ADMINISTRAÇÃO
ESTRATÉGICA – AVA
Análise SWOT – DESAFIO
No planejamento
estratégico, o estudo de cenários é de extrema relevância para a sobrevivência de
uma empresa — daí a importância da análise SWOT para amparar
as organizações por meio do estudo de forças, fraquezas,
oportunidades e ameaças.
A partir desses dados levantados,
monte a matriz SWOT da loja de brinquedos, apontando onde cada um desses itens
estará presente. Depois disso, apresente pelo menos duas estratégias para
minimizar as fraquezas desse estabelecimento.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Nesse caso, a matriz SWOT será
desenvolvida, apresentando as informações encontradas ao conversar com o
gestor, nos seguintes quadrantes:
Como estratégias para minimizar as fraquezas, poderá sugerir uma diminuição no quadro de colaboradores e revisão de
salários, não realizar mais pagamento
de horas extras (trocando por banco de horas), criar um site para vendas pela Internet ou disponibilizar
vendas por Whatsapp, telefone e redes sociais.
MINHA RESPOSTA
FORÇAS – Loja bem
localizada, em uma avenida de grande movimentação de pedestres; Atendimento de
referência. FRAQUEZAS – Não disponibiliza compras pela internet; Custos
elevados com funcionários. OPORTUNIDADES – Saída de um concorrente do mercado;
Programa de fidelização de clientes. AMEAÇAS – Obras na rua da loja; Aumento de
preço pelos fornecedores. As estratégias para minimizar a fraqueza do
estabelecimento quanto à Não disponibilizar compras pela internet seriam: A
criação de um site para vender pela internet ou disponibilizar vendas por
telefone, redes sociais em geral e Whatsapp. As estratégias para minimizar a
fraqueza do estabelecimento quanto aos Custos elevados com funcionários seriam:
Diminuir o quadro de funcionários e revisão de salários, adotar o banco de
horas cortando assim gastos com pagamento de horas extras para os funcionários.
EXERCÍCIOS
1) Segundo Ulrich
(2002), a análise SWOT é um dos métodos mais utilizados em investigação social,
seja no desenvolvimento de diagnósticos, no estudo organizacional ou na
elaboração de planos. Ela auxilia as empresas no desenvolvimento do
planejamento estratégico. Para que esse estudo auxilie as organizações, quais
são os elementos que as empresas deverão descrever nos quatro quadrantes
presentes na matriz SWOT?
a) Forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.
RESPOSTA CORRETA
A análise SWOT - strengths, weaknesses, opportunities e
threats —, conhecida no Brasil como FOFA – forças, oportunidades, fraquezas e
ameaças, trata-se de um método utilizado para o planejamento e a gestão das
organizações, independentemente do seu tamanho ou porte.
Enviada em 08/05/2020 02:03
b) Concorrentes, oportunidades, mercado potencial e
estratégias.
RESPOSTA INCORRETA
c) Forças, estratégias, concorrentes e oportunidades.
RESPOSTA INCORRETA
d) Estratégias, fraquezas, ameaças e forças.
RESPOSTA INCORRETA
e) Concorrentes, mercado potencial, forças e oportunidades.
RESPOSTA INCORRETA
2) Como você sabe,
conhecer os fatores internos e externos é indispensável para a organização
visualizar a realidade em que opera, possibilitando planejar melhor o seu
futuro. Afinal, quais são os elementos que a empresa precisará descrever na
matriz SWOT, referente ao seu ambiente interno?
a) Forças e oportunidades.
RESPOSTA INCORRETA
b) Oportunidades e ameaças.
RESPOSTA INCORRETA
c) Estratégias e concorrentes.
RESPOSTA INCORRETA
d) Forças e fraquezas.
RESPOSTA CORRETA
O ambiente interno trata-se daquele cenário em que os
líderes conseguem entender, controlar e administrar as forças e fraquezas, que
deverão ser analisadas constantemente, todavia as circunstâncias se alteram
rapidamente.
Enviada em 08/05/2020 02:04
e) Ameaças e fraquezas.
RESPOSTA INCORRETA
3) As oportunidades
de uma organização são fatores que esta não consegue controlar, entretanto
poderá planejar-se e preparar-se para usufruir de suas vantagens. Você sabe em
qual ambiente a organização deverá estudar suas possíveis oportunidades?
a) Ambiente interno.
RESPOSTA INCORRETA
b) Ambiente empresarial.
RESPOSTA INCORRETA
c) Ambiente da concorrência.
RESPOSTA INCORRETA
d) Ambiente social.
RESPOSTA INCORRETA
e) Ambiente externo.
RESPOSTA CORRETA
As oportunidades e ameaças existem no ambiente externo da
organização. As oportunidades são circunstâncias com alta tendência de ocorrer
ou fenômenos externos, atuais ou potenciais, que podem colaborar para a
efetivação dos objetivos estratégicos.
Enviada em 08/05/2020 02:05
4) Imagine que você
acaba de adquirir uma loja de produtos orgânicos. A maioria dos produtos que
você comercializa é perecível, e seus principais consumidores residem a uma
distância longa de seu estabelecimento. Em sua matriz SWOT, qual seria o local
correto para apontar essa situação e tentar revertê-la ou amenizá-la?
a) Ameaça.
RESPOSTA INCORRETA
b) Estratégia.
RESPOSTA INCORRETA
c) Força.
RESPOSTA INCORRETA
d) Oportunidade.
RESPOSTA INCORRETA
e) Fraqueza.
RESPOSTA CORRETA
A fraqueza apresenta os pontos fracos de uma empresa, ou
seja, tudo que atrapalha seu crescimento e que necessita ser amenizado. Apesar
de a organização conseguir controlar tais aspectos, as fraquezas dificultam a
realização da missão da organização. Por isso, após o entendimento sobre tal
situação, estratégias deverão ser desenvolvidas para contornar o problema.
