GESTÃO EMPRESARIAL
Definições e Conceitos de Gestão
DESAFIO
Um microempresário
tem observado um crescimento de sua empresa em um
ritmo mais rápido do que havia previsto nos últimos anos. Apesar do
sucesso, e possivelmente por conta desse crescimento acelerado, a empresa vem cometendo uma série de falhas, desperdícios de tempo e dinheiro em
alguns dos projetos que vêm desenvolvendo. Para evitar esses problemas, e com o
objetivo de maximizar os resultados, o microempresário, por meio de uma
indicação de outra empresa, resolve contratar seus serviços de consultoria com
o propósito de organizar os processos gerenciais de forma que possa atingir os
resultados com mais eficiência. Exemplifique como
você poderia implementar um processo para a resolução dos problemas
apresentados pela empresa com base nos princípios fundamentais da gestão.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Para evitar os
desperdícios e as falhas na empresa, você implementa um gerenciamento mais eficiente com base em resultados. Para isso,
utiliza-se da implementação dos princípios fundamentais da gestão, mediante
planejamento, organização, direção/liderança e controle.
Ao observar que a
empresa não possui processos gerenciais bem definidos, o primeiro (planejamento)
passo é analisar a conjuntura, com a finalidade de
projetar o futuro, estabelecendo os objetivos a serem cumpridos e determinar em
quais atividades a empresa irá se concentrar, com intuito de alocar os recursos
necessários para o atingimento das metas com maior eficiência. Para isso, será
necessário (organização) reunir e coordenar os recursos "humanos,
financeiros, físicos, e outros necessários" para atingir metas, além de
especificar as responsabilidades, levantar e alocar recursos e estabelecer as
condições necessárias para obter o sucesso. Com isso em vista (liderança/direção),
é necessário motivar os funcionários para que apresentem alto desempenho a
favor da organização. Porém, isso não garantirá o sucesso se (controle) os
gestores não monitorarem os recursos da empresa, corrigindo possíveis desvios
ou ajustando os rumos necessários para o atingimentos das metas com a maior
eficiência possível. Como se pode observar, a implementação dos princípios
fundamentais da gestão pode auxiliar as empresas a mitigar os riscos e a evitar
as possíveis falhas e desperdícios, implementando um gerenciamento mais
eficiente.
MINHA RESPOSTA
Implementaria um
gerenciamento com eficiência baseada em resultados utilizando os princípios
fundamentais da gestão, que são o planejamento, organização, liderança e
controle; objetivando combater os desperdícios e as falhas que a empresa
apresenta. Os processos gerenciais da empresa não estão bem definidos, e para
organizá-los realizaria o planejamento que analisa a conjuntura, projeta o
futuro, determina os objetivos a serem cumpridos e decide em quais atividades a
empresa irá se concentrar, com a finalidade de direcionar os recursos
necessários para atingir as metas com mais eficiência. Para realizar a
organização, reuniria e coordenaria os recursos humanos, financeiros, físicos,
e outros que sejam necessários para atingir as metas, apontando as
responsabilidades, conseguindo e destinando recursos e estabelecendo as
condições necessárias para o sucesso. Através da liderança, motivaria os
funcionários para que apresentem alto desempenho; e com controle, monitoraria
os recursos da empresa, para corrigir possíveis desvios ou otimizar as ações
necessárias para que atinja as metas planejadas com a maior eficiência
possível. Em geral, a implementação dos princípios fundamentais da gestão
auxiliam as empresas para a resolução dos problemas, diminuindo os riscos,
evitando as possíveis falhas e desperdícios, e proporcionando um gerenciamento
mais eficiente.
EXERCÍCIOS
1) Para que um gestor consiga atingir os
melhores resultados em sua empresa evitando possíveis falhas, desperdícios de
tempo e fazendo o uso adequado dos recursos financeiro, humano, material, essa
empresa deve possuir uma gestão com:
a)
Eficácia.
RESPOSTA
INCORRETA
Uma gestão
eficaz significa que o gestor utilizou o maior número de recursos possíveis
para atingir os objetos.
b)
Eficiência.
RESPOSTA
CORRETA
Uma gestão
eficiente significa que o gestor utilizou o menor números de recursos possíveis
para atingir os objetos.
Enviada em
11/06/2020
04:40
c)
Planejamento.
RESPOSTA
INCORRETA
Planejamento é
a tomada de decisões sistemáticas sobre as metas e atividades realizadas pelo
gestor.
d)
Liderança.
RESPOSTA
INCORRETA
A liderança é
um dos princípios que envolve os esforços do gestor para estimular seus
funcionários e para fazê-los apresentar alto desempenho.
e)
Controle.
RESPOSTA
INCORRETA
O controle
refere-se a monitorar o desempenho e realizar as mudanças necessárias.
2) O conceito de liderança passou por
mudanças importantes nas organizações. A esse respeito, assinale a alternativa
correta.
a)
Liderança pode
ser definido como o processo de trabalhar com pessoas e recursos para atingir
metas organizacionais.
RESPOSTA
INCORRETA
O processo de
trabalhar com pessoas e recursos para atingir metas organizacionais está ligado
à gestão como uma forma mais abrangente, pois utiliza recurso e pessoas para
atingir os resultados.
b)
Um bom gestor
lidera sua equipe, estimulando-a a realizar suas funções básicas, começando por
estimular os colaboradores a comparecerem no trabalho no horário certo – este é
o entendimento já ultrapassado de liderança. Hoje, liderar é ser capaz de
mobilizar pessoas para que se sintam estimuladas a contribuir com ideias.
RESPOSTA
INCORRETA
A evolução do
conceito de liderança está justamente em ir além das atividades básicas do dia
a dia. Liderar, atualmente, é uma função que deve ser considerada a mais
complexa da gestão: motivar os colaboradores para que participem mais
fortemente de todas as etapas organizacionais, sugerindo e pensando junto com
os gestores.
c)
A função de
gestão que envolve os esforços do gestor para estimular seus funcionários e
para fazê-los apresentar alto desempenho.
RESPOSTA
CORRETA
O conceito de
liderança envolve os esforços do gestor para estimular seus funcionários e para
fazê-los apresentar alto desempenho, assim como abrange motivar os funcionários
e se comunicar com eles tanto individual quanto coletivamente.
Enviada em
11/06/2020
04:42
d)
Liderança é a
função de gestão que se refere a monitorar o desempenho e realizar as mudanças
necessárias.
RESPOSTA
INCORRETA
Monitorar o desempenho
e realizar as mudanças necessárias são funções da liderança, porém o controle
envolve, necessariamente, monitoramento das ações na organização.
e)
A liderança
deve estimular os colaboradores a controlarem uns aos outros, incentivando a competição
e garantindo que todos se sintam motivados a serem melhores.
RESPOSTA
INCORRETA
A liderança
não envolve controle dos colaboradores por eles mesmos. A relação dentro da
equipe deve ser fundada em um sentimento de coletividade, entendimento que deve
partir do gestor, ao estimular que todos possam dar ideias e colaborar nos
processos.
3) Sobre planejamento, indique a
alternativa correta.
a)
Implementar é
a última etapa do processo de planejamento, já que é a prática de tudo o que
foi planejamento.
RESPOSTA
INCORRETA
A
implementação é a penúltima etapa do planejamento, pois, após a implementação,
é fundamental que seja feita a sexta e última etapa: monitoramento e controle,
para que se tenha total controle sobre como o projeto planejado está se desenvolvendo.
b)
A elaboração
de metas está presente na etapa 2 do planejamento. As metas devem obedecer
quatro princípios fundamentais: devem ser específicas, mensuráveis, factíveis e
relevantes.
RESPOSTA
INCORRETA
As metas devem
seguir cinco princípios fundamentais: na sentença, faltou citar que elas
precisam ser limitadas no tempo.
c)
Há diversos
tipos de planos, mas os planos de contingência, por exemplo, não são mais
utilizados atualmente.
RESPOSTA
INCORRETA
Os planos de
contingência especificam as medidas necessárias quando os planos iniciais dão
errado ou quando algo externo exige uma mudança radical. Desastres naturais ou
ataques terroristas são exemplos disso, mas também são utilizados em situações
comuns, como alteração acima do normal no preço do petróleo, por exemplo. Ou
seja, eles são, sim, muito utilizados e estão cada vez mais presentes.
d)
A análise
conjuntural é o primeiro passo do planejamento, uma vez que, se for bem feita,
será capaz de prever pendências futuras (por conta da análise dos erros
passados) e auxiliar nas tomadas de decisão.
RESPOSTA
CORRETA
Das seis
etapas do processo de planejamento, a análise conjuntural é a primeira delas,
coletando, interpretando e sintetizando informações relevantes ao assunto
tratado para que se possa, com a análise do passado e do presente, prever
tendências futuras.
Enviada em
11/06/2020
04:46
e)
Planejar é uma
função restrita ao gestor, pois é de extrema responsabilidade estabelecer um
planejamento. Por isso, os colaboradores devem aguardar as ordens do seu
gestor, participando unicamente da etapa de implementação do planejamento.
