiar os seus projetos de expansão.

 

d)

mercados financeiros.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os investidores são aqueles que avaliam as oportunidades e os riscos e, assim, emprestam o capital extra às empresas, para que estas possam financiar os seus projetos de expansão.

 

e)

lucradores.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os investidores são aqueles que avaliam as oportunidades e os riscos e, assim, emprestam o capital extra às empresas, para que estas possam financiar os seus projetos de expansão.

 

4) O desconhecimento financeiro prejudica o sucesso dos negócios. Em circunstâncias de crise empresarial, em geral, os custos são reduzidos com, até mesmo, a demissão de empregados. Para evitar tal situação, qual setor deve ter as informações financeiras organizadas para a tomada de decisão da gestão?

 

a) Manutenção.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Contabilidade.

 

RESPOSTA CORRETA

Grande parte dos problemas financeiros pode ser evitada. O conhecimento financeiro, o entendimento de como funcionam os processos, a dinâmica de capital de giro e as demais informações podem ser extraídos da contabilidade da empresa. A gestão precisa conhecer os números, saber explorá-los, entender quando é hora de investir no crescimento e quando é hora de esperar.

 

Enviada em 23/04/2020 08:32

 

c) Recursos humanos.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Presidência.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Secretaria.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

5) Finanças são inerentes também à vida pessoal. Várias tomadas de decisões financeiras são enfrentadas por todos nós cotidianamente. Uma das preocupações é de longo prazo naquilo que, de acordo com o conteúdo, refere-se a planos financeiros para:

 

a) a hipoteca da casa.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) a aquisição de veículo.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) viajar.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) os cartões de crédito.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) a aposentadoria.

 

RESPOSTA CORRETA

As tendências indicam que cada um de nós terá que garantir fundos adequados para a própria aposentadoria. Assim, as empresas estão ofertando planos de contribuição definida e planos autofinanciados.

 

Enviada em 23/04/2020 09:01

 

Qualidade e Produtividade

DESAFIO

 

O hospital X, em sua linha de produção na Lavanderia Hospitalar, tem um volume de 5 toneladas de roupas por dia, contando com 300 colaboradores distribuídos em três turnos. O trabalho na Lavanderia é desgastante, repetitivo, além de ser realizado em condições insalubres.

http://lrq.sagah.com.br/uasdinamicas/uploads/layouts/715099847_15690895683eae9d60e1e082873c1f84900cc6963b1d5237f6.jpg

Você trabalha no setor de gestão de pessoas e de produtividade do hospital e Adriana o procura a fim de auxiliá-lo em seu setor na questão da produção.

Com o objetivo de manter seus funcionários satisfeitos, produzindo e auxiliando-os rumo a seu crescimento, em que passos você poderá orientar Adriana rumo à sustentação da produção do setor e à satisfação dos funcionários?

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Orientaria Adriana a organizar um projeto de apadrinhamento em que o colaborador mais antigo auxilia e encaminha o novo à rotina da empresa. Com isso colaboradores experientes vão demandando aprendizado aos novos. Dessa forma, assim que surgirem oportunidades, eles estarão aptos a assumir um novo cargo dentro do hospital.

Também é crucial destacar que esses colaboradores que estão em processo de "troca de setor" devem estar amparados no sentido de desenvolver o perfil para assumir um novo cargo. Podem ser realizados reuniões e trabalhos de acompanhamento a fim de estar a par da situação desses colaboradores.

No mais, a fim de oxigenar a rotina de trabalho da lavanderia hospitalar, pode se focar na prática da ginástica laboral, bem como técnicas de massagem e de relaxamento, com o intuito de minimizar questões de fadiga no ambiente de trabalho, dentre outras.

 