Enviada em 08/05/2020 02:06
5) Você é
proprietário de uma rede de hotéis no litoral de São Paulo. Há algumas semanas,
sua região vem enfrentando fortes temporais, fazendo com que várias reservas
fossem canceladas. Ao realizar sua matriz SWOT, onde você apontará essa
situação?
a) Ameaça.
RESPOSTA CORRETA
A ameaça compreende cenários que não são benéficos para a
organização, ocasionando diversos problemas caso não seja contornada. Acima de
tudo, os líderes ou empreendedores não deverão ter medo dessas ameaças, e, sim,
prevê-las e contorná-las da melhor maneira possível.
Enviada em 08/05/2020 02:07
b) Força.
RESPOSTA INCORRETA
c) Oportunidade.
RESPOSTA INCORRETA
d) Fraqueza.
RESPOSTA INCORRETA
e) Estratégia.
RESPOSTA INCORRETA
Evolução da
estratégia empresarial
DESAFIO
A gestão
estratégica baseada no planejamento é fundamental para uma empresa alcançar os
objetivos idealizados e um melhor posicionamento perante seu ambiente, ou seja,
uma estratégia empresarial bem definida
diminui o risco de tomar uma decisão errada.
Você reluta, pois
vai adiar o seu plano da casa própria, porém pode também auxiliar o amigo a
alavancar seu negócio. Para tornar a análise mais segura,
que ferramenta você aconselharia seu amigo a usar e por quê?
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A melhor ferramenta para avaliar o ambiente no qual o amigo quer entrar
seria a matriz SWOT ou, em português, FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e
Ameaças), justamente porque ela vai auxiliar na avaliação dos ambientes interno e externo à organização, ou seja, fraquezas
e forças (internas à nova organização) e oportunidades e ameaças (externas à
organização).
Essa ferramenta é importante, pois o amigo está avaliando apenas o
ambiente externo, mas não identificando suas dificuldades e forças internas nem
categorizando o que é oportunidade ou ameaça para o novo empreendimento.
MINHA RESPOSTA
A estratégia
empresarial precisa ser bem definida, sendo um conjunto de objetivos,
finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação, que definem o
negócio, missão e a vantagem competitiva. Nesse caso, eu aconselharia como
ferramenta de análise, a matriz SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e
Ameaças), porque essa ferramenta auxilia na avaliação dos ambientes interno
(fraquezas e forças) e externo (oportunidades e ameaças) à organização e, além
disso, o meu amigo está avaliando apenas o ambiente externo sem categorizar o
que seriam as oportunidades e ameaças para o novo negócio, e nem identificou as
fraquezas e forças do ambiente interno.
EXERCÍCIOS
1) A palavra
"estratégia" vem evoluindo no decorrer dos tempos. Seu primeiro
significado está relacionado ao estratego, porém hoje em dia a estratégia
empresarial se refere:
a) à mobilização de todos os recursos da organização no
contexto global.
RESPOSTA CORRETA
Entende-se que atualmente a
estratégia empresarial tem foco na mobilização de todos os recursos da
organização em um contexto global, visto que as empresas hoje são globais. Não
é possível desenvolver uma estratégia em nível empresarial que abranja somente
a retenção de clientes, sem contextualizar o ambiente interno.
Enviada em 08/05/2020 03:54
b) à retenção de clientes, sem contextualizar o ambiente
interno.
RESPOSTA INCORRETA
c) a insights oriundos de gestores competentes, e por isso
seu conhecimento é valorizado.
RESPOSTA INCORRETA
d) a ações com foco na satisfação do cliente, visto que este
é o objetivo principal de toda empresa.
RESPOSTA INCORRETA
e) à ênfase na reestruturação, sendo que em momentos de
crise se promove uma reavaliação do negócio da organização.
RESPOSTA INCORRETA
2) Com base nos
estudos já realizados, podemos dizer que, na estratégia empresarial de uma
empresa, pretende-se:
I - definir em que
atividades se encontra a empresa (negócio) e o tipo de empresa que ela é ou
deseja ser (missão);
II - desenvolver o
conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de
ação;
III - atingir seus
objetivos de longo prazo.
a) Apenas I está correta.
RESPOSTA INCORRETA
b) Apenas I e II estão corretas.
RESPOSTA INCORRETA
c) Apenas II está correta.
RESPOSTA INCORRETA
d) Apenas II e III estão corretas.
RESPOSTA INCORRETA
e) Todas estão corretas.
RESPOSTA CORRETA
Todas estão corretas, pois, na
estratégia empresarial, entende-se que todos os recursos da organização, no
contexto global, buscam atingir seus objetivos de longo prazo, como o conjunto
de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação, para
definir em que atividades se encontra a empresa (negócio) e que tipo de empresa
ela é ou deseja ser (missão).
Enviada em 08/05/2020 04:01
3) Como pontos marcantes na evolução histórica da gestão estratégica,
nota-se que:
I - em meados dos anos 80, houve forte ênfase em planejamento
financeiro;
II - nos anos 70, houve o entendimento da importância do planejamento
de longo prazo;
III - a partir dos anos 90, entende-se que a gestão estratégica deve
ser vista com flexibilidade, focando na informação e valorizando a gestão do
conhecimento e a integração de processos, pessoas e recursos.
a) Apenas I está correta.
RESPOSTA INCORRETA
b) Apenas I e II estão corretas.
RESPOSTA INCORRETA
c) Apenas II está correta.
RESPOSTA INCORRETA
d) Apenas II e III estão corretas.
RESPOSTA CORRETA
Somente as alternativas II e III estão corretas, pois nos
anos 80 o foco foi no pensamento estratégico, assim como na análise de mudanças
e na análise de forças e fraquezas da organização.
Enviada em 08/05/2020 04:18
e) Todas estão corretas.