RESPOSTA
INCORRETA
Envolver os
colaboradores nas cinco primeiras etapas do planejamento tem impacto positivo
direto na última etapa, a implementação. Os funcionários saberão do processo
desde o início, acompanharão cada tomada de decisão e, assim, se sentirão mais
comprometidos e motivados a colocar em prática ideias que ajudaram a
desenvolver.
4) A função de escolher os objetivos da
organização e as linhas de ação mais apropriadas para atingir os objetivos
estabelecidos pelo gestor da melhor maneira possível. Essa problemática está
ligada diretamente a qual fundamento da gestão?
a)
Controle.
RESPOSTA
INCORRETA
O controle
refere-se à função de monitorar o desempenho e realizar as mudanças
necessárias, e não está ligado a uma tarefa de determinar estratégia do
negócio.
b)
Planejamento.
RESPOSTA
CORRETA
O planejamento
está ligado à tomada decisões sistemáticas sobre as metas e atividades a serem
cumpridas por uma pessoa, por um grupo, por uma unidade ou pela empresa como um
todo.
Enviada em
11/06/2020
04:49
c)
Liderança.
RESPOSTA
INCORRETA
A liderança
abrange função de motivação dos funcionários, uma vez que, com os objetivos
definidos, o líder deve motivar as pessoas para atingi-los.
d)
Alocar
recursos.
RESPOSTA
INCORRETA
Alocar os
recursos é uma tarefa da função de organização, no entanto escolher os
objetivos da organização está mais ligado a uma tarefa de decisão.
e)
Monitoramento.
RESPOSTA
INCORRETA
O monitoramento
é uma tarefa da função de controle, no entanto escolher os objetivos da
organização está mais ligado a uma tarefa de preparação.
5) Momento em que um gerente se preocupa em
estabelecer um sistemas de medição e monitoramento preciso para avaliar e
mensurar os indicadores de desempenho da organização. Ao estabelecer esse
processo, ele está preocupado em:
a)
Liderar.
RESPOSTA
INCORRETA
Liderar
abrange estimular os funcionários tanto de forma individual quanto
coletivamente. Ao estabelecer um sistemas de medição e monitoramento, o gerente
está preocupado com a realização das metas.
b)
Organizar.
RESPOSTA
INCORRETA
Organizar
abrange especificar as responsabilidades dos cargos, agrupar funções em
unidades de trabalho, levantar e alocar recursos.
c)
Controlar.
RESPOSTA
CORRETA
Ao exercer o
controle, os gestores garantem que os recursos da empresa sejam alocados de
maneira eficiente conforme o planejado.
Enviada em
11/06/2020
04:51
d)
Gerir.
RESPOSTA
INCORRETA
Gerir é a
forma de trabalhar com pessoas e recursos para atingir as metas
organizacionais.
e)
Planejar.
RESPOSTA
INCORRETA
Planejar é o
momento em que os gerentes estabelecem o plano de negócio.
Características para uma Gestão Empresarial
Eficaz
DESAFIO
Antonio é
dono de uma fábrica de cadeiras que, atualmente, está enfrentando algumas
dificuldades. A operação não está conseguindo atender aos pedidos em volume,
prazo e qualidade adequados, fazendo com que grande parte dos pedidos apresente
atrasos, além de um grande número de produtos defeituosos.
Como
consequência, a empresa apresenta elevados custos de produção e resultados
abaixo do esperado. Ciente da necessidade de mudar
este cenário, Antonio contrata você como seu novo gerente geral, na intenção de
que sua experiência possa viabilizar a adequada gestão do negócio. Você
sabe que a gestão eficaz está fortemente relacionada à condução eficiente da
operação e, por isso, inicia seu trabalho investigando melhor os setores
relacionados à produção. Em suas primeiras análises sobre o cenário atual, você
percebe que:
A)Considerável
parte dos funcionários não possui competências necessárias para o desempenho de
suas atividades, além de estarem desmotivados, o que potencialmente está
colaborando para problemas como baixa qualidade dos produtos e o atraso nas
entregas.
B)A estratégia
organizacional não é suficientemente conhecida pelas pessoas, provocando
desalinhamento entre ações e objetivos, colaborando para a execução de
atividades de forma isolada, sem uma visão do todo (organização e mercado), e a
tomada de decisões é feita sem o devido cuidado e integração, chegando ao ponto
de decisões sequenciais serem totalmente opostas.
Com base no cenário apurado, você
precisa traçar um plano para ação, visando eliminar o mais rápido possível os
problemas verificados.
Em sua opinião, quais são os dois
fatores que necessitam de tratamento prioritário para que a gestão da empresa
de Antonio possa ser mais eficaz?
O que você pretende fazer para
viabilizar a melhoria desses fatores?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Os dois principais fatores a serem
trabalhados, de forma prioritária, são o capital humano e a comunicação, ambos necessários
para uma operação eficiente e indispensáveis para uma gestão eficaz. Afinal, o
conhecimento das organizações está depositado nas pessoas, e suas competências
individuais formam a base das competências organizacionais.
Além disso, a comunicação
consiste em um instrumento indispensável para que a estratégia seja conhecida
por todos, visando interações adequadas e permitindo a geração e compartilhamento
de conhecimentos e informações necessárias para uma tomada de decisão segura e
geradora de resultados adequados. As potenciais ações para o desenvolvimento de
pessoas e da comunicação poderão incluir questões que buscam:
• Promover adequações
no ambiente, para que se torne mais motivador e propício para a aprendizagem, e
ampliação de conhecimentos, além de incentivar questões como criatividade e
comprometimento.
• Tornar os objetivos
organizacionais mais conhecidos por todos, permitindo o alinhamento das
atividades e, também, dos objetivos pessoais e organizacionais, para que as
pessoas possam perceber a importância de sua participação e como podem
contribuir para a geração de resultados apropriados aos objetivos.
• Desenvolver a comunicação
empresarial, para que se torne um processo adequadamente estabelecido e
continuamente melhorado, permitindo que se atinja uma visão estratégica e
abrangente por parte dos colaboradores, auxiliando na tomada de decisões, para
que sejam seguras e devidamente alinhadas.
• Promover o
desenvolvimento das pessoas e suas competências, garantindo que possuam as
competências necessárias para o bom desempenho de suas atividades e, também,
identificando e valorizando diferenças, para que sejam articuladas de forma a
se complementar e gerar benefícios para a organização.
• Tornar a operação
mais eficiente, através da otimização dos recursos, buscando sua utilização mínima na
realização das tarefas (fazer mais com menos), permitindo a produção com
menores custos (o que colabora, em muito, para a obtenção de bons resultados).
• Apurar e monitorar a eficácia
da operação, verificando qual a produção atual e qual a necessária para o
atendimento dos pedidos, para que seja possível traçar planos que permitam o
atingimento de um nível de produção adequado para o atendimento da demanda.
Afinal, uma empresa formada por pessoas
competentes, que interagem através de um processo de comunicação efetivo,
possui maiores chances de atingir eficiência operacional, tornando a gestão da
empresa mais viável e potencialmente eficaz, focada na geração de bons
resultados.
MINHA RESPOSTA
Os dois fatores
prioritários são a capacitação e motivação de parte dos funcionários para
resolver os problemas como baixa qualidade dos produtos e o atraso nas
entregas; e o alinhamento da estratégia organizacional desde o nível
operacional até o nível estratégico para resolver o problema dos elevados
custos de produção e resultados abaixo do esperado. Os profissionais
qualificados devem capacitar os funcionários que não tem competências
necessárias para o desempenho de suas atividades. O capital humano é um
diferencial competitivo para as organizações e as pessoas são as detentoras da
aprendizagem e do conhecimento. A ação desses colaboradores deve ser incentivada,
promovendo seu desenvolvimento profissional dentro de um ambiente participativo
e acolhedor. Os colaboradores devem ser envolvidos desde o planejamento até a
implementação, pois saberão do processo desde o início, acompanharão cada
tomada de decisão e, assim, se sentirão mais comprometidos e motivados a
colocar em prática ideias que ajudaram a desenvolver. Isso também motiva os
colaboradores para que participem mais fortemente de todas as etapas
organizacionais, sugerindo e pensando junto com os gestores. Todas as pessoas
integrantes de uma organização, desde o nível operacional até o nível
estratégico, precisam estar alinhadas com a estratégia organizacional,
conhecendo sua missão, visão e valores, percebendo como podem contribuir para o
alcance dos objetivos traçados a partir deles; pois os valores da organização e
das pessoas precisam estar conectados. E todo esse processo é viabilizado por
meio da comunicação que é um importante elemento, determinante para a condução
dos relacionamentos e interações, permitindo o desempenho das atividades e o
desenvolvimento dos profissionais. Logo, o estabelecimento de um processo de
comunicação efetivo e seu contínuo desenvolvimento representa um fator
relevante para a gestão eficaz das organizações. Essas ações viabilizam a
melhoria dos fatores visando eliminar o mais rápido possível os problemas
verificados.