MINHA RESPOSTA

Deve-se verificar como os funcionários estão realizando as tarefas e porque a produção está em baixa com atrasos na entrega para os demais setores do hospital. Para a satisfação interna e externa não se poupa esforços na qualidade da produtividade, usando uma gestão de qualidade aliada às novas tecnologias e mapeando processos para atingir melhores resultados no fluxo de trabalho. É essencial assegurar a satisfação dos colaboradores para que eles produzam mais e melhor. O trabalho na Lavanderia é desgastante, repetitivo, além de ser realizado em condições insalubres. Então, entra um fator importante que é investir na qualidade de vida dos colaboradores, pois ele precisa ter equilíbrio entre lazer e trabalho, um ambiente laboral seguro e agradável, ser bem recompensado, não se expor a jornadas exaustivas e nem a ambientes perigosos e que corra risco de problemas de saúde, ou seja, será necessário, introduzir uma jornada de trabalho não cansativa, que não ofereça riscos à saúde e tempo de descanso adequado. A rotatividade, se estiver ocorrendo, torna os processos mais lentos e a produtividade menor, devido à constante troca de funcionários. Então, a redução da rotatividade aumenta o engajamento da equipe e melhora o ambiente de trabalho. Além disso, um corpo de funcionários engajados contribui muito para a evolução da estrutura organizacional. Para valorizar os funcionários, também é necessário oferecer um ambiente de trabalho agradável, em que o colaborador se sinta importante nos processos da empresa, com possibilidade de evoluir, além de estratégias motivadoras e benefícios como planos de saúde, assistência odontológica, cursos de qualificação, programas de exercícios físicos, e outros benefícios extras para os empregados assíduos visando melhorar a produtividade. O funcionário desmotivado não se importa com os objetivos da empresa, tornando-se acomodado e não se esforçando na realização das atividades. Os funcionários não buscam somente benefícios financeiros, mas sim novos aprendizados para evoluir na carreira e um ambiente favorável a isso. E neste caso, pode-se mostrar a relação do trabalho na lavanderia que influi no atendimento geral do hospital, que é o propósito futuro de muitos desses colaboradores em atuar na área técnica de enfermagem. Essas ações devem ser transformadas em medidas contínuas para manter os funcionários satisfeitos. Conhecer e ouvir os colaboradores, além de receber feedbacks é de extrema importância, pois essa interação os deixará mais confortáveis e também fará com que se sintam mais importantes, além de ser muito útil para a empresa. Um feedback positivo é proveitoso para o desenvolvimento do funcionário com elogios e reconhecimento dos pontos positivos dos seus colaboradores, mas sempre indicando também seus erros de maneira respeitosa e oferecendo sugestões sobre como ele pode melhorar. Outro ponto importante é o bom relacionamento entre funcionários, e todas essas atitudes descritas acima são essenciais para aumentar a produtividade da empresa.

 

EXERCÍCIOS

 

1)

(TRT 1.ª 2013 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO). Podem-se apontar como características do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, implantado na Administração Pública Federal em 1991:

 

a)

desenvolvimento em fases progressivas, sendo a última delas o denominado Programa da Qualidade e Participação da Administração Pública - QPAP, que consolida ferramentas de capacitação e melhoria de processos.

 

RESPOSTA INCORRETA

O processo deve agir como um todo, dentro e fora da organização. Estes devem estar alinhados e preparados a possíveis e eventuais mudanças.

 

b)

ampla instituição de política de remuneração por resultados, com estabelecimento de indicadores e de metas, privilegiando o foco interno, voltado ao desenvolvimento institucional.

 

RESPOSTA INCORRETA

Podemos dizer que também pode ser considerada como uma ferramenta de busca pela qualidade e pela produtividade, porém não deve estar só e sim alinhada a demais processos dentro da organização.

 

c)

capacitação dos agentes públicos para melhoria dos processos produtivos, eliminando falhas e redundâncias, não envolvendo, para mensuração de seus resultados, a visão do usuário.

 

RESPOSTA INCORRETA

Projetos alinhados com gestores, colaboradores, fornecedores, ambiente interno e externo. São fundamentais no alcance da realização de seus objetivos.

 

d)

ampliação da eficácia e da efetividade das ações públicas, com redução do tempo de resposta ao usuário, abandonando os antigos paradigmas de premiação por resultados.

 

RESPOSTA INCORRETA

Ampliação da eficácia e da qualidade se dá pela qualidade dos serviços prestados. Eles são realizados com o intuito de fazer bem o trabalho e não devido ao alcance de objetivos.

 

e)

desenvolvimento em fases, inicialmente com foco interno, de sensibilização e de capacitação dos agentes públicos e, subsequentemente, incorporando o foco externo, com avaliação e com premiação envolvendo a satisfação do usuário.

 

RESPOSTA CORRETA

O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade foi criado com o intuito de difundir os novos conceitos de qualidade, de gestão e de organização da produção, e com o objetivo de auxiliar na competitividade das empresas brasileiras.

 

Enviada em

24/04/2020 03:44

 

2)

(CEITEC 2012 - FUNRIO - ADMINISTRAÇÃO/GESTÃO EMPRESARIAL/QUALIDADE - AAO-CSUPRIM). Para o fornecimento de componentes eletrônicos para o mercado internacional, a empresa GAUDÉRIO S.A. busca a implantação de um sistema de qualidade total para seus produtos, levando em consideração alguns conceitos. Em vista disso, pode-se afirmar que:

 

a)

a qualidade total está vinculada ao modo, à tecnologia e ao custo da produção.