RESPOSTA INCORRETA
4) No Pensamento
Estratégico, as dez escolas do pensamento apontadas por Mintzberg auxiliam os
gestores e estudantes no entendimento do pensamento estratégico. Essas escolas:
a) focam no processo do mercado competitivo, sendo que cada
uma das dez escolas reforça com abordagem diferenciada as mesmas ações.
RESPOSTA INCORRETA
b) estabelecem regras avançadas, fechando o mercado para
inovações, objetivando reter clientes cativos.
RESPOSTA INCORRETA
c) tratam do processo estratégico
como um todo, sendo que cada uma das dez escolas reforça uma maneira
diferenciada de estabelecer ou formar estratégias.
RESPOSTA CORRETA
As escolas não procuram ensinar a
empresa a criar suas estratégias, assim como não complicam estratégias novas
para competitividades. Pelo contrário, tratam do processo estratégico como um
todo, sendo que cada uma das dez escolas reforça uma maneira diferenciada de
estabelecer ou formar estratégias. Assim, não é possível focar somente no
processo do mercado competitivo, nem é recomendado estabelecer regras que
fechem o mercado para inovações, pois isso não retém clientes.
Enviada em 08/05/2020 04:27
d) reforçam uma maneira
complicada de estabelecer ou formar estratégias novas para competitividades.
RESPOSTA INCORRETA
e) questionam as estratégias implementadas, pois as dez
escolas procuram ensinar a empresa a criar suas estratégias.
RESPOSTA INCORRETA
5) De acordo com o processo
de formulação da estratégia, pode-se dizer que:
I - as metas são
centrais na formulação da missão, da visão e dos valores da empresa;
II - é preciso
contrabalançar os distintos contextos das escolas prescritivas e as observações
descritivas das demais escolas;
III - os objetivos e
os valores da empresa não têm nenhuma relação entre si, sob a ótica das
deficiências internas da organização.
a) Apenas I está correta.
RESPOSTA INCORRETA
b) Apenas I e II estão corretas.
RESPOSTA INCORRETA
c) Apenas II está correta.
RESPOSTA CORRETA
Percebe-se que a formulação
estratégica precisa contrabalançar os contextos das escolas prescritivas, que
incluem a lógica analítica de Porter, e as observações descritivas das demais
escolas, com a finalidade de obter a melhor estratégia empresarial para o caso
concreto.
Não são metas centrais da
formulação da estratégia a missão, a visão e os valores. Estes são
estabelecidos anteriormente, justamente para orientar a formulação da
estratégia. Os objetivos e os valores da empresa não têm nenhuma relação entre
si.
Enviada em 08/05/2020 04:38
d) Apenas II e III estão corretas.
RESPOSTA INCORRETA
e) Todas estão corretas.
RESPOSTA INCORRETA
5 forças de Porter
DESAFIO
O modelo das cinco forças de Porter é uma ferramenta importante para
auxiliar as empresas na formulação da sua estratégia. Por meio da análise do
conjunto das forças, o estrategista estará habilitado a construir de forma
efetiva e direcionada seu plano de ação para atingir os objetivos e a meta da
organização.
As forças estratégicas são:
• ameaça de novos entrantes;
• poder de negociação entre comprador e vendedor;
• poder de negociação entre fornecedor e vendedor;
• ameaça de produtos/serviços substitutos;
• rivalidade entre empresas existentes.
Considerando as cinco forças de Porter, conheça mais sobre a rede de
farmácias Bem-Estar e Saúde e entre neste desafio.
A rede de farmácias Bem-Estar e Saúde quer retomar sua posição no
mercado e aumentar seus lucros. Para isso, contratou você como responsável pelo
direcionamento do seu planejamento estratégico. Para atender a esse desafio,
você precisará:
a) Identificar as cinco forças de
Porter do cenário apresentado.
b) Definir uma ação estratégica para cada força
analisada.
Importante: para atender aos pontos solicitados, preencha a tabela
modelo.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
MINHA RESPOSTA
AS CINCO FORÇAS DE
PORTER Ameaça de novos entrantes DEFINA O GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA NO
SETOR: BAIXA DEFINA OS MOTIVOS DO GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA: Como forma
de controlar o setor varejista farmacêutico, o governo estabelece várias
regulamentações e constante fiscalização, impondo barreiras para as empresas
que não têm muita experiência nesse ramo. AÇÃO ESTRATÉGICA: Devido à baixa
intensidade de força para novos entrantes nesse mercado, a concorrência será
com as empresas existentes, e assim, os investimentos serão direcionados para
aumentar a participação no mercado. / Poder de negociação do comprador
(clientes) DEFINA O GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA NO SETOR: ALTA DEFINA OS
MOTIVOS DO GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA: Os consumidores são atraídos pelos
baixos preços e também por comodidade na compra e na entrega dos seus produtos.
O poder do consumidor tem intensidade alta, pois o cliente poderá optar por
outros concorrentes. AÇÃO ESTRATÉGICA: A empresa reduzirá sua margem de lucro
para conquistar o consumidor investindo em diferenciação do produto, na
qualidade e redução de preços. / Poder de negociação do fornecedor DEFINA O
GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA NO SETOR: BAIXA DEFINA OS MOTIVOS DO GRAU DE
INTENSIDADE DESTA FORÇA: Devido ao volume grande de laboratórios, que fornecem
seus produtos para serem comercializados pelas redes de varejo, produzindo
medicamentos com composição igual ou similar - apenas existe exclusividade para
produtos com patente, a intensidade dessa força é baixa, devido ao grande
número de fornecedores. AÇÃO ESTRATÉGICA: A empresa solicitará melhores
condições de compra, como descontos, pois o poder de barganha com fornecedor
será maior devido à concorrência entre eles. / Ameaça de produtos/serviços
substitutos DEFINA O GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA NO SETOR: BAIXA DEFINA OS
MOTIVOS DO GRAU DE INTENSIDADE DESTA FORÇA: O consumidor prefere adquirir o medicamento
prescrito pelo médico, e não produtos similares e sem nenhuma relação com
laboratórios, sendo assim, a intensidade dessa força é baixa. AÇÃO ESTRATÉGICA:
A empresa não investirá recursos para concorrer com empresas de fora do seu
mercado. / Rivalidade entre empresas existentes DEFINA O GRAU DE INTENSIDADE
DESTA FORÇA NO SETOR: ALTA DEFINA OS MOTIVOS DO GRAU DE INTENSIDADE DESTA
FORÇA: Devido ao grande número de empresas que se diferenciam pelo seu porte:
grandes e médias redes e pequenos estabelecimentos, o mercado tem como
característica o alto investimento em publicidade e constante guerra de preços,
pressionados pela oferta de produtos muito semelhantes, proporcionando uma alta
intensidade de força de rivalidade. AÇÃO ESTRATÉGICA: A empresa fará um
investimento maior para conquistar novos clientes e fidelizá-los.