EXERCÍCIOS
1) Sobre o conceito de gestão, é verdadeiro
afirmar que:
a)
A gestão é uma
demanda presente apenas nas grandes organizações.
RESPOSTA INCORRETA
A gestão
constitui um fator de grande importância na direção de qualquer organização,
seja qual for o seu porte ou segmento.
b)
A gestão é
aplicável apenas a alguns tipos específicos de negócios.
RESPOSTA
INCORRETA
A gestão
corresponde a uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos.
c)
Gestão deriva
da administração, que consiste na aplicação de um conjunto de atividades
dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos.
RESPOSTA
CORRETA
Isso é
realizado no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais.
Enviada em
11/06/2020
10:36
d)
Gestão e
administração correspondem a conceitos totalmente distintos.
RESPOSTA
INCORRETA
A gestão
surgiu como consequência da administração.
e)
A
administração encarrega-se do planejamento, deixando organização, direção e
controle a cargo de outras funções organizacionais.
RESPOSTA
INCORRETA
A
administração consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de
recursos de forma a alcançar objetivos.
2) Sobre o papel do gestor, é correto
considerar que:
a)
O gestor
dedica-se, exclusivamente, às funções de planejamento e organização.
RESPOSTA
INCORRETA
O gestor ou
administrador tem a responsabilidade de planejar, organizar, dirigir e
controlar o uso de recursos de forma a alcançar objetivos.
b)
Ao administrar
uma organização, o gestor impõe as normas e estratégias pré-estabelecidas.
RESPOSTA
INCORRETA
A gestão deve
partir da própria organização, de sua relação integrada com os diversos agentes
que dela participam ou que com ela se relacionam.
c)
O gestor é o
único agente organizacional capaz de promover mudanças à realidade da empresa.
RESPOSTA
INCORRETA
A realidade da
organização está fortemente conectada a seus participantes, podendo ser
modificada a partir do momento em que eles tomam consciência de sua relevância
na realização das atividades e na geração de resultados.
d)
O papel do
gestor inclui tomada de decisões, coordenação de diversas atividades, condução
de processos, avaliação de desempenho e busca de diferentes recursos.
RESPOSTA
CORRETA
O gestor deve
lidar com esses diversos elementos, fazendo com que, através deles, sejam
gerados os melhores resultados.
Enviada em
11/06/2020
10:38
e)
A tarefa de
administrar é uma exclusividade do gestor.
RESPOSTA INCORRETA
Administrar
não é uma exclusividade do gestor, pois há na organização outros profissionais
incumbidos de funções distintas e diversificadas, relevantes para a condução da
gestão.
3) No contexto da administração, alguns
elementos se destacam, integrando a base para uma gestão eficaz. Um desses
elementos é o capital humano, sobre o qual podemos dizer que:
a)
Os gestores
são os únicos agentes capazes de agregar conhecimento à organização.
RESPOSTA
INCORRETA
A agregação de
conhecimento provém do capital humano, que corresponde a um componente crucial
para o crescimento e evolução de qualquer empresa.
b)
As pessoas são
as detentoras do conhecimento organizacional.
RESPOSTA
CORRETA
O saber da uma
empresa é construído por seus colaboradores, vindo deles e criado por eles nas
relações do dia a dia.
Enviada em
11/06/2020
10:44
c)
O capital
humano é bastante relevante, mas não chega a gerar vantagem competitiva.
RESPOSTA
INCORRETA
O capital
humano, atuando como detentor da aprendizagem e do conhecimento empresarial,
possui a capacidade de gerar diferencial competitivo às organizações.
d)
Uma gestão
eficaz deve identificar e eliminar as diferenças apresentadas pelo capital
humano.
RESPOSTA
INCORRETA
As diferenças
devem ser valorizadas em prol do enriquecimento do ambiente de trabalho e da
maior oportunidade de processos criativos.
e)
A gestão dos
recursos humanos tem um único propósito: recrutar e selecionar profissionais
competentes, capazes de colaborar para o sucesso da organização.
RESPOSTA INCORRETA
A gestão dos
recursos humanos inclui o conhecimento e atuação sobre o processo de
aprendizagem e suas respectivas dificuldades, agindo em prol do desenvolvimento
dos profissionais.
4) Ainda sobre a importância do capital
humano no contexto da gestão, é verdadeiro afirmar que:
a)
Competências
técnicas, conceituais e humanas são vitais para que um profissional realize seu
trabalho eficazmente.
RESPOSTA
CORRETA
Essas
competências formam um perfil completo, extremamente valioso e que muito
colabora para a condução de uma gestão eficaz.
Enviada em
11/06/2020
10:45
b)
O
comportamento dos indivíduos nas interações grupais é um fator facilmente
administrável.
RESPOSTA
INCORRETA
O
comportamento humano é um fator complexo e fortemente afetado pela cognição,
tendo em vista que as pessoas baseiam sua visão de mundo mais em suas
percepções do que na realidade concreta.
c)
O
desenvolvimento das competências de cada pessoa cabe, exclusivamente, a elas
mesmas.
RESPOSTA
INCORRETA
A gestão
eficaz percebe a necessidade e a importância da atuação da organização no
sentido de promover o desenvolvimento de pessoas e de suas competências.
d)
As técnicas
tradicionais de ensino/aprendizagem oferecem ao gestor um conjunto de
ferramentas suficientes para o desenvolvimento das competências do capital
humano.
RESPOSTA
INCORRETA
Para o
adequado desenvolvimento das competências, o gestor utiliza-se da aprendizagem
vivencial, que corresponde a uma técnica alternativa, capaz de promover um
maior comprometimento e a ampliação do potencial criativo, entre outras
vantagens.
e)
A relação
entre as pessoas e o ambiente gera uma influência unilateral, na qual as
pessoas influenciam o ambiente.
RESPOSTA
INCORRETA
Essa relação
produz uma influência mútua, na qual as pessoas influenciam e se deixam
influenciar pelo ambiente de trabalho e, por isso, é importante que a gestão
também se preocupe com a boa condução das interações intra e intergrupais.
5) A comunicação é outro importante fator
que integra a base para uma gestão eficaz. Sobre ela, é verdadeiro afirmar que:
a)
O alinhamento
entre pessoas e estratégia organizacional é viabilizado pela comunicação, sendo
um fator relevante apenas nos níveis hierárquicos mais elevados.
RESPOSTA
INCORRETA
Todos os
integrantes de uma organização, desde o chão de fábrica até a alta direção,
precisam estar alinhados com a estratégia organizacional, percebendo que são
importantes agentes para o atingimento dos objetivos estratégicos.
b)
O papel da
comunicação está focado no fornecimento de adequadas instruções de trabalho.
RESPOSTA
INCORRETA
A comunicação
é responsável por muitos outros fatores, como o adequado conhecimento, por
parte de todas as pessoas integrantes da empresa, sobre a missão, visão e
valores da organização, para que, a partir delas, possam desempenhar suas
atividades de maneira a colaborar com a estratégia.
c)
As pessoas
aderem à filosofia empresarial mesmo que seus valores não estejam alinhados aos
valores da organização.
RESPOSTA
INCORRETA
O alinhamento
de valores é essencial para o estabelecimento e adesão da filosofia
empresarial: as pessoas precisam perceber que os valores da empresa são
condizentes com os seus.
d)
A comunicação
auxilia nas interações empresarias, mas não se relaciona com o processo
decisório.
RESPOSTA
INCORRETA
A comunicação
também auxilia no processo decisório, colaborando para o adequado entendimento
de situações e problemas, avaliação de variáveis, alternativas e resultados
possíveis.
e)
A comunicação
é uma competência essencial no mundo corporativo, ocupando lugar de destaque
entre as competências essenciais de um profissional eficaz.
RESPOSTA
CORRETA
Uma
comunicação adequadamente desenvolvida permite aos profissionais adquirirem uma
visão estratégica de negócios e uma percepção abrangente do mercado.
Enviada em
11/06/2020
10:50
Atuando na gestão do desempenho
DESAFIO
Fantástica é uma
fábrica de chocolates. A área de marketing descobriu que os clientes –
atacadistas e varejistas – estavam insatisfeitos com o fornecimento dos
produtos, pois os pedidos chegavam incompletos e com atraso, ou danificados,
por descuido no transporte e no trabalho de carga e descarga dos caminhões.
A empresa já era
reconhecida por sua qualidade nos produtos, e, no último planejamento
estratégico, havia definido que teria foco no objetivo estratégico de rapidez e
qualidade no atendimento aos clientes. A meta era, ao receber um pedido grande,
com inúmeros itens, entregá-lo por completo e sem danos, dentro de 24 horas, em
Salvador, Campinas e Porto Alegre.
A empresa tinha a
prática de entregar o que houvesse em estoque. O restante ficava pendente,
esperando que os itens fossem produzidos e colocados nos depósitos para então
serem entregues. Porém, isso aumentava o trabalho e os custos. Diante dessa
situação, o setor de logística, responsável pelo atendimento dos pedidos, e o
setor de marketing travaram um embate.