 

RESPOSTA INCORRETA

Qualidade total está aplicada ao nível da qualidade de sua produção em todos os fatores do seu negócio. Desde o fornecimento da matéria-prima até o pós-venda de seu produto ou serviço.

 

b)

A inspeção dos produtos ou dos processos por meio de um controle de recepção é a única variável que pode garantir a qualidade total.

 

RESPOSTA CORRETA

A inspeção serve como uma forma de manter a qualidade no serviço ou no produto prestado. Porém não é a garantia total.

 

Enviada em

24/04/2020 03:47

c)

os avanços tecnológicos e as mudanças das reais necessidades dos clientes são requisitos a serem atendidos pelo sistema da qualidade total, desde que adequados aos custos de produção.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os avanços tecnológicos, bem como as necessidades reais dos clientes, são requisitos fundamentais na obtenção de produção e de qualidade dos serviços, pois através destes pode se medir e se qualificar os serviços realizados.

 

d)

a qualidade do produto e da produtividade são conceitos análogos num processo de qualidade total e estão intimamente relacionados.

 

RESPOSTA INCORRETA

Gestão de qualidade e de produtividade é uma estratégia de administração que consiste em manter a qualidade dos processos organizacionais, para a manutenção da máxima economia para as empresas e plena satisfação para os consumidores.

 

e)

a dispersão de informações dentro da empresa não contribui para o êxito do sistema de qualidade total.

 

RESPOSTA INCORRETA

É fundamental que haja uma comunicação clara e transparente dentro da empresa, entre colaboradores, entre líderes, assim seguindo com clientes e com fornecedores. É uma forma de transmitir confiança em seus serviços prestados.

 

3)

(TRF 5.ª 2012 - FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA). A competência que uma organização apresenta ao conceber e ao desenvolver produtos e processos de forma a alcançar a satisfação do cliente, com custos e prazos compatíveis, é o conceito de qualidade de:

 

a)

produto ou serviço.

 

RESPOSTA INCORRETA

Prestação de serviço ou produto oferecido, a forma de apresentar ao seu público externo.

 

b)

processo.

 

RESPOSTA INCORRETA

Ferramentas, meios estabelecidos para se chegar onde pretende realizando os objetivos propostos.

 

c)

projeto.

 

RESPOSTA CORRETA

Alinhado com o que se pretende alcançar, visão e missão da empresa, o projeto nada mais é do que o escopo do caminho a ser seguido.

 

Enviada em

24/04/2020 03:58

d)

pós-venda.

 

RESPOSTA INCORRETA

Após a realização da venda, não se deve esquecer o cliente e sim manter um relacionamento tênue, possibilitando futuros negócios.

 

e)

atendimento.

 

RESPOSTA INCORRETA

Atendimento é um dos carros-chefe do negócio. Quem nunca teve uma questão mau resolvida de atendimento com produto ou serviço prestado.

 

4)

Quanto ao Programa 5Ss, é INCORRETO afirmar:

 

a)

O Ciclo PDCA deve ser utilizado para melhorar as "diretrizes de controle" dos processos.

 

RESPOSTA INCORRETA

PDCA padroniza, estipula e propõe ferramentas, a fim de alinhar os passos a serem seguidos e processados dentro da organização.

 

b)

A melhora contínua de um processo aperfeiçoa os padrões de equipamentos, de materiais, de procedimentos e de produto e de técnicos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Estar atento ao que ocorre no ambiente interno da empresa é fundamental. Deve existir uma linha tênue entre ambiente interno e externo.

 

c)

Os principais objetivos do Programa 5Ss são: melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, transformando o ambiente e as atividades das pessoas, aumentar a produtividade com qualidade dentro da instituição, diminuindo desperdícios e reduzindo custos.

 

RESPOSTA CORRETA

O Programa 5 Ss visa melhorar a sustentabilidade na realização das atividades rotineiras da organização. Gerando qualidade e praticidade na execução das atividades.

 

d)

Para transformar e requalificar a mão de obra é necessária a criação de programas específicos.

 

RESPOSTA INCORRETA

Alinhar um processo gerenciando e configurando melhorias na obtenção de resultados é uma forma de garantir sucesso em seu resultado final.

 

Enviada em

24/04/2020 04:18

e)

Manutenção e melhorias são o caminho para o sucesso para conjugar o gerenciamento.