EXERCÍCIOS
1) As cinco forças competitivas de
Porter são:
a) ameaça de novos
entrantes; crescimento de mercado; poder de negociação entre fornecedor e
vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos; rivalidade entre empresas
existentes.
RESPOSTA INCORRETA
b) crescimento de
mercado; poder de negociação entre comprador e vendedor; poder de negociação
entre fornecedor e vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos; rivalidade
entre empresas existentes.
RESPOSTA INCORRETA
c) ameaça de novos
entrantes; poder de negociação entre comprador e vendedor; poder de negociação
entre fornecedor e vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos;
rivalidade entre empresas existentes.
RESPOSTA CORRETA
De acordo com o
modelo proposto por Porter, as cinco forças competitivas estão relacionadas às
pressões que exercem em um setor e servem como referência para identificar se
determinado mercado é lucrativo, isto é, se o investimento para entrar ou se
manter nessa indústria é inferior ao lucro adquirido pelas empresas. As forças
competitivas são: ameaça de novos entrantes; poder de negociação entre
comprador e vendedor; poder de negociação entre fornecedor e vendedor; ameaça
de produtos/serviços substitutos; rivalidade entre empresas existentes.
Enviada em 08/05/2020
02:43
d) ameaça de novos
entrantes; poder de negociação entre comprador e vendedor; poder de negociação
entre fornecedor e vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos; declínio
na demanda do produto.
RESPOSTA INCORRETA
e) crescimento de
mercado; poder de negociação entre comprador e vendedor; poder de negociação
entre fornecedor e vendedor; ameaça de produtos/serviços substitutos; declínio
na demanda do produto.
RESPOSTA INCORRETA
2) Sobre a força ameaça de
produtos/serviços substitutos, é correto afirmar que:
a) os
produtos/serviços substitutos têm caracaterísticas diferentes dos produtos
ofertados em um determinado setor, mas despertam os mesmos desejos e
necessidades do consumidor.
RESPOSTA CORRETA
Muitas vezes, as
empresas que estão estabelecidas em determinado mercado não conseguem
identificar quais são os produtos ou serviços substitutos dos que elas ofertam,
pois estes têm características diferentes dos seus produtos, mas despertam os
mesmos desejos e necessidades de quem consome. O setor com intensidade alta
para força de produtos substitutos tem sua atratividade baixa, devido ao teto
de preços que os produtos substitutos estabelecem para o setor, pressionando as
empresas a reduzirem suas margens de lucro, tendo que investir em melhorias dos
seus produtos sem aumentar seus preços.
Enviada em 08/05/2020
02:53
b) os
produtos/serviços substitutos são a opção que o consumidor tem de adquirir
outro produto com características iguais e preço mais baixo.
RESPOSTA INCORRETA
c) os setores com
força de produtos/serviços substitutos alta terão maior lucratividade.
RESPOSTA INCORRETA
d) os
produtos/serviços substitutos têm preços mais baixos, mas não atendem
plenamente às necessidades do consumidor.
RESPOSTA INCORRETA
e) os
produtos/serviços substitutos ajudam a aumentar os preços dos produtos de
determinado mercado.
RESPOSTA INCORRETA
3) Assinale a alternativa em que
todos os fatores apresentados correspondem a aspectos que fomentam a alta
rivalidade entre empresas do mesmo setor:
a) mercado composto
por concorrentes com características competitivas diferentes e queda do
crescimento de compra (demand.
RESPOSTA INCORRETA
b) produtos com
diferenciação dos concorrentes e mercado com muitos concorrentes pequenos.
RESPOSTA INCORRETA
c) crescimento
lento do setor ou queda inesperada da demanda do cliente e mercado com muitos
concorrentes pequenos.
RESPOSTA INCORRETA
d) queda do
crescimento de compra (demand e produtos padronizados.
RESPOSTA CORRETA
Setores com alta
rivalidade são mais dinâmicos, em decorrência das constantes manobras
estratégicas das empresas para conquistar maior participação do mercado. Queda
do crescimento de compra (demanda), crescimento lento do setor, produtos
padronizados (sem diferenciação), mudança de marca, não apresentando grande
prejuízo para o consumidor (clientes não fidelizados) – estes são alguns dos
fatores que definem a alta rivalidade entre empresas do mesmo setor.
Enviada em 08/05/2020
03:49
e) mudança de marca
sem grande prejuízo para o consumidor e setor com concorrentes com
características competitivas diferentes.
RESPOSTA INCORRETA
4) Sobre o poder de negociação entre
fornecedor e vendedor, é correto afirmar que:
a) o fornecedor se
torna mais poderoso em ambientes em que são muitos para atender à demanda de
compra.
RESPOSTA INCORRETA
b) o fornecedor não
tem poder de impactar o desempenho das empresas.
RESPOSTA INCORRETA
c) o vendedor
sempre tem vantagem em relação ao fornecedor.
RESPOSTA INCORRETA
d) o fornecedor se
torna mais poderoso em ambientes em que seu produto é único ou diferenciado da
concorrência.