O problema continua
sem solução e a empresa não tem recursos atuais para ampliar estoques ou ter entregas
mais frequentes, com mais depósitos, mais caminhões, mais funcionários na carga
e descarga, e aumentar o volume de produção das fábricas.
O dono da fábrica,
sem saber o que fazer, contrata você, dando-lhe a missão de compreender o que
está acontecendo e encontrar alternativas para mudar a situação.
Pensando em suas primeiras ações, responda às
seguintes questões:
a) Qual a análise interna da empresa, neste
momento, com relação às áreas envolvidas no problema?
b) Que informações precisam ser levantadas e que
ações podem ser implementadas?
c) Como essas ações devem ocorrer e que resultados
podem promover?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
a) Primeiro os
gestores precisam reconhecer que a responsabilidade é de todos na execução da
estratégia. Os objetivos das áreas de marketing e
logística estão se mostrando como “competindo entre si”, e o setor financeiro
parece não colaborar com uma solução, trazendo apenas mais um problema.
b) O marketing
precisa aprimorar suas relações com os clientes para conseguir ter previsões de
vendas e informar a produção e logística. Ter contatos mais
frequentes com os clientes, realizar um estudo do histórico dos pedidos já
feitos para buscar um padrão. Talvez um ajuste na variedade de itens deva ser
estudado pela área de marketing.
A produção precisa
verificar se a fábrica está em seu maior nível de eficiência ou se há espaço
para melhorias e expansão. Isso pode ser verificado analisando a capacidade das
máquinas e o quanto cada colaborador produz. Diminuir os desperdícios e
retrabalhos na produção pode aumentar o volume.
Já a logística
precisa avaliar o atual processo de distribuição e buscar um contrato com um
grande distribuidor, fazendo a terceirização dos estoques e entregas por meio
de um contrato que possa minimizar as perdas e ressarcir a empresa e/ou
clientes por isso.
A área financeira
pode avaliar a capacidade da empresa em adquirir um empréstimo para investir na
ampliação da estrutura física, caso nenhuma das ações realizadas pelos demais
setores desse resultado positivo.
c) De maneira conjunta, os setores devem estabelecer prazos para a
realização das avaliações iniciais. Feito isso, devem decidir quais ações
tomar para que não sejam conflitantes, pelo contrário, devem ser
complementares.Por exemplo, o marketing faz um ajuste na variedade de itens.
Esse novo mix de produtos passa a ser produzido de forma eficiente e sem
desperdícios.
Assim, quando o
pedido completo chega para ser distribuído, será feito mais rápido que
costumava ser. Com isso, a empresa consegue atingir
o objetivo de qualidade e rapidez, embora tenha reduzido o mix de produtos
(variedade de produtos).
-
Isso tudo precisa
acontecer de forma coordenada e com comunicação transparente entre as áreas,
visando o atingimento da estratégia da empresa, além de realizar o
monitoramento de cada etapa e avaliação das ações e dos resultados.
MINHA RESPOSTA
A empresa tem
necessidade de uma previsão de vendas e de quantidade de pedidos para entrega
dentro de 24 horas, não podendo passar dessa quantidade prevista, pois a mesma
não tem recursos para ampliar estoques ou fazer entregas mais frequentes.
Quanto à quantidade de itens diferenciados deve ser mantido para não correr o
risco da concorrência ganhar o mercado, porém os estoques e as entregas serão
trabalhados de acordo com a capacidade atual da empresa, e a previsão média dos
pedidos baseados em estatísticas. Todas essas ações precisam de uma previsão,
organização, direção, coordenação e controle. O primeiro passo é definir a
estratégia e depois fazer o planejamento das áreas funcionais, políticas,
planos operacionais, definição de metas e objetivos operacionais, projetos
específicos se for necessário e a estrutura organizacional atingindo os níveis
estratégicos, táticos e operacionais da empresa. Neste caso, as informações que
precisam ser levantadas são a média de pedidos e de itens diferenciados que
serão realizados diariamente, a quantidade de material necessário para produção
e armazenagem de estoque, e a logística de entrega dos produtos aos clientes.
Só pode entregar no prazo de 24 horas os itens que tem no estoque para ter
eficiência e garantia que o recebimento por parte do cliente será completo e
sem danos. Os pedidos restantes terão que ser avisados do prazo de entrega
correto e sem danos dos itens, pois o não cumprimento dos prazos estabelecidos
com os clientes afetará a imagem e o crescimento futuro. Também pode ser
realizada uma parceria com fornecedores para que consiga atender a clientela.
As ações devem acontecer de modo sistemático, coerente, persistente, planejado
e abrangente em toda a organização. Define-se a visão do futuro, critérios, faz-se
a implantação da estratégia, a medição do desempenho organizacional por meio de
indicadores, a avaliação dos resultados medidos, as recompensas pelo bom
desempenho e os ajustes naquilo que não foi bom. Nesse caso, essas ações devem
sanar os problemas de insatisfação dos clientes quanto ao fornecimento dos
produtos e a otimização da produção para os estoques dentro do prazo estipulado
para não aumentar o trabalho e nem os custos.
EXERCÍCIOS
1) É possível dizer que gestão de
desempenho organizacional é:
a) Um processo
pelo qual as ações acontecem de modo sistemático e coerente, abrangendo apenas
os indicadores financeiros da organização. Parte-se da definição de visão do
futuro, definem-se critérios financeiros e faz-se a medição.
RESPOSTA
INCORRETA
b) Um processo
pelo qual as ações acontecem de modo aleatório abrangendo parte da organização.
Parte-se da definição de visão do futuro e definem-se critérios de medição e
avaliação.
RESPOSTA
INCORRETA
c) Uma ação
pontual, coerente, persistente, planejada e que abrange algumas áreas
específicas da organização. Parte-se da definição do mercado e definem-se
critérios de avaliação.
RESPOSTA
INCORRETA
d) Um processo
com ações sequenciais, ou seja, uma só acontece depois da outra, e em uma parte
da organização por vez, medindo os resultados isoladamente.
RESPOSTA
INCORRETA
e) Um processo
pelo qual as ações acontecem de modo sistemático, coerente, persistente,
planejado, abrangendo toda a organização, partindo da definição da visão do
futuro e buscando a melhoria dos processos.
RESPOSTA CORRETA
O processo de
gestão do desempenho em uma organização deve preocupar-se não só com o que é
feito, mas também com o modo como é feito, e isso requer acompanhamento
constante e contínuo. Parte-se da definição de visão do futuro, definem-se
critérios, faz-se a implantação da estratégia, da medição, da avaliação e das
recompensas. Os aspectos que devem ser considerados são tantos os financeiros,
quanto os não financeiros, como necessidades e interesses dos clientes.
Enviada em 12/06/2020
03:48
2) Qualidade está relacionada com o
"fazer bem-feito da primeira vez". O moderno enfoque de qualidade,
entende qualidade:
a) a partir
das necessidades e dos interesses dos clientes que desejam produtos e serviços
sem deficiências.
RESPOSTA CORRETA
Qualidade
busca por padrões superiores de desempenho, ou seja, a aplicação dos melhores
talentos e recursos para produzir sempre os resultados mais elevados tendo como
referência e ponto de partida os clientes. Assim, a responsabilidade é de todos
na organização.
Enviada em 12/06/2020
03:50
b) como estar
em conformidade com as normas técnicas.
RESPOSTA
INCORRETA
c) como
responsabilidade exclusiva da área de produção.
RESPOSTA
INCORRETA
d) como algo
que é definido pela alta administração das organizações.
RESPOSTA INCORRETA
e) em
conformidade com a legislação específica.
RESPOSTA
INCORRETA
3) Produtividade , na administração, é
considerada como a relação entre __________ e __________. Selecione a
alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) os recursos
empregados - os resultados alcançados.
RESPOSTA
CORRETA
A
produtividade é considerada como a relação do produto/serviço
produzido/prestado e o custo dos insumos para produzi-lo/realizá-lo. A
administração da produtividade é um processo de gestão que procura
incessantemente por melhores métodos de trabalho e processos de
produção/prestação de serviço, com o objetivo de obter melhorias com o menor
custo possível e é claro, sem deixar de lado a qualidade. É um quesito que se
avalia de forma interna na organização.
Enviada em
12/06/2020 03:51
b) as
necessidades do mercado - os recursos empregados
RESPOSTA
INCORRETA
c) as normas
técnicas - os recursos empregados
RESPOSTA
INCORRETA
d) os
interesses dos clientes - as necessidades dos clientes
RESPOSTA
INCORRETA
e) a
conformidade com especificações - os resultados alcançados
RESPOSTA
INCORRETA
4) O foco no desempenho excelente, de
acordo com Charam (2011, 2014, 2016), dá-se por meio de três fatores
fundamentais, que são:
a) Disciplina,
liderança e cultura organizacional voltados para o desempenho.
RESPOSTA CORRETA
Empresas
excelentes monitoram seu desempenho de modo sistemático, coerente, persistente,
planejado, abrangendo toda a organização, em diferentes níveis e com diferentes
responsabilidade. A partir das avaliações, essas empresas buscam constante
melhorias nos processos, tendo consciência de que todas as ações geram
aprendizado. A atenção deve estar voltada para "como as coisas são
feitas", não apenas para "o que é feito".