 

RESPOSTA INCORRETA

Programas específicos que alinhem as tomadas de decisões e definam os processos a serem tomados pela empresa são fundamentais para o desenvolvimento desta.

 

5)

Quanto ao PDCA, podemos afirmar que:

 

a)

os dados coletados na execução comparam-se aos resultados alcançados com o que foi definido pelo gestor.

 

RESPOSTA INCORRETA

Os dados coletados e a execução dos processos devem ser realizados com o auxílio de todos os setores e de todas as pessoas envolvidas no processo.

 

b)

a atuação corretiva trata-se daquela em que o usuário detectou desvios e atua com o objetivo de fazer correções definitivas, de modo que o problema sane.

 

RESPOSTA CORRETA

No momento que se observa uma questão a ser definida ou alinhada não deve se perder tempo em busca de resolução do problema. Resolvê-lo na tentativa de não ocorrer novamente.

 

Enviada em

24/04/2020 04:22

c)

na execução das tarefas, o gestor realiza a sua interpretação e coleta de dados para verificação do processo.

 

RESPOSTA INCORRETA

As ferramentas da qualidade são instrumentos facilitadores para a execução do método, lidando com a informação, sua coleta e seu processamento. Através da análise dos resultados e da determinação de suas causas, podem-se identificar ações de controle e de melhoria e de sua prioridade, auxiliando nos processos de tomada de decisão e da solução de problemas.

 

d)

o planejamento consiste em estabelecer objetivos sobre os itens de controle e consolidar a maneira (método) para se conquistar as metas.

 

RESPOSTA INCORRETA

O planejamento assim como o plano de negócios é uma forma de estruturar o trajeto da empresa, o que ela quer e onde pretende chegar. Quais as provisões e o que se pode alterar no trajeto da empresa.

 

e)

apoiar o acolhimento de inovações e fomentar a qualidade de materiais.

 

RESPOSTA INCORRETA

Ferramentas e novas tecnologias auxiliam no processo da qualidade dos produtos e de serviços. Contribuem para o crescimento e o desenvolvimento da empresa.

 

Etapas do planejamento estratégico

DESAFIO

A estratégia se trata de um processo de aprendizagem. Dessa forma, não precisa ser muito elaborada, mas deve possibilitar que se desenvolva aos poucos, aprendendo com os atos e as experiências da organização e dos consumidores.

Neste Desafio, imagine que você é um dos gestores de uma nova loja de itens esportivos que inaugurará em dois meses. Para isso, você está desenvolvendo o planejamento estratégico junto aos demais líderes.

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De acordo com o que foi exposto, e com base na 
estratégia competitivaquais seriam as ações que você sugeriria para serem desenvolvidas?

Cite pelo menos três estratégias, podendo ser em relação a custo, mercado e à economia em escala, justificando o motivo de sua escolha.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Nesse caso, pode-se mencionar estratégias como: fechar parcerias com fornecedores e diminuir o custo dos produtos comprados — assim, conseguindo vender a um preço menor a seu mercado-alvo, sendo um diferencial da concorrência; comprando mais itens de basquete, visto que a concorrência não oferece esses produtos, e pode, então, a loja ser referência nesse esporte; manter um estoque maior, evitando a falta dos produtos que mais saem, com base nas pesquisas realizadas na concorrência; entre outras.

 

MINHA RESPOSTA

Seria necessário elaborar um plano de negócios da loja de itens esportivos para auxiliar na implementação da organização, e depois traçar as metas através de planejamento estratégico de acordo com a análise SWOT. Quanto à estratégia de competitividade de custos, os custos tem que ser baixos para obter lucros e oferecer preços atraentes, pois isso atrai os clientes. Na estratégia competitiva de mercado, aproveitando-se da oportunidade dos concorrentes não comercializarem itens de basquete, seria ofertado esses itens e outros também, como uma inovação para ficar à frente de seus concorrentes, ou seja, oferecendo o que os outros não têm. Nas ameaças percebidas em que uma delas é a entrada de novos concorrentes na região seriam adotados o foco na satisfação do cliente durante o atendimento e nas vendas, ou seja, verificando suas necessidades e ofertando aquilo que eles querem ou precisam, agregando outros itens aos produtos de interesse; os produtos ofertados sempre serão melhorados com características que satisfaçam aos clientes; e a velocidade satisfatória na resposta aos clientes no atendimento presencial, por telefone ou on line, e na entrega de produtos, se for algum item que necessite dessa prática. De acordo com a matriz swot (que demonstrou que as lojas existentes na região não vendiam itens de basquete) verificar quais são os produtos que têm vendas muito altas, e a partir disso, aplicar a economia de escala. A economia de escala só pode ser utilizada quando existe demanda no mercado por um determinado produto, pois de nada adianta investir num produto que não for absorvido pelo mercado. Dessa forma, o preço médio dos produtos é reduzido na proporção do aumento do volume, obtendo descontos para compras de maior volume e otimização no transporte. Essas práticas proporcionam uma vantagem para a empresa no mercado em relação aos concorrentes.