RESPOSTA CORRETA
É normal pensarmos
que o vendedor tem vantagem sobre o fornecedor, afinal ele está mais próximo do
cliente final. Porém, isso nem sempre é verdade, pois existem situações em que
essa relação se inverte e o poder passa para as mãos do fornecedor. O
fornecedor se torna mais poderoso em função de questões como diferenciação dos
seus produtos, reduzido número de fornecedores para um tipo de item,
exclusividade de venda para determinado setor, falta de seus insumos, etc.,
questões estas que podem impactar o desempenho das empresas.
Enviada em 08/05/2020
03:56
e) o vendedor se
torna mais poderoso quando seu mercado tem apenas um fornecedor.
RESPOSTA INCORRETA
5) Para a construção de sua
estratégia, a empresa precisa:
a) conhecer as
pressões das forças do setor em que está inserida e definir suas ações
considerando somente seus concorrentes diretos.
RESPOSTA INCORRETA
b) planejar suas
ações não levando em conta as constantes mudanças do mercado.
RESPOSTA INCORRETA
c) criar todas as
suas ações baseadas exclusivamente em suas características internas (forças e
fraquezas), pois são elas que realmente impactam sua condição de
competitividade.
RESPOSTA INCORRETA
d) conhecer todas
as pressões das forças do seu setor e mudanças do mercado e, com isso,
identificar seus pontos fortes e fracos para definir suas ações de forma
estratégica.
RESPOSTA CORRETA
Agir de forma
estratégica vai além de conhecer seus concorrentes diretos e reagir a todas as
suas ações, ou ter a visão externa do mercado e não ser capaz de identificar
seus aspectos internos (pontos fortes e fracos). Para a construção da
estratégia, a empresa precisa analisar o setor em que está inserida, avaliando
o impacto das pressões das forças competitivas e as mudanças do mercado; com
isso, conseguirá fazer sua análise interna e, de posse de tal panorama,
definirá estrategicamente suas ações.
Enviada em 08/05/2020
04:34
e) conhecer as
pressões das forças do setor em que está inserida e definir suas ações
considerando apenas os aspectos externos à organização.
RESPOSTA INCORRETA
Escolas do pensamento estratégico
DESAFIO
Diversas as escolas poderão permear a formulação
das estratégias pelas empresas. É essencial que a organização
entenda que poderá utilizar mais de uma escola
como base para suas estratégias, podendo alterar suas escolhas
conforme a necessidade momentânea.
Neste Desafio, imagine que você é
um dos líderes responsáveis por uma grande empresa de tecnologia, que começou a
produzir computadores e smartphones.
Com base no exposto, quais estratégias você realizaria
para transformar sua marca em um estilo de vida para os consumidores? Cite,
pelo menos, três estratégias com base na escola cognitiva
e justifique sua escolha.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Como estratégias para transformar a marca em um
estilo de vida para os consumidores, é possível mencionar as pesquisas de mercado, a fim de entender o que as
pessoas esperam de um smartphone ou de computador; a utilização de
componentes que tornem esses objetos práticos para o dia
a dia dos usuários, para que sejam usados em qualquer lugar, sem preocupação com
qualquer tipo de estrago; o fato de colocar emoção no protótipo
dos produtos, através de design que lembre itens familiares do dia a dia; a construção de
um software que preze pela usabilidade do usuário, com diretrizes
inovadoras; a importância de priorizar a qualidade da
matéria-prima e do sistema, enão no valor gasto; a realização
de propagandas que demonstrem que o alto
custo se reflete em qualidade de vida para os usuários; entre outras.
MINHA RESPOSTA
Por ser uma grande
empresa de tecnologia começando a produzir computadores e smartphones iria
agregar valor à marca, não em dinheiro e nem valor material, mas um valor
intangível. A primeira estratégia seria que os compradores dos celulares e
computadores teriam em mente que aquele produto tem uma qualidade agregada que
o torna diferenciado e compraria apenas por causa da marca, levando em
consideração o custo/benefício, o preço, a qualidade do serviço e atendimento,
e as necessidades sendo atendidas satisfatoriamente. A segunda estratégia seria
a abordagem emotiva com a inclusão de imagens, ideias e símbolo. O símbolo
seria a representação gráfica da marca, com um slogan contendo uma frase
concisa, marcante e criativa que acompanharia o símbolo. Esse conjunto acima
representaria a empresa como uma pessoa ou entidade, sendo um sistema de comunicação
que demonstra a importância da marca para o consumidor. A terceira estratégia
seria um conceito diferenciado, através do sistema operacional, e que agregaria
valor ao produto. Esse sistema seria intuitivo e simples de usar, com proteção
eficiente de informações. Mesmo com bons concorrentes com a mesma qualidade, o
cliente iria preferir esse sistema pela criação da concepção de vantagens e
inovação.
EXERCÍCIOS
1) Para facilitar a compreensão e a
formulação da estratégia organizacional, Mintzberg sugere dez escolas com
diferentes perspectivas, mas que podem se complementar. Qual escola trata a
formulação da estratégia como um processo formal?
a) Escola cultural.
RESPOSTA INCORRETA
b) Escola do
aprendizado.
RESPOSTA INCORRETA
c) Escola do planejamento.
RESPOSTA CORRETA
Formal foi o
adjetivo atribuído à escola do planejamento. Todavia, acredita-se que o
processo não é apenas cerebral; a adição da formalidade mostra que o processo
estratégico pode ser descontruído em partes diferenciadas, traçado por linhas
de investigações e suportado por procedimentos, como planos operacionais,
programas, orçamentação, etc.
Enviada em 09/05/2020
03:33
d) Escola do
posicionamento.
RESPOSTA INCORRETA
e) Escola de
configuração.
RESPOSTA INCORRETA
2) Assinale a alternativa correta
quanto à escola do pensamento estratégico que investiga como a mente humana
processa a informação, esquematiza a estrutura do conhecimento e conquista a
criação de concepções.
a) Escola
cognitiva.