Enviada em
12/06/2020 03:55
b) Cultura
organizacional voltada para punição dos erros, hierarquia rígida, liderança.
RESPOSTA
INCORRETA
c) Foco em
normas técnicas, liderança forte, disciplina.
RESPOSTA
INCORRETA
d) Cultura
organizacional voltada para o controle, liderança, estratégia bem definida.
RESPOSTA
INCORRETA
e) Hierarquia
rígida, estratégia bem definida, controle rígido.
RESPOSTA
INCORRETA
5) O primeiro passo para uma empresa atuar
na gestão do desempenho é a definição ____________. Selecione a alternativa que
preenche corretamente a lacuna.
a) da
estratégia organizacional
RESPOSTA CORRETA
Como saber se
está indo bem ou mal se não se sabe para onde está indo, se não se sabe onde e
como se quer estar no futuro? Embora se pense que a gestão do desempenho se
resume a acompanhar os indicadores, o processo inicia antes e é de
responsabilidade, especialmente, dos gestores, mesmo sendo feita por todos.
Entretanto, a definição da estratégia organizacional é uma atribuição da
administração central (presidência) da empresa.
Enviada em
12/06/2020 04:09
b) dos
indicadores organizacionais.
RESPOSTA
INCORRETA
c) das áreas
que serão monitoradas.
RESPOSTA
INCORRETA
d) das metas
de cada área individualmente.
RESPOSTA
INCORRETA
e) das
políticas de recompensas e punições.
RESPOSTA
INCORRETA
Gestão Estratégica
DESAFIO
Ao implantar a gestão estratégica, os líderes
deverão ter consciência de que a revisão das
estratégias será contínua, visto que o cenário econômico e social se altera. Assim, poderão
existir algumas reformulações, caso haja necessidade.
Para este Desafio, imagine o cenário a seguir:
Tendo em vista o ramo do negócio, que ações você sugeriria, por meio da gestão estratégica, para
tentar alcançar essa nova meta? Cite, pelo menos, duas estratégias.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Nesse caso, é possível mencionar diversas
estratégias, como investir em um projeto de pães e
doces sem glúten, atraindo, assim, novos clientes; investir no
processo de vendas, através da busca por leads e do contato com
clientes e prospects, automatizando
sistemas, contratando colaboradores com competências essenciais para
desenvolver o Marketing da organização; utilizar
aplicativos e plataformas para melhorar a comunicação com os consumidores, aplicando a
inovação; contratar confeiteiros e padeiros que
desenvolvam novas receitas que agradem o público-alvo; dentre outras.
MINHA RESPOSTA
Para o novo ano, em
que a meta é praticamente dobrar o faturamento da confeitaria, e não pretende
alterar radicalmente a operação, investiria em estratégias como: um projeto de
produtos sem glúten, como pães e doces, para atrair novos clientes desse
mercado; contrataria padeiros e confeiteiros que idealizem e façam receitas
novas para satisfazer o publico alvo e atrair novos clientes; utilizaria como
inovação a criação de plataformas para os computadores/notebooks e aplicativos
para smartphones, com intuito de melhorar a comunicação com os clientes; etc.
EXERCÍCIOS
1) Qual das alternativas a seguir apresenta
uma das definições referentes à gestão estratégica?
a) Ocupa-se
dos interesses dos acionistas em conexão com os relacionamentos entre a direção
executiva das empresas e os conselhos de administração.
RESPOSTA
INCORRETA
b) Sistema
pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas. Abrange os
relacionamentos entre donos, conselho de administração, diretoria e órgão de
controle.
RESPOSTA
INCORRETA
c) Processo
continuo que abrange os esforços dos líderes estratégicos para harmonizar a
empresa ao seu ambiente interno e externo, criando vantagens competitivas.
RESPOSTA CORRETA
A gestão
estratégica também pode ser considerada um processo contínuo, que abrange os
esforços dos líderes estratégicos para harmonizar a empresa ao seu ambiente
interno e externo, criando vantagens competitivas. Tais vantagens proporcionam
à organização usufruir das oportunidades e de minimizar ameaças presentes no
ambiente.
Enviada em
12/06/2020 08:16
d)
Constitui-se pelo tratamento pautado em princípios de justiça e isonomia por
parte de todos os stakeholders, sejam eles sócios ou diretores.
RESPOSTA
INCORRETA
e) Possibilita
que os acionistas atinjam uma melhor confiabilidade dos relatórios exibidos
pelos líderes no mercado.
RESPOSTA
INCORRETA
2) A gestão estratégica é realizada através
de algumas etapas, a fim de cuidar do que foi planejado e do que está sendo
implementado, assegurando que os propósitos definidos sejam conquistados de
maneira coerente. Quais são essas etapas?
a) Formulação
da estratégia, implementação da estratégia e idealização da estratégia.
RESPOSTA
INCORRETA
b)
Implementação da estratégia, estudo da estratégia e execução da estratégia.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
Implementação da estratégia, formulação da estratégia e execução da estratégia.
RESPOSTA
INCORRETA
d) Análise
estratégica, formulação da estratégia e implementação da estratégia.
RESPOSTA CORRETA
A gestão
estratégica organiza os atributos de cada setor da organização, a fim de
guiá-la à integração dos esforços exprimidos pelos diversos especialistas distribuídos
por toda a empresa. Para isso, há a necessidade realizar algumas etapas, como a
análise, a formulação e a implementação da estratégia.
Enviada em
12/06/2020 08:18
e) Análise
estratégica, idealização da estratégia e implementação da estratégia.
RESPOSTA
INCORRETA
3) Na gestão estratégica, quando a empresa
realiza a formulação de sua estratégia, ela precisa atentar-se aos níveis para
realizar o desenvolvimento de forma correta e coerente com as suas
características. Qual é o nível que se preocupa em expandir as vantagens
competitivas por todas as áreas que constituem o negócio?
a) Nível
funcional.
RESPOSTA CORRETA
O nível
funcional é responsável por distribuir, às diversas áreas funcionais que
constituem o negócio, os valores originados da imagem que a organização passa
ao público-alvo. Essas funções são unidas por meio de uma estrutura conhecida
como cadeia de valores, em que todas elas serão capazes de gerar valor para o
consumidor.
Enviada em
12/06/2020 08:23
b) Nível
internacional.
RESPOSTA
INCORRETA
c) Nível
empresarial.
RESPOSTA
INCORRETA
d) Nível de
negócios.
RESPOSTA
INCORRETA
e) Nível
estratégico.
RESPOSTA
INCORRETA
4) Quais são os pilares da governança
corporativa que irão proporcionar benefícios para a gestão estratégica na
organização?
a) Equidade,
gestão sistemática e prestação de contas.
RESPOSTA
INCORRETA
b) Estratégia,
gestão sistemática, responsabilidade corporativa e prestação de contas.
RESPOSTA
INCORRETA
c)
Transparência, estratégia, responsabilidade corporativa e equidade.
RESPOSTA
INCORRETA
d) Equidade,
estratégia, transparência e responsabilidade corporativa.
RESPOSTA
INCORRETA
e)
Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
RESPOSTA CORRETA
A governança
corporativa pode ser vista como ferramenta da gestão estratégica, visto que
seus principais atributos são a transparência, a responsabilidade corporativa,
a prestação de contas e a equidade. Essas condutas fazem com que as informações
corram dentro da empresa, transformando suas concepções e recomendações
práticas e objetivas, a fim de preservar e otimizar o valor da empresa,
colaborando para a sua sustentabilidade e longevidade.
Enviada em
12/06/2020 08:26
5) Como a governança corporativa, aliada à
gestão estratégica, pode beneficiar a organização?
a) Conseguirá
ajudar no desenvolvimento da gestão estratégica, visto que esta desenvolve o
planejamento estratégico nas empresas.
RESPOSTA
INCORRETA
b) Poderá
auxiliar a gestão estratégica, pois tem a excelência em suas diretrizes e busca
apresentar informações com qualidade e confiabilidade superiores.
RESPOSTA CORRETA
As
organizações podem equiparar a governança corporativa à gestão estratégica e
averiguar os resultados positivos destas na administração dos seus recursos e
na conquista de investidores, pois, em suas diretrizes, estão a excelência e a
busca constante por informações com qualidade e confiabilidade.
Enviada em
12/06/2020 08:30
c) Conseguirá
ajudar no desenvolvimento da gestão estratégica, pois, dentre suas principais
características, está a análise, a formulação e a implementação da estratégia.
RESPOSTA
INCORRETA
d) Poderá
auxiliar na gestão estratégica, visto que seus níveis de negócios –funcional,
empresarial e internacional – ajudarão na conquista dos objetivos.
RESPOSTA
INCORRETA
e) Conseguirá
auxiliar na gestão estratégica; todavia, organiza os atributos de cada setor,
auxiliando de forma a guiar à integração dos esforços exprimidos pelos
especialistas distribuídos por toda a empresa.