 

EXERCÍCIOS

 

1) Para que o planejamento estratégico seja elaborado da melhor maneira, sugere-se que as empresas sigam etapas para sua realização. Segundo Oliveira (2004), uma dessas fases busca explicar como está a organização. Qual seria ela?

 

a) Missão da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Instrumentos prescritivos.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Diagnóstico estratégico.

 

RESPOSTA CORRETA

O diagnóstico estratégico é uma etapa sugerida por Oliveira (2004), que visa a explicar como está a empresa, ou seja, identificar a sua visão, análise externa e interna, além do estudo de seus concorrentes. Devido a isso, deve ser elaborado por pessoas que tenham maiores informações sobre a organização.

 

Enviada em 25/04/2020 03:29

 

d) Instrumentos quantitativos.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Controle e avaliação.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

2) Em qual das etapas a seguir, sugeridas por Pereira (2010) para o desenvolvimento do planejamento estratégico, encontra-se o desenvolvimento da Matriz SWOT (FOFA)?

 

a) Formulação das etapas do processo de planejamento estratégico.

 

RESPOSTA CORRETA

O desenvolvimento e a análise da matriz SWOT (FOFA), ou seja, pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, estarão presentes na fase de formulação das etapas do processo de planejamento estratégico, pois esse é o momento em que o plano começará a ser desenvolvido e essas informações serão indispensáveis para a determinação das melhores estratégias, conforme o atual cenário.

 

Enviada em 25/04/2020 03:31

 

b) Implementação e controle do planejamento estratégico.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Missão da empresa.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Diagnóstico estratégico.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Controle e avaliação.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

3) Johnson (2011) diz que as organizações se baseiam em três níveis de estratégias para guiar seus negócios. Qual estratégia é conhecida como estratégia em nível de negócios, por tratar de como os diversos negócios presentes na estratégia corporativa devem competir em seus mercados específicos?

 

a) Estratégia corporativa.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Estratégia competitiva.

 

RESPOSTA CORRETA

A estratégia competitiva auxiliará em como os diversos negócios presentes na estratégia corporativa devem concorrer no mercado. A estratégia competitiva abrange a empresa como um todo, em que as decisões estratégicas associam-se a unidades estratégicas de negócios próprias no interior da organização toda.

 

Enviada em 25/04/2020 03:33

 

c) Estratégia operacional.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Estratégia funcional.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Estratégia organizacional.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

4) O gerente de marketing de uma empresa automobilística discorre certas regras e diretrizes para seus liderados seguirem, a fim de que a empresa alcance seus objetivos. Qual é a estratégia presente nessa ação?

 

a) Estratégia organizacional.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Estratégia corporativa.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

c) Estratégia dos concorrentes.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Estratégia competitiva.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Estratégia funcional.

 

RESPOSTA CORRETA

A estratégia funcional é aquela que apresenta as tarefas e as atividades de uma determinada área de negócio — nesse caso, do setor de marketing de uma organização automobilística. Cada departamento funciona por essas diretrizes desenvolvidas, em que todos trabalham em conjunto para alcançar os objetivos da empresa.

 

Enviada em 25/04/2020 03:39

 

5) Qual ação, sugerida por Mintzberg (2006) para o desenvolvimento do “planejar”, discorre sobre algumas ideias inovadoras que devem ser guardadas até que a empresa esteja preparada para uma revolução estratégica?

 

a) Administre os padrões.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

b) Reconcilie mudança e continuidade.

 

RESPOSTA CORRETA

A ação "reconcilie mudança e continuidade" traz a ideia de que as organizações precisam segurar suas ideias inovadoras até que estejam preparadas para colocá-las em prática, ou então para um momento de divergência, assim, revitalizando suas estratégias frente ao atual mercado.

 

Enviada em 25/04/2020 03:42

 

c) Conheça o negócio.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

d) Detecte a descontinuidade.

 

RESPOSTA INCORRETA

 

e) Escolha sobre estabilidade e mudança.

 

RESPOSTA INCORRETA

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