RESPOSTA CORRETA
A escola cognitiva
investiga as estratégias que se desenvolvem na mente dos indivíduos, com o
intuito de classificar e organizar os processos mentais através de mapas,
esquemas, conceitos, modelos e estruturas.
Enviada em 09/05/2020
03:35
b) Escola
ambiental.
RESPOSTA INCORRETA
c) Escola do poder.
RESPOSTA INCORRETA
d) Escola do
design.
RESPOSTA INCORRETA
e) Escola
empreendedora.
RESPOSTA INCORRETA
3) As escolas prescritivas são
classificadas nessa natureza porque preocupam-se, principalmente, em definir
como a estratégia deve ser formulada, levando em consideração o que ocorre
diariamente na empresa. Quais seriam essas escolas?
a) Escola
empreendedora, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola
cultural escola ambiental.
RESPOSTA INCORRETA
b) Escola do
design, escola do planejamento e escola do posicionamento.
RESPOSTA CORRETA
As escolas do
design, do planejamento e do posicionamento preocupam-se em descrever fórmulas
gerais para a criação de estratégias nas organizações; por isso, são
consideradas de natureza prescritiva.
Enviada em 09/05/2020
03:36
c) Escola
empreendedora, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola
cultural, escola ambiental e escola de configuração.
RESPOSTA INCORRETA
d) Escola do planejamento,
escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola cultural e
escola de configuração.
RESPOSTA INCORRETA
e) Escola do
design, escola de configuração e escola do planejamento.
RESPOSTA INCORRETA
4) Segundo Mintzberg, as escolas de
natureza descritiva costumam dirigir sua análise para a maneira como as
estratégias são formuladas, direcionando suas considerações e explanações nos
inúmeros acontecimentos que podem gerar as estratégias organizacionais. Quais
das escolas a seguir compreendem essa natureza?
a) Escola do
design, escola do planejamento e escola do posicionamento.
RESPOSTA INCORRETA
b) Escola
empreendedora, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola
cultural, escola ambiental e escola do design.
RESPOSTA INCORRETA
c) Escola
empreendedora, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola
cultural, escola ambiental e escola de configuração.
RESPOSTA INCORRETA
d) Escola do
design, escola de configuração e escola do planejamento.
RESPOSTA INCORRETA
e) Escola
empreendedora, escola cognitiva, escola do aprendizado, escola do poder, escola
cultural e escola ambiental.
RESPOSTA CORRETA
As escolas
empreendedora, cognitiva, cultural, do aprendizado, do poder e ambiental são de
natureza descritiva, pois realizam a implantação da estratégia somente após uma
formulação consistente.
Enviada em 09/05/2020
03:42
5) Qual das escolas a seguir
compreende as naturezas prescritiva e descritiva, sendo considerada uma escola
de integração?
a) Escola do
planejamento.
RESPOSTA INCORRETA
b) Escola da
configuração.
RESPOSTA CORRETA
A escola da
configuração compreende as duas naturezas, pois oferece uma possibilidade de
reconciliação entre as escolas, isto é, integra mensagens de outras. São dois
os principais lados da escola da configuração: as configurações, isto é, os
estados da organização e do contexto ao seu redor, e as transformações, ou
seja, os processo de geração da estratégia.
Enviada em 09/05/2020
03:43
c) Escola
ambiental.
RESPOSTA INCORRETA
d) Escola do
posicionamento.
RESPOSTA INCORRETA
e) Escola do
design.
RESPOSTA INCORRETA
Análise do Produto no Mercado
DESAFIO
A Matriz BCG foi desenvolvida para
produtos, serviços e consequentemente marcas. O Nome BCG vem de Boston Consulting
Group, que é uma empresa de consultoria que criou esta metodologia nos anos de
1970. É uma metodologia muito efetiva para se analisar graficamente o clico de
vida dos produtos ajudando as empresas a tomar decisões estratégicas quanto à
manutenção ou não de uma marca no mercado.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O estudante deve apresentar a construção da matriz.
A construção da matriz é composta de quatro etapas.
- Vaca leiteira: sempre destacar o
produto mais tradicional que, literalmente, mantém a empresa. Na empresa
Unilever, por exemplo, temos a Hellmann's.
- Produto estrela: é o produto do
momento, que esta fazendo muito sucesso e trazendo bons resultados. Neste caso,
temos como exemplo a Kibon.
- Garoto prodígio: é o produto que
apresenta bons resultados, mas não sabemos até quando. O Ice Tea Lipton por
exemplo.
- Produto abacaxi: todos confiavam em
seus resultados, mas o mercado demonstrou o contrário. Como exemplo temos o tempero
Arisco, ele não tem resultados relevantes para a empresa.
A seguir veja como ficou a Matriz BCG:
MINHA
RESPOSTA
Matriz BCG - Marca: Nestlé Estrela =
Nescafé Ponto de Interrogação = Nesquik Vaca leiteira = Kit Kat Abacaxi =
Nestea
|
PARTICIPAÇÃO RELATIVA
NO MERCADO |
||
ALTA |
BAIXA |
||
TAXA DE CRESCIMENTO
DO MERCADO |
ALTA |
Estrela |
Ponto de interrogação |
BAIXA |
Vaca leiteira |
Abacaxi |
EXERCÍCIOS
1) O portfólio de negócios e de
mercado-produto são ferramentas que ajudam a empresa a tomar decisões. Estas
decisões levam a que tipo de atitude por parte da empresa?
a) Quanto ao
posicionamento de marca, a empresa sabe seu lugar no momento atual. Isto não
possibilita que os gerentes estabeleçam a direção que a empresa deve seguir.
RESPOSTA INCORRETA
Pois sugere deixar
de alocar recursos para movê-la em direção a alguma mudança de posicionamento
da marca no futuro.
b) Quanto ao
posicionamento de marca, a empresa sabe seu lugar no momento atual. Isso
possibilita que os gerentes estabeleçam a direção da empresa e comecem a alocar
recursos para movê-la com o objetivo de posicionamento de marca.