RESPOSTA
INCORRETA
Gestão por Competências
DESAFIO
Sabe-se que a Gestão por competências é um modelo
que vem sendo cada vez mais adotado pela área de Gestão de pessoas como forma
de gerenciamento nas empresas. Todavia, não somente a área deve ser responsável
pelo desenvolvimento de seus funcionários; cada gestor deve estar focado para o
desafio constante de desenvolver as competências individuais em suas equipes,
como forma de alinhamento com as competências organizacionais (informações
levantadas a partir do mapeamento de competências).
Considere as informações a seguir, referentes a uma
empresa da área de consultoria em Gestão de pessoas:
MISSÃO - Prestar serviços
personalizados que potencializam o desenvolvimento do cliente em suas
competências técnicas e comportamentais.
VISÃO - Ser uma empresa referência na
prestação de serviços na área de Gestão de pessoas de modo a atender às
necessidades específicas de nossos clientes.
VALORES - Satisfação do cliente,
qualidade, eficiência, ética, aprimoramento, inovação, integridade,
comunicação, transparência.
EXTRAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS
ORGANIZACIONAIS - Planejamento, foco no cliente e em resultados, inovação, visão
sistêmica e comunicação. Os itens listados anteriormente resumem as estratégias
da empresa e a forma como ela se posiciona frente aos seus concorrentes e ao
mercado como um todo, sendo que as competências organizacionais podem ser
entendidas como as competências essenciais para a "sobrevivência" do
negócio e vão ao encontro dos objetivos da organização.
Levando em consideração que o grande desafio dos
gestores é a identificação e a mensuração dos valores agregados dos
funcionários e a partir do elementos expostos acima, responda:
A. Quais são as vantagens para a
empresa no desenvolvimento das competências individuais?
B. E a contribuição para as pessoas?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A. Existem vantagens tanto para a
empresa quanto para as pessoas que trabalham nela, pois as pessoas passam a
saber exatamente o que seu gestor ou empresa esperam delas, assim como "o
porquê" e "o quê" podem melhorar, de modo a estarem alinhadas às
competências organizacionais e adequando-se às realidades da empresa e suas
equipes. A empresa, em contrapartida, é correspondida pelas pessoas por meio da
agregação de valor, o que traz para a organização vantagem competitiva, pois a
união das competências individuais das pessoas colocará a organização em uma
posição diferente das demais, principalmente de seus concorrentes. Essa
composição de várias competências individuais de todos os envolvidos no negócio
apresenta um valor consistente e diferenciado da organização para seu nicho de
mercado e clientes.
B. É bem possível que, também, os
funcionários estejam mais envolvidos, comprometidos e motivados em seus
trabalhos, pois não há dúvidas do que eles podem fazer para alcançarem seus
objetivos e metas e, assim, seus trabalhos sejam reconhecidos.
MINHA RESPOSTA
A. Com o
desenvolvimento das competências individuais, a gestão de pessoas passa a
orientar melhor suas ações, planejamentos e políticas. A área passa a recrutar
com mais clareza e precisão; avalia os funcionários com maior embasamento; e
desenvolve um plano de remuneração mais justo; tudo isso de acordo com as
competências individuais elencadas e relacionadas aos objetivos e metas
organizacionais. As organizações alcançam vantagens competitivas por meio das
pessoas, que são possuidoras ou têm necessidade de desenvolver competências
individuais, e assim entende-se como um valor é agregado à organização na
medida em que cada competência individual está presente ou desenvolvida, pois é
por meio dela ou da soma delas que a empresa vai direcionar suas estratégias e
alcançar seus objetivos. B. O desenvolvimento das competências individuais
contribui para as pessoas, à medida que as pessoas contribuem ao patrimônio de
conhecimentos da organização permitindo manter suas vantagens competitivas no
tempo, porque mesmo que se passe anos, os funcionários sempre estarão bem
orientados na execução de suas atividades, no seu desenvolvimento e nas
possibilidades de carreira dentro da empresa. Com isso, define expectativas
claras de desempenho, permitindo que tomem decisões melhores e trabalhem com
mais eficiência; oferece uma visão da estratégia geral de sua equipe,
departamento e organização, elevando a motivação; permite que sejam mais
proativos além de suas funções individuais, aprendendo competências adicionais
que são valorizadas pela organização; e aumenta o potencial de satisfação no
trabalho; entre outras.
EXERCÍCIOS
1) Competência individual é:
a) Um tipo de
competência reconhecida pelos clientes como diferenciais em relação aos
competidores e confere vantagem competitiva à organização.
RESPOSTA
INCORRETA
b) Um conjunto
de conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e atitude (saber ser) e a
capacidade de entrega de uma pessoa.
RESPOSTA CORRETA
A Competência
individual é um conjunto de conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e
atitude (saber ser) e a capacidade de entrega de uma pessoa, assim é possível
compreender a aplicação prática da competência de forma a gerar valor para a
organização.
Enviada em 12/06/2020
11:34
c) Saber ser e
saber mobilizar o repertório individual em diferentes contextos.
RESPOSTA
INCORRETA
d) Um tipo de
competência que a organização precisa para trabalhar alinhada com: Missão,
Visão, Valores e Estratégia.
RESPOSTA
INCORRETA
e) Elemento
fundamental para a sobrevivência da organização e central em sua estratégia.
RESPOSTA
INCORRETA
2) "Aparecem sob a forma de processos
de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos
tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros
elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na
organização." A sentença se refere às:
a)
Competências de unidade de negócio.
RESPOSTA
INCORRETA
A sentença se
refere às Competências organizacionais que, além de aparecerem sob a forma de processos
de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos
tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros
elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na
organização, estariam presentes em todas as áreas da organização, em formas e
intensidades diferentes.
b)
Competências de suporte.
RESPOSTA
INCORRETA
A sentença se
refere às Competências organizacionais que, além de aparecerem sob a forma de
processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados
conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre
outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes
na organização, estariam presentes em todas as áreas da organização, em formas
e intensidades diferentes.
c)
Competências distintas.
RESPOSTA
INCORRETA
A sentença se
refere às Competências organizacionais que, além de aparecerem sob a forma de
processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos
tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros
elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na
organização, estariam presentes em todas as áreas da organização, em formas e
intensidades diferentes.
d)
Competências essenciais.
RESPOSTA
INCORRETA
A sentença se
refere às Competências organizacionais que, além de aparecerem sob a forma de
processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados
conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre
outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes
na organização, estariam presentes em todas as áreas da organização, em formas
e intensidades diferentes.
e)
Competências organizacionais.
RESPOSTA CORRETA
Além de
aparecem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão
incorporados conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de
trabalho, entre outros elementos menos visíveis como princípios, valores e
culturas dominantes na organização, estariam presentes em todas as áreas da
organização, em formas e intensidades diferentes.
Enviada em
12/06/2020 11:37
3)
Para a Gestão
de competências, o conceito de agregação de valor traz grande colaboração e
entendimento quanto às vantagens desse modelo de gerenciamento. Por esse
conceito é possível entender que:
a)
Trata-se de
algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que, de alguma
forma, permanece mesmo quando a pessoa não está mais presente na empresa.
RESPOSTA
CORRETA
A agregação de
valor vai muito além do atingimento de metas ou resultados financeiros,
trata-se da melhora nos processos internos da empresa.
Enviada em
12/06/2020
11:44
b)
Os gestores
devem realizar um acompanhamento do desempenho das pessoas, e da capacidade de
entrega de cada uma.
RESPOSTA
INCORRETA
Trata-se de
algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que, de alguma
forma, permanece mesmo quando a pessoa não está mais presente na empresa. A
agregação de valor vai muito além do atingimento de metas ou resultados
financeiros, trata-se da melhora nos processos internos da empresa.
c)
Trata-se da
influência mútua entre competências organizacionais e individuais.
RESPOSTA
INCORRETA
Trata-se de
algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que, de alguma
forma, permanece mesmo quando a pessoa não está mais presente na empresa. A
agregação de valor vai muito além do atingimento de metas ou resultados
financeiros, trata-se da melhora nos processos internos da empresa.
d)
É possível
visualizar esse conceito no momento em que os funcionários são estimulados a
dar as suas opiniões durante o momento do brainstorming.
RESPOSTA
INCORRETA
Trata-se de
algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que, de alguma
forma, permanece mesmo quando a pessoa não está mais presente na empresa. A
agregação de valor vai muito além do atingimento de metas ou resultados
financeiros, trata-se da melhora nos processos internos da empresa.
e)
Trata-se do
conjunto das capacidades técnicas e comportamentais de cada pessoa.
RESPOSTA
INCORRETA
Trata-se de
algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que, de alguma
forma, permanece mesmo quando a pessoa não está mais presente na empresa. A
agregação de valor vai muito além do atingimento de metas ou resultados financeiros,
trata-se da melhora nos processos internos da empresa.