RESPOSTA CORRETA
Esse é o objetivo
do portfólio de negócios e de mercado-produto.
Enviada em 10/05/2020
06:32
c) Quanto ao
posicionamento de marca, a empresa sabe seu lugar no futuro.
RESPOSTA INCORRETA
Está falando em
previsão, não analisando o presente.
d) A empresa sabe
onde se encontrava no passado quanto ao seu posicionamento de marca.
RESPOSTA INCORRETA
Aprende-se com o
passado da empresa, mas se torna essencial entender o posicionamento atual da
marca.
e) Quanto ao
posicionamento de marca, a empresa sabe seu lugar no momento atual. Isso
possibilita que os gerentes estabeleçam a direção da empresa e comecem a alocar
recursos para movê-la em direção aos resultados que a empresa não deseja
alcançar.
RESPOSTA INCORRETA
A empresa não pode
desejar o retrocesso.
2) A ________ é uma estratégia de
marketing de desenvolvimento de novos produtos e apresenta a sua venda em novos
mercados.
a) Diversificação.
RESPOSTA CORRETA
Pois são novos
produtos e novos mercados, ou seja, a empresa investe no novo.
Enviada em 10/05/2020
06:42
b) Desenvolvimento
de produto.
RESPOSTA INCORRETA
É uma estratégia de
marketing destinada à venda de novos produtos para mercados existentes.
c) Desenvolvimento
de mercado.
RESPOSTA INCORRETA
É uma estratégia de
marketing de venda de produtos existentes para novos mercados.
d) Desenvolvimento
de marca.
RESPOSTA INCORRETA
É uma estratégia de
marketing que se foca na marca.
e) Desenvolvimento
de serviços.
RESPOSTA INCORRETA
É uma estratégia de
marketing que investe em serviços.
3) Sabe-se que no processo de
marketing existem diversas fases, uma das fases mais importantes é a análise da
situação. Você deve apontar a alternativa na qual é apresentada uma das
atividades da fase de análise da situação.
a) Estabelecer
metas de mercado e de produto.
RESPOSTA INCORRETA
Essa fase tem foco
de mercado-produto e estabelecimento de objetivos.
b) Projetar a
organização de marketing.
RESPOSTA INCORRETA
Essa fase pertence
à fase de implementação do marketing.
c) Desenvolver o
composto de marketing do programa.
RESPOSTA INCORRETA
Essa fase pertence
ao programa de marketing da empresa.
d) Posicionar o
produto.
RESPOSTA INCORRETA
Você só se
posiciona no mercado após analisar a situação.
e) Avaliar a
própria empresa.
RESPOSTA CORRETA
Pois avaliar a
empresa é entender como está a situação atual dela e de sua marca.
Enviada em 10/05/2020
06:45
4) Existe uma ferramenta de marketing
que possibilita a utilização medidas de desempenho quantificadas e alvos de
crescimento para analisar as unidades de negócio de uma empresa como se elas
fossem uma coleção de investimentos separados. Neste caso, estamos falando de
qual ferramenta de marketing?
a) SWOT.
RESPOSTA INCORRETA
É uma ferramenta
para analisar a situação da empresa.
b) Business Model
Canvas.
RESPOSTA INCORRETA
É uma ferramenta
para modelar novos negócios.
c) Boston
Consulting Group.
RESPOSTA CORRETA
Esta é a função do
BCG.
Enviada em
10/05/2020 07:37
d) Estratégia de
marketing.
RESPOSTA INCORRETA
É o meio pelo qual
uma meta de marketing deve ser alcançada, em geral caracterizada por um
mercado-alvo específico e um programa de marketing para atingí-lo.
e) Táticas de
marketing.
RESPOSTA INCORRETA
Nas táticas de
marketing são detalhadas decisões operacionais do dia a dia, essenciais para o
sucesso global das estratégias de marketing.
5) A Matriz BCG é composta por quatro
grandes quadrantes, dentre eles, um peculiar pelo seu nome, o quadrante
vaca-leiteira. O que é o quadrante vaca-leiteira?
a) Este produto
pertence a um mercado com altas taxas de crescimento. Exigem grandes
investimentos e possui baixo retorno.
RESPOSTA INCORRETA
Este é o quadrante
interrogação.
b) Este produto tem
alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento.
RESPOSTA INCORRETA
Este seria o
produto estrela.
c) Este produto tem
baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente.
RESPOSTA INCORRETA
Este seria o
produto cachorro ou abacaxi.
d) O produto tem
uma taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos.
RESPOSTA CORRETA
Este é o conceito
de vaca-leiteira.
e) Nenhuma das
alternativas anteriores.
RESPOSTA INCORRETA
Há nas alternativas
anteriores uma opção correta.
Enviada em 10/05/2020
07:41
Pesquisa de posicionamento de mercado
DESAFIO
Maria Gabriela é gerente de uma rede de hotéis,
presente há 20 anos no centro da capital do Estado, perto das principais
repartições do governo. A rede realizou uma pesquisa a fim de identificar que
perfil os clientes buscavam no serviço de hotelaria, visto que, ao longo do
último ano, a rede sofreu com a diminuição de demanda.
Mesmo tendo um serviço diferenciado no mercado e
muito moderno, a empresa compreendeu que seu posicionamento não estava claro
para o mercado e, por consequência, a rede não se diferenciava das demais.
Maria Gabriela obteve a aprovação de sua diretoria
e contratou a consultoria X-Inovation, especializada em posicionar as marcas no
mercado, tornando-as atrativas. Imagine que você é
consultor da X-Inovation. Você deve propor a construção de uma proposta de
valor para posicionar melhor o hotel e sua marca. Faça um relatório citando
clientes-alvo, benefícios, preço e proposição de valor.
PADRÃO DE
RESPOSTA ESPERADO
MINHA RESPOSTA
A rede de hotéis fica
localizada no centro da capital do Estado, perto das principais repartições do
governo. Devido a essa localização no centro e proximidade de órgãos públicos,
o hotel tem como público-alvo as pessoas que visitam os atrativos e lugares turísticos
da capital, sendo assim, de qualquer gênero, idade e escolaridade; e os
viajantes que precisam resolver assuntos em repartições públicas, sendo
clientes de variadas idades e interesses. Os benefícios são conforto, limpeza,
simpatia e disponibilidade por parte dos funcionários, preços condizentes com a
realidade financeira da clientela, satisfação dos viajantes, e proposta de
valor que agrega a experiência da viagem. Como proposta de valor, a rede de
hotéis deve oferecer serviços diferenciados aos clientes que não coincide com a
concorrência como preços promocionais; aumento do número de dormidas na estada
do hotel tanto para turistas, quanto para pessoas que estão resolvendo questões
burocráticas; agendamento de passeios turísticos vantajosos e diferentes para
conhecer melhor a cidade; utilização da tecnologia para acelerar e personalizar
o atendimento e economizar recursos, como o check in por meio de aplicativo nos
smartphones; utilização das áreas comuns dos hotéis em ambientes interativos,
integrando restaurante, bar, criando espaços conectados por rede aberta de
internet, bancadas e espaços amplos usados para apresentações artísticas,
exposições e festivais gastronômicos, degustações de vinho, cervejas
artesanais, caipirinhas e petiscos locais, além de experiências inovadoras e
adequadas à cidade com transporte e entradas incluídas que permitam ao cliente
experimentar o real patrimônio da cidade.
EXERCÍCIOS
1) Pensando na proposição de valor
focada no cliente, aponte a alternativa que aborda a proposição de valor.
a) Comunicar
benefício e valor.
RESPOSTA CORRETA
Este caso aborda
uma proposição de valor.
b) Comunicar que
determinado preço é melhor do que o da concorrência.
RESPOSTA INCORRETA
Este caso aborda o
preço.
c) Comunicar o que oferecemos
para o cliente.
RESPOSTA INCORRETA
Este caso aborda o
benefício.
Enviada em 10/05/2020
11:10
d) Entender quem é
o cliente.
RESPOSTA INCORRETA
Este caso aborda o
cliente-alvo.
e) Entender quem é
o concorrente.
RESPOSTA INCORRETA
Entender o concorrente
não é uma das etapas da proposição de valor focada no cliente.
2) São os atributos e benefícios que
os consumidores associam a uma marca, avaliam positivamente e acreditam que não
poderia ser comparada à concorrência. Que conceito é este?
a) Posicionamento.
RESPOSTA INCORRETA
É a ação de
projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe lugar diferenciado
na mente do público-alvo.
b) Estrutura de
referência competitiva.
RESPOSTA INCORRETA
Define as marcas
com a qual se compete e a forma competitiva de lidar com as marcas.
c) Ponto de
diferença.
RESPOSTA CORRETA
A questão se refere
a este conceito.
Enviada em 10/05/2020
11:12
d) Pesquisa de
concorrentes.
RESPOSTA INCORRETA
A questão está
abordando os concorrentes.
e) Concorrentes.
RESPOSTA INCORRETA
São empresas que
oferecem o mesmo produto ou serviço.
3) Aponte a alternativa CORRETA
quanto aos motivadores do valor agregado da marca.
a) Reconhecimento.
RESPOSTA CORRETA
Uma marca
reconhecida no mercado tem seu valor facilmente percebido.
Enviada em 10/05/2020
11:17
b) Qualidade não
percebida.
RESPOSTA INCORRETA
A qualidade não
percebida faz com que o consumidor valorize mais a marca.
c) Associações com
concorrentes.
RESPOSTA INCORRETA
O correto seria
associar a marca, e não ficar comparando ela com a concorrência.
d) Comprar qualquer
marca.
RESPOSTA INCORRETA
O correto seria a
lealdade à marca, pois consumidores fiéis à marca dificilmente deixam-na de
lado. Quando há a compra de qualquer marca se conclui que o consumidor não se
preocupa com a marca.
e) Valor não pago
pela marca.
RESPOSTA INCORRETA
O valor não pago
pela marca não pode ser um dos motivos de seu valor agregado.
4) Observe as opções estratégicas do
branding e aponte a alternativa que apresenta o conceito correto.
a) Alcance da
marca.
RESPOSTA CORRETA
Número de
produtos/serviços vendidos sob uma única marca.
b) Extensão da
marca.
RESPOSTA INCORRETA
Alcance geográfico
da marca.
Enviada em 10/05/2020
11:53
c) Profundidade da
marca.
RESPOSTA INCORRETA
Posicionamento
básico das marcas.
d) Disfunção da
marca.
RESPOSTA INCORRETA
Este conceito não
existe.
e) Nenhuma das
opções anteriores.
RESPOSTA INCORRETA
Existe uma opção
correta.
5) Complete: Uma _________________
precisa ser claramente definida, relevante e significativa, jamais podendo ser
confundida com promessas exageradas de marketing.
a) Remessa real de
produtos.
RESPOSTA INCORRETA
A questão aborda
marca, não produtos ou sua remessa.
b) Promessa real da
venda.
RESPOSTA INCORRETA
Vender produtos e
serviços é o sonho de qualquer empresa, mas a questão não aborda este aspecto.
c) Promessa real de
marketing.
RESPOSTA INCORRETA
A questão aborda
marca, não marketing.
d) Promessa irreal
da marca.
RESPOSTA INCORRETA
Não se pode falar
de uma proposta irreal de marca, pois não seria uma proposta.
e) Promessa real da
marca.
RESPOSTA CORRETA
A questão aborda
este conceito.
Enviada em 10/05/2020 11:57
Nenhum comentário:
Postar um comentário