4) A respeito do Mapeamento de
competências, é CORRETO afirmar que:
a) Uma das
desvantagens é que com a aplicação do Mapeamento, a organização não sabe
exatamente o que esperar de seus funcionários.
RESPOSTA
INCORRETA
b) Tem o
intuito de definir todas as competências necessárias para a implantação do
modelo de gerenciamento chamado Gestão por competências.
RESPOSTA CORRETA
A respeito do
Mapeamento de competências, é correto afirmar que ele tem o intuito de definir
todas as competências necessárias para a implantação do modelo de gerenciamento
chamado Gestão por competências. Assim, a organização saberá exatamente o que
esperar de seus funcionários, e estes, por sua vez, estarão alinhados às
competências organizacionais.
Enviada em
12/06/2020 11:46
c) Sua etapa
final se refere ao cruzamento das informações apuradas, como forma
deidentificar erros no Mapeamento e haver tempo de correção.
RESPOSTA
INCORRETA
d) As etapas
não levam em consideração as competências individuais, pois, com o mapeamento
das competências organizacionais, basta exigir essas competências aos
funcionários.
RESPOSTA
INCORRETA
e) A primeira
etapa se trata da identificação das competências necessárias para a execução de
cada tarefa específica.
RESPOSTA
INCORRETA
5) Para que o modelo de Gestão de
competências de uma empresa seja colocado em prática e tenha a manutenção
necessária para a mudança, é muito importante o papel do gestor nesse processo.
A respeito disso é possível afirmar que:
a) Cabe ao
gestor somente planejar os recursos e programas de treinamento de acordo com as
necessidade da organização.
RESPOSTA
INCORRETA
b) O gestor
deve estar, constantemente, relembrando à equipe quais são as estratégias da
empresa e ressaltar que caso elas não sejam atingidas, todos os membros serão
dispensados de seus cargos.
RESPOSTA
INCORRETA
c) O gestor
tem um papel fundamental no desenvolvimento das competências individuais dos
membros de sua equipe e isso pode ser feito, principalmente, pelo
acompanhamento do desempenho de cada indivíduo e de sua capacidade de entrega.
RESPOSTA CORRETA
O gestor tem
um papel fundamental no desenvolvimento das competências individuais dos
membros de sua equipe e isso pode ser feito, principalmente, pelo
acompanhamento do desempenho de cada indivíduo e de sua capacidade de entrega.
Ao mesmo tempo, deve estar alinhado a esse modelo de gestão e orientado quanto
às estratégias e competências organizacionais estabelecidas na implantação do
modelo e na sua avaliação contínua.
Enviada em
12/06/2020 11:47
d) Cabe ao
gestor selecionar as pessoas com as melhores competências técnicas e
comportamentais para, assim, economizar recursos em treinamentos.
RESPOSTA
INCORRETA
e) O gestor
deve definir e adaptar os planos de ação para que as estratégias da empresa
sejam alcançadas, mesmo que, para isso, seja necessário a admissão ou demissão
dos membros de sua equipe.
RESPOSTA INCORRETA
Gestão da Inovação
DESAFIO
Sabe-se que a gestão da inovação pode melhorar a
competitividade das empresas e ampliar sua participação de mercado com novas
ofertas. Geralmente, a inovação está atrelada à introdução e ao desenvolvimento
de novas tecnologias e à capacidade de distinguir oportunidades e criar formas
de explorá-las. Entretanto, a inovação não se relaciona apenas com a abertura
de novos mercados; ela também serve para implementação de novas formas de
servir aos mercados já estabelecidos e maduros.
Veja, a seguir, a situação da empresa Entregas
Express.
Diante do cenário apresentado, o
gestor da Entregas Express contratou você para ajudá-lo a implementar a gestão
da inovação na sua empresa. Para isso, é importante que o gestor compreenda
os diferentes tipos de inovação que podem ser estimulados na sua empresa, que,
apesar de madura, pode, sim, inovar.
Com base no contexto da Entregas Express
apresentado, e sabendo que é importante que o gestor compreenda os diferentes
tipos de inovação, explique a ele os tipos de
inovação (de acordo com o objeto, o grau de novidade e a origem da fonte) e
como eles se relacionam ao contexto da empresa.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
É importante que a Entregas Express compreenda que
a inovação pode ser classificada de diversas formas:
- De acordo com o
objeto: A inovação pode acontecer nos produtos e nos serviços da empresa,
nos processos de produção, distribuição e marketing e, ainda, na gestão
organizacional e no modelo de negócios da empresa. Por ser uma empresa já
consolidada, a Entregas Express pode analisar a possibilidade de inovar em
algum serviço oferecido, trazendo mais agilidade à experiência do consumidor,
ou, ainda, nos seus processos internos de gestão e marketing. No caso da
inovação em serviços, uma possibilidade é firmar parcerias para entrega de
documentos como passaportes, carteira de trabalho e títulos de eleitor. A
Entregas Express poderá ser um intermediário na relação entre o Governo Federal
e a sociedade.
- De acordo com o grau de novidade: A inovação pode
ser incremental (melhoria de produtos e processos existentes), semirradical
(mudança significativa no modelo de negócio ou na tecnologia utilizada pela
empresa) e radical (oferta de produtos e processos de maneira totalmente nova).
A Entregas Express pode começar seu processo de inovação buscando fazer
melhorias incrementais e posteriormente criar uma estrutura e alianças
estratégicas para investir em inovações mais radicais. Essas melhorias podem
começar na estrutura organizacional da empresa para reduzir custos e otimizar
suas atividades.
- De acordo com a origem da fonte: A inovação pode
ser fechada (desenvolvida com base científica e tecnológica da empresa,
apresentando apenas uma entrada e uma saída para o mercado) ou aberta
(desenvolvida a partir da união de competências internas e ideias externas,
tendo várias entradas originadas colaborativamente com os stakeholders e uma saída para o mercado). Como a Entregas
Express já tem a intenção de fazer alianças com outras empresas para estimular
o desenvolvimento da inovação, ela poderá optar pela inovação aberta, inclusive
cocriando produtos e serviços junto com os seus clientes e fornecedores. Um
primeiro passo pode ser a criação de parcerias com universidades, para
desenvolver tecnologias de automatização das operações nos centros de distribuição
da Entregas Express, como a movimentação de mercadorias e a separação dos
pedidos.
MINHA RESPOSTA
No Manual de Oslo, a
inovação se caracteriza em quatro tipos: • De produto: bens ou serviços novos
ou substancialmente melhorados. • De processo: método de produção ou
distribuição novo ou significativamente melhorado. • De marketing: método de
marketing novo (ou com alterações significativas) no conceito de um produto, na
embalagem, em relação ao posicionamento no mercado, na promoção ou definição de
preços. • Organizacional: novo método organizacional na gestão da empresa, na
organização do local de trabalho ou nas interações externas; o foco é melhorar
a performance da organização. Davila, Epstein e Shelton (2007) sugerem que a
inovação pode ser classificada como: • Incremental: melhoria dos produtos e
processos existentes. • Semirradical: mudança significativa no modelo de
negócio ou na tecnologia utilizada pela empresa, o que não seria alcançado com
a inovação incremental. • Radical: oferta de produtos e processos de maneira
totalmente nova (para o mundo ou para a empresa), causando alterações no setor.
A empresa Entregas Express que atua no ramo de entrega de encomendas e
correspondências, é madura e consolidada no mercado, e deseja se atualizar e buscar
melhoria tanto em seus produtos como em seus processos internos de gestão.
Nesse contexto, se relaciona no Manual de Oslo quanto ao produto e serviço para
ser substancialmente melhorado; e no método de marketing, para se manter no
mercado e conquistar mais clientes, com promoções e preços atraentes. Como
estratégias para fidelizar clientes pode avaliar qual tipo de cliente tem maior
valor para a organização, os mais frequentes, que gastam pouco, ou os que são
esporádicos, mas gastam muito. Além disso, a divisão de clientes em grupos
possibilita a criação de ofertas personalizadas, o que pode contribuir para que
o cliente que recebeu a oferta se interesse em melhorar seu relacionamento com
a marca, aproximando-se dela. Na classificação de Davila, Epstein e Shelton
(2007), a Entregas Express se relaciona com a inovação Incremental, pois a
empresa é madura e consolidada e por isso, precisa de melhoria dos produtos e
processos existentes.
EXERCÍCIOS
1)
A inovação começou a ganhar importância no
século XX, impulsionada pelas teorias de Joseph Schumpeter, economista
austríaco que desenvolveu conceitos sobre o importante papel da inovação
originada no interior da empresa, a partir da ideia da chamada “destruição
criadora”. Sobre o conceito de inovação, é correto afirmar:
a) A inovação
provoca uma alteração no estado de equilíbrio econômico, avançando para um
processo de expansão, caracterizando um processo essencialmente externo à
empresa.
RESPOSTA INCORRETA
b) A abertura
de novos mercados, a criação de produtos e serviços, novos métodos de produção
ou marketing, o uso de novas tecnologias, etc., são indicadores de inovação.
RESPOSTA CORRETA
É correto
afirmar que a inovação provoca uma alteração no estado de equilíbrio econômico,
avançando para um processo de expansão, caracterizando um processo tanto
interno quanto externo à empresa. A abertura de novos mercados, a criação de
produtos e serviços, novos métodos de produção ou marketing, o uso de novas
tecnologias, etc., são indicadores de inovação.
A inovação é
orientada pela habilidade de fazer relações, visualizar oportunidades e tirar
vantagem destas, com base em avanços em produtos, processos, modelo de negócio,
etc. A inovação não se relaciona apenas com a abertura de novos mercados; ela
exige a implementação de novas formas de servir àqueles já estabelecidos e
maduros. O processo de inovação nasce no momento em que se realiza uma ação,
inspirada por uma ideia, resultando na inserção de algo novo na oferta, na
experiência do cliente, no marketing, nos processos internos, etc.
c) A inovação
é orientada pela habilidade de fazer relações, visualizar oportunidades e tirar
vantagem destas com base em avanços tecnológicos totalmente radicais.
RESPOSTA
INCORRETA
d) A inovação
se relaciona apenas à abertura de novos mercados, não sendo produtiva a
implementação de novas formas de servir àqueles mercados já estabelecidos e
maduros.
RESPOSTA
INCORRETA
e) O processo
de inovação nasce no momento em que se realiza uma ação, inspirada por uma
ideia, resultando na inserção de um novo produto no mercado.
RESPOSTA
INCORRETA
2) A inovação pode ser classificada segundo
o objeto, o grau de novidade e a origem da fonte. Sobre os tipos de inovação, é
correto afirmar:
a) Segundo o
Manual de Oslo, os tipos de inovação se referem ao grau de novidade, ou seja,
ela pode ser feita em produtos, processos, marketing e de forma organizacional.
RESPOSTA
INCORRETA
b) A inovação,
de acordo com o objeto, pode ser classificada em fechada (a inovação advém de
fontes internas) ou aberta (gerada a partir de fontes internas e externas).
RESPOSTA
INCORRETA
c) A inovação
incremental se refere a mudanças significativas no modelo de negócio ou na
tecnologia utilizada pela empresa.
RESPOSTA
INCORRETA
d) A inovação
semirradical envolve a melhoria dos produtos e dos processos da empresa,
geralmente com a adoção de alguma tecnologia nova.
RESPOSTA
INCORRETA
e) A inovação
radical envolve a oferta de produtos ou a mudança de processos de maneira
totalmente nova, causando alterações no setor a que pertencem.
RESPOSTA CORRETA
Segundo o
Manual de Oslo, os tipos de inovação se referem ao objeto, ou seja, ela pode
ser feita em produtos, processos, marketing e de forma organizacional. A
inovação, de acordo com a sua origem, pode ser classificada em fechada (a
inovação advém de fontes internas) ou aberta (gerada a partir de fontes
internas e externas).
A inovação
incremental envolve a melhoria dos produtos e dos processos da empresa. A
inovação semirradical se refere a mudanças significativas no modelo de negócio
ou na tecnologia utilizada pela empresa. A inovação radical envolve a oferta de
produtos ou a mudança de processos de maneira totalmente nova, causando
alterações no setor a que pertencem.
3) O conhecimento sobre a relação da
inovação para o aumento da competitividade das empresas tem sido cada vez maior
no meio acadêmico e empresarial. Sobre a importância da inovação, é correto
afirmar:
a) A falta de
inovação pode ser considerada como um obstáculo ao crescimento apenas para
empresas que atuam no ramo da tecnologia.
RESPOSTA
INCORRETA
b) A inovação
deve ser tratada como um evento isolado, e não como um processo que precisa ser
gerenciado.
RESPOSTA
INCORRETA
c) A inovação
e a vantagem competitiva não são exclusivas de empresas que fazem uso de altas
tecnologias, havendo diversas “inovações escondidas”.
RESPOSTA CORRETA
A falta de
inovação pode ser considerada como um obstáculo ao crescimento das empresas em
qualquer ramo de atuação. A inovação deve ser tratada como um processo que
precisa ser gerenciado, e não um evento isolado. A inovação e a vantagem
competitiva não são exclusivas de empresas que fazem uso de altas tecnologias,
havendo diversas “inovações escondidas”.
As atividades
inovadoras das empresas nem sempre estão refletidas nos indicadores
tradicionais, como investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento) ou
patentes concedidas. Mesmo em setores mais burocráticos, como o setor público,
é possível inovar.
Enviada em
13/06/2020 12:50
d) As
atividades inovadoras das empresas devem refletir nos indicadores tradicionais,
como investimento em P&D (pesquisa e desenvolvimento) ou patentes
concedidas.
RESPOSTA
INCORRETA
e) Existem
segmentos mais propícios à inovação, o que gera impossibilidade de inovar em
setores mais burocráticos, como o setor público.
RESPOSTA
INCORRETA
4) Sabendo que a inovação é um processo que
envolve diferentes etapas, ao formularem e implementarem estratégias em
inovação, as empresas não podem ignorar os sistemas em que estão inseridas. Com
relação aos sistemas interativos de inovação, é correto afirmar:
a) A inovação
pode ser concebida em um processo colaborativo que envolve diferentes
stakeholders, como governo, universidades, clientes, concorrentes, etc.
RESPOSTA CORRETA
A inovação
pode ser concebida em um processo colaborativo que envolve diferentes
stakeholders, como governo, universidades, clientes, concorrentes, etc. Um
sistema de inovação nacional depende de como os atores e as instituições
(governo, agências governamentais, universidades, institutos de pesquisas
públicos ou privados e outras instituições) interagem entre si, gerando
conhecimentos inovadores em determinado país. O sistema de inovação de qualquer
país é formado por diversas instituições que afetam o modo como o conhecimento
é adquirido, gerado, disseminado e aplicado.
As redes de
inovação e as alianças estratégicas entre as organizações têm sido importantes
para inovação e criatividade, podendo ser geridas por meio de uma governança
mais hierárquica ou mais distribuída entre os atores. A Lei da Inovação, também
conhecida como Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem o objetivo de
estimular as parcerias entre instituições acadêmicas e o setor produtivo brasileiro.
Enviada em
13/06/2020 12:57
b) Um sistema
de inovação nacional depende exclusivamente da capacidade das empresas de
desenvolverem e aplicarem conhecimentos inovadores.
RESPOSTA
INCORRETA
c) O sistema
de inovação de qualquer país é formado por empresas que afetam o modo como o
conhecimento é adquirido, gerado, disseminado e aplicado.
RESPOSTA
INCORRETA
d) As redes de
inovação e as alianças estratégicas entre as organizações com governança
hierárquica têm sido importantes para inovação e criatividade.
RESPOSTA
INCORRETA
e) A Lei da
Inovação, também conhecida como Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação,
tem o objetivo de estimular as parcerias entre diferentes países.
RESPOSTA
INCORRETA
5) A gestão do conhecimento vem sendo
percebida como relevante para a sobrevivência das organizações e para a
capacidade de inovar. Sobre a relação entre tecnologia e gestão do
conhecimento, é correto afirmar:
a) Diversas
pesquisas apontam que a gestão do conhecimento é necessária para desenvolver
capacidades organizacionais, sendo este um processo relativamente simples.
RESPOSTA
INCORRETA
b) A
relevância da gestão do conhecimento se concentra basicamente no nível
estratégico da organização, dando suporte ao planejamento e ao direcionamento gerencial.
RESPOSTA
INCORRETA
c) As novas
tecnologias de informação e comunicação têm surgido como forma de gerar
conhecimento tácito, como no CRM – Customer Relationship Management.
RESPOSTA
INCORRETA
d) Embora a
tecnologia proporcione suporte para gestão do conhecimento, os fatores ligados
a características humanas também influenciam na geração de conhecimento.
RESPOSTA CORRETA
Diversas
pesquisas apontam que a gestão do conhecimento é necessária para desenvolver
capacidades organizacionais, mas identificá-lo, encontrá-lo e alavancá-lo
permanece um processo complexo. A relevância da gestão do conhecimento perpassa
os níveis operacionais, táticos e estratégicos, uma vez que o emprego de
processos de gestão do conhecimento pode adicionar valor às operações
rotineiras (aplicação de conhecimentos para solução de problemas do dia a dia),
à execução de ações gerenciais e ao planejamento e ao direcionamento
estratégico, favorecendo a inovação em todos os níveis.
As novas
tecnologias de informação e comunicação têm surgido como forma de extrair
conhecimento explícito, como no CRM – Customer Relationship Management. Embora
a tecnologia proporcione suporte para gestão do conhecimento, os fatores
ligados às características humanas também influenciam na geração de
conhecimento. Embora seja recomendável dispor de tecnologias para gestão do
conhecimento, é preciso criar um ambiente favorável ao compartilhamento de
conhecimento tácito.
Enviada em 13/06/2020
01:32
e) Embora seja
recomendável dispor de tecnologias para gestão do conhecimento, é preciso criar
um ambiente favorável ao compartilhamento de conhecimento explícito.
RESPOSTA
INCORRETA
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